DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relógios Militares — Sempre às ordens

+15
Miguel
Tempus fugit
outoftime
SquareWatch
Pedro Pereira
JPP
m84
Goodstuff
Rlopow
Sansoni7
bladerunner68
nmfl
altc
MFerreira
Markku
19 participantes
Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 01:13
Bom, enquanto não há muitos tópicos sobre este universo especifico para se criar uma secção própria, crio este tópico para irmos discutindo relógios militares. Curiosidades, dúvidas, experiências etc..

Portanto para começar aqui vai o meu contributo e experiência pessoal. Não tenho historial militar, nem sequer cheguei a fazer tropa e não sou nenhum expert na matéria mas esta é uma das vertentes que tenho bastante interesse neste mundo dos relógios. Já pesquisei e namorei muitos, já discuti alguns mas só cheguei mesmo a comprar ainda 1 e nem foi para mim! Razz
Há relógios verdadeiramente míticos e ultra conhecidos, e outros que passam completamente despercebidos mas que são fantásticos na mesma, analógicos, digitais... Enfim, é sem dúvida um nicho bastante especializado e com idiosincrasias muito próprias, o que também traz um, certo gozo em descobrir e aprender.

Começo por deixar aqui uns links de informação geral que acho muito úteis de forma a dar uma visão mais abrangente dos relógios militares de diverso países:

Relógios Militares — Sempre às ordens Guide-to-military-watches-gear-patrol-slide-0-970x650

https://gearpatrol.com/2014/04/15/best-vintage-military-watches-from-the-west/?read_single=1

Relógios Militares — Sempre às ordens Guide-to-military-watches-east-gear-patrol-slide-1-970x650

https://gearpatrol.com/2014/05/06/best-vintage-military-watches-from-the-east/?read_single=1

Aqui um artigo sobre o aspecto geral e sua razão, de alguns relógios militares, discutido também ao de leve no tópico do Hamilton Field Mechanical:

Relógios Militares — Sempre às ordens MilSpec-Dial
http://wornandwound.com/a-primer-on-mil-spec-watches/

Uma peça muito importante em relógios militares são as normas de fabrico/construção e os simbolos/códigos/números de emissão (?), pois assim podemos decifrar que tipo de relógio temos, fabricante, data, país de origem, ramo militar e até por vezes, qual o batalhão/grupo a quem pertenceu etc etc...

Relógios Militares — Sempre às ordens 3-NSN-breakdown
http://wornandwound.com/time-spec-military-watch-markings-deciphering-code/

Entretanto a Worn&Wound está a lançar mais outro artigo em partes, sobre relógios militares do mundo, começando pelos Estados Unidos:
Relógios Militares — Sempre às ordens A-11-Handbook-Parts-Catalog

http://wornandwound.com/military-watches-world-u-s-part-1/

Acho que já dá para começar e quem saiba mais que se ponha à frente!

Cumprimentos,
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 07:47
Excelente tópico.
Vou acompanhar até porqueé um tema que me interessa.
Para já, tenho este Russo, creio que pode inserir-se neste âmbito,não creio que seja original, mas de que gosto particularmente...

Relógios Militares — Sempre às ordens Aviator_e..._-_C_pia_2
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 08:29
Obrigado pela partilha Sansoni7! De russos sei quase nada, portanto sobre esse não posso comentar, apenas que gosto de seu aspecto. Smile

Neste tópico quer-se discutir relógio militares, não relógios com aspecto/inspiração militar apenas, mas sim provenientes de serviço militar oficial. Ou seja, relógios criados especificamente e/ou encomendados por governos para os seu exércitos ao longo da história.

Há dezenas de outros relógios não governamentais (traduzo directamente do 'non-goverment issued') que foram adoptados por militares para uso em serviço,  mas como isso é ainda bastante vasto creio que se deve integrar noutro tópico.


Última edição por m84 em Qui 18 Jan 2018, 08:38, editado 1 vez(es)
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 08:34
O Russo acima, creio que seja uma cópia do Poljot Aviator usado pela força aérea da ex-URSS.
Sim, tem bom aspecto, embora um pouco pequeno.
O original é francamente maior....demasiado maior, para mim.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 11:58
deixo aqui um exemplo simples de um relógio ainda bastante acessível, genuíno e com história. E o unico militar que comprei até à data!  Embarassed  
As fotos são minhas.

Relógios Militares — Sempre às ordens IMG_5251-b

Trata-se dum CWC G10, issued pelo governo britânico para os seus serviços militares. É um exemplo típico de relógio militar simples; mostrador preto, numeros claros e simples, caixa com tratamento anti-reflexo, asas fixas etc...

Relógios Militares — Sempre às ordens IMG_5238-b
Relógios Militares — Sempre às ordens IMG_5247-b
Relógios Militares — Sempre às ordens IMG_5245-b

Um pouco de história da marca e modelo:
A CWC foi fundada em 1972 e produziu relógios para todos os ramos das forças armadas britânicas. Isto inclui cronógrafos mecânicos e de quartzo, relógios diversos e relógios de serviço geral (general purpose). Nesta última categoria, o G10 é talvez o mais conhecido e acessível (por enquanto!)

Em 1980, a CWC forneceu o primeiro relógio a quartzo aos militares britânicos, o G10 Quartz, e foi fornecido ao Ministério da Defesa britânico (MoD) durante mais de 20 anos. Curiosamente foi no mesmo ano que ganhou o contrato para o relógio que substituiu o já mítico ‘Milsub’ da Rolex - o ‘Royal Royal Navy Diver Automatic’, já bem mais caro mas ainda relativamente acessível. Muitos tiveram uso durante a guerra das Falklands.

Vem equipado com um movimento de quartzo ESA 536.121 e por causa da altura do mecanismo destes primeiros modelos, foi dado o nickname de 'Fat Boy'. Smile Mais para a frente começaram a usar movimentos mais finos, permitindo um perfil mais baixo e um design de caixa mais discreto. A partir de 1987, o relógio foi equipado com o movimento ETA / ESA 955.114. O meu é de 83 e ainda se pode designar de ‘fat boy’ apesar de não ser tão gorda como os de 80/81 (penso!).

Relógios Militares — Sempre às ordens IMG_5243-b

Pelas marcações da tampa traseira podemos ver que:
- Seta ‘broadarrow’ > Pertence a um serviço militar do Reino Unido;
- W10 > Mais especificamente ao exército britânico;
- 6645 > Código NSN que designa que é um relógio;
- 99 > código de país da NATO, neste caso Reino Unido;
- 5415317 > Especificamente este modelo e marca;
- 22158 > Numero de série
- 83 > Foi issued em 1983.

No mostrador temos ainda uma coisa interessante e muito própria que é o ’T’ num circulo, que indica que o luminoso é tritium. Esta representação/indicação é muito própria dos relógios militares.

Relógios Militares — Sempre às ordens IMG_5225-b

Claro que pode ter sido apenas encomendado e nunca ter sido usado em serviço, propriamente dito. Mas mesmo assim é interessante!
Este não ficou comigo mas ainda hei-de arranjar um dos primeiros, com o logo antigo. um 'fatboy' à séria!  Very Happy

Relógios Militares — Sempre às ordens Cwc-g10-fatboy-british-military-watch_360_9e2991f2c123b07bfb1db64683c37b12

Cumprimentos,
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 14:35
Já sei mais um bocadinho. Very Happy
Obrigado
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 18 Jan 2018, 17:10
Um verdadeiro relógio militar! @m84
Esse relógio é um dos meus quartz favoritos!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 19 Jan 2018, 12:28
Markku escreveu:Um verdadeiro relógio militar! @m84
Esse relógio é um dos meus quartz favoritos!

Opa... tenho tantos favoritos! Laughing
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 20 Jan 2018, 21:18
Boa noite @m84 e a todos.

Será 'correcto' incluir os Trench Watches (vulgo Relógios de Trincheira) nesta categoria?

Cumprimentos a si e a todos!


Última edição por Antiqvarivm em Dom 21 Jan 2018, 14:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correções)
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 20 Jan 2018, 23:46
Claro, porque não? Aí o meu conhecimento é zero, mas sempre foram relógios utilizados por militares durante o seu serviço!
Aliás, têm particular interesse por se poderem considerar um parte importante da transição dos relógios de bolso para os de pulso.
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Dom 21 Jan 2018, 15:13
@m84 concordo com essa importância acrescida dos Trench Watches ao marcarem a transição dos relógios de bolso para os de pulso.

Gosto do conceito base dos Relógios Militares, mas conheço pouco a matéria. Tenho alguns, mais os Trench, pois afastei-me devido aos valores que considero elevados (refiro-me a peças vintage ou peças com a sua própria história) em comparação com outros tipos de relógios.

Espero que a participação dos outros Membros neste tópico seja para mim enriquecedora neste domínio Wink
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 22 Jan 2018, 10:46
Eu também não sei muito, mas estamos aqui todos para aprender! Wink
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 29 Jan 2018, 15:15
Relógios Militares — Sempre às ordens Trench11
Trench Watch 1912


Um Trench Watch Jumbo/oversized de 1912, que já tinha postado num outro tópico, um relógio militar de outros tempos... quem diria? tongue

Cumprimentos a todos!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Jan 2018, 08:00
Eu, neste momento, ando à procura deles......
Oxalá encontre alguma coisa....e a bom preço. Wink
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Jan 2018, 14:25
Sansoni7 escreveu:Eu, neste momento, ando à procura deles......
Oxalá encontre alguma coisa....e a bom preço. Wink

Tente em Mercados Anglo-saxónicos Smile mas os melhores encontram-se sobretudo em lojas de Velharias, misturados no meio de quase tudo...
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Jan 2018, 14:45
Essa é a minha esperança....encontrar algum perdido no meio da «sucata».
Obrigado pela dica. Thumbs Up
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Jan 2018, 16:17
Aqui fica mais um contributo para o tema:

lsyf.com/vietnam-issued-watches/

Smile
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Jan 2018, 22:08
Rlopow escreveu:Aqui fica mais um contributo para o tema:

lsyf.com/vietnam-issued-watches/

Smile

Thumbs Up
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1799
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Jan 2018, 22:58
Começo ter interesse por esta linha de relogios estilo militar.. estou à espera que chegue "um material" humilde mas que espero ser a minha contribuição para este post.. Surprised

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qua 31 Jan 2018, 07:48
Também tenho esperança em arranjar alguma «coisa».
Obrigado pelo link.
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Fev 2018, 04:04
Relógios Militares — Sempre às ordens Oris_m10

Relógios Militares — Sempre às ordens Oris_m11

Relógios Militares — Sempre às ordens Oris_m12

Relógios Militares — Sempre às ordens Oris_m13
Oris Militar Cal. 452


Um Oris Militar, com obra/Cal. 452, raro... sobretudo por não estar recuperado e aparentemente original na íntegra.

Cumprimentos a todos!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Fev 2018, 07:41
Vou ter que estar atento aos «encontros» de antiguidades e velharias.....
___________
Um «mimo» este Oris.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Fev 2018, 10:27
Antiqvarivm escreveu:
Oris Militar Cal. 452

Um Oris Militar, com obra/Cal. 452, raro... sobretudo por não estar recuperado e aparentemente original na íntegra.

Cumprimentos a todos!

Esse Oris é bonito!
Sabe alguma coisa de sua historia (em termos militares)?
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Fev 2018, 15:14
m84 escreveu:
Antiqvarivm escreveu:
Oris Militar Cal. 452

Um Oris Militar, com obra/Cal. 452, raro... sobretudo por não estar recuperado e aparentemente original na íntegra.

Cumprimentos a todos!

Esse Oris é bonito!
Sabe alguma coisa de sua historia (em termos militares)?

Obrigado @m84!

Nada, praticamente nada. Comprei-o em 2016 em Dublin, a um cidadão Coreano (porque me o disse, mas não me referiu de qual das Coreias) e quem tinha uma colecção extensa de relógios raros (por mim não vistos antes), todos antigos, alguns como este em bom estado e a funcionar plenamente, mas sem qualquer recuperação/restauro. Estava a desfazer-se deles e em pouquíssimos meses desapareceram todos, ainda fiquei com mais alguns, mas ao preço pedido foram rapidamente e evitei os que necessitavam de intervenção, mas houve quem não o fizesse... claro. Apenas lhe coloquei a Perlon e nada mais!
Acredito que tivesse pertencido a algum militar deslocado para aquela aérea em determinado momento, que entretanto fosse perdido/ofertado ou simplesmente vendido e viajou depois para a República da Irlanda.
Isto é tudo quanto sei e aquilo que imaginei...



post scriptum - o individuo era bastante afável, mas no entanto reservado e com dificuldades na lingua inglesa tongue
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 03 Fev 2018, 11:28
Um relógio com uma história, portanto. Wink
Conteúdo patrocinado

Relógios Militares — Sempre às ordens Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos