DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1804
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Seg 12 Mar 2018, 12:01
Já me conhecem como o "recuperador de sucata", mas algumas vezes compro direto para minha coleção... Principalmente aquelas marcas ou modelos que me tocam o coração.
Por alguma razão, que não tem que ser racional, criei uma simpatia especial pela marca ORATOR e este fim de semana fechei uma compra internacional em leilão, deste modelo Orator Perpetua Diver Automatic (Eta 2783/25 Jewels)…
Como vem da Europa numa semana chega e vai direto para a coleção, mas agora começa a investigação sobre o modelo e a sua historia e genuinidade. Querem ajudar?  bounce

P.S: Com isto abro um tópico para falarmos desta marca e das experiencias que cada um tem para contar...  Very Happy

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? 32c3d711

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? 28518811
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1804
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Qui 15 Mar 2018, 23:21
Estou a ver que sou o primeiro e único a falar desta marca Suíça aqui no fórum..

Navegando encontro "Orator was a brand of Schild & Co., a movement and watch maker" do inicio do século passado.. Já tive o relógio de bolso muito interessante marca Licurgo com maquina ORATOR  220, fotos abaixo..
Tenho visto vários cronógrafos landeron e relógios de ouro que me leva a pensar que em algum momento foi uma marca de prestigio..
Querem comentar..  Wink

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? 4c674b10

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? 9b171310
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Sex 16 Mar 2018, 00:07
Acho estranho ainda ninguem ter comentado, porque tenho a certeza que temos pelo menos 2 outros membros com relógios Orator!
Da marca conheço pouco, apenas um ou outro skindiver da época. Mas fico curioso para o que por aqui aparecerá! Wink

Como marca ORATOR, há pelo menos estes 3 registos:

Orator
Manufacture d'Horlogerie Schild & Co. SA
Uhren, Uhrenteile; La Chaux-de-Fonds, Schweiz; registriert am 3.1.1919

Orator
Peter Wyss
Grenchen, Schweiz; registriert am 23.3.1979

Orator Watch
Schild & Cie.
Uhren, Uhrenteile; La Chaux-de-Fonds, Schweiz; registriert am 9.8.1921

De resto está associada directamente com a Schild & Co. entre outras marcas deles.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Sex 16 Mar 2018, 08:06
Licurgo em relógio de bolso já via alguns....
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Sex 16 Mar 2018, 11:03
Sansoni7, não tens para aí um Orator também?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Sex 16 Mar 2018, 11:06
m84 escreveu:Sansoni7, não tens para aí um Orator também?

Creio que não...mas vou pesquisar e depois informo. Very Happy
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1804
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Sáb 17 Mar 2018, 17:31
Já chegou. bounce .. primeira prova de fogo... acompanhar-me neste fim de semana de SPA...

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? B8ef3310
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Dom 18 Mar 2018, 10:24
Fica bem....
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Seg 26 Mar 2018, 16:24
bladerunner68 escreveu:Já chegou. bounce .. primeira prova de fogo... acompanhar-me neste  fim de semana de SPA...

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? B8ef3310


Parece-me muito bem! Smile E que tal, superou a prova?
Como se tem portado o mecanismo?
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1804
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Qua 28 Mar 2018, 09:25
Tem estado bem e certinho...  Apenas vou lubrificar o rotor, pois esteve uns dias no "winder" e parou.. Ou o meu "abanador" não é adequado para estas máquinas + antigas ou o rotor necessita de movimentos + bruscos... Question

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Dsc_1010
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Qui 29 Mar 2018, 00:25
Já agora, quais as dimensões do mesmo?
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1804
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Qui 29 Mar 2018, 11:04
m84 escreveu:Já agora, quais as dimensões do mesmo?

Claro que sim... diametro 37 mm s/ coroa & uma bracelete tipo Tropic (Alaska) de 18mm..
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Qui 19 Abr 2018, 17:57
Boas Smile

Tive um Diver da Orator e passei algum tempo em pesquisas também sem ter encontrado nada de relevante a não ser o facto de ser uma sub marca.

Mas existiram dezenas de marcas que depois tinham outras marcas associadas,penso que a Orator é apenas mais uma.

Achei-lhe piada pela caixa e mostrador copy paste dos Aquastar 60.

Andei com ele 3 ou 4 vezes,mas decididamente não tenho espírito de colecionador nem de ajuntador de relógios e acabei por trocá-lo numa feira das velharias no concelho de Oeiras.

Nunca cheguei a abrir o relógio para espreitar o calibre.

Em tempos tive a febre deste tipo de Divers,mais propriamente chamados de Skin Divers,mas acabei por fartar-me porque sinceramente,são todos um bocado iguais ou seja...

Independente das marcas e dos calibres que os equipam,são todos iguais na medida em que não existem diferenças nas caracteristicas dos mesmos...

Para dar um exemplo... Eu sei que um Aquastar 60 será sempre mais interessante do que o Orator ou outra marca qualquer,mas no que respeita às caracteristicas,todos falam em 20 ATM/ 200 metros ( A Cauny era mais ambiciosa,com os seus 220 metros ) ,não possuem coroa de rosca,escala é
bidireccional e o lume é residual,pelo menos em comparação com os modelos ditos profissionais.

Ou seja,falar em uns melhores do que outros,sinceramente acho descabido.

Em termos de skin Divers os meus preferidos ainda são os Cauny.

Conteúdo patrocinado

 Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história? Empty Re: Relógios ORATOR... Que sabemos? Qual a sua história?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos