DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Estado da colecção  Empty Estado da colecção

Sex 07 Fev 2020, 23:05
Estado da colecção  76315a10

Esta é a minha modesta colecção actual. Da esquerda para a direita, por ordem cronológica:

- Omega 30T2 (anos 40)
- King Seiko 4502-8010 de 1970
- Seiko 5 7009-4040 de 1973
- Seiko SKX007
- Seiko SARB033

Existe um lugar vago na caixa. O que acham que falta aqui? Um cronógrafo? Outro diver? Um SARB035 para combinar com o SARB033?
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 09:53
Ficava bem um cronógrafo, de facto.
E, se gostas de cronógrafos, talvez faça mais sentido do que “mais do mesmo” com outro SARB.
Qual é o orçamento?
Preferes “insistir” na Seiko ou derivar para outra marca?
Tendes mais para o vintage ou para o mais recente?
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 12:07
hibeater escreveu:Ficava bem um cronógrafo, de facto.
E, se gostas de cronógrafos, talvez faça mais sentido do que “mais do mesmo” com outro SARB.
Qual é o orçamento?
Preferes “insistir” na Seiko ou derivar para outra marca?
Tendes mais para o vintage ou para o mais recente?

Eu ainda estou a "afinar" o meu gosto. O relógio que eu uso mais é sem dúvida o SARB. Tem as dimensões perfeitas para mim (38 mm), é super confortável e bonito. Só não gosto muito dos ponteiros. A ideia do 035 era precisamente porque gosto tanto do 033 que gostava de o ter para ir variando no dia-a-dia. Se calhar o 033 ficava com a bracelete de metal e o 035 numa pulseira em pele castanha.

Se tendo mais para o vintage ou para o mais recente? É uma pergunta difícil. Não gosto da moda actual dos relógios enormes, como já deu para perceber. Mas também confesso que não me dá muito prazer usar um relógio cheio de marcas, todo riscado, desafinado. Mas quando se encontra um em boas condições é muito gratificante. O meu King Seiko está em óptimo estado e um prazer olhar para esse relógio. O Seiko 5 já não tanto.

Quanto aos cronógrafos eu antigamente achava que gostava deles (os meus swatch são quase todos cronógrafos), mas desde que entrei neste mundo dos relógios mecânicos comecei a achar que gosto mais de relógios mais simples. Claro que gostava de ter um Speedmaster e o teu Seiko Panda é extremamente apetecível!

Um relógio que eu adoro, mas que por razões que não é difícil de entender é o Rolex Explorer II. Daí que também já tenha pensado num dos novos Seiko Alpinist, o modelo que tem o mostrador. Mas o logo Prospex que resolverem meter no mostrador e o cyclops deixam-me de pé atrás. O famoso SARB017 com o mostrador verde não me diz nada. Não gosto.

Se me quero manter na Seiko? Eu gosto dos Seiko não só porque considero terem uma excelente relação preço/qualidade/caracterísiticas, mas porque me fascina a cultura japonesa, a obsessão deles pela perfeição, etc. Mas não descarto procurar alternativas noutras marcas. Um Tudor BB58 era bem vindo, mas neste momento está fora do orçamento. Também acho alguma piada aos Oris Divers 65.

O budget não está definido, depende daquilo que for aparecendo. Mas nunca acima dos 1K.

Obviamente que eu é que tenho que traçar o meu caminho, mas acho que este fórum também serve como inspiração e provocação, daí ter pedido a vossa opinião! Smile

Abraços
SergioPt
SergioPt
Mensagens : 86
Data de inscrição : 11/01/2017

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 12:13
É preciso ter cuidado com comprar relógios só porque falta "X" na coleção, compra relógios que gostes e te façam feliz e não porque te falta um cronógrafo...
Mas se é disso que estás a procura e gostas de estilo vintage e simples os seagull 1963 são muito porteiros e talvez te satisfaçam o desejo de um cronógrafo sem teres que vender a sogra...
SergioPt
SergioPt
Mensagens : 86
Data de inscrição : 11/01/2017

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 12:14
Já agora, sem querer estar a usurpar o tópico, vai uma foto da minha...


Estado da colecção  Img_2018
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 12:58
Ok, já é uma ideia.
Nos cronógrafos e nessa gama de preços, podes ponderar o Junghans max bill Chronoscope ou Hamilton Intra-Matic.
É capaz de ser difícil arranjar um na casa dos 1000 euros certos (o Hamilton talvez um pouco mais difícil ainda, pelo que tenho visto), mas com um pouco de paciência e sorte até pode ser que surja algum negócio.
O Seagull também é muito interessante e podes ainda tentar apanhar algum Omega Dynamic (a versão sem cronógrafo anda mais perto dos 1000) que é bastante apreciado pelos colecionadores.
A Sinn também tem alguns modelos a rondar os mil euros (o 556 é um relógio espetacular), tal como acontece com o Rado Captain Cook, que é bem fixe!
Podes também procurar outros modelos da Hamilton, da Longines ou da Oris, que és capaz de arranjar alguma coisa nas versões mais simples.
Para os lados do sol nascente tens ainda a Orient, se conseguires digerir bem aquele logo hediondo Very Happy
Enfim, escolhas não faltam, se bem que o limite dos 1000 euros talvez restrinja bastante os "bons" resultados (por "pouco mais", tipo 1200 ou 1300, as opções são ainda mais apetecíveis, a meu ver).
Se aceitas um conselho, faz uma busca por gama de preços mas não ponhas o limite superior mesmo nos 1.000 euros.
Para referência, vê esta que fiz na Chrono24 para basear a minha resposta: https://www.chrono24.pt/search/watch-overview.htm?style=&caseMaterials=&caseDiameter=&sortOrder=0&priceFrom=0&priceTo=1500&manufacturer=&wizardUsed=false&_sourcePage=W7O-P5PMbz4qahIEGUa8JFgqZS3Z9mq4gkVkl9VgE95ktdUdIuw78UyQjEWZAIugGjML2VtoPrSsHcF5wq3FHC2GKRb_8_PjXC-8-k5RXDc%3D&__fp=KDZdmkFsqvvmNe6x1on21CfIRgTjJtlyL-_haldDkLoMJV6ved_I51WhdaIk7SgI9uO-q2BfZsLZNJJidQcw3vNf_qwFyhrqnK77xodLPcJVTSH5aK5c9g%3D%3D&__at=1581164915.7PeZDar9UQStJPFqiHJhFLL9aeeZuh9vmDKOWMnmyQY.AXG1VdiDrCmvfSyVxNQwKOcjSd8e
Depois, verificas o que há e identificas o que gostas.
A seguir, reduzes o universo a esses modelos de que gostas e tentas identificar os mais baratos que estejam à venda por vendedores particulares (é mais difícil obter grandes "descontos" quando são comerciantes) e em estado que consideres aceitáveis.
Finalmente, quando concluíres que há algum(ns) que não te importarias de comprar, ofereces um preço "descarado" e vês se o vendedor vai atrás.
Se isso acontecer, tentas negociar o preço até ao limite que consideras que o relógio "vale"/estás disposto a pagar.
Surpreendentemente, às vezes eles aceitam e "lixam-nos" bem lixados, mas acabamos por comprar peças a valores bem simpáticos e que não nos "pesam" tanto na consciência (nem na carteira), por ficarmos convencidos de que fizemos um bom negócio!
Lucas Petry
Lucas Petry
Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/08/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 13:49
Para o meu gosto eu iria de Diver, ou poderia ser algum militar da Seiko.
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 17:42
Obrigado pelas sugestões @hibeater. O Rado Captain Cook já anda debaixo do meu radar há algum tempo. O Sinn 556 é bonito, mas talvez excessivamente simples. Não sou grande fã do Junghans nem do Hamilton.
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 18:05
Sempre às ordens.
Não sei se és de Lisboa ou não mas, caso sejas e queiras ver o Panda, é só combinar!
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Sáb 08 Fev 2020, 22:51
Porto. Mas vou estar em Lisboa no final deste mês. Pode ser que dê para ir ver o Panda.
SergioPt
SergioPt
Mensagens : 86
Data de inscrição : 11/01/2017

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Seg 24 Ago 2020, 19:14
Ora "despachei" o steinhart para me mandar ao oris 65

Estado da colecção  Img_2029
Conteúdo patrocinado

Estado da colecção  Empty Re: Estado da colecção

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos