DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Seg 29 Mar 2021, 12:18
Saudações.

Venho humildemente pedir a vossa ajuda.


Enquanto as minhas últimas aquisições vêm a caminho, estou já a preparar alguns tópicos de apresentação e estou com umas dúvidas relativas a umas traduções / termos técnicos.

Por exemplo nesta passagem:

"The Lip Secteur is a rare and very collectible French retrograde jump hour. It features the same flyback module as the Wittnauer Futurama but the base calibre is completely different (Lip R573) by utilizing a 21.800 beat West-German "Duromat" INT7525 automatic by Durowe (Deutsche UhrenRohWerke)."


As minhas questões:

  1. qual é a diferença entre módulo e calibre?
  2. em português o "module" também se traduz por "módulo"?




Será que o módulo se refere ao esquema/planta de construção e o calibre se refere apenas ao objecto construído?


Obrigado pela ajuda.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Re: Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Seg 29 Mar 2021, 12:49
Será que o módulo é uma das peças do calibre/mecanismo?
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Re: Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Seg 29 Mar 2021, 12:52
SquareWatch escreveu:Saudações.

Venho humildemente pedir a vossa ajuda.


Enquanto as minhas últimas aquisições vêm a caminho, estou já a preparar alguns tópicos de apresentação e estou com umas dúvidas relativas a umas traduções / termos técnicos.

Por exemplo nesta passagem:

"The Lip Secteur is a rare and very collectible French retrograde jump hour. It features the same flyback module as the Wittnauer Futurama but the base calibre is completely different (Lip R573) by utilizing a 21.800 beat West-German "Duromat" INT7525 automatic by Durowe (Deutsche UhrenRohWerke)."


As minhas questões:

  1. qual é a diferença entre módulo e calibre?
  2. em português o "module" também se traduz por "módulo"?




Será que o módulo se refere ao esquema/planta de construção e o calibre se refere apenas ao objecto construído?


Obrigado pela ajuda.

Eu tenho a ideia de que o "module", ou módulo (sem dúvida), seria o módulo do movimento crono associado ao movimento base. Por exemplo, quando tens o módulo Dubois Depraz, associado a um movimento ETA! O ETA é o movimento/calibre base, o DD é um módulo. Não será assim?
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Re: Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Seg 29 Mar 2021, 13:19
Boas @SquareWatch , geralmente, em relojoaria, é como o  @JPP está a dizer, tens um calibre base e cada complicação acrescentada a esse calibre é designada por módulo... o flyback é um desses casos num cronógrafo.

m84 e Sansoni7 gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Re: Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Seg 29 Mar 2021, 19:16
Obrigado a todos pelo rápido auxilio.

Depois de pensar/investigar mais um bocadinho cheguei à mesma conclusão.


Numa linguagem corriqueira é um tipo de "tunning".

Ambas as empresas compraram um módulo de "flyback" e instalaram-no no topo de um mecanismo convencional.
A WITTNAUER optou pelo calibre ETA 2784 e a LIP pelo "Duromat" INT7525 da Durowe.

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre GH8zs9K   Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre GnmtsSr

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre 3PONVjp


Sei que o inventor do módulo é desconhecido, mas não faço ideia se foi a mesma empresa que produziu os módulos utilizados pelas duas marcas.


Mais uma vez obrigado. Thumbs Up

JPP e JVeiga gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Re: Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Seg 29 Mar 2021, 21:39
Só para deixar os meus 2 cts, acho que módulo e complicação são coisas diferentes. Há complicações que são “nativas” dos calibres e há outras que são modulares, ou seja, são “montadas” sobres calibres-base. Aliás, na realidade, os únicos módulos de que eu me lembro de ter ouvido falar são mesmo módulos cronográficos. Julgo até que estes mecanismos são conhecidos por, ao serem servidos, haver uma substituição direta módulo do cronógrafo ao invés de serem desmontados e verificados, como aconteceria com um calibre cronógrafo nativo.

m84, Sansoni7, JPP e SquareWatch gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre Empty Re: Ajuda - Diferença entre "Module" e Calibre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos