DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 19:21
Olá a todos,

É com muito pesar que escrevo este post, passo em seguida a explicar o sucedido.

Fiz uma venda deste Omega Seamaster Cal. 601 REF. 135.011. Estive bastante hesitante em vender o relógio porque o adorava mas precisei de realizar dinheiro.
Fiz a venda pelo OLX. O vendedor pagou por transferência bancária e eu fiz o envio por correio registado. No dia após o envio, constatei no site dos CTT que a encomenda não tinha sido entregue por "endereço incorrecto/incompleto". Na altura não fiquei preocupado porque achei que a encomenda iria retornar para a minha posse. Passaram-se uns tempos e nada, a encomenda não saía do sítio em que se encontrava. Apresentei reclamação junto dos CTT, tentei absolutamente tudo e ninguém disse absolutamente nada.
Com o comprador, infelizmente, vi-me na obrigação de devolver o dinheiro que tinha pago porque este cumpriu com a parte dele, até porque o endereço está de facto correcto. Imagine-se só que, no endereço, continha "Centro de Estágio do Futebol Clube do Porto", tinha a morada e o código postal. Tudo bate certo e, portanto, não existe "endereço incorrecto/incompleto". Alguém me consegue ajudar nesta situação? Já apresentei reclamação junto dos CTT (já se passaram 2 meses), já apresentei queixa no livro de reclamações e abri uma queixa no tribunal arbitral. 

Caso alguém saiba so paradeiro do relógio, poderiam informar-me? Denotar que o relógio tem uma marca muito característica, tem uma marca junto dos ponteiros que deve ter sido feita quando tiraram os ponteiros."Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Img_4111
"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Img_4110
"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Img_4112

Muito obrigado e boas festas,

André S.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 19:34
Realmente é uma pena e uma chatice, suceder uma coisa dessas. Mas já fizeste tudo o que te podíamos aconselhar. Agora, mesmo que o encontres à venda algures, não vai ser fácil provar que era teu. Mas fizeste bem em colocar o post aqui, já é uma prova. 

Isso cheira mais a esquema do que a desaparecimento! Por essas e por outras é que agora eu faço sempre os envios com o valor declarado, assim, se desaparecer, pelo menos recebo o dinheiro na mesma!
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 19:39
JPP escreveu:Realmente é uma pena e uma chatice, suceder uma coisa dessas. Mas já fizeste tudo o que te podíamos aconselhar. Agora, mesmo que o encontres à venda algures, não vai ser fácil provar que era teu. Mas fizeste bem em colocar o post aqui, já é uma prova. 

Isso cheira mais a esquema do que a desaparecimento! Por essas e por outras é que agora eu faço sempre os envios com o valor declarado, assim, se desaparecer, pelo menos recebo o dinheiro na mesma!

O provar não será muito complicado porque cada relógio tem o número de série no mecanismo e não há dois iguais. O problema será mesmo encontrá-lo.

Sim, foi o que pensei. Honestamente, quero pensar de boa fé e que o comprador não teve nada haver com o sucedido e, provavelmente não teve. Mas é bastante estranho.

No que concerne ao valor declarado, como funciona? Estive a ver e há um limite de 5000€. No caso de haver o extravio, somos reembolsados no valor declarado? Mesmo que eu tenha declarado 5000€ em uma coisa de 10€?

old20age gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 20:00
ansoa escreveu:
JPP escreveu:Realmente é uma pena e uma chatice, suceder uma coisa dessas. Mas já fizeste tudo o que te podíamos aconselhar. Agora, mesmo que o encontres à venda algures, não vai ser fácil provar que era teu. Mas fizeste bem em colocar o post aqui, já é uma prova. 

Isso cheira mais a esquema do que a desaparecimento! Por essas e por outras é que agora eu faço sempre os envios com o valor declarado, assim, se desaparecer, pelo menos recebo o dinheiro na mesma!

O provar não será muito complicado porque cada relógio tem o número de série no mecanismo e não há dois iguais. O problema será mesmo encontrá-lo.

Sim, foi o que pensei. Honestamente, quero pensar de boa fé e que o comprador não teve nada haver com o sucedido e, provavelmente não teve. Mas é bastante estranho.

No que concerne ao valor declarado, como funciona? Estive a ver e há um limite de 5000€. No caso de haver o extravio, somos reembolsados no valor declarado? Mesmo que eu tenha declarado 5000€ em uma coisa de 10€?

Isso não sei, mas é suposto ser um seguro para o valor que declararmos. Se pagares o seguro do valor de 5000 por uma coisa de 10 e ficares à espera que se perca, ainda vais perder muito dinheiro antes de ter sorte  Razz Wink
Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 21:19
Como o @JPP disse já fizeste o que podias, é uma chatice quando as coisas não correm bem, também já tive azares que até hoje não ficaram resolvidos e duvido que venham a ficar.
Da minha parte vou estar atento.
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 22:48
JPP escreveu:
ansoa escreveu:
JPP escreveu:Realmente é uma pena e uma chatice, suceder uma coisa dessas. Mas já fizeste tudo o que te podíamos aconselhar. Agora, mesmo que o encontres à venda algures, não vai ser fácil provar que era teu. Mas fizeste bem em colocar o post aqui, já é uma prova. 

Isso cheira mais a esquema do que a desaparecimento! Por essas e por outras é que agora eu faço sempre os envios com o valor declarado, assim, se desaparecer, pelo menos recebo o dinheiro na mesma!

O provar não será muito complicado porque cada relógio tem o número de série no mecanismo e não há dois iguais. O problema será mesmo encontrá-lo.

Sim, foi o que pensei. Honestamente, quero pensar de boa fé e que o comprador não teve nada haver com o sucedido e, provavelmente não teve. Mas é bastante estranho.

No que concerne ao valor declarado, como funciona? Estive a ver e há um limite de 5000€. No caso de haver o extravio, somos reembolsados no valor declarado? Mesmo que eu tenha declarado 5000€ em uma coisa de 10€?

Isso não sei, mas é suposto ser um seguro para o valor que declararmos. Se pagares o seguro do valor de 5000 por uma coisa de 10 e ficares à espera que se perca, ainda vais perder muito dinheiro antes de ter sorte  Razz Wink

Peço desculpa, talvez eu não me tenha expressado bem. O que eu queria saber é qual a fiabilidade do valor declarado porque parece-me a mim que os CTT descartam-se sempre da situação. Nesse sentido perguntei, caso uma encomenda que tenha uma valor real de 10€ e valor declarado de 5000€ seja perdida, o cliente recebe mesmo os 5000€? Sem ter que provar nada? 
Eu pergunto porque acho curioso como funciona esta questão. Se a mim já se passaram mais de 2 meses e não me responderam, imagino se tivesse um seguro de 5000€.
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 22 Dez 2020, 22:51
Duca749 escreveu:Como o @JPP disse já fizeste o que podias, é uma chatice quando as coisas não correm bem, também já tive azares que até hoje não ficaram resolvidos e duvido que venham a ficar.
Da minha parte vou estar atento.
Muito obrigado pela atenção.
O que me "dói" mais é que eu gostava imenso do relógio e precipitei-me ao vendê-lo porque ele avariou e no COVID tem sido díficil arranjar os relógios (porque implica que eu use transportes públicos e estou a evitar essa situação).
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qua 23 Dez 2020, 00:46
ansoa escreveu:
Duca749 escreveu:Como o @JPP disse já fizeste o que podias, é uma chatice quando as coisas não correm bem, também já tive azares que até hoje não ficaram resolvidos e duvido que venham a ficar.
Da minha parte vou estar atento.
Muito obrigado pela atenção.
O que me "dói" mais é que eu gostava imenso do relógio e precipitei-me ao vendê-lo porque ele avariou e no COVID tem sido díficil arranjar os relógios (porque implica que eu use transportes públicos e estou a evitar essa situação).

Uma ideia ou duas:
- envolver o provedor do cliente dos CTT.
- apresentar queixa na polícia.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qua 23 Dez 2020, 01:05
@ansoa, eu acho que eles têm de pagar o valor que foi declarado e mais nada. Para isso se paga o "seguro". Agora se eles fogem com o rabo à seringa, ai isso devem fugir sim. 

Se fosse a ti ia chatear mesmo o chefe do posto onde fizeste o envio e ia enviando e-mails, ia ao Portal da Queixa, etc! Com um bocado de insistência és capaz de conseguir resultados!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qua 23 Dez 2020, 07:40
Viva
Já tive uma situação parecida .
Vários relógios desapareceram para sempre.
Recebi o valor declarado depois de apresentar declaração do valor da encomenda «perdida»...que era muiiiiito superior ao valor declarado.
Insiste na Reclamação...incluindo no «Livro amarelo»!
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qua 23 Dez 2020, 21:54
Enviei duas encomendas, uma com um relógio de algumas centenas de euro e noutra ia uma Pelikan M1000 que também é bastante cara, mais outras coisas de menor valor em ambas as encomendas. Embora tivessem o mesmo destino, foram em encomendas separadas para prevenir que se perdesse tudo. Fiz seguro para ambas as encomendas e na altura disseram que caso a encomenda desaparecesse teria de fazer prova do valor declarado ou seja tinha de ter as facturas do que ia lá dentro.

Até se compreende. Há que garantir que quem furta a encomenda não veja a suas expectativas defraudadas. Shocked
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qui 24 Dez 2020, 13:33
Bom dia a todos 


realmente esta é uma situação muito desagradável ,,, e os CTT poem sempre o rabinho de fora quando isto acontece  ...

eu nunca enviei relógios nem objetos pelos CTT mas tenho que enviar para varias empresas com que trabalho documentos importantes e muitas vezas cheques de cliente para fazerem pagamentos ...

já tive o dissabor de um envio de cheques de clientes se ter extraviado o que causou vários problemas para os cancelar nos bancos ,,, e outra carga de trabalhos para reaver os de substituição ....

na altura depois de muitas queixas e vários dias perdidos sem nenhuma resolução uma funcionaria deu-me a dica de passar a enviar sempre tudo por CTT Expresso pois vai registado e é entregue em mão e se não conseguirem entregar na 1 vez voltam a ir ao local entregar mais 2 ou 3 vezes até o mesmo ser entregue ... e com isto já são 4 anos a enviar regularmente por este serviço e nunca mais tive problemas nenhuns ... o valor é perto dos  10 € mas vale apena no meu caso ... 

quando se envia por este serviço fica logo registado o nome e numero de telefone de quem envia e de quem vai receber e ao fim de umas horas recebem ambos uma mensagem dos CTT com o registo para poderem seguir a encomenda normalmente entregam entre as 24h e as 48h  ,, este serviço só dá para enviar para Portugal e Espanha não dá para mais nenhum pais ! para outros países normalmente envio pala DHL ou outra transportadora mas ai o serviço é muito mais caro     

espero que ajude a todos para futuros envios ,,, 

e quanto ao relógio que está desaparecido vou estar atento também pois pode aparecer por ai a ser vendido 

Boas Festas

Sansoni7 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 29 Dez 2020, 17:05
Uma boa alternativa, sem dúvida, obrigado pela partilha @Nuno Graça!
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ter 29 Dez 2020, 18:34
Olá a todos,

Muito grato pela partilha da vossa opinião.

No que concerne aos CTT já fiz de tudo e já tentei tudo. Ao falar com as pessoas que conseguem ver o caso disseram-me que estava em uma base qualquer e que dentro de dias deveria de receber uma resposta (isto dia 6 de dezembro), até hoje nada.
Restou-me recorrer ao tribunal arbitral para ver o que se pode fazer. Após me aconselhar, o que accontece é que o meu caso é muito peculiar. é peculiar porque houve uma tentativa de entrega mas que não foi bem sucedida pelo endereço incorrecto/insuficiente. Após essa situação, não há dados de onde está a encomenda, ou seja, se ela se extraviou foi após não terem conseguido entregar. E, neste ponto, é que está a peculiaridade porque o endereço está correcto, significando que se eles cumprissem com o trabalho deles, a encomenda não tinha sido perdida. 
Resta-me agora esperar pela mediação do Tribunal Arbitral. Duvido muito que respondam mas, em todo o caso, irei até às últimas instâncias para reaver o dinheiro.

Boas festas a todos!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qua 30 Dez 2020, 10:38
ansoa escreveu:Olá a todos,

Muito grato pela partilha da vossa opinião.

No que concerne aos CTT já fiz de tudo e já tentei tudo. Ao falar com as pessoas que conseguem ver o caso disseram-me que estava em uma base qualquer e que dentro de dias deveria de receber uma resposta (isto dia 6 de dezembro), até hoje nada.
Restou-me recorrer ao tribunal arbitral para ver o que se pode fazer. Após me aconselhar, o que accontece é que o meu caso é muito peculiar. é peculiar porque houve uma tentativa de entrega mas que não foi bem sucedida pelo endereço incorrecto/insuficiente. Após essa situação, não há dados de onde está a encomenda, ou seja, se ela se extraviou foi após não terem conseguido entregar. E, neste ponto, é que está a peculiaridade porque o endereço está correcto, significando que se eles cumprissem com o trabalho deles, a encomenda não tinha sido perdida. 
Resta-me agora esperar pela mediação do Tribunal Arbitral. Duvido muito que respondam mas, em todo o caso, irei até às últimas instâncias para reaver o dinheiro.

Boas festas a todos!

Sendo assim a responsabilidade é deles, sem dúvida, mas como não fizeste com o valor declarado, vai ser difícil. Até porque não consegues provar o que lá ia dentro. Com valor declarado já haveria qualquer coisa, um indício, pois ninguém paga um seguro por um valor que não existe dentro de um envelope, e esse é um forte argumento.

Bom, desejo-te boa sorte com o assunto e vai-nos pondo ao corrente!  Wink

Um abraço, festas felizes
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Qui 31 Dez 2020, 19:37
JPP escreveu:
ansoa escreveu:Olá a todos,

Muito grato pela partilha da vossa opinião.

No que concerne aos CTT já fiz de tudo e já tentei tudo. Ao falar com as pessoas que conseguem ver o caso disseram-me que estava em uma base qualquer e que dentro de dias deveria de receber uma resposta (isto dia 6 de dezembro), até hoje nada.
Restou-me recorrer ao tribunal arbitral para ver o que se pode fazer. Após me aconselhar, o que accontece é que o meu caso é muito peculiar. é peculiar porque houve uma tentativa de entrega mas que não foi bem sucedida pelo endereço incorrecto/insuficiente. Após essa situação, não há dados de onde está a encomenda, ou seja, se ela se extraviou foi após não terem conseguido entregar. E, neste ponto, é que está a peculiaridade porque o endereço está correcto, significando que se eles cumprissem com o trabalho deles, a encomenda não tinha sido perdida. 
Resta-me agora esperar pela mediação do Tribunal Arbitral. Duvido muito que respondam mas, em todo o caso, irei até às últimas instâncias para reaver o dinheiro.

Boas festas a todos!

Sendo assim a responsabilidade é deles, sem dúvida, mas como não fizeste com o valor declarado, vai ser difícil. Até porque não consegues provar o que lá ia dentro. Com valor declarado já haveria qualquer coisa, um indício, pois ninguém paga um seguro por um valor que não existe dentro de um envelope, e esse é um forte argumento.

Bom, desejo-te boa sorte com o assunto e vai-nos pondo ao corrente!  Wink

Um abraço, festas felizes

De qualquer das maneiras eu acho que será sempre um cenário muito complicado. 
A questão do valor do valor declarado leva-me uma outra abordagem. Eu tenho as conversas OLX que datam a antes da encomenda ter "desaparecido" (assumindo que desapareceu). Isso prova o valor da encomenda? 
Agora imagine-se que eu declarava um valor. Eles iam-me pedir provas do valor (pelo que o colega @Sansoni7 partilhou). Nesse caso, o que eu iria facultar aos CTT seria, de igual modo, a conversa OLX. A questão é: isto prova o valor para umas coisas e outras não? 
Quanto ao envelope ter ou não ter a encomenda acho que não podem alegar que não ia lá o relógio. Posso dar imensos argumentos que "comprovem" esse facto, um deles é de ter a conta OLX desde 2014, o peso da encomenda é outro indício e as mensagens enviadas. Tudo isto são pontos que, em frente a um Juíz, creio que levará a uma conclusão que corresponde à realidade- que o relógio ia dentro do envelope. Logicamente nenhuma prova efetivamente que lá ia o relógio mas dizer que não ia é conspiração o que não aconteceria. 

Enfim, acho que vai ser algo que ainda me vai dar muitas dores de cabeça mas acho que se irá resolver pelo simples facto dos CTT não ter cumprido o serviço e isso ter originado a perda do pacote.

Um abraço e festas felizes!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Sáb 02 Jan 2021, 10:23
Quando me pediram prova do valor, enviei um doc elaborado por mim com um valor unitário que determinei, sem qualquer comprovativo.
Pagaram-me o seguro efectuado e que ficava muito aquém do valor que declarei.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Sáb 02 Jan 2021, 14:15
Pois, sinceramente, não tenho experiência nestas situações, a única coisa que me parece certa é que se eu pago um "prémio" por enviar um pacote com valor declarado, em caso de desaparecimento eles terão de pagar o valor declarado. Caso contrário esse serviço não serviria para nada. Já quando a encomenda se perde sem ter valor declarado, eu penso que eles têm uma regra que os obriga a pagar o custo do envio e nada mais. Mesmo que se comprove qual o valor do bem desaparecido. Pois, dirão eles, para segurar o valor do bem, existe o serviço "valor declarado" ...  :confusion-scratchhe
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Sex 17 Mar 2023, 19:30
Olá a todos, 

Não sei se irão receber a notificação deste meu comentário mas deixo aqui um update no caso.

Tentei resolver as coisas diretamente com os CTT na altura. Passaram-se meses e nada, os CTT diziam para esperar, deram um prazo de resposta e foram muito além desse prazo. 
Acabei por abrir uma reclamação junto do Tribunal Arbitral do Consumo (gratuito para toda a gente). Curiosamente, enquanto o jurista tentava mediar a situação, os CTT contactaram-me para me darem uma mísera indemnização de 27€. 
Como se tratava de uns míseros 27€ e a história tinha sido toda muito mal contacta, fui avante e fui a juízo. Passados alguns anos, fui chamado a tribunal e os CTT também, eles não apareceram. Expus a minha situação e passados cerca de 3 anos, finalmente, saiu um juízo. Foi-me dada uma indmenização bastante mais alta do que o proposto mas, mesmo assim, não cobriu o valor do relógio.

Ou seja, moral da história, nunca enviem nada sem valor declarado. Foi duro mas aprendi.

Sansoni7 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

"Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT Empty Re: "Desaparecimento" de um Omega Seamaster com os CTT

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos