DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Comprei um "pisa papeis" Empty Comprei um "pisa papeis"

Sáb 06 Jun 2020, 18:32
Continuado a abrir as encomendas desta semana...

Digo que comprei um pisa papeis porque não sei se vou ter coragem de usar este. É tão antigo que até tenho medo de lhe dar corda.

Comprei um "pisa papeis" Img_9930

Tanto a caixa como o mostrador são em prata esterlina de 935/1000. Tendo recebido contraste na cidade de Chester no ano de 1863.

Comprei um "pisa papeis" Thomas11

Comprei um "pisa papeis" Thomas12

Comprei um "pisa papeis" Thomas13

O relógio foi construído por um tal de Thomas E, Stubbs da cidade de Liverpool. O que me tem dado a volta à cabeça principalmente aquela vírgula a seguir ao "E" :angry-banghead:.

Será que eram dois sócios, um Thomas e outro Stubbs que em vez de escreverem "&" colocaram "E," ? Será que era um Thomas E. Stubbs ou um Thomas E. que teria oficina na rua Stubbs?

Na altura a cidade de Liverpool era um dos centros relojoeiros de Inglaterra e do mundo, existindo várias centenas de empresas ligadas ao fabrico de relógios.

Fartei-me de procurar nos vários directórios de lojas e empresas de Liverpool mas não encontrei nenhum que encaixasse no perfil que procurava Mad.

Comprei um "pisa papeis" Thomas14

A pedra da roda do balanço foi-me vendida como sendo um diamante e embora essa descrição seja usada em muitos relógios semelhantes da época, penso que a ser verdade isso iria aumentar em muito o valor da peça. Estou mais inclinado para que seja uma safira incolor ou na pior das hipótese um quartzo hialino.

Uma coisa é certa, é uma pedra natural pois o processo de produção de pedras artificiais só foi inventado em 1902.

A roda do balanço é em ouro, mas não faço ideia se é maciço ou apenas um banho.

Comprei um "pisa papeis" Thomas15
As chamadas "janelas de Liverpool" características dos relógios fabricados nesta cidade. São constituídas por grandes cavidades onde eram aplicadas as pedras, também elas de dimensões pouco comuns.


Para além de ser o meu primeiro relógio portátil a usar um sistema de chave para dar corda e acertar os ponteiros, é também o meu primeiro relógio de fuso (é por isso que tenho tanto medo de lhe dar corda, embora tenha um sistema que impede que a corda seja enrolada em excesso).

Comprei um "pisa papeis" Fusee10

Para quem possa não saber, o sistema de fuso consiste num mecanismo dotado de uma pequena corrente enrolada em torno de um fuso e que regula a força libertada pela corda do relógio. Com este sistema a corda produz a mesma força ao longo de todo o processo de desenrolamento, contribuindo para aumentar a precisão do relógio.
Comprei um "pisa papeis" 450px-10 Comprei um "pisa papeis" Fusee210

Apesar de ser uma excelente invenção o sistema de fuso apresenta alguns problemas e desvantagens.

  1. a corrente é frágil, difícil de construir e dispendiosa;
  2. todo o sistema aumenta a espessura e o peso do relógio;
  3. quando é necessário trocar a corda do relógio é preciso recalibrar todo o sistema;
  4. se a corrente parte, a corda desenrola e a porção da corrente que permanece ligada ao tambor da corda faz efeito de chicote danificando as restantes peças.


Comprei um "pisa papeis" Thomas16

Apesar dos seus 157 anos continua a ter um precisão impressionante, variando menos de 1 min. em 24h.
O que para mim está mais do que bom.
ElMuchacho
ElMuchacho
Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/12/2019
Localização : Porto

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Sáb 06 Jun 2020, 19:51
Muito interessante esse sistema de fuso, não conhecia!
O ponteiro debaixo do balanço é para regular o relógio?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Sáb 06 Jun 2020, 20:46
ElMuchacho escreveu:O ponteiro debaixo do balanço é para regular o relógio?

Correcto e afirmativo.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Sáb 06 Jun 2020, 23:24
Peça muito gira. E mais uma para dar a volta a cabeça aos mais curiosos Laughing

Vê se consegues alguma coisa a partir dos registos de casamento de Liverpool. Ao contrário dos nossos, grande parte deles contêm a profissão dos noivos e dos pais, portanto poderá ser mais fácil encontrar o(s) teu(s) Stubbs: https://www.ancestry.co.uk/ai/collections/UK/LiverpoolRecordOffice?o_xid=107930&o_lid=107930&o_sch=Library%2fAssoc.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Sáb 06 Jun 2020, 23:30
Bela peça @SquareWatch, para além de tudo que referiste o relógio apresenta também um belo trabalho de "engraving".
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Dom 07 Jun 2020, 13:40
Mais uma maravilha @SquareWatch! Até é ofensivo chamares-lhe pisa papéis, tadinho!  Thumbs Up

Muito interessante! Se conseguires mais informação conta! 

PS: @Tempus fugit, não há registos de nascimentos nesse site? A minha bisavô era de Liverpool, e foi baptizada em 28 de março de 1880 numa igreja em Westminster, tenho o copo de baptismo dela em prata com a inscrição. Já tentei uma vez investigar mas não encontrei nada.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Dom 07 Jun 2020, 14:43
Obrigado @Tempus fugit não me tinha lembrado de procurar nos registos de casamento.

@JPP existe também este site familysearch que é de registo gratuito. Foi a partir dele que encontrei os primeiros dados sobre o "meu" Dr. John Peter Carmichael.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Dom 07 Jun 2020, 18:33
Obrigado @SquareWatch, vou ver. Entretanto, já me inscrevi no Ancestry, parece interessante, com tempo verei melhor.

Abraço
Conteúdo patrocinado

Comprei um "pisa papeis" Empty Re: Comprei um "pisa papeis"

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos