DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
alencarbp
alencarbp
Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/04/2021

F. E. ROSKOPF - ATRASANDO Empty F. E. ROSKOPF - ATRASANDO

Qui 01 Abr 2021, 21:40
Salve
Comprei um Roskopf bem conservado, mas a raquete já está no fim do curso, acima da letra "A", e ele ainda atrasa 3 minutos por dia.
Alguém do Fórum pode me ajudar? Posso empurrar a raquete para além da escala e da letra A?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

F. E. ROSKOPF - ATRASANDO Empty Re: F. E. ROSKOPF - ATRASANDO

Qui 01 Abr 2021, 22:58
Olá @alencarbp, bem-vindo ao fórum.

Eu pouco percebo de mecânica, mas nunca vi nenhum relógio com a raquete regulada para lá da escala, nem sei se é possível fazê-lo. Por isso o meu conselho é não o faça.

Há Roskopf e Roskopf, uns que são bons e outros que nem tanto. Se calhar 3 min. por dia até é um bom desempenho, para um relógio com 100 ou mais anos que pode ter sido fabricado com maus materiais.

Dado que comprou o relógio há pouco tempo o mais sensato é levá-lo a um relojoeiro. Pode apenas ser lixo nas engrenagem ou falta de óleo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

F. E. ROSKOPF - ATRASANDO Empty Re: F. E. ROSKOPF - ATRASANDO

Qui 01 Abr 2021, 23:38
Bem vindo @alencarbp, vai participando por cá!

Eu concordo com o amigo @SquareWatch, o melhor é mesmo ires a um relojoeiro!

Mas, entretanto, pode ser que aqui venha alguém que perceba um pouco mais de mecânica!

Curiosamente, hoje ou ontem vi uma foto de um relógio de bolso (ultimamente tenho visto às centenas deles Rolling Eyes) e reparei precisamente no pormenor de ter a agulha muito para lá do A ... ou do R, já não me lembro! Mas é um mero pormenor que me lembrei, nada mais! Se bem que, por uma questão de mera lógica, até onde o ponteiro for, sem esforçar, não deve haver problema, digo eu!  :confusion-scratchhe
alencarbp
alencarbp
Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/04/2021

F. E. ROSKOPF - ATRASANDO Empty Re: F. E. ROSKOPF - ATRASANDO

Sex 02 Abr 2021, 13:23
Obrigado pelas respostas.
Não sei desmontar, mas vou usar óleo fino Moebius 8000 nos 5 rubis que estão visíveis. Vai lubrificar só um lado dos eixos, mas deve ficar melhor do que está.
Também vou por umas gotículas de óleo nos dentes da roda de escape, para assim lubrificar os dois pinos da alavanca de escape.
Está barulhento demais, de longe posso ouvir o tic-tac.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

F. E. ROSKOPF - ATRASANDO Empty Re: F. E. ROSKOPF - ATRASANDO

Sex 02 Abr 2021, 14:03
alencarbp escreveu:Obrigado pelas respostas.
Não sei desmontar, mas vou usar óleo fino Moebius 8000 nos 5 rubis que estão visíveis. Vai lubrificar só um lado dos eixos, mas deve ficar melhor do que está.
Também vou por umas gotículas de óleo nos dentes da roda de escape, para assim lubrificar os dois pinos da alavanca de escape.
Está barulhento demais, de longe posso ouvir o tic-tac.

Olear um movimento sem previamente remover a sujidade e os restos do óleo anterior, é o mesmo que usar perfume em vez de tomar banho para retirar o cheiro a suor. Funciona nos primeiros minutos e depois é pior a emenda que o soneto Rolling Eyes.

Se o relógio não tiver nenhum problema de maior penso que por 50€ um relojoeiro lhe faz a revisão completa.

m84, Tempus fugit e Nuno Graça gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

F. E. ROSKOPF - ATRASANDO Empty Re: F. E. ROSKOPF - ATRASANDO

Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos