Compartilhe
Ir em baixo
António Anjos

Restauro de Breitling old Navitimer vintage, ref 806, Vênus 178.

em Dom 01 Abr 2018, 17:15
Boa tarde a todos os membros,
Venho por este meio pedir ajuda para um restauro do meu Breitling old Navitimer vintage, ref 806, Vênus 178, comprado pelo meu pai à cerca de cinquenta anos.
Para além do valor monetário que o mesmo tem, este para mim tem um valor sentimental enorme pelo que gostaria de o restaurar, foi-me explicado pelos entendidos que este trabalha, precisa de uma caixa nova, um ponteiro pequeno e pintura geral do mostrador.
Alguém sabe onde ou como posso arranjar estes itens para este modelo.
Agradeço toda a ajuda que me possam disponibilizar, para poder levar a cabo esta tarefa.
Cump.
António Anjos

Antiqvarivm

Re: Restauro de Breitling old Navitimer vintage, ref 806, Vênus 178.

em Dom 01 Abr 2018, 17:42
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
@António Anjos escreveu:Boa tarde a todos os membros,
Venho por este meio pedir ajuda para um restauro do meu Breitling old Navitimer vintage, ref 806, Vênus 178, comprado pelo meu pai à cerca de cinquenta anos.
Para além do valor monetário que o mesmo tem, este para mim tem um valor sentimental enorme pelo que gostaria de o restaurar, foi-me explicado pelos entendidos que este trabalha, precisa de uma caixa nova, um ponteiro pequeno e pintura geral do mostrador.
Alguém sabe onde ou como posso arranjar estes itens para este modelo.
Agradeço toda a ajuda que me possam disponibilizar, para poder levar a cabo esta tarefa.
Cump.
António Anjos

Antes de mais, seja Bem-vindo António Anjos ao Fórum DezDez.pt, um 'cantinho' tão português para verdadeiros entusiastas de relógios .

Fale com o user @Girão, é Mestre Relojoeiro, membro bastante antigo deste Fórum e tanto quanto sei excelente profissional.
Apesar de até ser da zona de Lisboa, há quem seja de longe e recorre por regra aos seus serviços. Quanto a custos relativamente a peças e intervenção, terá que ser ele a dar-lhe um orçamento/estimativa.

O seu Navitimer justifica o restauro, mais ainda pelo valor sentimental enorme que referiu! Smile

Cumprimentos!
Sansoni7

em Seg 02 Abr 2018, 09:47
Bem vindo e reforça a opinião do user Antiqvarivm, acrescentando que sou um dos clientes do user Girão e estou muitíssimo satisfeito, com o seu trabalho e com os preços praticados.
André Afonso

em Seg 02 Abr 2018, 14:27
Bom dia, antes de mais parabéns pelo seu relógio, não se esqueça de o vir mostrar quando estiver restaurado.
A minha recomendação vai também para o Sr. Girão, ja restaurei dois relógios com ele e só tenho a elogiar o seu profissionalismo, será a melhor pessoa para o aconselhar.
No entanto e como isto é um fórum para se falar de relógios e toda a discussão é saudável e até lhe pode ser útil para alguma dúvida no restauro eu vou opinar ????. Quanto mais original melhor, ainda mais se o relógio tem um valor sentimental para si. Tenho um relógio do meu pai, muito menos valioso, que a única coisa que lhe fiz foi trocar o vidro. No seu relógio só mexia no mostrador em último recurso, primeiro a originalidade afecta o valor do relógio, fora a parte comercial secalhar até lhe daria algum gozo usar um relógio com alguma imperfeição mas que seria a imperfeição que andou no pulso do seu pai. O mesmo com a caixa se for em aço não vejo como não possa ser aproveitada.
Espero que não leve a mal os meus comentários, não sou nenhum expert e como é óbvio o seu gosto e desejo para a peça acima de qualquer opinião de terceiros. Abraço e boa sorte para o restauro.
m84

em Seg 02 Abr 2018, 14:47
Olá @António Anjos, bem vindo.

O Navitimer 806 já por si só é um relógio muito interessante e, num bom estado, pode valer algum dinheiro. São modelos icónicos da marca, mas também bastante dificeis de encontrar 100% correctos e originais.

De Breitling conheço muito pouco, mas das fotos consegue-se perceber que é a versão com o logo dos 2 aviões, ('twin jet' em vez da AOPA), e contadores a branco (em versão MAXI), por isso certamente  a partir de 1965.

Falta-lhe os ponteiros dos segundos centrais do crono, das horas do crono, e o dos segundos as 9, também já foi trocado em tempos pois não é correcto para esse modelo (provavelmente virá de um Breitling mais moderno tipo anos 70-80).

A escala interior, que deveria esta no anel branco no exterior do mostrador também já foi à vida, e talvez em tempos até sofrido algum tipo de restauro...

O que mais me preocupa é a caixa. Pois parece que já foi polida muitas vezes ou, arrisco a dizer, trocada?  Pode ser só das fotografias mas não me parece ter a forma da caixa original ao modelo. O significado da fita-cola da tampa não me entusiasma também... Por fim, a luneta também já está bastante gasta.

Para mim, esse em particular, lamento dizer, está em mau estado, mas não deixa de ser um relógio interessante e que merece ser cuidado, ainda por mais pelo valor sentimental.

No entanto, em termos de restauro, o que foi dito é um bom ponto de partida, e só você saberá o que quer fazer dele. Dito isto, a minha opinião seria em primeira instância, limpar o relógio e trocar vidro (se a limpeza não bastar), rever o mecanismo correctamente, substituir os ponteiros por originais, e  deixar o mostrador como está, apenas limpá-lo.

As marcas da idade são o que o caracterizam e o tornam único. Eu não mexia em mais nada.

Espero que não leve a mal o que disse, são apenas observações das fotografias.

Cumprimentos
m84

em Seg 02 Abr 2018, 14:57
Já agora, para referência, este é um bom exemplo do que esse seu deveria parecer com menos anos (embora não seja a versão com contadores brancos 'maxi', ou seja maiores):

António Anjos

em Seg 02 Abr 2018, 23:27
Boas, desde já venho agradecer toda a ajuda que me tem dado com o vosso conhecimento e experiência.
Aproveito para dizer que pelo que o meu pai me disse, este modelo de origem tinha a caixa de cor amarela" dourada", no entanto mais tarde ele decidi-o mandar cromar a mesma. Quanto ao ano, do mesmo, este não se recorda, apenas se lembra que o comprou numa orivesaria algures em cascais.
Voltando aos vossos comentários, gostaria muito de o restaurar, o mais parecido possível com o original.
Vou seguir o vosso conselho e procurar ajuda, ao Sr. Girão, alguém sabe como ou onde o posso contactar?
Antiqvarivm

em Seg 02 Abr 2018, 23:57
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
@António Anjos escreveu:Boas, desde já venho agradecer toda a ajuda que me tem dado com o vosso conhecimento e experiência.
 Aproveito para dizer que pelo que o meu pai me disse, este modelo de origem tinha a caixa de cor amarela" dourada", no entanto mais tarde ele decidi-o mandar cromar a mesma. Quanto ao ano, do mesmo, este não se recorda, apenas se lembra que o comprou numa orivesaria algures em cascais.
Voltando aos vossos comentários, gostaria muito de o restaurar, o mais parecido possível com o original.
Vou seguir o vosso conselho e procurar ajuda,  ao Sr. Girão, alguém sabe como ou onde o posso contactar?

Haverá com toda a certeza várias 'possibilidades' de restauro, depois de apresentadas escolherá aquela que entender que interpretará melhor aquilo que pretende ter desta peça.

Contacte o Membro @Girão via PM deste Fórum ou em alternativa por mensagem de e-mail em: http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.lu/ e deixo os meus votos de boa sorte com o restauro e um rápido regresso ao pulso!

Cumprimentos!
António Anjos

em Ter 03 Abr 2018, 10:27
Após pesquisa na net, achei um que me parece idêntico ao que possuo, no entanto, desconheço ainda o ano a que se refere?..
Cump.
Antonio

Girão
http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

em Ter 03 Abr 2018, 13:40
@António Anjos escreveu:Após pesquisa na net, achei um que me parece idêntico ao que possuo, no entanto, desconheço ainda o ano a que se refere?..
Cump.
Antonio

Viva
Estes itens em 1955 saíram com Valjoux 72.
Começaram a reedição com Vênus 178 a partir de 1956
m84

em Ter 03 Abr 2018, 22:38
@António Anjos escreveu:Boas, desde já venho agradecer toda a ajuda que me tem dado com o vosso conhecimento e experiência.
Vou seguir o vosso conselho e procurar ajuda,  ao Sr. Girão, alguém sabe como ou onde o posso contactar?

Olá de novo,
O facto de ter tido uma caixa plaqueada, é mais um detalhe importante para o resultado final.

Quando à idade do mesmo, pela minha pesquisa e dado os elementos que mencionei antes, esse relógio é certamente de a partir de 1964 (data da introdução do logótipo da Breitling 'twin jets' (os dois aviões), e pelos tamanho dos contadores (nesta configuração geral do relogio em si), ou será de entre 64-65, ou de 68-71. Entre essas datas, os contadores seriam menores como no meu exemplo anterior.
Se soubesse do numero de série, daria para apurar com mais certezas.

Para uma imagem de referência, que agora julgo ainda mais correcta:

Cumprimentos,
Girão
http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

em Ter 03 Abr 2018, 22:47
@m84 escreveu:

Olá de novo,
O facto de ter tido uma caixa plaqueada, é mais um detalhe importante para o resultado final.

Quando à idade do mesmo, pela minha pesquisa e dado os elementos que mencionei antes, esse relógio é certamente de a partir de 1964 (data da introdução do logótipo da Breitling 'twin jets' (os dois aviões), e pelos tamanho dos contadores (nesta configuração geral do relogio em si), ou será de entre 64-65, ou de 68-71. Entre essas datas, os contadores seriam menores como no meu exemplo anterior.
Se soubesse do numero de série, daria para apurar com mais certezas.

Para uma imagem de referência, que agora julgo ainda mais correcta:

Cumprimentos,
Quem "semeia colhe e quem procura sempre encontra", o M84 é um Sherlock dos relógios Thumbs Up
m84

em Qua 04 Abr 2018, 00:20
@Girão escreveu:
Quem "semeia colhe e quem procura sempre encontra", o M84 é um Sherlock dos relógios Thumbs Up

não sei se tanto! What a Face hehehehe
mas tirando o ficar com os olhos em bico de tanto tempo no ecrã e verificar e reconfirmar detalhes, é só pelo prazer da descoberta e conhecimento, pois uma pessoa está sempre a aprender! Wink
Abraço,
António Anjos

em Qui 05 Abr 2018, 09:03
Não há dúvidas é mesmo esse M 84, e é lindíssimo, vou tentar dentro das possibilidades fazer um restauro o mais fiel possível....
Sansoni7

em Qui 05 Abr 2018, 09:07
@António Anjos escreveu:Não há dúvidas é mesmo esse M 84, e é lindíssimo, vou tentar dentro das possibilidades fazer um restauro o mais fiel possível....

O user Girão é a escolha acertada para esse restauro....falo por experiência própria!
António Anjos

em Dom 08 Abr 2018, 01:34
A máquina já foi entregue ao mestre Paulo Girão, agora é ficar a aguardar o renascimento da mesma.
Antiqvarivm

em Dom 08 Abr 2018, 01:54
@António Anjos escreveu:A máquina já foi entregue ao mestre Paulo Girão, agora é ficar a aguardar o renascimento da mesma.

Ficou bem entregue e com certeza ficará muito satisfeito quando lho retornar para o seu pulso! Wink
Sansoni7

em Dom 08 Abr 2018, 11:11
@António Anjos escreveu:A máquina já foi entregue ao mestre Paulo Girão, agora é ficar a aguardar o renascimento da mesma.

Vai ver que não se arrependerá.
bladerunner68

em Dom 08 Abr 2018, 22:03
São estas máquinas que nos fazem manter esta paixão.. Laughing

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: