DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico das perguntas idiotas

+8
filipe cunha
Paulo Rijo
Nuno Graça
Sansoni7
SquareWatch
JPP
Duca749
c0mpu73r
12 participantes
Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Tópico das perguntas idiotas

Sáb 29 maio 2021, 12:21
Olá a todos,

Como novo neste mundo da relojoaria, existem muitas dúvidas e questões que surgem, tento encontrar resposta, mas por vezes não é o suficiente. Então nada melhor do que o tópico das perguntas idiotas - e que ninguém nesta altura tem coragem para as fazer. Smile

Primeira pergunta: o que é NOS? Muitos tópicos falam em "condição NOS", o que deduzo que seja "novo". E o resto?

Segunda: correias com molas rápidas (quick release spring), aquilo é fiável? Acho-as muito finas e tenho medo que o relógio vá ao chão num movimento mais repentino.

Terceira mas não menos importante: correias de cor diferente do mostrador, nomeadamente couro castanho num relógio com mostrador preto. É aceitável? E se o relógio for um diver? Existem "n" tópicos e vídeos sobre isso.. É assim um sacrilégio tão grande?

Ah última... Um Orient Bambino cor bege/correia castanha pode ser considerado um relógio dress certo? Ou tem de ser obrigatoriamente em metal precioso e correia preta? A questão veio do fotógrafo do meu casamento... Não convém usar o meu Orient porque é.. castanho.

Obrigado! Os restantes com dúvidas e já estão no fórum à demasiado tempo para as colocar.. força!
Duca749
Duca749
Mensagens : 2058
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Sáb 29 maio 2021, 12:41
Realmente às vezes também tenho dificuldade em entender alguns assuntos e recorro ao Google, mas nem sempre obtenho uma resposta clara.

Quanto às tuas dúvidas.
NOS quer dizer New Old Stock, que são relógios que estão novos, antigos e nunca foram vendidos, estão portanto na mesma condição de quando saíram da fábrica.

As molas rápidas são fiáveis, tenho relógios que têm e nunca tive problemas.

A correia de cor diferente do mostrador é usual, e tudo depende do relógio e mostrador, existem combinações que ficam bem outras menos bem, é uma questão de ir trocando e experimentando novas combinações.

Por último, o Bambino é considerado um dress watch, seja preto ou bege, a questão é se é adequado ao fato que vais usar.

Espero ter ajudado.

m84 e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Sáb 29 maio 2021, 19:00
Obrigado!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Dom 30 maio 2021, 10:28
Bom da @c0mpu73r, bom tópico, acho que todos nós temos por vezes perguntas idiotas. Que não são nada idiotas, são dúvidas que surgem e mais nada! Ainda não há muito tempo tive imensas dúvidas dessas, e aqui no Fórum aprendi muita coisa com os Colegas mais antigos!

As tuas questões já estão bem respondidas. Eu só acrescentava que, relativamente ao casamento, o teu fotografo tem razão, a cor castanha é considerada uma cor casual e não é nada adequada a um casamento. No teu lugar levava o Bambino, que é um dress watch bem bonito (também tenho um), com uma bracelete preta, clássica, de pele (sem costuras, claro), ou cinzenta (menos comum), ou até azul escura, se o fato for dessa cor. O que é preciso é que seja um bracelete simples! 

Depois mete aqui fotos do casamento, com o relógio, claro!  Very Happy
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Dom 30 maio 2021, 11:43
Obrigado pelo feedback @JPP. Vou colocar sim, é só para Agosto, mas os fatos e tal já estão a ser feitos Very Happy Bambino com correia azul escura, da cor do fato, assim será Smile os ponteiros também são azuis portanto..

Na senda das perguntas idiotas, o tempo entre revisão dos relógios. Os donos responsáveis cumprem à risca? Digo, a cada 5 anos enviam todos os vossos relógios mecânicos à oficina?

No Funchal, pelo menos que eu conheça, existe apenas uma relojoaria (que aparentemente já fechou, ou não abriu ainda pós-confinamento), onde levei o meu seiko skx007 após perceber que o tempo de reserva não chegava a um dia. Foram 70€ para reparar o automático e fazer a revisão, o que achei o preço razoável visto que o relógio na altura foi pouco mais de 100€.

Já o Zeno, que ainda não foi nem tem problemas, queriam muito mais para a revisão por ser suíço. O movimento é um ETA normalíssimo. Na Boutique disseram que teriam de enviar para obter orçamento. Ainda está na rotação, já vai com 15 anos, uma máquina.

Os vossos, vão porque tem de ser ou só quando têm problemas? Obrigado.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Dom 30 maio 2021, 15:30
Viva @c0mpu73r !!!

Não existem perguntas idiotas. O que existe são pessoas idiotas porque não fazem perguntas. Ninguém nasce ensinado e todos nós tivemos de aprender com alguém. Por isso esteja à vontade para perguntar o que quiser Thumbs Up .


O primeiro tópico de perguntas já foi bem respondido pelos colegas e subscrevo plenamente.

Agora quanto ao segundo...

Eu só costumo levar os meus à revisão quando têm algum problema ou se prevejo que poderá no futuro haver problemas, principalmente nos relógios com 100 ou mais anos.  Aí sim faço uma revisão preventiva, mas como vou rodando os relógios com muita frequência, eles não se desgastam tanto e por isso nunca respeito a regra dos 5 anos.

Uma vez levei dois relógios ao relojoeiro, um avariado e outro para fazer uma revisão. Um foi consertado o outro o relojoeiro perguntou-me: "Mas o relógio tem algum problema? Se não tem deixe andar. Mas se quiser eu faço na mesma."
Acabei por seguir o conselho do senhor e ele continua a trabalhar normalmente.

Tenho um Swatch Irony que foi o meu único relógio durante 18 anos, tendo trabalho quase ininterruptamente durante esse período. Como era automático por vezes parava ao Domingo, quando tinha uma sexta-feira ou um Sábado mais sedentário. Em 18 anos só foi à revisão 1 vez e passados 22 anos ainda trabalha perfeitamente.


Uma pesquisa rápida pelo Google e encontrei estes dois relojoeiros no Funchal...

Tópico das perguntas idiotas OXWiq72

Tópico das perguntas idiotas Zyp0tjq

Confesso que fiquei surpreso com a quantidade de relojoarias que há no Funchal, nem todas terão serviço de reparação. Mas nada como ir entrando e perguntado.
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Dom 30 maio 2021, 17:05
Obrigado pelo feedback @SquareWatch Wink

Vou seguir esse mesmo conselho igualmente. Sobre os relojoeiros, efetivamente o Carlos Pereira foi o tal que fechou e ainda não abriu.. a ver o outro Smile obrigado
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 08:21
Por aqui, revisões só em SOS....poupo para investir em «compras». Very Happy

filipe cunha, SquareWatch e c0mpu73r gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 10:59
Bom dia 

Praticamente já está tudo respondido pelos colegas , mas a grande verdade é que ninguém sabe tudo e estamos sempre a aprender e se não perguntas nunca aprendes e não há que ter vergonha nisso...

Quanto ás revisões no meu caso quando adquiro algum vintage mecânico envio para revisão sempre até porque podem ter alguma peça estragada e assim fica logo tudo impecável e como são relógios que na maior parte das vezes não uso no dia a dia a revisão só volta a ser feita ao fim de 8 anos  . 

Em relação à coleção de relógios NOS nunca os enviei par revisão apesar de a maioria terem ente 40 e 60 anos !! mas também não os uso e só os ponho a trabalhar um pouco uma vez por ano para não prenderem , se algum prender envio para uma pequena revisão ! mas é raro acontecer .....

Nos que vou usando faço de 6 em 6 anos ... para evitar desgastes na maquina  Wink.

filipe cunha e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 11:42
@c0mpu73r, quanto a mim, essa questão das revisões é muito relativa. Claro que a teoria é uma, mas na prática tudo depende das pessoas e dos seus respetivos relógios.

Se calhar, se estivermos a falar de um pessoa que tenha, por exemplo, quatro ou cinco relógios, todos mais ou menos recentes e caros, faz sentido a pessoa concentrar-se em mantê-los todos sempre revistos e brilhantes.

Já no meu caso, que tenho mais de 300 peças em casa, na sua esmagadora maioria peças com antiguidades que vão dos 50 aos 100 anos, mal estaria se as tivesse de enviar todas para revisão. Eu só mando para o relojoeiro quando estão avariadas ou a não manter o tempo de forma razoavelmente correta!

Já os Seikos, de todos os que tenho, são precisamente aqueles que têm menos reserva de marcha e eu já nem ligo. Para mim é normal que um Seiko não se aguente entre o fim de um dia e a manhã do dia seguinte, mas não o envio para revisão por isso, só se também não estiver a manter o tempo, por exemplo, se atrasar ou adiantar mais de 5 minutos por dia!

Já agora fico curioso @c0mpu73r, qual a reserva de marcha do teu 007 agora?

Sansoni7 e c0mpu73r gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 15:17
Boa tarde , aqui vaimais umas perguntas idiotas, por curiosidade queria sacomo se lavam as peças dos relogios, já vi alguns tópicos e não tenho maquina de lavar, e são supercaras , como hobby não justifica gastar um balurdio , e vi alternativa de maquinas de limpeza ultrasonica,se forem eficazes como a outra que produtos usar? já li que pode ser a gasolina das recargas dos isqueiros Zippo, Benzina, alcool isopropilico,mas primeiro que produto usar? Agua destilada com detergente?, Isso não enferruja? , Se comprar um dia a de limpeza ultrasonica , pode-se usar por exemplo Benzina?, qual a temperatura??
 cada vez sei menos... Obrigado pela vossa paciençia

 Envio fotos das mesmasTópico das perguntas idiotas Elma10Tópico das perguntas idiotas Ultras10
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 15:18
Boa tarde , aqui vai mais umas perguntas idiotas, por curiosidade queria saber como se lavam as peças dos relogios, já vi alguns tópicos e não tenho maquina de lavar, e são supercaras , como hobby não justifica gastar um balurdio , e vi alternativa de maquinas de limpeza ultrasonica,se forem eficazes como a outra que produtos usar? já li que pode ser a gasolina das recargas dos isqueiros Zippo, Benzina, alcool isopropilico,mas primeiro que produto usar? Agua destilada com detergente?, Isso não enferruja? , Se comprar um dia a de limpeza ultrasonica , pode-se usar por exemplo Benzina?, qual a temperatura??
 cada vez sei menos... Obrigado pela vossa paciençia


 Peço desculpa pelos erros , este teclado está doido
Duca749
Duca749
Mensagens : 2058
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 15:52
Como não tenho coragem de me aventurar em desmontar máquinas mecânicas não te sei responder nesse aspeto.
Agora quanto aos aparelhos de ultrassom, tenho um e uso essencialmente para limpar braceletes metálicas e as jóias da mulher, e uso apenas água e um pouco de detergente da loiça, e para o fim que pretendo serve perfeitamente.
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 16:32
Duca749 escreveu:Como não tenho coragem de me aventurar em desmontar máquinas mecânicas não te sei responder nesse aspeto.
Agora quanto aos aparelhos de ultrassom, tenho um e uso essencialmente para limpar braceletes metálicas e as jóias da mulher, e uso apenas água e um pouco de detergente da loiça, e para o fim que pretendo serve perfeitamente.
 Obrigado, bem são relógios velhos, uns Russos e um stock de "job lots" Que vieram da Inglaterra, mas pelos vistos a parte de ser por ultrasons se calhar está a ser posta de lado, agua no mecanismo aiii. Já vi us topicos mas ou fico sem saber que liquidos colocar, acho que é em três sessões a primeira não sei, a segunda penso que é Benzina ou o liquido dos isqueiros e terceira é alcool isopropílico, depois ainda a parte de secagem e isto na dita máquina de limpeza que neste caso é uma "Elma" e mesmo velha estão a vender no Ebay por 560 euros mais portes  Shocked.
 Mas sim gostava de poder "brincar" um pouco com estes mecanismos e colocá-los de volta á vida, claro que não iria ser profissional da coisa , mas tambem nem tenho sequer posses para avançar para algo tão caro.

 Á mão nem sei como proceder, pois não iria ficar tão perfeito como na máquina e tambem a velha duvida , que liquidos usar?... pois, pois a pergunta é um pouco parva, mas atté é complexa.
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 16:49
Paulo Rijo escreveu:Boa tarde , aqui vai mais umas perguntas idiotas, por curiosidade queria saber como se lavam as peças dos relogios, já vi alguns tópicos e não tenho maquina de lavar, e são supercaras , como hobby não justifica gastar um balurdio , e vi alternativa de maquinas de limpeza ultrasonica,se forem eficazes como a outra que produtos usar? já li que pode ser a gasolina das recargas dos isqueiros Zippo, Benzina, alcool isopropilico,mas primeiro que produto usar? Agua destilada com detergente?, Isso não enferruja? , 

Boa tarde Paulo,

Por acaso no meu serviço utilizamos um dispositivo de limpeza a ultrasons para algumas ferramentas e cartas de equipamentos de telecomunicações, igualmente sensíveis à água.

O que usamos, curiosamente, é água deionizada. Inclusive para placas de circuitos.

Paulo Rijo gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 17:07
JPP escreveu:Já os Seikos, de todos os que tenho, são precisamente aqueles que têm menos reserva de marcha e eu já nem ligo. Para mim é normal que um Seiko não se aguente entre o fim de um dia e a manhã do dia seguinte, mas não o envio para revisão por isso, só se também não estiver a manter o tempo, por exemplo, se atrasar ou adiantar mais de 5 minutos por dia!

Já agora fico curioso @c0mpu73r, qual a reserva de marcha do teu 007 agora?

300 peças  Embarassed Embarassed Embarassed olho para os meus 8 e já fico de peito inchado.. Shocked

O seiko sempre atrasou um pouco, tanto que era regra de adiantá-lo dois ou três minutos que daí a uns dias já estava a bater certo. Aliás, o meu Orient seguia nesse caminho até andar a tentar regulá-lo, agora até adianta ligeiramente  Laughing 

O Seiko ofereci-o ao meu irmão a ver se a curiosidade por estes mecanismos passava. E passou, já que ele adquiriu um Tissot e vem um Hamilton Field Automatic a caminho. Todavia, na minha mão e depois da revisão, a reserva durava aproximadamente dois dias. Isto é, usava um dia, deixava-o em casa no dia seguinte e se o usasse logo na manhã depois do dia de "descanso" ainda estava a funcionar. O 007 não tem corda manual, portanto a forma de o manter a funcionar era mesmo usá-lo no pulso.

Quando notei o problema, começou por atrasar mais do que o costume e não aguentava uma noite. Mesmo usando-o regularmente, bastava ficar de noite na gaveta para parar.

Tenho ainda fotos dele:

Tópico das perguntas idiotas 20190711
Tópico das perguntas idiotas 20190710
Tópico das perguntas idiotas 20200210

Duca749 gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 17:23
c0mpu73r escreveu:
Paulo Rijo escreveu:Boa tarde , aqui vai mais umas perguntas idiotas, por curiosidade queria saber como se lavam as peças dos relogios, já vi alguns tópicos e não tenho maquina de lavar, e são supercaras , como hobby não justifica gastar um balurdio , e vi alternativa de maquinas de limpeza ultrasonica,se forem eficazes como a outra que produtos usar? já li que pode ser a gasolina das recargas dos isqueiros Zippo, Benzina, alcool isopropilico,mas primeiro que produto usar? Agua destilada com detergente?, Isso não enferruja? , 

Boa tarde Paulo,

Por acaso no meu serviço utilizamos um dispositivo de limpeza a ultrasons para algumas ferramentas e cartas de equipamentos de telecomunicações, igualmente sensíveis à água.

O que usamos, curiosamente, é água deionizada. Inclusive para placas de circuitos.
 Bem aqui já está algo que nynca tinha passado pela cabeça "água deionizada " esta água coloca-se e não estraga ? Bem pelo nome já foi Tratada, destilada , onde se obtem a nivel comercial? É agua destilada, ou é em um sitio especifico que se compra?
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 17:36
Boas @Paulo Rijo eu nisto não te posso ajudar mesmo nada !!! 

Mas admiro a tua coragem para tal trabalho !! eu até sou um gajo que gosta de desmontar e montar e mexo em quase tudo ,,,, mas no que toca aos relógios até tenho medo dos abrir com medo dos riscar !! 

Mas pelo que já li eles para serem limpos tens que os desonestar todos e depois voltar a montar e lubrificar  Shocked 

Aqui fica uma empresa que vende material para relojoeiros onde podes comprar quase tudo e eles até te podem tirar algumas duvidas !! È a Reacel e aqui fica o LINK ;  https://www.reacel.pt/catalogo/listaprodutos.php?cat=145

Boa sorte .... Wink
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 18:05
Paulo Rijo escreveu:É agua destilada, ou é em um sitio especifico que se compra?

Boas Paulo,

Não é água destilada, é água deionizada, são coisas diferentes. Existe igualmente água destilada e deionizada para aumentar a confusão Smile

Posso ver de onde a mandamos buscar, quando peço ao armazém eles já a têm em stock. Não me lembro de ver uma "marca" em particular, até parece coisa de farmácia, tem um símbolo de um almofariz.

Todavia, cuidado que a usamos para limpar circuitos, conheço nesse contexto, agora relojoaria.. já vi um limpar o velocímetro do carro lá Very Happy
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Seg 31 maio 2021, 22:13
JPP escreveu:Já os Seikos, de todos os que tenho, são precisamente aqueles que têm menos reserva de marcha e eu já nem ligo. Para mim é normal que um Seiko não se aguente entre o fim de um dia e a manhã do dia seguinte, mas não o envio para revisão por isso, só se também não estiver a manter o tempo, por exemplo, se atrasar ou adiantar mais de 5 minutos por dia!

Não sabia desta. Mas eles vão perdendo a reserva de marcha com o tempo ou já é uma característica da marca?

c0mpu73r gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Ter 01 Jun 2021, 09:14
Boas a todos!

@Paulo Rijo, olha que se procurares melhor encontras uma máquina dessas pelos 200 euros, já vi várias e penso que anda uma, antiga, no Todocoleccion, precisamente pelos 200 euros. E se procurares no Aliexpress também encontras novas bastante mais baratas.

Mas essas são máquinas para utilização profissional, pressupõem que se desmonte o mecanismo todo, não são para lá o meter montado, claro. E, como bem disse o @Nuno Graça, há depois que voltar a montar e lubrificar tudo, ou seja, trabalho só para quem sabe!

Já a máquina de ultrasons é só para a caixa do relógio, lógico que não se mete lá mais nada!  Very Happy

@c0mpu73r, os meus Seikos novos também se aguentam melhor, mas os antigos não, alguns deles não têm sequer metade da reserva de marcha do que o normal. E sim, mesmo os novos, têm mais tendência para atrasar do que os outros. Ainda agora ando a rodar um SKX 011 que comprei novo há cerca de um ano e em dois dias já atrasou uns 7 minutos!  Rolling Eyes

De facto, concordo totalmente com quem diz que o 7S26 deve ser o pior mecanismo da história da relojoaria, mas, pasme-se, também dos que teve mais sucesso ... vá-se lá perceber. A verdade é que eu, por exemplo, ainda assim, não consigo deixar de gostar da Seiko e dos relógios com o 7S26, bem como de outros igualmente duvidosos, como o 7002 anterior!

c0mpu73r gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Ter 01 Jun 2021, 09:17
SquareWatch escreveu:
JPP escreveu:Já os Seikos, de todos os que tenho, são precisamente aqueles que têm menos reserva de marcha e eu já nem ligo. Para mim é normal que um Seiko não se aguente entre o fim de um dia e a manhã do dia seguinte, mas não o envio para revisão por isso, só se também não estiver a manter o tempo, por exemplo, se atrasar ou adiantar mais de 5 minutos por dia!

Não sabia desta. Mas eles vão perdendo a reserva de marcha com o tempo ou já é uma característica da marca?

Essa é uma boa questão que não te sei responder, mas alguém aqui deverá saber! A verdade é que os meus Seikos mais antigos têm realmente muito pouca reserva, comparados com todos os outros.

SquareWatch e c0mpu73r gostam desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 821
Data de inscrição : 11/11/2017

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Ter 01 Jun 2021, 20:56
Sansoni7 escreveu:Por aqui, revisões só em SOS....poupo para investir em «compras». Very Happy
 Por falar nisso, com uma ligeira queda, tenho que enviar um russo para o "reparador" recomendado Thumbs Up

Sansoni7 e c0mpu73r gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Qua 02 Jun 2021, 13:36
JPP escreveu:Boas a todos!

@Paulo Rijo, olha que se procurares melhor encontras uma máquina dessas pelos 200 euros, já vi várias e penso que anda uma, antiga, no Todocoleccion, precisamente pelos 200 euros. E se procurares no Aliexpress também encontras novas bastante mais baratas.

Mas essas são máquinas para utilização profissional, pressupõem que se desmonte o mecanismo todo, não são para lá o meter montado, claro. E, como bem disse o @Nuno Graça, há depois que voltar a montar e lubrificar tudo, ou seja, trabalho só para quem sabe!

Já a máquina de ultrasons é só para a caixa do relógio, lógico que não se mete lá mais nada!  Very Happy

@c0mpu73r, os meus Seikos novos também se aguentam melhor, mas os antigos não, alguns deles não têm sequer metade da reserva de marcha do que o normal. E sim, mesmo os novos, têm mais tendência para atrasar do que os outros. Ainda agora ando a rodar um SKX 011 que comprei novo há cerca de um ano e em dois dias já atrasou uns 7 minutos!  Rolling Eyes

De facto, concordo totalmente com quem diz que o 7S26 deve ser o pior mecanismo da história da relojoaria, mas, pasme-se, também dos que teve mais sucesso ... vá-se lá perceber. A verdade é que eu, por exemplo, ainda assim, não consigo deixar de gostar da Seiko e dos relógios com o 7S26, bem como de outros igualmente duvidosos, como o 7002 anterior!
Ora  aqui está já uma duvida(s) esclarecida.
 Eu sabia que as maquinas , neste caso é uma Elma antiga, éra para limpar relogios desmontados , ou seja os mecanismos, a minha duvida éra se as de ultrasons , com um preço tão comedido , já vi a 30 euros , faziam o mesmo efeito , com os liquidos apropriados, qua ainda não descobri na primeira lavagem qual é esse mesmo liquido, e se lavavam de modo eficiente como a de 500 euros, mas a dúvida já ficou esclareçida, pois é para caixas de relogios e afins.
 A roda de escape, terceira roda , roda da hora placas etc só para não estar aqui a mencionar tudo, conheço alguns mais em Ingles (Hour wheel, mainspring ,balance , stem, etc) , é mesmo na "Elma" ou semelhantes com os frasquinhos e com os cestos para arrumar as peçinhas. Tenho alguns movimentos para ensaiar (estragar) e até oleos Moebius.

 Obrigado pela dica  Thumbs Up

c0mpu73r gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Qua 02 Jun 2021, 16:22
JPP escreveu:De facto, concordo totalmente com quem diz que o 7S26 deve ser o pior mecanismo da história da relojoaria, mas, pasme-se, também dos que teve mais sucesso ... vá-se lá perceber. A verdade é que eu, por exemplo, ainda assim, não consigo deixar de gostar da Seiko e dos relógios com o 7S26, bem como de outros igualmente duvidosos, como o 7002 anterior!
 
Sacrilégio!!  Razz

O atraso é uma complicação  Very Happy
Conteúdo patrocinado

Tópico das perguntas idiotas Empty Re: Tópico das perguntas idiotas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos