DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 17 Jan 2018, 15:03
É isto mesmo...
Quais os factores que influenciam o preço certo/justo de um determinado relógio vintage ( antigo/que já foi retirado de comercialização)?
O que faz determinar que um certo relógio de uma certa marca/modelo tem um preço...adequado?
____
Ficámos a aguardar os contributos da malta que percebe do «assunto».
Pela minha parte, obrigado desde já pelos contributos que vão surgir.
avatar
Convidado
Convidado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 17 Jan 2018, 20:47
Boa noite @Sansoni7 e a todos.

Na minha modesta opinião, sublinho, na minha modesta opinião não avalio nenhuma peça por critérios como 'condição, condição, condição...', Lei de Mercado, especulativo (futura/esperada valorização), brand, raridade, obra/Cal. ou materiais/técnicas utilizadas entre tantas outras, nem sequer num composto de todas ou algumas...

Quando compro, pago no momento o valor que entendo que caso o valor da peça se aprecie ou não, tenha por ventura até um movimento contrário... ficarei com o relógio por gosto e não por oscilações/variações ou mesmo retenção de valor, resumindo... so compro peças com que ficarei até ao meu fim se assim tiver de ser, sem mágoas e com muito prazer!
Afiro o preço a pagar pela quantidade de dinheiro disponível no momento da compra e adequado para suprimir aquele desejo, esta parte varia em cada um de nós, necessariamente. Aprendi após muitos erros... Thumbs Up

Cumprimentos a todos!
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 17 Jan 2018, 21:28
Se me permite essa descrição não combina nada com o seu nome de utilizador, tudo isso que diz não ligar seria deveras importante para alguém que fosse por exemplo dono de um antiquário Smile
Condição,raridade,valorização e materiais são coisas que distinguem o trigo do joio, pelo menos no que diz respeito a objetos antigos.
Brincadeiras á parte, percebo perfeitamente o lado mais romantico que descreveu , onde o prazer vem antes das marcas e de tudo o resto Wink
avatar
Convidado
Convidado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 17 Jan 2018, 22:07
Shiver escreveu:Se me permite essa descrição não combina nada com o seu nome de utilizador, tudo isso que diz não ligar seria deveras importante para alguém que fosse por exemplo dono de um antiquário Smile
Condição,raridade,valorização e materiais são coisas que distinguem o trigo do joio, pelo menos no que diz respeito a objetos antigos.
Brincadeiras á parte, percebo perfeitamente o lado mais romantico que descreveu , onde o prazer vem antes das marcas e de tudo o resto Wink

Tem razão, tem razão @Shiver

Pode conferir em wikipedia.org ou em priberam.pt que nem maioritariamente de comercio se trata um antiquário. Um aficionado, um simples e mero estudante ou um qualquer coleccionador de antiguidades ou coisas antigas pode ser classificado/denominado dessa forma. Assim, podemos todos nós nos chamarmos de antiquários de relógios... a menos que haja aí algum membro so para fazer dinheiro... Brincadeiras de parte Wink  o meu critério ajuda-me... a mim, sei que será péssimo para quem escreva sobre a matéria com um senso diferente de gosto de ter determinado relógio. Como ter determinado automóvel... ou determinado parceiro amoroso... Quando se gosta/quer determinada coisa, quer-se... e ponto.

Regressando aos relógios, do pior que me pode acontecer, bem... obrigar-me a usar um que seja extraordinário para os outros, mesmo que seja único, valiosíssimo, ou até um achado... mas que não gosto!
Vejo agora que me desviei do tópico... fui mesmo romântico, peço desculpa por isso.

Cumprimentos a si e a todos!


Última edição por Antiqvarivm em Qui 18 Jan 2018, 00:05, editado 1 vez(es)
Rally200
Rally200
Mensagens : 134
Data de inscrição : 03/12/2017
Idade : 41

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 17 Jan 2018, 23:01
Esta deve ser uma daquelas perguntas tipo o significado da vida.Smile
Qualidade dos materiais, qualidade de construção, o peso da marca em termos horologicos mas acima de tudo parece me que muita especulação por parte de quem vende e quem decide comprar.
Se um site como o hodinkee fizesse uma reportagem sobre os "nossos" Cauny os valores disparavam por aí acima só pq sim.
Por isso é que por vezes sinto-me tentado com as micro-brands que por aí andam... O preço final acaba por ser pouco mais que a soma dos componentes usados sem grandes inflações.
avatar
Convidado
Convidado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 00:07
@Rally200 concordo.
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 00:57
Boas
Penso que esta questão pode ser explicada de diferentes maneiras de acordo com o tipo de relógio que estamos a falar, ou pelo menos o peso de cada fator na valorização do relógio.
Se por exemplo estivermos a falar de um relógio de "colecionadores a sério" um dos principais fatores é indiscutivelmente a marca e a procura que existe por ela no mercado vintage, Rolex e Patek serão sempre os destaques nos leilões. Outro importante fator é a condição, o relógio é todo original? já foi polido? nunca foi usado? Por vezes relógios com patina ou com um envelhecimento particular, os chamados "tropical dials", também podem influenciar o preço. Outro fator também crucial é a raridade, os grandes valores em leilão normalmente são de peças que existem apenas 3 ou 4 conhecidos em todo o mundo. Não diria que neste território seja o mais importante os materiais como ter caixas em ouro ou platina pois muitas vezes os relógios que atingem grandes valores em leilões são relógios em aço, no entanto uma peça de qualidade ou com componentes diferentes num certo modelo influenciam o seu valor. Um certo relógio que tenha sido produzido com um certo movimento e depois foi descontinuado para se passar a usar um movimento da marca pode aumentar a valorização. Um outro fator, mais sentimental, é a história por detrás do relógio, pertencia a alguém importante ou foi por exemplo um relógio utilizado na Segunda Guerra Mundial?
No entanto todos este fatores são inúteis se não houver procura, funciona como qualquer mercado, lei da oferta e procura. Aqui como já foi dito anteriormente fazem também o seu papel os grandes blogs que sabem de certo modo criar procura. Um exemplo disso foi o crescimento da Universal Geneve nos últimos anos graças ao Hodinkee.
Não sou nenhum expert, longe disso, mas espero ter ajudado a explicar um pouco melhor este assunto, que é obviamente bastante complexo e leva muitos anos e muita experiência para a perceber. Saber quais os relógios vão valorizar no futuro é sem dúvida a pergunta que todos os gostávamos de ter resposta.
Cumprimentos
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 01:28
ricardo97reis escreveu:Boas
Penso que esta questão pode ser explicada de diferentes maneiras de acordo com o tipo de relógio que estamos a falar, ou pelo menos o peso de cada fator na valorização do relógio.
Se por exemplo estivermos a falar de um relógio de "colecionadores a sério" um dos principais fatores é indiscutivelmente a marca e a procura que existe por ela no mercado vintage, Rolex e Patek serão sempre os destaques nos leilões. Outro importante fator é a condição, o relógio é todo original? já foi polido? nunca foi usado? Por vezes relógios com patina ou com um envelhecimento particular, os chamados "tropical dials", também podem influenciar o preço. Outro fator também crucial é a raridade, os grandes valores em leilão normalmente são de peças que existem apenas 3 ou 4 conhecidos em todo o mundo. Não diria que neste território seja o mais importante os materiais como ter caixas em ouro ou platina pois muitas vezes os relógios que atingem grandes valores em leilões são relógios em aço, no entanto uma peça de qualidade ou com componentes diferentes num certo modelo influenciam o seu valor. Um certo relógio que tenha sido produzido com um certo movimento e depois foi descontinuado para se passar a usar um movimento da marca pode aumentar a valorização. Um outro fator, mais sentimental, é a história por detrás do relógio, pertencia a alguém importante ou foi por exemplo um relógio utilizado na Segunda Guerra Mundial?
No entanto todos este fatores são inúteis se não houver procura, funciona como qualquer mercado, lei da oferta e procura. Aqui como já foi dito anteriormente fazem também o seu papel os grandes blogs que sabem de certo modo criar procura. Um exemplo disso foi o crescimento da Universal Geneve nos últimos anos graças ao Hodinkee.
Não sou nenhum expert, longe disso, mas espero ter ajudado a explicar um pouco melhor este assunto, que é obviamente bastante complexo e leva muitos anos e muita experiência para a perceber. Saber quais os relógios vão valorizar no futuro é sem dúvida a pergunta que todos os gostávamos de ter resposta.
Cumprimentos

Bem dito e concordo com isto tudo, basicamente! Thumbs Up É um bom tema, complexo e com diversas opiniões claro. Julgo até que já se abordou um pouco sobre isto noutros tópicos igualmente interessantes.

ricardo97reis escreveu:Saber quais os relógios vão valorizar no futuro é sem dúvida a pergunta que todos os gostávamos de ter resposta.
Os italianos que compraram os Daytonas todos a preço de uva mijona quando ninguém os queria há 35 anos atrás agora é que devem estar contentes! Razz


Última edição por m84 em Qui 18 Jan 2018, 01:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correções)
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 01:50
Só para completar, também o tamanho influencia o valor de mercado, tipicamente os mais colecionáveis estão entre os 35-40mm no entanto também existem algumas excepções como os Fliegers que tem 55mm e sao altamente colecionáveis. Relógios abaixo dos 35mm irão ter preços mais baixos pois estes tamanhos não agradam a tanta gente nos dias de hoje. Dos 38-40mm provavelmente haverá um premium pois já são considerados tamanhos um pouco acima da média para a altura.
Cumprimentos


Última edição por ricardo97reis em Qui 18 Jan 2018, 02:30, editado 1 vez(es)
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 01:52
@m84 isto é como tudo, os investidores iniciais de grandes empresas ou até mais recentemente os primeiros a comprar bitcoins também se estão a rir. Também é preciso ter o timing certo
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 07:32
Antiqvarivm escreveu:...

... resumindo... so compro peças com que ficarei até ao meu fim se assim tiver de ser, sem mágoas e com muito prazer!
Afiro o preço a pagar pela quantidade de dinheiro disponível no momento da compra e adequado para suprimir aquele desejo,...:

Tal como eu.
Apesar de tudo, muitas das vezes, antes da decisão final de compra, peço ajuda aos experts.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 07:41
Muito obrigado a todos pelos vossos contributos. Já aprendi «coisas» importantes e, fruto dessa aprendizagem, já vou ser mais criterioso nas minhas escolhas.
_____________
Deixo uma questão:
Porque será que os relógios de senhora não são tão valorizados?
Será pelo tamanho!
Este é «mini», não tem marca xpto mas não me desfaço dele. Porquê?
Pela marca Miradouro.....faz-me lembrar as minhas raízes que estão no Douro.

Qual o preço certo/justo de um vintage ? 1ebcea48-124a-423b-9a0f-2fd7f3ef259b_zpst9xgoibf
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 08:43
Sansoni7 escreveu:Muito obrigado a todos pelos vossos contributos. Já aprendi «coisas» importantes e, fruto dessa aprendizagem, já vou ser mais criterioso nas minhas escolhas.
_____________
Deixo uma questão:
Porque será que os relógios de senhora não são tão valorizados?
Será pelo tamanho!
Este é «mini», não tem marca xpto mas não me desfaço dele. Porquê?
Pela marca Miradouro.....faz-me lembrar as minhas raízes que estão no Douro.


Lá está, o tal factor emocional mencionado anteriormente Wink
Quanto aos relógios de senhora, e não só, creio que se deve principalmente aos tamanhos do mesmo. Também os de senhora são relógios, em comparação com os demais, tinham produções muito mais reduzidas (que podia significar um valor de 'raridade' mas que são raros os casos), e portanto não há muito mercado para tal, creio.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qui 18 Jan 2018, 08:47
E por falar nos relógios de senhora, creio que, ao que tenho observado, o mesmo se passa com os relógios de bolso, uma vez que, maioritariamente, são mais baratos que os congéneres de pulso.
_____________
Valor monetário é uma coisa, valor sentimental é outra coisa completamente diferente, não tem preço e pode justificar «loucuras».
avatar
Convidado
Convidado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Seg 22 Jan 2018, 17:23
O Membro @Sansoni7 lançou e bem este tópico do 'Qual o preço certo/justo de um vintage?' e o Membro @ricardo97reis arrancou com um blog excelente que aborda meticulosa e brilhantemente esta questão.
Agradeço e felicito a iniciativa, especialmente por estar redigido em português!

Deixo ao @ricardo97reis a oportunidade para pegar neste meu post e apresentar o seu blog neste tópico a Todos Wink


Última edição por Antiqvarivm em Seg 22 Jan 2018, 21:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correções)
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Seg 22 Jan 2018, 17:56
Obrigado @antiqvarivm
Tal como foi dito decidi lançar um blog sobre relojoaria cujo primeiro post foi inspirado neste tema. Não sei será um projeto que vá durar muito mas sempre que me apetecer vou lançando uns posts.
Talvez a principal razão pela qual decidi fazê-lo foi o facto de haver muito poucos blogs e sites que falem sobre relógios em português e especialmente para quem está a começar pode tornar-se um pouco difícil de perseguir este interesse.
Se quiserem espreitar aqui fica o link:
https://relogionacional.wordpress.com/

Obrigado
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Seg 22 Jan 2018, 23:48
Excelente artigo, Parabéns! @ricardo97reis
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Ter 23 Jan 2018, 00:33
Muito obrigado @Markku!
O próximo artigo sairá em breve
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Ter 23 Jan 2018, 07:47
ricardo97reis escreveu:Obrigado @antiqvarivm
Tal como foi dito decidi lançar um blog sobre relojoaria cujo primeiro post foi inspirado neste tema. Não sei será um projeto que vá durar muito mas sempre que me apetecer vou lançando uns posts.
Talvez a principal razão pela qual decidi fazê-lo foi o facto de haver muito poucos blogs e sites que falem sobre relógios em português e especialmente para quem está a começar pode tornar-se um pouco difícil de perseguir este interesse.
Se quiserem espreitar aqui fica o link:
https://relogionacional.wordpress.com/

Obrigado

Parabéns pela iniciativa e, sim, vou passar por lá.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 24 Jan 2018, 00:27
Ricardo, parabéns pela inciativa do blog e pelo excelente 1o artigo! Vou mantê-lo na minha lista de rotina Wink
É um texto de fácil leitura que toca em todos os pontos-chave para perceber melhor um pouco deste mundo.

Só um extra/aparte, sobre o capitulo da QUALIDADE:
Porque é que alguns relógios em aço são mais caros que relógios em ouro? Para iniciantes pode não fazer grande sentido mas nos dias de hoje há uma tendência para que as pessoas utilizem menos os metais nobres. Estes são mais delicados e chamam bastante à atenção o que faz com que certos relógios em aço por vezes tenham uma maior procura e consequentemente um preço superior.


Neste caso, e usando o exemplo do PP 1518 que mencionaste, é importante referir que o que o tornou tão especial (e caro) além de ser o primeiro calendário perpetuo com cronografo e 1 exemplar de 4 existentes, é que foi feito em aço. E na altura em que foi feito, relógios deste calibre/qualidade/complicados nunca seriam feitos em metais menos nobres como o aço. Logo juntamos esse factor aos mencionados em cima e multiplicamos tudo, e temos uma coisa raríssima neste universo relojoeiro, e isso tudo junto dá qualquer coisa como 10milhoes Eur... Isto liga directamente ao capitulo da RARIDADE.

Entretanto, não sei se já passaste por este tópicos aqui em casa que podem ser interessantes e que abordam algumas temáticas do teu artigo:

http://www.dezdez.pt/t341p25-restaurar-um-relogio-vintage-como-e-porque

http://www.dezdez.pt/t408-quando-um-redial-muda-um-paradigma

Abraço ew continua o bom trabalho! Thumbs Up
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 24 Jan 2018, 16:14
@m84 quando me estava a referir aos materiais não estava a falar de nenhum relógio em particular mas compreendo o que queiras dizer e desculpa se dei a entender algo de errado.
Obrigado pela resposta e vou dar uma olhadela nesses links que deixaste
Cumprimentos
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Qua 24 Jan 2018, 21:40
ricardo97reis escreveu:@m84 quando me estava a referir aos materiais não estava a falar de nenhum relógio em particular mas compreendo o que queiras dizer e desculpa se dei a entender algo de errado.
Obrigado pela resposta e vou dar uma olhadela nesses links que deixaste
Cumprimentos

Era o que mais faltava! Estamos aqui todos a aprender diariamente! Smile
Entretanto re-li or artigo e percebo que misturei um pouco os capítulos mas acho que o fiz duma maneira que mostra que um e o outro estão muito ligados e, como tal, ajudam a determinar o preço de um vintage Wink

Abraço
avatar
Convidado
Convidado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Dom 28 Jan 2018, 10:33
ricardo97reis escreveu:Muito obrigado @Markku!
O próximo artigo sairá em breve

Bom dia @ricardo97reis, posso sugerir-lhe e pedir-lhe, um futuro artigo sobre a Cauny?
Obrigado e os meus cumprimentos.

Peço desculpa pelo post off-topic.
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Dom 28 Jan 2018, 14:11
@antiqvarivm infelizmente de momento não tenho conhecimento suficiente sobre a marca para fazer um artigo. Quem sabe no futuro mas tenho que me informar 
melhor
Quem quiser estar a par dos artigos que vão saindo pode seguir no Instagram @relogionacional
Cumprimentos
avatar
Convidado
Convidado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Dom 28 Jan 2018, 23:51
ricardo97reis escreveu:@antiqvarivm infelizmente de momento não tenho conhecimento suficiente sobre a marca para fazer um artigo. Quem sabe no futuro mas tenho que me informar 
melhor
Quem quiser estar a par dos artigos que vão saindo pode seguir no Instagram @relogionacional
Cumprimentos

Compreendo, foi esse um dos motivos do 'pedido', penso que seja um tema com bastantes interessados e pouca informação consolidada. Espero que num futuro tal venha a ser possível, claro e por favor não veja/interprete esta minha sugestão como uma qualquer forma de ingerência na sua linha editorial/escrita ou mesmo preferência pessoal. Apenas o disse pelo interesse meu e de muitos, depois de constatar a sua brilhante forma de escrever e abordar questões do Mundo dos Relógios!

Vou com certeza continuar a acompanhar Wink
Conteúdo patrocinado

Qual o preço certo/justo de um vintage ? Empty Re: Qual o preço certo/justo de um vintage ?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos