DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Atmos LeCoultre | 1972

Sex 05 Mar 2021, 16:29
Como mencionei num tópico anterior, a minha paixão relojoeira não se limita aos relógios de bolso, apesar de ser essa área a que me desperta maior interesse, mas a todos os relógios, independentemente da forma como são apresentados.

Um tipo de relógios de que gosto particularmente são os de mesa esquelitizados, (mecanismo à vista). Nesse contexto, das várias dezenas que possuo há um de que gosto particularmente: o Atmos da LeCoultre.

É um relógio excepcional, com uma engenharia de vanguarda, apesar de ser criada em... 1928. A partir daí nunca mais a LeCoultre deixou de os fabricar. É o primeiro e único relógio no mundo que não necessita de corda para funcionar e pode fazê-lo durante 400 anos.

O relógio é acionado por uma mola principal, que é enrolada pela expansão e contração de cloreto de etila líquido e gasoso num depósito interno de metal hermeticamente fechado . O cloreto de etila vaporiza numa câmara de expansão à medida que a temperatura sobe, comprimindo uma mola em espiral; com uma queda na temperatura, o gás condensa e a mola em espiral expande-se, enrolando a mola principal. Este movimento constante enrola a mola principal. Uma variação de temperatura de apenas um grau na faixa entre 15 ° C e 30 ° C, ou uma variação de pressão de 3 mmHg , é suficiente para dois dias de actividade.

Para funcionar o relógio com essa pequena quantidade de energia, tudo no Atmos deve ser o mais livre de fricção possível. Para cronometrar, ele usa um pêndulo de torção , que consome menos energia do que um pêndulo comum . O pêndulo de torção tem um período de precisamente um minuto; trinta segundos para girar numa direção e trinta segundos para retornar à posição inicial. Isso é trinta vezes mais lento do que o pêndulo de 0,994 m  de segundos normalmente encontrado num relógio de caixa alta , onde cada oscilação (ou meio período) leva um segundo.

O primeiro relógio movido a mudanças na pressão atmosférica e temperatura foi inventado por Cornelis Drebbel no início do século XVII. Drebbel construiu 18 exemplares, sendo os dois mais notáveis ​​para o rei Jaime VI e I da Grã-Bretanha e para Rodolfo II da Boêmia . O relógio King James era conhecido como Eltham Perpetuum e era famoso em toda a Europa. É mencionado em duas obras de Ben Jonson .

Os relógios alimentados pela pressão atmosférica e mudanças de temperatura foram posteriormente desenvolvidos por Pierre de Rivaz em 1740, e por James Cox e John Joseph Merlin (o relógio de Cox) na década de 1760. O Beverly Clock em Dunedin, Nova Zelândia, ainda está a funcionar, apesar de nunca ter sido enrolado manualmente desde sua construção em 1864.

O primeiro relógio Atmos foi projetado por Jean-Léon Reutter, um engenheiro em Neuchâtel, Suíça, em 1928. Este protótipo não comercial, que antecedeu o nome Atmos, que agora é conhecido, não oficialmente, como Atmos 0, era acionado por um dispositivo de expansão de mercúrio em vidro. O mecanismo funcionava apenas com mudanças de temperatura.

Em 1 de junho de 1929, a Compagnie Générale de Radio (CGR) de França começou a fabricar o primeiro modelo comercial, Atmos 1, que usava uma fonte de energia de fole de mercúrio e amônia. Em 27 de julho de 1935, a Jaeger-LeCoultre assumiu a produção do Atmos 1 enquanto desenvolvia um segundo projeto que usava a atual fonte de energia de cloreto de etila. Este modelo mais tarde denominado Atmos 2, foi anunciado em 15 de janeiro de 1936, mas os problemas atrasaram a produção total até meados de 1939. Os modelos subsequentes foram baseados neste projeto. Até o momento, mais de 500.000 relógios Atmos foram produzidos.

Estes relógios têm um valor bastante alto e talvez por isso, mas também pela sua singularidade, são normalmente utilizados pelo governo Suiço como oferta para altos dignitários de governos de outros países.

Em relação a este meu exemplar que vos apresento hoje, foi costruído no ano de 1972, está em estado de conservação imaculado em todas as suas componentes, caixa, bronzes, vidros, mostrador, pontreiros e mecanismo, não tem um único risco. Este exemplar foi oferecido pelo governo Suiço a um Senador Norte Americano chamado Donald H. Myers. De momento, encontra-se no Museu do Relógio em Serpa para limpeza, lubrificação e manutenção.

Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Frente-1" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Perfil-1" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Perfil-2" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Perfil-cima" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Mostrador" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Marca" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Legendas" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Mecanismo-2" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Mecanismo-3" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Mecanismo-1" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Etiqueta-nome-propriet-rio" />
Atmos LeCoultre | 1972 <a href=Atmos LeCoultre | 1972 Documentos-8" />

Duca749 e JVeiga gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Sex 05 Mar 2021, 16:33
Este já conhecia, acho até que existe um membro cá do fórum que também tem um.
Mais uma bela peça, parabéns!

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Sáb 06 Mar 2021, 10:26
Excelente exemplar e pelos vistos muito valorizado, dado o seu anterior possuidor!

Tenho ideia de que a manutenção de um ATMOS fica bem cara!

Adoro, é um dos meus objetivos próximos, encontrar um bom exemplar em estado também imaculado! Tenho visto muitos a vender na Catawiki por valores na ordem dos 1000 euros, mas desconfio muito desses! Essa é das tais peças que para comprar terá de ser em mão e a alguém de confiança!

Parabéns, mais uma vez, @floijdt, e obrigado pela partilha e por aqui deixares um pouco da sua história, que fica para memória futura de todos nós!

PS: Para mim, "relógios", são todos, e gosto de todos: de pulso, de bolso, despertadores de viagem, de mesa, de lareira, de cockpit, etc! Para além de tudo o resto associado, como caixas antigas, expositores, navalhas de relojoeiro, livros, publicidade antiga, placas publicitárias e de "agente oficial" das marcas, ferramentas antigas, etc! Ou seja, é uma gaita de um vício e um sem fim de motivos para gastar dinheiro à bruta!  Rolling Eyes
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Sáb 06 Mar 2021, 10:30
JPP escreveu:Excelente exemplar e pelos vistos muito valorizado, dado o seu anterior possuidor!

Tenho ideia de que a manutenção de um ATMOS fica bem cara!

Adoro, é um dos meus objetivos próximos, encontrar um bom exemplar em estado também imaculado! Tenho visto muitos a vender na Catawiki por valores na ordem dos 1000 euros, mas desconfio muito desses! Essa é das tais peças que para comprar terá de ser em mão e a alguém de confiança!

Parabéns, mais uma vez, @floijdt, e obrigado pela partilha e por aqui deixares um pouco da sua história, que fica para memória futura de todos nós!

PS: Para mim, "relógios", são todos, e gosto de todos: de pulso, de bolso, despertadores de viagem, de mesa, de lareira, de cockpit, etc! Para além de tudo o resto associado, como caixas antigas, expositores, navalhas de relojoeiro, livros, publicidade antiga, placas publicitárias e de "agente oficial" das marcas, ferramentas antigas, etc! Ou seja, é uma gaita de um vício e um sem fim de motivos para gastar dinheiro à bruta!  Rolling Eyes
O ideal para fazer face a este "vicio" seria descobrir um poço de petróleo no quintal. Very Happy
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Sáb 06 Mar 2021, 10:39
floijdt escreveu:
JPP escreveu:Excelente exemplar e pelos vistos muito valorizado, dado o seu anterior possuidor!

Tenho ideia de que a manutenção de um ATMOS fica bem cara!

Adoro, é um dos meus objetivos próximos, encontrar um bom exemplar em estado também imaculado! Tenho visto muitos a vender na Catawiki por valores na ordem dos 1000 euros, mas desconfio muito desses! Essa é das tais peças que para comprar terá de ser em mão e a alguém de confiança!

Parabéns, mais uma vez, @floijdt, e obrigado pela partilha e por aqui deixares um pouco da sua história, que fica para memória futura de todos nós!

PS: Para mim, "relógios", são todos, e gosto de todos: de pulso, de bolso, despertadores de viagem, de mesa, de lareira, de cockpit, etc! Para além de tudo o resto associado, como caixas antigas, expositores, navalhas de relojoeiro, livros, publicidade antiga, placas publicitárias e de "agente oficial" das marcas, ferramentas antigas, etc! Ou seja, é uma gaita de um vício e um sem fim de motivos para gastar dinheiro à bruta!  Rolling Eyes
O ideal para fazer face a este "vicio" seria descobrir um poço de petróleo no quintal. Very Happy

Sabes que eu já me passou pela cabeça que se ganhasse o Euromilhões, o dinheiro não iria durar muito tempo ... depois de construir uma "mans cave" bem grande, onde pudesse ter exposto tudo o que tem a ver com relógios, logo logo se iriam muitos milhões nestas coisas ....  :confusion-scratchhe Very Happy Por exemplo, iria tentar comprar o Dauytona Paul Newman (pelo menos o segundo, sempre seria mais baratinho), bem como o Mónaco do Steve Mcqueen ... se os donos os quisessem vender, claro! E só aqui iriam uns 10 milhões ... isto só para começar!  What a Face

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Sáb 06 Mar 2021, 10:53
Não és nada pobre a pedir. Smile
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Sáb 06 Mar 2021, 11:01
Não és nada pobre a pedir. Smile

Razz Razz

@floijdt, há vários níveis de sonhos! Este é o mais elevado! Os níveis mais baixos são realizáveis, aos poucos, é essa a minha realidade!  Very Happy Wink

floijdt gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Ter 23 Mar 2021, 10:54
Mais uma peça fantastica @floijdt, sempre gostei muito dos ATMOS! Thumbs Up

E esse, tendo a marca LeCoultre apenas, deve ter sido comprado/vendido pelo lado Americano da marca, imagino.

Obrigado pela partilha
Conteúdo patrocinado

Atmos LeCoultre | 1972 Empty Re: Atmos LeCoultre | 1972

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos