DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Ajuda com Despertador de viagem  Empty Ajuda com Despertador de viagem

Sáb 20 Mar 2021, 15:46
Boa tarde a todos ... 

Bem esta semana está a andar bem e hoje de manhã o meu simpático vizinho apareceu-me com este menino há porta ! e pergunto-me se tinha interesse nele !? 

È um relógio despertador de viajem a caixa é em pele o mostrador em esmalte e a maquina suíça por sima do relógio tem um calendário que muda manualmente de data , mas não tem marca ! Shocked

Eu estive a ver mas não vi maneira do abrir para se ver o movimento !! o mesmo funciona dá corda na Coroa e asserta a hora ai e para ajustar a hora do despertador é num perne que se encontra do lado Esq  e o perne do lado direito liga e desliga o despertador 

Eu nunca tinha visto um assim ! 

A minha pergunta é se alguém tem a ideia do que pode ser e de que ano pode ser ?  e quanto pode valer ?

Aqui ficam umas fotos do mesmo para verem  

Ajuda com Despertador de viagem  Screen55
Ajuda com Despertador de viagem  Screen55
Ajuda com Despertador de viagem  Screen56 
Ajuda com Despertador de viagem  Screen58
Ajuda com Despertador de viagem  Screen57
Ajuda com Despertador de viagem  Screen59
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com Despertador de viagem  Empty Re: Ajuda com Despertador de viagem

Dom 21 Mar 2021, 10:14
@Nuno Graça, muito bonito e original! Nunca vi um assim. Tem todo o ar de ser da época 1900 a 1920! Mas até pode ser mais antigo!

No teu lugar eu oferecia ao tem vizinho 30 euros, pois normalmente este tipo de relógios encontram-se muito baratos (a não ser que estejam em antiquários, claro Rolling Eyes ). Ou até 50 euros, pela originalidade e se não o convenceres com 30. Depois, pode ser que tenhas uma boa surpresa quando o abrires.  Wink  

Claro que quem o conhecer pode atribuir-lhe um valor específico e mais correto, mas, na ignorância, ficam estas dicas!

Pode ser que o amigo @floijdt o conheça, com certeza que poderá ajudar mais!
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Ajuda com Despertador de viagem  Empty Re: Ajuda com Despertador de viagem

Dom 21 Mar 2021, 10:57
Boas @JPP a ideia de valores que tenho sobre ele é essa entre os 30€ e os 60€ até porque o tecido no interior está em muito mau estado , mas nada que não se possa arranjar .... 

O meu versinho tem 86 anos e ao que me disse este relógio era do pai dele !! mas ele tem na ideia dele que encontrou um tesouro  Shocked ,, 

Eu já vi como é que se abre o menino e já tirei umas fotos do mecanismo , a maquina não tem um único rubi pelo menos á vista !! o que pode indiciar que possa ser do seculo XIX !??  mas eu também estive a ver durante a noite e não encontrei nenhum mecanismo como o deste relógio ,,, 

Bem aqui ficam umas fotos do mecanismo e pode ser que o amigo @floijdt conheça e possa dizer alguma coisa sobre este menino ...

Ajuda com Despertador de viagem  Screen60
Ajuda com Despertador de viagem  Screen61

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Ajuda com Despertador de viagem  Empty Re: Ajuda com Despertador de viagem

Dom 21 Mar 2021, 16:13
Nuno Graça escreveu:... a maquina não tem um único rubi pelo menos á vista !! o que pode indiciar que possa ser do seculo XIX !??

Posso estar enganado na minha ignorância, mas julgo que normalmente os rubis só são usados na relojoaria fina, ou estou errado?

O que posso dizer pela imagem é que o relógio é pós 1880, altura em que começou a surgir o "Swiss Made".

Aux origines du Swiss made horloger

E uma vez que o mecanismo só tem parafusos (não usa cavilhas), concordo com a datação que o @JPP fez, de que será um relógio do início do século XX.

JPP gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Ajuda com Despertador de viagem  Empty Re: Ajuda com Despertador de viagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos