DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 09:52
Boas
Certamente que todos vocês no meio da vossa colecção tem uns quantos relógios quartz que raramente usam, a minha dúvida, e após pesquisar pelo assunto ainda piorou, é, se em caso de não dar-mos um uso regular a um relógio com bateria "pilha", devemos guardá-lo sem bateria, com bateria e com a coroa puxada ou com bateria e a funcionar normalmente.
No meu caso opto por guardá-los com bateria e a funcionar porque na minha forma de ver a coisa é a maneira de dar saúde ás partes móveis do mecanismo, sempre tive a ideia que se não se der uso regular essas partes móveis podem de alguma forma ficar bloqueadas, por outro lado também acho que o uso constante também aumenta a degradação das mesmas, logo diminui a vida útil do relógio scratch
Guardar com bateria e com a coroa puxada acho arriscado pois a bateria pode verter e lá foi a máquina.
Pelo sim e pelo não, todas as semanas eu passo os olhos por todos a ver se ainda estão a trabalhar e os que não estão troco logo a bateria para não correr o risco de ela vazar.
E vocês qual é o sistema que usam?
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 10:43
Eu também mantenho os quartzo sempre com pilha e a funcionar, até os que uso só pontualmente. As máquinas precisam de trabalhar, sejam mecânicas ou eletrónicas.

O que convém mesmo, como dizes, é verificar regularmente se a pilha não ficou sem carga, porque quanto mais gasta está, maior é a probabilidade de verter. Se a carga acabar, então essa probabilidade é elevada. Eu faço esta verificação 1 vez por mês. Alguns quartzo têm a indicação do "salto" de dois segundos do ponteiro dos segundos para indicar o nível baixo da carga da pilha.

Há quem puxe a coroa para não gastar a pilha mas creio que acaba por ser pior - a pilha terá tendência a gastar-se na mesma (pelo que li, e o meu agente Seiko confirmou) e aumenta-se muito a possibilidade de entrar pó e humidade para dentro da caixa.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 11:16
Sempre a aprender...
Por aqui, coroa puxada para poupar a pilha e verificação periódica da carga da pilha.
@nmfl o teu agente Seiko deu alguma explicação para o facto de o relógio gastar a pilha de igual forma quer esteja a trabalhar ou parado?
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 11:31
Não, mas lembro-me que referiu que os relógios gastam a carga da pilha mesmo na posição de paragem do movimento, com a coroa puxada até ao fim. Claro que devem gastar menos mas, supostamente, sempre gastam algo. Acaba por fazer sentido, os dispositivos eletrónicos em geral acabam por gastar sempre alguma energia mesmo quando estão desligados mas ligados à eletricidade ou com uma bateria instalada.

Mas o pior da questão da coroa puxada nem me parece esse, mas sim o facto de entrar mais facilmente humidade e pó na caixa, a menos que estejam bem guardados e se use um sistema de controlo da humidade, como há quem faça. Eu sou muito básico e só uso saquetas de silica nas gavetas onde os tenho Laughing
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 11:39
Por ca ja tenho pensado nisso, e estão com pilha e sempre a trabalhar. Embora tenha 3 que a tampa dão muita luta.... Embarassed
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 12:02
nmfl escreveu:..... só uso saquetas de silica nas gavetas onde os tenho Laughing

Obrigado pela explicação.
Eu nem saquetas de sílica...só «caixinha»...mas a casa é quentinha e sem humidade.... Very Happy
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 12:32
Bom tópico! Nunca dei muita importância aos relógios de pilha, normalmente quando os vejo estão a trabalhar, normalmente estão certos, mas tenho de passar a ver com mais atenção, para o caso de um decidir parar para trocar logo a pilha.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 14:20
Também uso as saquetas de sílica mas confesso que apenas nos relógios que possuem bracelete em tecido ou pele, que por natureza tem tendência para absorver a humidade quanto mais não seja da nossa pele.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 14:43
Deixar os relógios com a coroa puxada não me convence. Uma grande vantagem dos quartzo é precisamente que cada vez que ponho um não preciso de o estar a acertar. Só depois, durante o dia, passo uns momentos a pô-lo exactamente certo com o relógio do computador, mas isso já é mero disfrute! Mas é curiosa a precisão de alguns quartzo, impressionante mesmo!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qua 31 Jul 2019, 22:31
Se estiverem a funcionar bem, eu deixo-os correr. Se a pilha tiver acabado e não ter planos de a trocar em breve, retiro-a e volto a guardar o relógio.
Deixar com a coroa para fora também não me convence.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qui 01 Ago 2019, 08:15
Estamos a necessitar da opinião do Mestre Girão!
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Qui 01 Ago 2019, 12:10
Sansoni7 escreveu:Estamos a necessitar da opinião do Mestre Girão!

Que muita falta tem feito no fórum Neutral
Conteúdo patrocinado

Guardar relógios quartz com ou sem bateria? Empty Re: Guardar relógios quartz com ou sem bateria?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos