Cauny Centenario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cauny Centenario

Mensagem por nmfl em Qui 27 Abr 2017, 20:57

Ora, aqui fica um dos meus relógios, neste caso o mais antigo que possuo e um dos que mais significado tem para mim, por ter sido o relógio que o meu avô usou diariamente ao longo de muitos anos.

Se alguém me souber falar um pouco sobre o relógio, agradeço  Thumbs Up  Apenas sei o mais óbvio: é um relógio de corda, fabricado na Suíça e tem banho de ouro na caixa. A julgar pela pouca pesquisa que fiz, creio que o valor será reduzido, mas de qualquer forma nunca o venderia, por motivos óbvios. Não sei realmente qual o ano de fabrico nem se é uma peça de alta ou baixa qualidade, ou se o modelo tem alguma relevância histórica, etc.

nmfl

Re: Cauny Centenario

Mensagem por Sansoni7 em Qui 27 Abr 2017, 22:06

É concerteza muito valioso para o meu amigo e isso é o mais importante.
Parabéns pelo belo exemplar que possui.
Sansoni7

Mensagem por m84 em Sex 28 Abr 2017, 15:04

Eu gosto da simplicidade e aspecto geral dele, apesar de não ir muito para relógios dourados. Nota-se que já viveu muito! Smile

Como já deves ter visto, Cauny há aos magotes, de vários formatos e feitios. A maior parte teria mecanismos ébauche genéricos para distribuição em massa e foram muito vendidos por cá e Espanha. Pelo que sei, eram considerados relógios de razoável qualidade, relativamente robustos e bem construídos, e com preço baixo/médio, daí o seu sucesso comercial na altura. Mas confesso que de Cauny não percebo muito! Razz

Este tem ar de ser dos anos 50/60 (?).

O que ajuda sempre é mais (e maiores) fotos do relógio e seu mecanismo.

Provavelmente não terá um valor comercial muito grande, mas como disse o Sansoni7, o que importa é o valor para ti.

Aproveita-o e se puderes coloca aqui mais fotos!

Cumprimentos,
m84

Mensagem por nmfl em Sex 28 Abr 2017, 16:06

Obrigado pelo comentário Smile  Sim, ele tem algum desgaste, o meu avô usou-o durante muitos anos, pelo que sei (eu não me lembro porque, até há poucos anos, eu não ligava nada a relógios). Provavelmente terá sido comprado algures nessas décadas, 50 ou 60, mas não sei ao certo.

Não me vejo a usá-lo no pulso - exceto talvez em alguma ocasião de família - mas gosto muito de o ter na coleção. Parece funcionar "nas horas"  Very Happy

Aqui ficam algumas fotografias maiores Smile

nmfl

Mensagem por Girão em Sex 28 Abr 2017, 20:48

Boa noite

Esta máquina começou a ser produzida a partir de 1950
Dimensões - 13''', Dm= 29.0mm, a Do= 29.4mm
H= 3.85mm
Entre 15/17 joias
fq = 18000 A/h
Reserva de marcha 47h
Girão

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Mensagem por nmfl em Sex 28 Abr 2017, 21:33

Obrigado pela informação Smile 47h não é nada mau Very Happy se bem me lembro, o meu avô dizia que tinha de lhe dar corda com frequência, por isso bate certo. Para uma peça barata e com uns 50 anos ou mais e muito uso, está impecável.
nmfl

Mensagem por Girão em Sex 28 Abr 2017, 21:37

Cuidado com a palavra impecável ao fim de 50 anos... Depende se fez manutenções periódicas etc. Shocked
Girão

Mensagem por nmfl em Sex 28 Abr 2017, 21:47

Não sei se fez, possivelmente não. É certo que nunca fiz testes a sério para ver se perde segundos, é bem possível Smile Hei-de fazer um teste condigno.
nmfl

Mensagem por m84 em Sab 29 Abr 2017, 00:46

Com as novas fotos, o relógio até parece em muito melhor estado estético que na 1a foto! Cool

Isso das manutenções é coisa para ter sempre em conta. Não te esqueças que o mecanismo é como um motor de um carro. Ou seja, também precisa de oleos, manutenções etc senão 'gripa'! Por vezes um relógio pode aparentar estar a funcionar 'bem', mas na realidade por dentro pode estar a causar mais danos que se podem tornar irreversíveis.
E ninguém aqui melhor para te explicar isso que o nosso membro Girão! Thumbs Up
m84

Mensagem por nmfl em Sab 29 Abr 2017, 07:54

Obrigado pelas dicas Smile Vou testar este e dar-lhe corda de vez em quando. Só agora começo a perceber melhor que os relógios realmente precisam de trabalhar para não avariarem. Nem de propósito, ontem fui mudar a pilha de um Omega clássico que tenho a um relojoeiro e ele mostrou-me a máquina por dentro e disse que era fantástica, e realmente é - mesmo sendo uma máquina quartzo, a quantidade e a dimensão diminuta dos componentes que trabalham uns com os outros é brutal.
nmfl

Mensagem por Girão em Sab 29 Abr 2017, 17:14

@nmfl escreveu:Obrigado pelas dicas Smile Vou testar este e dar-lhe corda de vez em quando. Só agora começo a perceber melhor que os relógios realmente precisam de trabalhar para não avariarem.

Errado... Como o Membro M84 frisou e muito bem, a máquina se não estiver devidamente limpa e oleada, gripa/risca mesmo Neutral
Se não sabe que fez manutenções, nem deve colocar a funcionar sem antes levar a um relojoeiro competente e de sua confiança, para revisão e diagnóstico.
É fundamental e de primordial importancia a manutenção programada Shocked

Esta é uma das regras, agora proceda como entender Exclamation
Girão

Mensagem por nmfl em Sab 29 Abr 2017, 18:51

Ok Smile obrigado pela explicação. Vou pedir uma avaliação ao relojoeiro a quem costumo recorrer.
nmfl

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: