Fabricação de um aro

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Fabricação de um aro

Mensagem por Girão em Qui 28 Maio 2015, 09:33

Olá

Gostaria de partilhar a fabricação de um aro... Não sabia bem onde colocar, pelo que criei um novo tópico... Se os Moderadores acharem melhor alterar a posição Shocked

Trata-se de um aro interno para o vidro de um Edox
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Girão

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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por m84 em Sex 29 Maio 2015, 19:46

Olá Girão, bom voltar a ter o seu input por aqui! Smile
Explique lá (resumidamente) como funciona essa maquina sff, estou curioso. Parece-me uma espécie de torno com tamanhos pré-marcados...?
E isto é um trabalho feito por si também ou 'sub-contrata' para este género de coisas?

Abraço
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m84

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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por Girão em Sex 29 Maio 2015, 22:00

Olá

Obrigado pela sua gentileza.
Haja interessados e eu explico:
É efectivamente feito num torno de relojoeiro igual ao da imagem



A imagem em questão (1º post), é uma pinça de aros


Esta pinça tem várias pistas (com vários diâmetros) e este tipo de serviço é totalmente feito "inhouse e por moi meme" Rolling Eyes

PS: Tenho forma de colocar vídeos aqui?
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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por andretele em Sex 29 Maio 2015, 22:08

Muito bom! Qual é a matéria prima do aro?
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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por Girão em Sex 29 Maio 2015, 22:32

andretele escreveu:Muito bom! Qual é a matéria prima do aro?

Olá Wink
Obrigado... O material do aro é  latão...
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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por Girão em Dom 28 Jun 2015, 10:43

Olá

Aro já cromado...
Tirei mais umas imagens para melhor perceção do que foi feito... (Os meus parcos conhecimentos na fotografia não me permitem fazer melhor)

Aqui o "encosto" do mostrador - interior

Aqui o encaixe e "encosto" no vidro - exterior


Espero que seja do Vosso agrado

Bem hajam.
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Espiral (espirais) substituidas.

Mensagem por MR CARDOSO em Seg 24 Out 2016, 17:43

Se calhar é uma questão para o Mestre Girão:
(olha rimou...)

Em que ocasioes (presumo que excepcionais), se substituem espirais?
Serão estas, (á semelhanças das caixas velocidades para automoveis),
os orgãos mais caros do mecanismo?

a marca H. Moser substitui todo o escape, (como um modulo, )aquando da sua "manutenção".
Penso que seja tipo único.

esclarecimentos?

Agradecido.......
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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por Girão em Ter 25 Out 2016, 16:43

MR CARDOSO escreveu:Se calhar é uma questão para o Mestre Girão:
(olha rimou...)

Em que ocasioes (presumo que excepcionais), se substituem espirais?
Serão estas, (á semelhanças das caixas velocidades para automoveis),
os orgãos mais caros do mecanismo?

a marca H. Moser substitui todo o escape, (como um modulo, )aquando da sua "manutenção".
Penso que seja tipo único.

esclarecimentos?

Agradecido.......

Boas

Não é muito dificel arranjar palavras para rimar com Girão, Ex (Onde o Girão põe a mão...) Laughing

A questão sobre espirais dos relógios tem muito que se lhe diga;
As espirais caso algo empenadas e se existente no mercado o ideal é substituir... Não se perde tempo.
No caso de vintages,  trocam-se quando a existente não há nada a fazer (no caso de haver ainda).
Casos há que  não há e então é preciso desempenar... Nalguns casos de pôr os olhos em bico, outros nem por isso, ex: a imagem a seguir (sacada da net)


Outras alturas que não dê para desempenar, há que "desencantar" uma. Depois com o auxilio de uma ferramenta   Hairspring Vibrating, há que ajustar a medida certa.
Tem que se medir a espessura da mola, umas continhas  Wink , ter em conta a medida da virola, etc. etc. etc.
Depois é preciso compensar o volante, mais peso menos peso (trabalho giro para quem gosta).

O balanço é das peças do relógio que requer muita atenção e paciência para ajuste primoroso. (Um dia coloco aqui um "trecho").
Claro não devemos esquecer o restante material que compõem a máquina.

Esse caso de que fala, em que eles substituem todo o escapamento... Substituem mesmo? Ou dizem só para marketing?  cyclops
Certas marcas na representação deveriam ter (e alguns têm), todo o material mais vulnerável e de "desgaste rápido".
Então, por uma "questão de tempo" é mais rápido substituir todo o conjunto (caso do turbilhão), mas depois têm de justificar ao fabricante isso mesmo.
A não ser ordem expressa do fabricante para o efeito (o que duvido). (nesse caso, não faltará turbilhões e material de escapamento usado à venda no ebay Wink )

Mas até mesmo essa engrenagem dá para desmontar e proceder à manutenção... Para quem faz como é óbvio. (eu faço) Wink

Pegando no caso das caixas de velocidades, ex: Mota Suzuky Hayabusa ainda na garantia... Motivo; motor partido, biela partiu, bateu no carter e partiu aquela "porra" toda. Crying or Very sad
A Suzuky não dá um motor de substituição. Mad
Dá sim, todo o material necessário para reconstrução daquele motor, cabe ao representante  garantir e fazer um bom trabalho (eles costumam ter formação).

Saudações Very Happy
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Re: Fabricação de um aro

Mensagem por MR CARDOSO em Ter 25 Out 2016, 17:09

Agradecido Mestre, pela disponibilidade e simpatia.
Realmente tinha ideia que só havendo muito estrago é que deveriam mudar.
Confirmou-se (com quem sabe.) Smile

"no caso em que eles substituem todo o escapamento... Substituem mesmo? Ou dizem só para marketing?"

Sim, mudam na totalidade.

http://www.h-moser.com/en/home/movement-focus-110-the-escapment-module

De referir apenas que só é viável por estarmos a falar de outro escalão (de preços) de relógios. Wink

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Re: Fabricação de um aro

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