DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Valores relógios antigos Empty Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 12:14
Boa tarde a todos,

Não sei se este é o sub-fórum correcto mas aqui vai: Como depreender o valor certo para uma peça antiga, seja os "pacotes" ou peças isoladas do ebay, NOS, etc?

A dúvida surgiu porque adquiri uma antiguidade por um certo valor e reparei na expressão de um colega forista que "75€ era muito caro para um xxx". Como avaliar corretamente uma peça?

Obviamente existe muita subjectividade neste tema, mas ajudaria a partilha de algumas experiências.

Obrigado!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 16:35
Acho que ter a noção do valor de um relógio vintage ou antigo vem de muita asneira em compras e de muitos milhares de horas de observação!

Mas, acima de tudo, e quando não conhecemos o modelo, vem da comparação com o que existe de similar no mercado, em oferta, no momento, ou no passado recente!

Eu não compro um relógio sem fazer, no mínimo, uma rápida pesquisa pelo Ebay, Amazon, Catawiki, Chrono24 e OLX e ver que preços estão a pedir. Se não encontro igual, tento encontrar parecido.

Claro que isto, mutas vezes, não nos permite perceber que uma certa peça tem um pormenor que a valoriza, ou desvaloriza, face às demais! E há modelos que, face à grande procura, podem valorizar imenso só com um pormenor que nós possamos desconhecer, como o movimento específico, ter a coroa original, o vidro assinado (caso dos Omegas dos anos 70), uma bracelete original e bem conservada, etc! 

É preciso ter também noção de que podem existir diferenças abismais de valor entre um relógio em estado normal e um MINT e full set. Por exemplo, um Omega de um calibre vulgar dos anos 60, em estado normal, pode valer, faz de conta, 500 euros. Mas se em vez de normal, ele estiver MINT, rigorosamente novo, sem qualquer sinal de uso, e vier na sua caixa original, eventualmente com etiquetas e fatura, pode bem valer 1500, três vezes mais. A mim fazia-me confusão, mas a realidade é que os colecionadores puristas não olham para o primeiro e são capazes de não olhar a preço para adquirir o segundo!

Enfim, é uma coisa gira, mas complexa, a valorização do relógios vintage!

m84, Sansoni7 e Bruno Leal gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 16:45
O @JPP disse praticamente tudo, só acrescento que apesar de tudo o que foi dito para mim o real valor de um artigo não é o que se vê nesses sites mas o que realmente alguém está disposto a pagar.

Por vezes existem variações de mercado que deitam por terra essa ideia, mas no geral é assim que funciona.

m84 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 18:04
O valor dos relógios vintage está indexada à parvoíce dos colecionadores. Um relógio de marca XPTO, sem metais nobres, e que leve um movimento AS XXXX custa, imaginemos, 1000 euros, o mesmo movimento AS XXXX num relógio linha branca se custar 100 euros já é caro. O racional é zero, funciona como nos mercados artísticos, com base na Especulação! Mas na generalidade é a escassez q lhe define o preço, os Seiko nunca serão peças de joalharia pq há milhões deles.

m84, JPP, Bruno Leal e Aquiles_PT gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 18:18
VS escreveu: os Seiko nunca serão peças de joalharia pq há milhões deles.
 Aqui estás enganado @VS existem milhões deles é certo mas olha que existem alguns mais caros que os Rolex, assim como existem relógios de marcas conceituadas que são baratuxos, não podes generalizar.

m84 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 18:25
@Duca749, há sempre as excepções que confirmam a regra, mas não me parece q, na generalidade, um relógio de grande produção chegue a ter grande valor. Provavelmente haverá um ou outro modelo que devido à circulação de pouca qt de relógios atinjam valores mais elevados. Já agora, diz-me aí um (sem ser o willard) que valha algum dinheiro, não vá eu encontrar um na feira da ladta por 2 euros e deixar passar.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 18:29
Existem vários, mas se te cruzares com algum que tenha as letras GS no mostrador e um disco dourado na tampa traseira é de aproveitar, agora não sei é se o arranjas a 2€. 😁
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 18:37
@Duca749 se estás a falar dos Grand Seiko isso já é diferente. Mas já comprei um Certina Revelation por 2,5 euros. Estava escafiado, mas só a coroa, movimento e a caixa valem isso  40 vezes. Há sempre gente q não sabe o que vende, um omega velho pode valer menos que um ONE a brilhar de novo.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 20:57
Fogo, já eu só apanho tipos a vender Charutos a pensar que são Rolex...

VS gosta desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qua 02 Fev 2022, 23:07
c0mpu73r escreveu:Boa tarde a todos,

Não sei se este é o sub-fórum correcto mas aqui vai: Como depreender o valor certo para uma peça antiga, seja os "pacotes" ou peças isoladas do ebay, NOS, etc?

A dúvida surgiu porque adquiri uma antiguidade por um certo valor e reparei na expressão de um colega forista que "75€ era muito caro para um xxx". Como avaliar corretamente uma peça?

Obviamente existe muita subjectividade neste tema, mas ajudaria a partilha de algumas experiências.

Obrigado!
Ups, parece que fui eu que disse isso, e até podia na altura ir "mais longe" Laughing, mas foi um comentario "assustado" com o valor dado de 75€, e por acaso fiquei a matutar nisso.... Laughing
Na verdade tenho um Pobeda e varios Zims com esse mecanismo e nunca dei por cada um deles mais de 30€+portes, isso no mercado russo ou ucraniano, revistos, originais e sem bracelete, o que nesta parte agradeço pois faço-as eu nas horas livres Thumbs Up
Claro está, que agora e mais por causa da alfandega abandonei esse mercado e tambem por ter um leque grandito de relogios de origem russas, estando agora mais nos franceses Laughing, outro mercado, regra geral sujos e com braceletes abaixo do mau estado Laughing mas com mais procura... Embarassed
Quanto às compras sou muito "piquinhas" mas muito mesmo, quer na procura, nas comparações, no saber esperar, licitar em leilões com muita moderação e só até ao valor em que ao lado tem um em melhor estado em "comprar já" e se  o selecionar como "observado" e esperar um pouco, durante a noite costuma cair uma msg com uma proposta decente por parte do vendedor, e ainda é negociavel Thumbs Up, até à data nunca me arrependi de ter comprado um relogio que agora está mais barato, muito pelo contrario.
Boas compras Thumbs Up

m84, Sansoni7, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qui 03 Fev 2022, 00:25
Os 75€ era o que um vendedor estava a pedir pelo franken-Sputnik ao @thomasferreira98. Eu é que meti o Pobeda ao barulho Very Happy

Mas é um bom exercício pegar no que disseste sobre o ZIM 2602.

Toda a gente concordará que o valor de um relógio é o que o mercado está disposto a dar por ele. O problema é que nem sempre se encontra uma argumentação lógica para os valores que são praticados para relógios que, quando sairam para o mercado, tinham custos equivalentes e hoje em dia tem preços completamente díspares. As valorizações que vemos em determinados modelos nem sempre são explicadas pela raridade e entram na equação as modas, o marketing, o hype dado pelos influencers da relojoaria e um sem número de outro factores. O que é interessante é que este comportamento não se aplica só à Patek, AP ou Rolex. Basta ver os preços que hoje em dia se pedem por um SARB ou mesmo um SKX JDM e a valorização percentual que tiveram entretanto.

O mesmo se aplica aos nossos amigos soviéticos. Como o @filipe cunha bem referiu, existem uma série de marcas e modelos que foram equipados com exactamente o mesmo calibre ZIM 2602. A percepção de valor, contudo, não está directamente relacionada com o calibre, mas com as marcas e modelos, sua eventual raridade e, no caso do Sputnik, a relação com o espaço. Por isso é relativamente fácil encontrar um ZIM ou um Pobeda original doa anos 60 à volta dos 20/30€, dependendo do estado, mas um Sputnik da mesma década com o fundo dourado facilmente ultrapassará os 75€.

Bem sei que não estou a ajudar a responder ao OP, mas, nesse aspecto, os conselhos/comentários já por aqui dados pelos @JPP, @Duca749 e @VS dizem tudo Very Happy

m84, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qui 03 Fev 2022, 09:21
Fogo, já eu só apanho tipos a vender Charutos a pensar que são Rolex...

Mais ou menos isso  Rolling Eyes

A todos, obrigado pelo feedback. Deu para entender um pouco a dinâmica de mercado, associado também à componente psicológica/disciplina de quem compra...

Também aprendi que vou fazer asneiras, mas é assim que se aprende Embarassed

Tempus fugit gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Qui 03 Fev 2022, 12:48
Vou assistir ao desenrolar deste tópico desde a linha lateral porque não tenho nada de valioso a acrescentar. Sempre me mantive afastado do mercado de antigos porque nunca me puxou muito, e não entendo patavina.

No entanto, só uma palavra de encorajamento para o @c0mpu73r - desfruta bem do relógio e não fiques a pensar nos 20 ou 30 EUR que podes ter pago a mais! No mar de despesa que pode ser o colecionismo de relógios, é uma gota de água Very Happy

Tempus fugit, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Dom 13 Mar 2022, 23:30
Olá, gostei de ler este tópico e acho muito pertinente no geral mas especialmente nos dias de hoje, onde o mercado dos relógios vintage/usados tem tido uma subida exponencial, e onde todos se viraram 'dealers' de relógios.  Por isso, vou acrescentar os meus '2 centimos' como diriam os estrangeiros à medida que me vou lembrando Razz

Em primeiro lugar, acho que já foi dito aqui muito boa coisa, e o essencial lembrar é que não há uma formula unica ou correcta de encontrar o valor de determinada peça.

Antigamente ainda havia uns livros/guias que publicavam preços de mercado para determindados modelos (como noutras areas de negócio), e acho que hoje em dia ainda há uma ou outra revista estrangeira que o faz com relógios usados mas não me lembro de nomes.

Mas acho que para quem se está a comecar e ainda não tem um sentido/noção de valores medianos de mercado, há que fazer pesquisa, mais pesquisa, e depois mais pesquisa. Razz É ver o que há por aí e a que preços, tanto nos privados como nos dealers – que por norma tendem a ser mais caros que os privados –,  e, a bem ou a mal, as várias plataformas de venda etc.

Mas há que ter noção que há também muitos fatores objectivos e qualitativos que têm, ou podem, ter influencia no preço.

Diria que para começar, a juntar ao elemento de pesquisa, claro que é preciso pesquisar também como deve ser efectivamente o relógio a comprar, e o seu estado: se é original, e se não, quanto é que já não o é. Será um NOS full-set, um 'safe-queen' que foi sempre bem cuidado, um daily-beater com longa vida de uso e que já passou por muitos relojoeiros, um mumbai special, um franken, ou mesmo uma réplica??

A qualidade da caixa: uma caixa em aço ou metal nobre, por norma acaba por ser sempre mais cara que uma em latão cromado, ou uma plaqueada. Neste ultimo os microns do plaque, também define um custo base. O tipo de caixa, seu design e construção.

O mostrador. A qualidade da sua produção, impressão, detalhes estéticos, relevos etc… O estado do mostrador terá uma influencia enorme no preço dum relógio. E um mostrador restaurado ou pintado ou demasiado 'patinado' pode influenciar negativamente o preço.

O mesmo se passará com o mecanismo: Simples, complicado (calendário, cronografo, etc). Um mecanismo decorado ou nitidamente mais trabalhado e/ou ‘turbinado’ (como diria a outra) também deve ficar mais caro que um mecanismo simples saído de fabrica. Igualmente, se ao vermos um relógio com um mecanismo todo escafiado, ou pior, com peças de outros mecanismos, deverá levar uma taxação no preço.  

Mas ao fim e ao cabo, vai verdadeiramente depender da nossa capacidade e disponibilidade de compra e dos nossos criterios de escolha!

Há malta que não se está para chatear e preocupar com pesquisas etc, e vai a um dealer comprar um relógio por 1000 que já teve a caixa polida, e o mostrador restaurado. Isto porque pode e quer.
E há outros que não podem ou não querem, e conseguem encontrar o mesmo relógio em estado original, com o mostrador com uma patina bonita por 500. Cool

Sansoni7, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Seg 14 Mar 2022, 10:12
Boa e completa descrição @m84! Concordo com tudo! 

Só um termo que não conhecia: "safe-queen"! Tira-se pelo sentido, mas nunca o tinha ouvido!  Wink

Abraço
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Seg 14 Mar 2022, 11:00
Muito bom post @m84 Obrigado.

m84 gosta desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Seg 14 Mar 2022, 14:23
A coisa agrava, ou fica de dificil decisão para o comprador, quando já tem muitos antigos e começa a olhar para relogios mais "bizarros", tipo de 4 ponteiros e afins, onde uma ida ao relojoeiro ou até a uma sucata (vulgo doador de peças) é cada vez mais dificil ou impossivel...já não falo naqueles de varias complicações, o que vem complicar a coisa. Very Happy Very Happy
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Ter 26 Jul 2022, 12:54
Nos relógios há quem os compre pelos mostradores e quem os compre pela qualidade / acabamento do calibre...
Eu a primeira coisa que olho num relógio é no calibre/máquina é o regulador do registo...se for modelo de precisão micrométrica -  80% das vezes é um bom relógio e com valor elevado.
A marcas as vezes são sobrevalorizadas, todas as marcas tem bons e maus modelos.
Por exemplo mais depressa dou 300euros por um bom certina ou longines do que 300euros por um simples omega 30T2...mas pronto tenho de ter cuidado que isto nas marcas há paixões, e como qualquer amor...nem sempre é racional
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Ter 26 Jul 2022, 12:59
VS escreveu:O valor dos relógios vintage está indexada à parvoíce dos colecionadores. Um relógio de marca XPTO, sem metais nobres, e que leve um movimento AS XXXX custa, imaginemos, 1000 euros, o mesmo movimento AS XXXX num relógio linha branca se custar 100 euros já é caro. O racional é zero, funciona como nos mercados artísticos, com base na Especulação! Mas na generalidade é a escassez q lhe define o preço, os Seiko nunca serão peças de joalharia pq há milhões deles.

Concordo com tudo, mas não generalizava tanto nos seikos
Eles tem o gran seiko - a credor e alguns Lord Marvel são os Lexus / da toyota...
este tópico é fixe

m84 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Valores relógios antigos Empty Re: Valores relógios antigos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos