DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Truques e dicas para uma melhor foto

+12
bladerunner68
nmfl
daily.diogocosta
Goodstuff
AlexPT
Sansoni7
m84
watchandco
Sampaio
Shiver
lucatorelli
Girão
16 participantes
Ir para baixo
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Ter 11 Jul 2017, 13:08
Sempre a aprender Shocked
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qua 12 Jul 2017, 23:11
Boas,

Lourenço, esse artigo explica muito bem e é muito esclarecedor!
Eu pessoalmete uso uma Nikon D5000, com um lente 50mm ( que ajuda a fazer um maior desfoque no background ) e uma lente padrão tambem Nikon 18-55mm.

As questões de luminosidade são sempre essenciais, como costumo dizer a todos, "nada como levar o relógio á janela para apanhar luz natural" e faz toda a diferença, se à coisa que influencia o relógio são as luzes amarelas e escuras dos interiores das casas, lojas etc.

Segue algumas fotos presentes no website.https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1668610626500167&set=pb.100000537383573.-2207520000.1499897426.&type=3&theater

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 18519633_1661293300565233_6195271029097602794_n

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qui 13 Jul 2017, 10:29
Olá Diogo,
tanto tu como o @alexandremmlopes é que são boas pessoas para falar deste tema, pois tem sempre produzido boas fotos nos mais diversos ambientes! Smile

Abraço
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qui 13 Jul 2017, 23:21
m84 escreveu:Olá Diogo,
tanto tu como o @alexandremmlopes é que são boas pessoas para falar deste tema, pois tem sempre produzido boas fotos nos mais diversos ambientes! Smile

Abraço

Bem, desde já obrigado, eu acho que na realidade nunca é fácil e sem duvida é raro aquela foto que sai bem "á primeira" como o Alex pode confirmar.

Vamos organizando o nosso material conforme as necessidades prováveis inerentes do espaço onde vamos fotografar.
A melhor luz é sem duvida a das 6 as 8:30 da manhã (no verão ) e das 7 às 9 da noite ( verão ).
Depois é uma questão de composição da imagem.
Nesta altura pode antecipar que muitas pessoas gostam das fotos na 3ª pessoa, que transmitam algo.
Como dizemos no marketing "que vendam o sonho".

E cada vez mais as fotos de gênero macro são mais populares (se já não o eram antes)

Mas este tema é algo complicado de explicar, pois a maioria das fotos a relógios pela comunidade são tiradas sem planeamento prévio, o que dá uma certa piada.
E acho que muita gente se iria sentir obrigado ou iria tirar a graça às wristshots por exemplo.

Outra parte muito importante para tirar fotos é também a pesquisa, idealização e inspiração. Tal como no Design.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qua 14 Mar 2018, 08:05
Nunca tinha reparado neste tópico. É algo que me interessa porque um dos meus hobbies é a fotografia e outro são os relógios. Normalmente uso uma Nikon D700 com uma objetiva macro dedicada, que, quando estou com mais paciência, me permitem resultados fantásticos.

O mais importante já foi dito aqui. Reforço a ideia de usar sempre luz intensa, neutra e difusa - a luz natural é a melhor (à falta de equipamento de  específico) e os parapeitos de janelas, por exemplo, são bons "cenários" porque têm bastante luz mas já algo difusa devido à caixilharia. A luz dos interiores é normalmente demasiado quente ou fria (fotos amarelas ou azuis).

Depois, evitar os tais reflexos, ter atenção ao fundo/contexto, de preferência não ter os ponteiros do relógio em cima do símbolo da marca, etc.

O tripé é uma grande vantagem também, como foi referido. Permite expor a fotografia durante mais tempo, logo fica com mais informação de luz (ou seja, mais detalhada e nítida) e a caixa de luz também é uma opção interessante - dá para improvisar, por exemplo, com aquelas gavetas de tecido cúbicas do IKEA e com projetores de luz apontados por fora. Em tempo fiz fotografia macro com recurso a elas. O problema, depois, é a temperatura da luz, porque as lâmpadas têm de ser branco neutro (a menos que se vá para o photoshop a seguir corrigir).

E muita paciência e vontade de aprender Smile Ultimamente tenho tentado brincar com os escuros e o lúmen dos relógios - dois exemplos que precisam de edição para ficarem melhores:

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 2018_01_17_16_24_48

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 2018_02_28_12_02_10
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qua 14 Mar 2018, 09:28
Obrigado por mais esta «lição».
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qui 15 Mar 2018, 23:45
Obrigado pelo input @nmfl! A meu ver, tens mostrado excelentes fotos a nivel técnico e estético! Thumbs Up

Quanto à qustão do lume, há quem utilize luz negra para mostrar bem.
(foto não é a melhor mas serve para exemplificar)
Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 CIMG9298

Foto do watchuseek.


Última edição por m84 em Sex 16 Mar 2018, 10:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : foto correcta)
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 16 Mar 2018, 07:50
Nem de propósito, há dias via um vídeo do blogger The Urban Gentry em que ele usava uma pequena luz negra precisamente para excitar o lume de um SKX para mostrar no vídeo. Eu improviso com a "lanterna" do telemóvel Laughing

Tenho de tirar o velho tripé da arrumação para fazer umas coisas mais interessantes com os relógios novos que tenho, o tempo é que é escasso.

A tal foto do watchuseek não apareceu... Thumbs Up
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 16 Mar 2018, 13:33
Para ilustrar a questão da utilidade do tripé em fotos estáticas de relógios (não nos wrist shots, claro), fica uma das fotos que fiz hoje do meu Vostok.

Como o tripé proporciona uma exposição prolongada sem as vibrações da mão (neste caso, de cerca de 1/30 de segundo, enquanto a fotografia manual, regra geral, não deve descer dos 1/125 de segundo), a informação de luz que chega ao sensor da câmara é muito superior, logo a nitidez e o detalhe são muito superiores também.

Atentar especialmente ao efeito "tridimensional" que se consegue, por oposição a uma fotografia mais rápida com a câmara nas mãos, que resulta num efeito mais "plano".

(Posição 10:10 a pensar no fórum Very Happy )

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 2018_03_16_12_56_13
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sáb 17 Mar 2018, 23:54
Boa foto! O tripé ajuda, e muito!
Tenho um cá por casa e uma maquina digital compacta com uns aninhos (Canon G9) mas só a 'chatice' de montar tudo tira um pouco a vontade. Daí que a maior parte das minhas fotos são de telemóvel.
Já dizia o outro, a melhor maquina fotográfica é a que tens contigo. Wink
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Dom 18 Mar 2018, 09:06
Sim, que dá trabalho, dá Smile Conheço a G9 e lembro-me que era uma boa compacta quando saiu no mercado.

Em relação às câmaras fotográficas compactas, em termos de qualidade, as que já têm alguns anos estarão provavelmente ultrapassadas pelos actuais telemóveis de gama alta e mesmo média. Mesmo as atuais não compensam o investimento por oposição a um bom telemóvel, exceto se formos para as câmaras compactas mais dispendiosas.

A tecnologia digital fica obsoleta muito depressa (mais um motivo para eu gostar de relógios mecânicos). A título de exemplo, tenho na minha colecção de câmaras fotográficas um dos primeiros modelos digitais da Leica. Foi-me oferecida por estar obsoleta e o dono não a querer mais. Há uns 20 anos custou mais de 200.000 escudos (mil euros) e faz fotografias que lembram a qualidade da primeira geração de telemóveis com câmara Very Happy

Enfim, fica bem na vitrina:
Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 DSC_8113
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Dom 18 Mar 2018, 10:23
Por aqui, mais um preguiçoso que opta pelo telemovel.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Dom 18 Mar 2018, 13:24
Creio que a tendência é mesmo o telemóvel substituir quase todo o mercado de câmaras fotográficas, à exceção das opções compactas mais avançadas/caras e das soluções semi-profissionais e profissionais, claro.

No entanto, a maioria dos aspetos que foram aqui falados têm igual validade com fotografia de telemóvel - iluminação, tripé, ângulos, etc.
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1804
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Seg 03 Set 2018, 13:18
Vou recuperar este tópico, pois, parece-me muito útil e gostaria de partilhar a minha experiencia com telemóvel (uso Galaxy ou Xperia conforme o que está à mão) e uma caixa de luz improvisada na sala de jantar (obviamente amovível e depois de bem negociado com a "patroa"  ).

. Uma  caixa de arrumações tecido branco do "deborla"
. 2 pares de cartolinas dos "chinos" um conjunto branco e outro negro para poder ter opções de contraste
. Um pedaço tecido de embrulho fino tipo "celofane" para "quebrar" um pouco o efeito da luz...

Tudo montado e colocado debaixo do candeeiro da sala de jantar c/ luz branca ..... O resultado são algumas fotos sem grandes ambições mas que penso não tem ficado demasiado mal..

P.S: Hàaaa falta indicar os "adereços" de decoração caseira, cedidos por empréstimo pela "dona da casa" para criar ambiente..


Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Caixa_10
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Seg 03 Set 2018, 14:11
bladerunner68 escreveu:Vou recuperar este tópico, pois, parece-me muito útil e gostaria de partilhar a minha experiencia com telemóvel (uso Galaxy ou Xperia conforme o que está à mão) e uma caixa de luz improvisada na sala de jantar (obviamente amovível e depois de bem negociado com a "patroa"  ).

. Uma  caixa de arrumações tecido branco do "deborla"
. 2 pares de cartolinas dos "chinos" um conjunto branco e outro negro para poder ter opções de contraste
. Um pedaço tecido de embrulho fino tipo "celofane" para "quebrar" um pouco o efeito da luz...

Tudo montado e colocado debaixo do candeeiro da sala de jantar c/ luz branca ..... O resultado são algumas fotos sem grandes ambições mas que penso não tem ficado demasiado mal..

P.S: Hàaaa falta indicar os "adereços" de decoração caseira, cedidos por empréstimo pela "dona da casa" para criar ambiente..


Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Caixa_10

Obrigado pelas dicas! Vieram mesmo a calhar, ultimamente parece que não consigo acertar com as fotos Crying or Very sad
brunopcandeias
brunopcandeias
Mensagens : 73
Data de inscrição : 22/09/2018
Localização : Lisboa
https://www.brunopcandeias.myportfolio.com

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 15:24
Tenho andado a fazer experiências e a tentar melhorar as minhas fotografias de relógios (acabei de receber uma objetiva só para o efeito!)

Entretanto encontrei este artigo que pode dar umas dicas úteis sobre profundidade de campo, para ver se os relógios saem focados Very Happy

http://www.wristwatchphoto.com/2009/05/camera-settings-and-depth-of-field-for.html

Caso haja interesse depois posso partilhar alguns dos setups de luz "improvisada" que uso e de pós produção (a maioria das fotos que tenho feito são compósitos de várias fotografias, "misturadas" no photoshop). A título de exemplo, fica aqui um antes e um depois:

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Screen12
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 15:31
Por curiosidade, qual o sistema que usas @brunopcandeias? E qual é a tal objetiva? Thumbs Up
brunopcandeias
brunopcandeias
Mensagens : 73
Data de inscrição : 22/09/2018
Localização : Lisboa
https://www.brunopcandeias.myportfolio.com

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 16:28
Tenho andado a experimentar máquinas e acabei por comprar uma Fujifilm XT1 usada com uma 35mm. A 35mm foca mal ao perto e as objetivas macro da Fuji são muito caras, por isso acabei por comprar uma 105mm Macro da Nikon dos anos 60 Very Happy vamos ver no que dá
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 16:46
E funciona na Fuji? Com adaptador, não? Very Happy  Fixe. Já andei tentado a comprar uma Fuji dessas.

Eu sou da velha guarda - uso uma velhinha D700 com uma 60mm Macro. Já tem uns anos mas nunca precisei de mais.

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 13732347-635116946650207-1440554433-n
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 19:00
Por cá usei e ainda uso uma olympus, daquelas bouas Very Happy , recomendada por um colega adepto da boa foto, dos olhares e afins ...mas agora é mais para férias e pouco mais, falta de paciência... Não há nada que chegue ao telemóvel .... Uma do geral .Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Img_2057
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 19:41
Os telemóveis mais caros fazem boas fotos "generalistas", até bastante boas no caso dos topo de gama. Mas para fazer algo um pouco mais elaborado e criativo é sempre melhor uma câmara dedicada Thumbs Up

PS: boa coleção! Quais são os modelos digitais?
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sex 12 Out 2018, 20:49
nmfl escreveu:Os telemóveis mais caros fazem boas fotos "generalistas", até bastante boas no caso dos topo de gama. Mas para fazer algo um pouco mais elaborado e criativo é sempre melhor uma câmara dedicada Thumbs Up

PS: boa coleção! Quais são os modelos digitais?
Obrigado, estão aí todos, no quentinho a ver se se multiplicam Razz
Um detomaso analógico e digital e ao fundo 2 Timex Q...
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Sáb 13 Out 2018, 11:04
filipe cunha escreveu:Por cá usei e ainda uso uma olympus, daquelas bouas Very Happy , recomendada por um colega adepto da boa foto, dos olhares e afins ...mas agora é mais para férias e pouco mais, falta de paciência... Não há nada que chegue ao telemóvel .... Uma do geral .Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Img_2057


Já me estás a fazer concorrência..... Razz
brunopcandeias
brunopcandeias
Mensagens : 73
Data de inscrição : 22/09/2018
Localização : Lisboa
https://www.brunopcandeias.myportfolio.com

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qui 18 Out 2018, 14:11
Como prometido, aqui fica a foto de participação deste mês nos Watch Photo Awards!

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Edit-s10

O tema deste mês era "Preto", e como fã de Star Wars, encontrei a desculpa ideal. Resolvi recriar a cena do filme mais recente, em que o Kylo usa a força para "chamar" até si o lightsaber (neste caso o Seiko!). O relógio ficou a flutuar com um suporte de soldar eletrónica que tinha cá em casa, e como fundo usei uma cartolina preta com brilhantes comprada no chinês, para simular as estrelas.

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Screen10

Usei luz natural vinda da janela pelo lado esquerdo, com um reflector do lado direito só para dar mais algum fill. A foto saída da máquina veio assim:

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Dscf1310

O resto do trabalho foi no Photoshop - esconder o suporte (que é bastante fácil por o fundo ser sólido), meter a coroa para dentro, e os normais ajustes de luz e contraste.

P.S. Conseguem ver outro pormenor no relógio relacionado com o Star Wars? Question
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Qui 18 Out 2018, 14:22
Boa sorte!
Conteúdo patrocinado

Truques e dicas para uma melhor foto - Página 2 Empty Re: Truques e dicas para uma melhor foto

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos