DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Relógio medieval Ardavin

Qui 03 Jun 2021, 16:10
Ora, é chegada a altura de partilhar o meu Ardavin que, depois de umas largas buscas, consegui comprar a um bom preço pelo Todocoleccion Espanhol a um antiquário. Esta peça entra-me pela casa dentro no seguimento do impacto que as publicações do nosso amigo @floijdt têm tido em mim, e também pelas fotos do exemplar que o amigo @Nuno Graça publicou noutro tópico.

É um dos exemplares fabricados pela casa Ardavin, fundada por Carlos Fernández Ardavin, engenheiro industrial, em 1960 e que hoje, após o seu falecimento, continua viva pela mão de sua filha Maria, que continua a construir os relógios tal como o seu Pai.

Estes relógios são feitos usando os mesmos sistemas mecânicos, as mesmas técnicas e os mesmos materiais que eram utilizados no século XV, que replicam.

O meu, fabricado em 1982 e em excelente estado, mantém uma precisão impressionante, tendo em conta o facto de não ter indicador de minutos, e tem uma "reserva de marcha" de cerca de dois dias e meio. É todo construído em madeira, com exceção da corda, claro, e de duas ou três peças de apoio.

Esta peça foi oferecida pelo programa Espanhol da TVE chamado La Clave - onde eram entrevistadas personagens ilustres - a um político das Astúrias já falecido, cujo nome prometi não revelar em sites da net ou em Fóruns.

Está assinado, como podem ver, e é uma peça deliciosa que embeleza durante o verão um aparador em pedra que tenho no meu terraço. E todos que o têm visto em minha casa o têm elogiado! 

Assim que o verão se for será tempo de o colocar dentro de portas e, eventualmente, dar uma envernizadela com cuidado ou passar com cera. Já agora, pergunto a quem saiba, qual a vossa opinião sobre isto, sim ou não? E, se sim, o que é melhor, verniz ou cera?

Seguem as fotos!


Relógio medieval Ardavin Img_2768


Relógio medieval Ardavin Img_2769

Relógio medieval Ardavin Img_2772

Relógio medieval Ardavin Img_2771

Relógio medieval Ardavin Img_2770

Relógio medieval Ardavin Img_2773

Relógio medieval Ardavin Img_2774

Relógio medieval Ardavin Img_2775

Relógio medieval Ardavin Img_2776

Relógio medieval Ardavin Img_2777

Relógio medieval Ardavin Img_2778

floijdt, Duca749 e Nuno Graça gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Qui 03 Jun 2021, 16:47
Bonita peça e muito bem conservada.
Parabéns!
Talvez não seja grande ideia deixá-la na rua, mesmo durante o verão. A madeira não se dá bem com as mudanças de humidade que acontecem com frequência nas noites de verão.

JPP gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Qui 03 Jun 2021, 17:07
Peça interessante e gira, e o facto de ter uma história ligada a alguém conhecido é uma mais valia.
Parabéns pela aquisição!

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Qui 03 Jun 2021, 19:56
floijdt escreveu:Bonita peça e muito bem conservada.
Parabéns!
Talvez não seja grande ideia deixá-la na rua, mesmo durante o verão. A madeira não se dá bem com as mudanças de humidade que acontecem com frequência nas noites de verão.

Pois @floijdt, era por isso que eu a queria envernizar ou passar cera, mas de facto o mais cauteloso deve ser mesmo tirá-la à noite e só a deixar durante o dia ... Wink

Obrigado!  Wink

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Qui 03 Jun 2021, 19:56
Duca749 escreveu:Peça interessante e gira, e o facto de ter uma história ligada a alguém conhecido é uma mais valia.
Parabéns pela aquisição!

Obrigado @Duca749Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Qui 03 Jun 2021, 23:02
Parabéns @JPP Thumbs Up

Belo relógio e ainda por cima com história.

https://ardavin.net/colaboraciones/laudes-el-reloj-de-la-clave/
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 01:01
SquareWatch escreveu:Parabéns @JPP Thumbs Up

Belo relógio e ainda por cima com história.

https://ardavin.net/colaboraciones/laudes-el-reloj-de-la-clave/

Obrigado @SquareWatch, é de facto giro ter estas coisas e saber a história por trás delas! 

Esse link já tinha guardado, aliás, "impresso" em pdf, mas obrigado na mesma!  Thumbs Up

Sigo a Ardavin no Facebook, mas acho que sou o único  scratch Sad
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 07:46
Muito bonito; parabéns.
Quanto ao produto a dar, sugiro este, pois há cá por casa para limpar proteger os móveis de madeira e não querem outro!

https://feitosdiversos.pt/5373-5603562010026
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 12:10
Sansoni7 escreveu:Muito bonito; parabéns.
Quanto ao produto a dar, sugiro este, pois há cá por casa para limpar proteger os móveis de madeira e não querem outro!

https://feitosdiversos.pt/5373-5603562010026

Obrigado @Sansoni7, vou tomar nota!  Thumbs Up

Sansoni7 gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 12:18
Boas @JPP e parabéns pela compra ,,, é realmente maravilhoso ...

Quanto ao deixar na rua eu também não acho que seja o melhor para o menino pois pode constipar-se  Shocked 

Em relação a produtos para as madeiras eu normalmente ponho um produto caseiro que compro no Cartaxo numa drogaria antiga na Rua Batalhos e que se chama milagroso !! e é uma maravilha para tudo o que é madeiras ... se lá passares compra um frasco .. Thumbs Up
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 12:37
Nuno Graça escreveu:Boas @JPP e parabéns pela compra ,,, é realmente maravilhoso ...

Quanto ao deixar na rua eu também não acho que seja o melhor para o menino pois pode constipar-se  Shocked 

Em relação a produtos para as madeiras eu normalmente ponho um produto caseiro que compro no Cartaxo numa drogaria antiga na Rua Batalhos e que se chama milagroso !! e é uma maravilha para tudo o que é madeiras ... se lá passares compra um frasco .. Thumbs Up

Obrigado @Nuno GraçaVery Happy

Mas é um produto de limpeza, ou é de conservação, tipo cera?
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 12:45
JPP escreveu:
Nuno Graça escreveu:Boas @JPP e parabéns pela compra ,,, é realmente maravilhoso ...

Quanto ao deixar na rua eu também não acho que seja o melhor para o menino pois pode constipar-se  Shocked 

Em relação a produtos para as madeiras eu normalmente ponho um produto caseiro que compro no Cartaxo numa drogaria antiga na Rua Batalhos e que se chama milagroso !! e é uma maravilha para tudo o que é madeiras ... se lá passares compra um frasco .. Thumbs Up

Obrigado @Nuno GraçaVery Happy

Mas é um produto de limpeza, ou é de conservação, tipo cera?
Boas amigo @JPP é de conservação alem de proteger a madeira contra o bicho da madeira retifica tudo o que são pequenos riscos em moveis dá brilho e tem um cheiro espetacular !!! eu na minha casa a funcionaria dá com ele em todas as mobílias e nas portas também ....e até dou com ele numa mesa e cadeiras de jardim e ficam como novos e restaura logo a cor !!.. Shocked
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Sex 04 Jun 2021, 12:49
Nuno Graça escreveu:
JPP escreveu:
Nuno Graça escreveu:Boas @JPP e parabéns pela compra ,,, é realmente maravilhoso ...

Quanto ao deixar na rua eu também não acho que seja o melhor para o menino pois pode constipar-se  Shocked 

Em relação a produtos para as madeiras eu normalmente ponho um produto caseiro que compro no Cartaxo numa drogaria antiga na Rua Batalhos e que se chama milagroso !! e é uma maravilha para tudo o que é madeiras ... se lá passares compra um frasco .. Thumbs Up

Obrigado @Nuno GraçaVery Happy

Mas é um produto de limpeza, ou é de conservação, tipo cera?
Boas amigo @JPP é de conservação alem de proteger a madeira contra o bicho da madeira retifica tudo o que são pequenos riscos em moveis dá brilho e tem um cheiro espetacular !!! eu na minha casa a funcionaria dá com ele em todas as mobílias e nas portas também ....e até dou com ele numa mesa e cadeiras de jardim e ficam como novos e restaura logo a cor !!.. Shocked

Obrigado amigo @Nuno Graça, vou tomar nota, e tenho mesmo de ir ao Cartaxo um dia destes!  Very Happy
Conteúdo patrocinado

Relógio medieval Ardavin Empty Re: Relógio medieval Ardavin

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos