DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Relógio de Sol em ferro azulado

Dom 16 maio 2021, 11:02
Bons dias a todos!

Não tenho tido tempo para iniciar a publicação de várias coisas que tenho adquirido nos últimos meses, mas há que começar por algum lado e aqui vai! 

Como todos sabem, tenho nutrido grande gosto e curiosidade por tudo aquilo que esteja relacionado com a horologia, como sejam, entre outros, as navalhas de relojoeiro, caixas antigas de relógios, relógios de mesa e de todo o tipo desde que anteriores, pelo menos, aos anos 80!

E confesso que o nosso amigo @floijdt, ao iniciar aqui a divulgação de tantas e tão deliciosas e valiosas peças de horologia, foi muito motivante, determinante mesmo, para aumentar bastante o gosto que eu já tinha por estas coisas todas! 

Pena tenho de não ter um pouco de disponibilidade para estudar mais e melhor!

Bom, e começo por publicar então um relógio de sol que encontrei há umas semanas atrás e que me seduziu de imediato pela sua beleza e até singularidade. 

Pela fonte utilizada, pelo material utilizado, um ferro azulado já a descolorir um pouco, e até pela decoração da peça, eu situava-a nos anos 60/70! Mas é só a minha ideia! Pode estar errada e agradeço as vossas opiniões / sugestões / contribuições!

Gostava de perceber para que se faz uma peça destas. Para mera decoração? Ou poderá ter tido algum tipo de utilidade? 

Não tem qualquer inscrição, à frente ou atrás, que possa dar qualquer tipo de pista!

Seja como for, pode ser a peça mais simples e mais sem história do mundo, mas eu acho-a deliciosa! 


Relógio de Sol em ferro azulado Img_2754



Relógio de Sol em ferro azulado Img_2755

floijdt, Sansoni7 e Nuno Graça gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Dom 16 maio 2021, 15:56
Boas @JPP.

Porque diz que é em ferro, pelo peso, pelo teste do íman?

Eu acho que é uma peça decorativa, mas não custa nada pô-lo a "funcionar" para tirar a prova dos 9 Very Happy .
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Dom 16 maio 2021, 18:25
Olá  @JPP

Estes relógios são efectivamente decorativos, foram fabricados na segunda metade do século XX, fundamentalmente para embelezarem muitos dos jardins em Portugal, quer públicos quer privados.

Se estiverem colocados de forma correcta e virados para Norte também podem indicar-nos as horas (não me agrada muito o termo "dar horas", uma vez que os relógios não nos dão horas, mas sim indicam-nos as horas a cada momento que os consultamos).

Normalmente estes relógios colocam-se em posição horizontal numa coluna ou pianha no centro de um jardim, como é o caso da peça da nossa colecção que apresento em baixo. Este exemplar é estranho porque pelos pregos dourados que tem em cada canto foi colocada numa parede verticalmente.

Bonita peça.

Parabéns  @JPP por teres "desenterrado" mais esta preciosidade. 

Relógio de Sol em ferro azulado <a href=Relógio de Sol em ferro azulado Rel-fio-de-Sol-de-Jardim-1" />
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Dom 16 maio 2021, 23:55
Boas @JPP.

Porque diz que é em ferro, pelo peso, pelo teste do íman?

Eu acho que é uma peça decorativa, mas não custa nada pô-lo a "funcionar" para tirar a prova dos 9 Very Happy .

@SquareWatch, já pus a funcionar no meu terraço, acertado com uma bússola, e fiquei admirado, estava a acertar nas horas, às 4 da tarde!   Very Happy

Quanto ao ferro, perguntas bem, boa questão ... pois, pela textura, peso e aparência, não tive dúvidas em dizer que era ferro, azulado ... mas agora que falas, fui pegar no imã e não há qualquer magnetismo ...  scratch O que poderá ser?

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Seg 17 maio 2021, 00:03
Obrigado @floijdt e obrigado pelas notas! 

Achei-o de facto bonito e nem hesitei em comprar! A "culpa" é um bocado tua, que de alguma forma me pegaste este alargamento dos meus horizontes no que toca a estas coisas, com os teus soberbos exemplares!  Very Happy Thumbs Up  

Esse teu é uma beleza!

floijdt gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Seg 17 maio 2021, 23:06
JPP escreveu:
Quanto ao ferro, perguntas bem, boa questão ... pois, pela textura, peso e aparência, não tive dúvidas em dizer que era ferro, azulado ... mas agora que falas, fui pegar no imã e não há qualquer magnetismo ...  scratch O que poderá ser?

Assim à primeira, com essa cor, só me lembro do latão. Mas ainda não estou muito convencido disso.

Encontrei um parecido.

Relógio de Sol em ferro azulado DyGYYoD
link

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 09:10
@SquareWatch, muito engraçado esse, com o tom dourado! E parece realmente igual ao meu!

Mas latão? Acho que é pesado demais para ser latão, não pode!  :confusion-scratchhe
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 09:46
Bem giros estes relógios de Sol ...

@JPP onde compraste esse avia mais algum ?
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 09:58
Nuno Graça escreveu:Bem giros estes relógios de Sol ...

@JPP onde compraste esse avia mais algum ?

@Nuno Graça, não, este encontrei na Feira da Ladra e era filho único, aliás, tenho encontrado coisas bem giras, adoro andar lá a vasculhar as velharias! Desde carros de fórmula 1 dos anos 70 em metal, uma calçadeira em prata, um espanta espírito chinês, uma scooter em latão também bastante antiga, sei lá, já lá comprei umas coisitas muito giras!  Very Happy
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 10:21
JPP escreveu:
Nuno Graça escreveu:Bem giros estes relógios de Sol ...

@JPP onde compraste esse avia mais algum ?

@Nuno Graça, não, este encontrei na Feira da Ladra e era filho único, aliás, tenho encontrado coisas bem giras, adoro andar lá a vasculhar as velharias! Desde carros de fórmula 1 dos anos 70 em metal, uma calçadeira em prata, um espanta espírito chinês, uma scooter em latão também bastante antiga, sei lá, já lá comprei umas coisitas muito giras!  Very Happy
Bem @JPP eu como gosto de tudo o que é antigo ir para a feira da ladra é uma tentação ! Wink 

Par um sitio desses só posso ir de Moto ou comboio se não posso vir de lá com a mala do carro cheia !! scratch

Mas de qualquer maneira muito obrigado ...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 12:50
Nuno Graça escreveu:
JPP escreveu:
Nuno Graça escreveu:Bem giros estes relógios de Sol ...

@JPP onde compraste esse avia mais algum ?

@Nuno Graça, não, este encontrei na Feira da Ladra e era filho único, aliás, tenho encontrado coisas bem giras, adoro andar lá a vasculhar as velharias! Desde carros de fórmula 1 dos anos 70 em metal, uma calçadeira em prata, um espanta espírito chinês, uma scooter em latão também bastante antiga, sei lá, já lá comprei umas coisitas muito giras!  Very Happy
Bem @JPP eu como gosto de tudo o que é antigo ir para a feira da ladra é uma tentação ! Wink 

Par um sitio desses só posso ir de Moto ou comboio se não posso vir de lá com a mala do carro cheia !! scratch

Mas de qualquer maneira muito obrigado ...

Eu vou de mota, na minha Vespa que é o meu transporte em cidade, que é muito prática. Não deixo de comprar nada por causa dela, a mala tem bom espaço, mas claro que não trago coisas grandes!  Very Happy

Também se encontram lá muitos relógios, claro, mas eu confesso que evito olhar!  Rolling Eyes
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 15:50
Eu diria que é em bronze, não só pelo peso que dizes ter mas também pela patina e por ser um material usado em aplicações exteriores.
Nem todos os ferros fundidos e aços têm propriedades magnéticas...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 20:02
cuica escreveu:Eu diria que é em bronze, não só pelo peso que dizes ter mas também pela patina e por ser um material usado em aplicações exteriores.
Nem todos os ferros fundidos e aços têm propriedades magnéticas...

Como assim @cuica? Queres dizer que o ferro pode não ser magnético e não ser atraído pelo imã? 

E pode ser em bronze? De facto, nas bordas da peça, pode ver-se que o azulado desbotou um pouco e por baixo é meio dourado, não sei se é cor do bronze ou não!
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ter 18 maio 2021, 21:09
Também acho que deverá ser em bronze, se não na totalidade será certamente uma liga com cobre, a particularidade destas ligas é que quando oxidam passam por várias tonalidades azuladas até esverdeadas, aqui no norte chamamos-lhe "verdete".

Podes sempre calcular o volume do conjunto e fazer a relação com o peso/m3 do bronze.
O bronze pesa 8800kg/m3

Sansoni7 e SquareWatch gostam desta mensagem

cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Qua 19 maio 2021, 00:15
JPP escreveu:
cuica escreveu:Eu diria que é em bronze, não só pelo peso que dizes ter mas também pela patina e por ser um material usado em aplicações exteriores.
Nem todos os ferros fundidos e aços têm propriedades magnéticas...

Como assim @cuica? Queres dizer que o ferro pode não ser magnético e não ser atraído pelo imã? 

E pode ser em bronze? De facto, nas bordas da peça, pode ver-se que o azulado desbotou um pouco e por baixo é meio dourado, não sei se é cor do bronze ou não!

O 316L dos nossos relógios não é magnético. Mas o simples facto de o material ser "conformado" mecanicamente (as caixas costumam ser prensadas e só depois maquinadas) altera essas propriedades.
É só um exemplo de como o teste do íman é inconclusivo.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Qua 19 maio 2021, 12:02
Duca749 escreveu:Também acho que deverá ser em bronze, se não na totalidade será certamente uma liga com cobre, a particularidade destas ligas é que quando oxidam passam por várias tonalidades azuladas até esverdeadas, aqui no norte chamamos-lhe "verdete".

Podes sempre calcular o volume do conjunto e fazer a relação com o peso/m3 do bronze.
O bronze pesa 8800kg/m3

Boa! Obrigado @Duca749, vou ver isso!  Thumbs Up
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Qua 19 maio 2021, 12:03
cuica escreveu:
JPP escreveu:
cuica escreveu:Eu diria que é em bronze, não só pelo peso que dizes ter mas também pela patina e por ser um material usado em aplicações exteriores.
Nem todos os ferros fundidos e aços têm propriedades magnéticas...

Como assim @cuica? Queres dizer que o ferro pode não ser magnético e não ser atraído pelo imã? 

E pode ser em bronze? De facto, nas bordas da peça, pode ver-se que o azulado desbotou um pouco e por baixo é meio dourado, não sei se é cor do bronze ou não!

O 316L dos nossos relógios não é magnético. Mas o simples facto de o material ser "conformado" mecanicamente (as caixas costumam ser prensadas e só depois maquinadas) altera essas propriedades.
É só um exemplo de como o teste do íman é inconclusivo.

Sempre a aprender! Obrigado @cuicaThumbs Up

cuica gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Qua 19 maio 2021, 12:50
@Duca749, dá-me 9600 kgs por metro cúbico, um pouco longe dos 8800, e acho que não me enganei a fazer as contas! Pode ser bronze? Existe alguma "margem de erro"?

O volume = comprimento x altura x largura = 16,5 x 16,5 x 0,3 = 81,675 cm3. Ora, se 81,675 cm3 de volume pesam 784 gramas, 1 kg teria 104,177 cm3. Qual o peso de 1 m3? (Nota: 1m³= 1.000.000 cm³). Ora, 1 m3 = 1.000.000 /104,177 = 9.599,047, ou seja, 9600!

Fiz alguma coisa mal?

:confusion-scratchhe study Um gajo de direito a fazer contas destas, é obra! O que os relógios nos fazem!!  :text-+1:

cuica, Sansoni7 e Duca749 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Qua 19 maio 2021, 14:12
@JPP não é a minha área também, mas as tuas contas parecem-me bem,  no entanto parece-me que só calculaste o volume da base, faltou o volume da haste, que se assim for terás mais volume para o peso, e aí se calhar já te aproximarás dos 8800.

O bronze é uma liga que na base é composta por cobre e estanho ás quais juntam outros metais, como alumínio, zinco, chumbo etc, o peso que te dei penso que deve ser o médio, depois poderá haver variações consoante os metais que são adicionados, pelo que arriscaria a afirmar que a peça é em bronze.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Qua 19 maio 2021, 17:32
Duca749 escreveu:@JPP não é a minha área também, mas as tuas contas parecem-me bem,  no entanto parece-me que só calculaste o volume da base, faltou o volume da haste, que se assim for terás mais volume para o peso, e aí se calhar já te aproximarás dos 8800.

O bronze é uma liga que na base é composta por cobre e estanho ás quais juntam outros metais, como alumínio, zinco, chumbo etc, o peso que te dei penso que deve ser o médio, depois poderá haver variações consoante os metais que são adicionados, pelo que arriscaria a afirmar que a peça é em bronze.

Tens toda a razão @Duca749, não considerei a base, pelo que passa, mais coisa menos coisa, para os 9087 quilos, bastante mais perto dos 8800! Obrigado, fico contente de saber e de ter aprendido isto!  Thumbs Up

Duca749 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Relógio de Sol em ferro azulado Empty Re: Relógio de Sol em ferro azulado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos