DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Spade282
Spade282
Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2019
Localização : Lisboa

Dilemas de coleccionador Empty Dilemas de coleccionador

Seg 22 Mar 2021, 14:16
Olá a Todos,

Nos últimos 3 anos tenho tentado a aprender o máximo possível sobre este nosso hobby preferido e, até ao momento, a minha principal intenção tem sido conhecer, utilizar e experienciar o máximo de relógios e marcas possíveis para tentar ter uma visão abrangente do que existe e distingue as várias ofertas no mundo dos relógios.
Pelo caminho somam-se alguns razoáveis e péssimos negócios, o dissipar de alguns dogmas e preconceitos mas sobretudo consegui estabilizar algumas conclusões que, para mim, são relevantes para os próximos passos do meu caminho:


1) Por norma, para o meu pulso de 18 cm, o tamanho de dimensão de caixa ideal oscila entre os 38 e os 40mm. Pode resultar uma caixa maior (como os 42mm do Omega MOTM), mas o “lug to lug” não deve ultrapassar os 48-50mm)


2) Para a minha rotação habitual, não faz sentido ter mais do que 5 relógios na coleção: dress watch / beater / diver / chrono / GMT.


3) O meu vintage dress watch e o meu beater já estão escolhidos: Universal Geneve Polerouter (herança de valor inestimável) e Casio Royal Oak (GA-2100-1A1).


E agora começa o dilema… considerando o seguinte lote de opções e apenas podendo escolher 1 Rolex, qual seria o V/alinhamento e/ou eventuais alterações:


- Chrono: Zenith El Primero 1969 38mm (reedição) ou Omega Speedmaster Professional Man On The Moon

- Diver: Tudor BlackBay 58 Navy Blue ou Rolex Submariner Vintage (ex: 14060)

- GMT: Rolex Explorer II (16750, mostrador preto) ou Grand Seiko SBGN 003

Abraço!

Dilemas de coleccionador Omega_13
Dilemas de coleccionador Zenith11

Dilemas de coleccionador Rolex_14
Dilemas de coleccionador Tudor_10
Dilemas de coleccionador Grand_11
Dilemas de coleccionador Rolex_15
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Seg 22 Mar 2021, 15:39
Boas @Spade282  mas que grade dilema que vai ai ,,,,,

Bem em primeiro lugar vamos só esclarecer aqui uma coisa , nos Rolex .... O GMT é um modele e Explorer II é outro modelo da Rolex com funções GMT .....

Mas seguindo a tua linha de pensamento na minha modesta opinião eu ponha da seguinte maneira 


1----  Rolex Explorer II (16750, mostrador preto)  ou um GMT 16710 ou se conseguires arranjar um 16700 impecável ia mesmo para este ultimo pois é o ultimo GMT i que foi fabricado com ajuste do dia rápido e claro que vai ser o que vai valorizar mais nos próximos anos .    

2--Rolex Submariner Vintage  caso não consigas passas para o Tudor BlackBay 58 Navy Blue


3--Omega Speedmaster Professional Man On The Moon só depois o Zenith El Primero 1969 38mm (reedição)


4-- Grand Seiko SBGN 003

Spade282 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Seg 22 Mar 2021, 19:06
Grande dilema @Spade282Very Happy

Invejo-te! Eu gostava também de ser mais fiel aos meus relógios e ter assim uma coleção só de 5 ou 6, dando a todos o uso que eles merecem! Mas não consigo  Rolling Eyes

Eu não teria grandes dúvidas:

- Omega Speedmaster, que é bastante mais representativo do que o El Primero (se bem que este é ... El Primero e mais, digamos, original ou menos comum);
- Como diver preferiria o sempre intemporal e carismático Submariner, que agora tem estado mais "acessível" (pelo menos tenho essa impressão, quanto ao mercado de usados). Eu compraria também, mais tarde, o 58, quando quisesses pôr um diver tinhas duas escolhas diferentes!
- Como GMT, um segundo Rolex é pouco imaginativo, acho que iria para o Grand Seiko, se bem que me faz alguma confusão os preços deles!


Última edição por JPP em Ter 23 Mar 2021, 08:37, editado 1 vez(es)

Spade282 gosta desta mensagem

Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Seg 22 Mar 2021, 21:01
Belo dilema Very Happy 

No chrono, diria Speedmaster. sem qualquer dúvida.

Nos outros vou fazer batota e dar-te mais em que pensar. Se fosse eu a escolher seria:

Diver: Doxa Sub 300T

Dilemas de coleccionador DOXA_SUB_300T_professional_orange_edcaa2dc-e700-4409-a109-97fc2186da30_1000x
GMT: Tudor Black Bay GMT

Dilemas de coleccionador 20200629-GMT-01

m84, JPP e Spade282 gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 08:18
Só delícias para as «vistas»..... Shocked
Spade282
Spade282
Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2019
Localização : Lisboa

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 11:02
O meu obrigado a todos!

@Nuno Graça toda a razão, a referência a GMT foi de simplificação! Smile agradeço a tua sugestão mas acho que o GMT Master é um relógio demasiado "vistoso" (para mim) e acho que a relação preço/qualidade do Explorer II é, dentro da loucura de preços da Rolex, imbatível.  

@JPP muito obrigado pelas dicas! Há aqui um padrão indiscutível em relação ao Chrono: todos optam pelo Speedy sem hesitar. Eu já tenho um 3570.50.00 na minha colecção (comprado usado em excelente estado e a ganhar 40% face ao valor de aquisição). Foi a minha primeira "grande" compra e adoro o relógio mas talvez por já o ter há alguns anos talvez tenha vindo a perder algum do encanto inicial. Do ponto de vista histórico, é inegável a importância deste modelo, mas também tem alguns contras: zero tolerância a àgua, o hesalite risca facilmente, não tem hacking e o acesso à coroa é uma chatice... o Zenith é aquele modelo que não me canso de ver... além disso tem data e mostrador na traseira da caixa... a minha principal dificuldade é que não consigo encontrar nenhum em Lisboa para experimentar no pulso... 
PS: o GS SBGN003 é uma cópia descarada do Explorer II (que dizem também copiar o airman da glycine) mas consegue-se, novo, por 2300€ na Chrono24, convém é não ter preconceito contra os super quartz (10 seg de tolerância em 1 ano Smile

@Tempus fugit o Doxa é genial! (talvez demasiado grande para mim). Sou fã do Sub 200 mas nunca consegui experimentar nenhum. Quanto ao pepsi da Tudor é de facto uma opção fantástica e 2 em 1: diver e gmt. 
Eu já tive um Tudor BlackBay Smiley azul com movimento ETA e caixa com menos espessura. O tamanho destas caixas com o movimento inhouse e 15mm de espessura são demasiado desconfortáveis. Se a Tudor construir o BB58 com complicação GMT pode ser um novo best-seller!
PS: não percebo a atual dificuldade dos construtores... nos anos 60/70 construíram-se máquinas com todos os tipos de complicações em caixas de 35 a 37mm mas parece que isso atualmente é mais difícil de conseguir (ou é apenas a "moda" dos relógios grandes que ainda se mantém...)

Abraço!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 12:02
Olá Spade, bom dilema esse!  Very Happy

Antes de mais, 2 coisas:
1. não percebo como ainda não vimos nenhuma foto desse Polerouter em especial (ou de qualquer outro que mencionaste)! Razz

2. Speedmaster 'Man on the Moon'? Nunca ouvi falar de tal coisa! Ainda fui pesquisar, pois podia ser uma edição especial (mais uma!) qualquer mas já vi que é apenas o Speedmaster Professional. Por isso, continuo confuso com essa designação, mas isso é tema para outra conversa. Wink


Portanto em jeito de resumo:

- Chrono: Zenith El Primero 1969 38mm (reedição) ou Omega Speedmaster Professional Man On The Moon

Ia perguntar que versão queres dizer do Speedy, pois com o novo lançamento já não sei... Mas agora com a tua resposta, se afinal já tens um 3570, porque voltas a colocar aqui como opção? Ou pretendes trocá-lo por outro? Mais: "acesso à coroa é uma chatice" que queres dizer com isso?

O Zenith, por ser hi-beat  tem que ter uma manutenção mais especial e possivelmente mais frequente. A ter em conta.


- Diver: Tudor BlackBay 58 Navy Blue ou Rolex Submariner Vintage (ex: 14060)

Pretendes usá-lo como diver/ir à agua? Nesse caso, mesmo embora o 14060 não ser ainda muito vintage, já é um relógio com uma vida feita (e com produção de outros tempos), e mesmo sendo feita uma revisão e teste estanquicidade etc, não sei se me sentiria confortável em dá-lo esse uso. É um ponto de vista a ter em conta.

Entre os dois, ia para o Sub, porque os BB azuis não me dizem nada, e sempre gostei dos Subs originais e simples.


- GMT: Rolex Explorer II (16750, mostrador preto) ou Grand Seiko SBGN 003

Como disse o Nuno, as referencias são bastante distintas — também existe o GMT Master todo preto que sempre gostei —, e nada a ver uma com a outra mesmo em termos de preços (talvez enganaste-te na ref, 16550?).
Mas pela tua resposta, acho que já percebi que queres dizer. Por isso nesse caso ia para o Explorer II (embora sempre gostei muito mais da versão 'polar').

Esse GS GMT não é dos que mais me atrai deles...


Acho que estas decisões se resumem muito pelo que pretendes dos teus relógios, e o tipo de uso que queres etc. Como mencionaste e pelo menos um de cada categoria é do mais 'batido' que há por aí. Se não te preocupares com isso — não consigo perceber pelos teus comentários se sim ou não — tudo bem, são escolhas óptimas. Mas queres uma coisa menos vista, então o caminho é outro, digo eu.

Spade282 gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 13:51
Não compreendo porque se dá o nome de “Dilema de Coleccionador” a este tópico.
Como Coleccionador não me identifico com este tipo de terminologia identificativa do conceito de coleccionismo.

“Um Coleccionador é um fiel depositário da História e de histórias “

Sansoni7, JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 13:59
floijdt escreveu:Não compreendo porque se dá o nome de “Dilema de Coleccionador” a este tópico.
Como Coleccionador não me identifico com este tipo de terminologia identificativa do conceito de coleccionismo.

“Um Coleccionador é um fiel depositário da História e de histórias “
Boa tarde @floijdt não podia estar mais de acordo com o seu comentário a este tópico 

Eu estou a 110% de acordo ,,, e o nome dele deveria ser "Consulta e opiniões sobre alguns modelos que gosto"

Pois colecionar seja o que for vai muito alem de ter 5 ou 6 peças numa caixa !!!   Wink

floijdt gosta desta mensagem

Spade282
Spade282
Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2019
Localização : Lisboa

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 15:20
Boa tarde,

Como espero que acreditem, a minha partilha e pedido de ajuda não visou qualquer tipo de pretensiosismo nem tão pouco gerar discussão sobre a etimologia da palavra coleccionador (def. "indivíduo que colecciona"). 

Mas em democracia, também me permito concordar, discordando, por um lado, porque não creio que qualquer colecção seja necessariamente estática, impassível de ampliação ou redução, por outro lado, porque é, com o devido respeito, a minha colecção e que está, por essa mesma razão, apenas sujeita ao meu crivo pessoal.

Há lugar para peças "intocáveis" porque, como referido, transportam com elas memórias que acarinho, e outras que serviram o propósito da mera curiosidade e descoberta sem mais "apegos"! 

Aproveito assim o repto do @m84, e apresento a minha colecção Smile 

Abraço,

Dilemas de coleccionador Img_0310

m84 gosta desta mensagem

Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 16:16
Belas máquinas. Tens é de dar um bocadinho de cor à colecção. Isso está muito sombrio 😂

m84 e Spade282 gostam desta mensagem

Spade282
Spade282
Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2019
Localização : Lisboa

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 16:21
@Tempus fugit Completamente de acordo! É mais um argumento a favor do El Primero! Smile
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 17:36
Boas @Spade282 vendo agora todos os modelos que tens , para mim fica claro que o El Primero entre todos os que enumeraste é o que fica melhor na tua caixa ,,,, até porque é  claramente o estilo de relógio que gostas e vais dar uso  Wink

m84 e Spade282 gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 22:38
Spade282 escreveu:Boa tarde,

Como espero que acreditem, a minha partilha e pedido de ajuda não visou qualquer tipo de pretensiosismo nem tão pouco gerar discussão sobre a etimologia da palavra coleccionador (def. "indivíduo que colecciona"). 

Mas em democracia, também me permito concordar, discordando, por um lado, porque não creio que qualquer colecção seja necessariamente estática, impassível de ampliação ou redução, por outro lado, porque é, com o devido respeito, a minha colecção e que está, por essa mesma razão, apenas sujeita ao meu crivo pessoal.

Há lugar para peças "intocáveis" porque, como referido, transportam com elas memórias que acarinho, e outras que serviram o propósito da mera curiosidade e descoberta sem mais "apegos"! 

Aproveito assim o repto do @m84, e apresento a minha colecção Smile 

Abraço,

Obrigado pela foto, bela caixinha que aí tens! Thumbs Up

Portanto, a intenção será possivelmente substituir o Speedmaster, o Steinhart e o Black Bay?

Spade282 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ter 23 Mar 2021, 22:54
@Spade282, só tens um mostrador que não é preto!  Shocked Tens de pôr cor nisso com urgência!  Very Happy

Amigos, quanto à questão do conceito de "coleccionador", partilho a minha opinião pessoal: já me habituei à ideia de que no meio dos watch geeks existem todos os tipos de pessoas, desde o "sério colecionador" até ao conceito (de usabilidade) de "one watch colection" e à pessoa que, simplesmente, adora relógios e gosta de os "ajuntar", sendo que para "ajuntar" podemos estar a falar de 5 relógios ou de 500!

Eu, como costumo dizer, tenho um ajuntamento de relógios, dentro do qual tenho alguns embriões de coleções. Não me atrevo a qualificar-me como colecionador (stritu sensu), pelo menos por enquanto! 

Por isso, entendo bem a lógica do @Spade282, mas entendo também muito bem o comentário do @floijdt!

O que é certo é que aqui, o que nos une a todos, é a paixão por relógios! O resto são diferenças e diversidade, que enriquecem o grupo e que nos enriquecem a todos!  Thumbs Up

m84, Tempus fugit e Spade282 gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Dilemas de coleccionador Empty Re: Dilemas de coleccionador

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos