Fabricação de um aro
Qui 28 maio 2015, 09:33
Olá
Gostaria de partilhar a fabricação de um aro... Não sabia bem onde colocar, pelo que criei um novo tópico... Se os Moderadores acharem melhor alterar a posição
Trata-se de um aro interno para o vidro de um Edox
Gostaria de partilhar a fabricação de um aro... Não sabia bem onde colocar, pelo que criei um novo tópico... Se os Moderadores acharem melhor alterar a posição
Trata-se de um aro interno para o vidro de um Edox
- m84Moderador
- Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015
Re: Fabricação de um aro
Sex 29 maio 2015, 19:46
Olá Girão, bom voltar a ter o seu input por aqui!
Explique lá (resumidamente) como funciona essa maquina sff, estou curioso. Parece-me uma espécie de torno com tamanhos pré-marcados...?
E isto é um trabalho feito por si também ou 'sub-contrata' para este género de coisas?
Abraço
Explique lá (resumidamente) como funciona essa maquina sff, estou curioso. Parece-me uma espécie de torno com tamanhos pré-marcados...?
E isto é um trabalho feito por si também ou 'sub-contrata' para este género de coisas?
Abraço
Re: Fabricação de um aro
Sex 29 maio 2015, 22:00
Olá
Obrigado pela sua gentileza.
Haja interessados e eu explico:
É efectivamente feito num torno de relojoeiro igual ao da imagem
A imagem em questão (1º post), é uma pinça de aros
Esta pinça tem várias pistas (com vários diâmetros) e este tipo de serviço é totalmente feito "inhouse e por moi meme"
PS: Tenho forma de colocar vídeos aqui?
Obrigado pela sua gentileza.
Haja interessados e eu explico:
É efectivamente feito num torno de relojoeiro igual ao da imagem
A imagem em questão (1º post), é uma pinça de aros
Esta pinça tem várias pistas (com vários diâmetros) e este tipo de serviço é totalmente feito "inhouse e por moi meme"
PS: Tenho forma de colocar vídeos aqui?
- andretele
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/05/2015
Re: Fabricação de um aro
Sex 29 maio 2015, 22:08
Muito bom! Qual é a matéria prima do aro?
Re: Fabricação de um aro
Sex 29 maio 2015, 22:32
andretele escreveu:Muito bom! Qual é a matéria prima do aro?
Olá
Obrigado... O material do aro é latão...
Re: Fabricação de um aro
Dom 28 Jun 2015, 10:43
Olá
Aro já cromado...
Tirei mais umas imagens para melhor perceção do que foi feito... (Os meus parcos conhecimentos na fotografia não me permitem fazer melhor)
Aqui o "encosto" do mostrador - interior
Aqui o encaixe e "encosto" no vidro - exterior
Espero que seja do Vosso agrado
Bem hajam.
Aro já cromado...
Tirei mais umas imagens para melhor perceção do que foi feito... (Os meus parcos conhecimentos na fotografia não me permitem fazer melhor)
Aqui o "encosto" do mostrador - interior
Aqui o encaixe e "encosto" no vidro - exterior
Espero que seja do Vosso agrado
Bem hajam.
- MR CARDOSO
- Mensagens : 61
Data de inscrição : 02/09/2016
Espiral (espirais) substituidas.
Seg 24 Out 2016, 17:43
Se calhar é uma questão para o Mestre Girão:
(olha rimou...)
Em que ocasioes (presumo que excepcionais), se substituem espirais?
Serão estas, (á semelhanças das caixas velocidades para automoveis),
os orgãos mais caros do mecanismo?
a marca H. Moser substitui todo o escape, (como um modulo, )aquando da sua "manutenção".
Penso que seja tipo único.
esclarecimentos?
Agradecido.......
(olha rimou...)
Em que ocasioes (presumo que excepcionais), se substituem espirais?
Serão estas, (á semelhanças das caixas velocidades para automoveis),
os orgãos mais caros do mecanismo?
a marca H. Moser substitui todo o escape, (como um modulo, )aquando da sua "manutenção".
Penso que seja tipo único.
esclarecimentos?
Agradecido.......
Re: Fabricação de um aro
Ter 25 Out 2016, 16:43
MR CARDOSO escreveu:Se calhar é uma questão para o Mestre Girão:
(olha rimou...)
Em que ocasioes (presumo que excepcionais), se substituem espirais?
Serão estas, (á semelhanças das caixas velocidades para automoveis),
os orgãos mais caros do mecanismo?
a marca H. Moser substitui todo o escape, (como um modulo, )aquando da sua "manutenção".
Penso que seja tipo único.
esclarecimentos?
Agradecido.......
Boas
Não é muito dificel arranjar palavras para rimar com Girão, Ex (Onde o Girão põe a mão...)
A questão sobre espirais dos relógios tem muito que se lhe diga;
As espirais caso algo empenadas e se existente no mercado o ideal é substituir... Não se perde tempo.
No caso de vintages, trocam-se quando a existente não há nada a fazer (no caso de haver ainda).
Casos há que não há e então é preciso desempenar... Nalguns casos de pôr os olhos em bico, outros nem por isso, ex: a imagem a seguir (sacada da net)
Outras alturas que não dê para desempenar, há que "desencantar" uma. Depois com o auxilio de uma ferramenta Hairspring Vibrating, há que ajustar a medida certa.
Tem que se medir a espessura da mola, umas continhas , ter em conta a medida da virola, etc. etc. etc.
Depois é preciso compensar o volante, mais peso menos peso (trabalho giro para quem gosta).
O balanço é das peças do relógio que requer muita atenção e paciência para ajuste primoroso. (Um dia coloco aqui um "trecho").
Claro não devemos esquecer o restante material que compõem a máquina.
Esse caso de que fala, em que eles substituem todo o escapamento... Substituem mesmo? Ou dizem só para marketing?
Certas marcas na representação deveriam ter (e alguns têm), todo o material mais vulnerável e de "desgaste rápido".
Então, por uma "questão de tempo" é mais rápido substituir todo o conjunto (caso do turbilhão), mas depois têm de justificar ao fabricante isso mesmo.
A não ser ordem expressa do fabricante para o efeito (o que duvido). (nesse caso, não faltará turbilhões e material de escapamento usado à venda no ebay )
Mas até mesmo essa engrenagem dá para desmontar e proceder à manutenção... Para quem faz como é óbvio. (eu faço)
Pegando no caso das caixas de velocidades, ex: Mota Suzuky Hayabusa ainda na garantia... Motivo; motor partido, biela partiu, bateu no carter e partiu aquela "porra" toda.
A Suzuky não dá um motor de substituição.
Dá sim, todo o material necessário para reconstrução daquele motor, cabe ao representante garantir e fazer um bom trabalho (eles costumam ter formação).
Saudações
- MR CARDOSO
- Mensagens : 61
Data de inscrição : 02/09/2016
Re: Fabricação de um aro
Ter 25 Out 2016, 17:09
Agradecido Mestre, pela disponibilidade e simpatia.
Realmente tinha ideia que só havendo muito estrago é que deveriam mudar.
Confirmou-se (com quem sabe.)
"no caso em que eles substituem todo o escapamento... Substituem mesmo? Ou dizem só para marketing?"
Sim, mudam na totalidade.
http://www.h-moser.com/en/home/movement-focus-110-the-escapment-module
De referir apenas que só é viável por estarmos a falar de outro escalão (de preços) de relógios.
Realmente tinha ideia que só havendo muito estrago é que deveriam mudar.
Confirmou-se (com quem sabe.)
"no caso em que eles substituem todo o escapamento... Substituem mesmo? Ou dizem só para marketing?"
Sim, mudam na totalidade.
http://www.h-moser.com/en/home/movement-focus-110-the-escapment-module
De referir apenas que só é viável por estarmos a falar de outro escalão (de preços) de relógios.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos