DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
pfad
pfad
Mensagens : 211
Data de inscrição : 11/09/2017

Winder: sim ou não? Empty Winder: sim ou não?

Dom 24 Dez 2023, 16:59
Viva,
Tenho-me questionado se o uso de um winder (não sei o termo em português...) será benéfico ou não. Não falo do ponto de vista prático, pois não me custa pegar num relógio parado, Dar-lhe corda e acertar.
A minha dúvida é em relação à "saúde do mecanismo" e reuução das intervenções.
Na minha total ignorância penso: por um lado, um relógio muito tempo parado pode levar à "estagnação" dos lubrificantes que podem perder qualidades e deteriorar as peças. Por outro lado, a estar em constante funcionamento, leva a uma maior fricção entre as peças e consequente desgaste mais acelerado.

Até aqui, o que tenho feito é uma solução de compromisso: vou rodando os relógios, com a preocupação de não ficarem mais de um mês sem trabalhar.

O que acham?
joaosilvaeu
joaosilvaeu
Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/02/2023
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Ter 26 Dez 2023, 19:52
Viva, não tendo conhecimentos técnicos para ajudar com a questão colocada não vou dar palpites. Mas vem a propósito porque o engenhocas do meu cunhado, que também gosta de relógios, ofereceu-me um winder feito por ele na impressora 3D. Deixo uma foto, pode ser que dinamize o tópico e venha gente entendida ajudar com a questão colocada.
Boas festasWinder: sim ou não? 20231212

Sansoni7 e Bruno Leal gostam desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Qua 27 Dez 2023, 20:53
sinceramente, não vou nada com essas coisas, a meu ver não custa nada perder 5m em acertar o relógio nas datas, a meu ver, os oleos modernos não se deteoram tanto e podem estar em " repouso", não é como antigamente onde era usado oleo de baleia para lubrificante que ao fim de algum tempo secava se o mescanismo não estivesse em utilização
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Qui 15 Fev 2024, 19:48
Vivam. Aproveito este tópico para dar conta que poderei ter resolvido o problema dos meus Seiko Kinetic. Como tenho vários relógios vou usando pouco os dois Kinetic que tenho e o resultado é que eles param. As vezes passo uns minutos a abanar os relógios mas resolve pouco o problema e um deles está mesmo renitente a ganhar carga, pode estar já com a bateria ou condensador lixado.

Andei a ver na net e na Amazon e descobri esta engenhoca que é vendida por 28 euros.

https://www.amazon.es/dp/B0BVJ6XDMN?psc=1&ref=ppx_yo2ov_dt_b_product_details

Tem um vídeo onde se vê o aparelho a funcionar. Não trás carregador, estou a usar o do iPhone mas nem aquece, o consumo deve ser mínimo.

Neste momento tenho lá os dois Kinetic e do ponto do oscilar parece funcionar bem. Para relógios automáticos não sei se funcionará bem ou se dará corda a mais. Mas há ainda um inconveniente pior que é o imã com que a geringonça funciona e se poderá magnetizar os relógios.

Depois dou feedback sobre a eficácia e se noto algum efeito secundário.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Qui 15 Fev 2024, 23:16
Ao fim de 3 horas no gingarelho, o menos renitente já indica 30 segundos de carga e o mais está a indicar 20 segundos. Para ver a carga real tenho de deixar em repouso algum tempo mas para já parece estar a resultar.

Há malta que se queixa do barulho mas nem acho assim incomodativo. Da algum trabalho centrar os relógios para que eles rodem sem excêntricidade.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Sex 16 Fev 2024, 17:21
Também tenho um Kinetic, e padeço do mesmo problema, quando eu dou conta que ele perde a carga dou-lhe umas abanadelas e começa logo a funcionar, mas para a carga ser duradoura tenho que andar um dia com ele.
Essa engenhoca parece interessante, mas não me estou a ver a comprar só por causa de um relógio que também pouco vale, quando o condensador for á vida o relógio não vale o custo da troca por um novo.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Sáb 17 Fev 2024, 12:25
Compreendo. No meu caso tenho dois Kinetic e há pelo menos mais um na família próxima. No caso dos meus eles chegaram a parar e não chega usar um dia para repor a carga, ao fim de dois ou três dias ele está outra vez nas lonas.

Ambos os relógios passaram umas horas a baloiçar e o mais recente já está com 30 segundos de carga, o aparelho revelou-se até bastante eficaz. O mais antigo que dá deve ter quase 20 anos , se não passar já essa idade, saiu com 30 segundos mas ao fim de mais de 12 horas já estava nos 20 segundos. Esse talvez já não recupere.

Não sei quanto custará mudar o condensador ao relógio mas do que li deve passar os 60 euros, se calhar até bastante. Se fosse possível alterar o relógio para pilha sem gastar muito até era capaz de optar por essa solução. O movimento continua a funcionar sem problemas.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Sáb 17 Fev 2024, 12:38
Após horas a rodar só tem 30 segundos de carga? Queres dizer minutos certo?
A ser assim e tendo como comparação o meu, acho que esses já estão nas últimas.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Sáb 17 Fev 2024, 12:47
Estes Kinetic tem um botão que ao carregar faz avançar o ponteiro dos segundos para indicar a carga. Se tiver pouca carga avança alguns segundos. Se estiver perto da carga máxima o ponteiro dos segundos avança 30 segundos.

Portanto um um relógios está a indicar a carga máxima e o outro apresenta uma carga elevada mas abaixo da carga máxima.

O mais antigo acredito que esteja com o condensador meio “despachado”.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Sáb 17 Fev 2024, 13:02
Ah ok, o meu não tem nada disso, é mais simples, daí eu dizer que não valerá o custo da troca do condensador.
Conteúdo patrocinado

Winder: sim ou não? Empty Re: Winder: sim ou não?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos