DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cauny - O que é que aconteceu?

+42
VS
Mcauny
milhazes
luisramosilva
Nuno Graça
Duca749
Figas62
Miguel
SquareWatch
Sampayo
bladerunner68
JPP
filipe cunha
gGarrett
nmfl
Sansoni7
paroliveira
Tempus fugit
Iloper
cpalha
denário
outoftime
Girão
vintagelover42
Manuel Ventura
Rlopow
emioooo
Goodstuff
Rally200
alvez
Admin
JM008
m84
MFerreira
cuica
André Afonso
Pedro Pereira
Markku
goncalobmfr
lucatorelli
Shiver
RangelRocha
46 participantes
Ir para baixo
Manuel Ventura
Manuel Ventura
Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/02/2018
Idade : 77

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Qui 15 Fev 2018, 15:15
Boa tarde
Para Todos

Os relógios Cauny, como muitos outros "paridos" na suiça, eram encomendados por vários que até criavam empresas e registavam as marcas nesse país. Temos como exemplo o em análise, os Lancia, os Silgar, os Said, (todos estes de Portugueses) os Bonguia, etc, etc, etc.
Eu tive a minha primeira relação com os Cauny quando fiz 10 anos (com a quarta classe + comunhão solene), em 1956 e o meu Pai,que seguindo a tradição me ofereceu o seu relógio (Super Zoty que ainda hoje e em estado impecável) de 1946, ano em que nasci, e, comprou para ele um Cauny qualquer coisa... , no contrabando. Sim era no contrabando que se compravam os Cauny's que tinham origem em Espanha, que eram feitos na Suiça mas a marca pertencia a Espanhóis que os comercializaram principalmente em Espanha, Portugal (contrabando), América Latina, e também na África do Sul. Ou seja em Países com afinidades onde existissem muitos espanhóis ou portugueses.

Isto que parece muito complicado, resume-se ao que atrás disse. A marca Cauny e os produtos comercializados com esse nome tem origem em proprietários espanhóis (castelhanos ou catalões?) que usaram, não se sabendo porquê, o nome de uma aldeia francesa e faziam relógios na Suiça, desenhando-os e escolhendo as peças que entendiam feitos por outros (movimentos, caixas, etc) para os venderem em Espanha e países "afins".

Hoje todos aqueles que no mundo se interessam por relógios, consideram que são de qualidade superior, rigorosos no fabrico e no desenho e que se situam muito perto dos relógios de melhor "nome" da época. Isto eleva os seus valores, mas ainda aquém de outros de qualidade inferior (digo eu!).
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Qui 15 Fev 2018, 16:03
Já ficámos a saber um pouco mais.....
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Qui 15 Fev 2018, 21:11
Obrigado pela contribuição do testemunho sobre a Cauny Thumbs Up

Em conversa com pessoas com mais sabedoria e vivência do passado,já sabia sobre o pormenor do contrabando.

E que não devia ser pouco,tendo em conta a quantidade dos que ainda abundam no mercado de usados...

Fugindo um pouco ao universo dos relógios em si,seria interessante perceber como funcionava a relação entre o contrabando da marca e o Estado na figura da policia e os senhores do fisco.



Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Qui 15 Fev 2018, 21:46
Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Cauny_10
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Qui 15 Fev 2018, 21:50
Rlopow escreveu:Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Cauny_10

Qual o calibre do Apollon? Parece FHF 81/2 ou 96/4?
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Qui 15 Fev 2018, 22:07
bladerunner68 escreveu:
Rlopow escreveu:Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Cauny_10

Qual o calibre do Apollon? Parece FHF 81/2 ou 96/4?

96/4 Very Happy
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 13:36
Rlopow escreveu:Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Cauny_10
O primeiro de muitos Very Happy
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 13:41
Rlopow escreveu:Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Cauny_10

Tens que ir dando baixa na lista..

. Peseux 320
. FHF 94/4
. FHF 96
. FHF 81-2
. AS 1950
. AS 1951

Eu vou ter alguns repetidos "para troca" como faziamos com os cromos de futebol... Depois falamos Laughing Laughing Laughing
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 13:44
bladerunner68 escreveu:
Rlopow escreveu:Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Cauny_10

Tens que ir dando baixa na lista..

. Peseux 320
. FHF 94/4
. FHF 96
. FHF 81-2
. AS 1950
. AS 1951

Eu vou ter alguns repetidos "para troca" como faziamos com os cromos de futebol... Depois falamos Laughing  Laughing  Laughing

Very Happy Very Happy
Tenho de começar é a ver de caixas que da maneira como isto anda de espaço (para além de dinheiro) é coisa que me vai faltado Very Happy Very Happy


Última edição por Rlopow em Sex 16 Fev 2018, 21:59, editado 1 vez(es)
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 13:49
Nos primórdios da humanidade não havia dinheiro e a troca direta de bens resolvia tudo e era uma boa solução, podemos implementa-la aqui no fórum e seguramente resolvia-mos e aliviava-mos o investimento de muita gente..
Temos que criar um espaço de troca direta e aberta.. lol!
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:24
Pedro Pereira escreveu:Obrigado pela contribuição do testemunho sobre a Cauny Thumbs Up

Em conversa com pessoas com mais sabedoria e vivência do passado,já sabia sobre o pormenor do contrabando.

E que não devia ser pouco,tendo em conta a quantidade dos que ainda abundam no mercado de usados...

Fugindo um pouco ao universo dos relógios em si,seria interessante perceber como funcionava a relação entre o contrabando da marca e o Estado na figura da policia e os senhores do fisco.




Absolutamente verdade!

Depois partilho um pequeno episódio que me foi contado na primeira pessoa, com Cauny na fronteira de Badajoz...
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:29
bladerunner68 escreveu:Nos primórdios da humanidade não havia dinheiro e a troca direta de bens resolvia tudo e era uma boa solução, podemos implementa-la aqui no fórum e seguramente resolvia-mos e aliviava-mos o investimento de muita gente..
Temos que criar um espaço de troca direta e aberta.. lol!

Apoiado Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:30
Mais um a apoiar a sugestão. Thumbs Up
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:31
@Rlopow, parabéns pelo 'ingresso' na Cauny, esse parece estar impecável e os meus votos que seja o primeiro de... muitos Thumbs Up
MFerreira
MFerreira
Mensagens : 120
Data de inscrição : 04/05/2017

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:42
Aqui seguem as ultimas aquisições Cauny, vieram os 3 em pacote e estão em estado original e não restaurado.
Notem que o Cadete está em estado NOS.
Para além destes tenho ainda um Cauny Crono + Cauny Calendario dos quais não me desfaço, já estes 3 são para trocar ou vender.
Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Untitl17
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:53
MFerreira escreveu:Aqui seguem as ultimas aquisições Cauny, vieram os 3 em pacote e estão em estado original e não restaurado.
Notem que o Cadete está em estado NOS.
Para além destes tenho ainda um Cauny Crono + Cauny Calendario dos quais não me desfaço, já estes 3 são para trocar ou vender.
Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Untitl17

Esse Cauny Cadete parece-me uma verdadeira oportunidade para quem esteja à procura de um!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 14:56
Ultimamente também tenho comprado aos 3 de cada vez.... Very Happy
Manuel Ventura
Manuel Ventura
Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/02/2018
Idade : 77

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 17:06
O contrabando dos Cauny's era perfeitamente pacifico. Toda a gente da "situação, ou não" os comprava.

"Nós" atravessávamos para lá com café (+ muitas outras coisas) e a guarda fiscal (como se designava na altura e que depois foi integrada na GNR) fechava os olhos e só quando não era "oleada" é que os entreabria mas logo os fechava. Por Campo Maior devem ter passado muitas megatoneladas. Nós íamos lá comprar chocolates (foleiros), rebuçados e torrões de Alicante. Eles viviam numa sociedade economicamente muito fechada. Para comprarem um carro tinham que se candidatar e esperar que a "SEAT" que já nessa altura lá existia, lhes fizesse um 600 (=FIAT 600). Carro de Português (rico que eram os que lá iam) era um luxo, o que criou algumas invejas que ainda se sentem.

Resumindo o contrabando era coisa assumida e que "dava jeito" aos dois Países. Lembro que Portugal só tem uma fronteira que é com Espanha. Sair daqui só por ela ou de barco para qualquer outro lado, ou ... de avião, que pode puder passar por ela , ... ou não.

A razão dos relógios Cauny's serem de propriedade de Espanhóis (concerteza situacionistas), embora que construídos na Suiça, tem a ver com a situação politica que se vivia na altura, não nos devemos esquecer contudo que a origem da Cauny é muito anterior à Época de Franco e da WW2.

Melhores cumprimentos
MV
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sex 16 Fev 2018, 21:53
Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Bongui10
Bonguia 1970s


Por se falar em Bonguia, fica aqui o único com que me cruzei...
Desculpem-me o off-topic tongue
André Afonso
André Afonso
Mensagens : 171
Data de inscrição : 06/10/2017

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sáb 17 Fev 2018, 12:13
Obrigado pelo post Sr Ventura, gosto sempre de saber a história por detrás da história
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sáb 17 Fev 2018, 12:25
Antiqvarivm escreveu:Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Bongui10
Bonguia 1970s


Por se falar em Bonguia, fica aqui o único com que me cruzei...
Desculpem-me o off-topic tongue

Tenho visto no online alguns Bonguia em melhor ou pior estado, numa me animei a comprar... Que sabemos da origem desta marca? scratch
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sáb 17 Fev 2018, 22:01
Obrigado @Antiqvarivm Very Happy
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Sáb 17 Fev 2018, 23:41
bladerunner68 escreveu:
Antiqvarivm escreveu:Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Bongui10
Bonguia 1970s


Por se falar em Bonguia, fica aqui o único com que me cruzei...
Desculpem-me o off-topic tongue

Tenho visto no online alguns Bonguia em melhor ou pior estado, numa me animei a comprar... Que sabemos da origem desta marca? scratch

Pessoalmente, pouco ou nada. O que tive e coloquei no post, tinha qualidade mediana/mediana-baixa. Passo a palavra a um Membro do Fórum que tenha +info.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Seg 19 Fev 2018, 00:14
Manuel Ventura escreveu:O contrabando dos Cauny's era perfeitamente pacifico. Toda a gente da "situação, ou não" os comprava.

"Nós" atravessávamos para lá com café (+ muitas outras coisas) e a guarda fiscal (como se designava na altura e que depois foi integrada na GNR) fechava os olhos e só quando não era "oleada" é que os entreabria mas logo os fechava. Por Campo Maior devem ter passado muitas megatoneladas. Nós íamos lá comprar chocolates (foleiros), rebuçados e torrões de Alicante. Eles viviam numa sociedade economicamente muito fechada. Para comprarem um carro tinham que se candidatar e esperar que a "SEAT" que já nessa altura lá existia, lhes fizesse um 600 (=FIAT 600). Carro de Português (rico que eram os que lá iam) era um luxo, o que criou algumas invejas que ainda se sentem.

Resumindo o contrabando era coisa assumida e que "dava jeito" aos dois Países. Lembro que Portugal só tem uma fronteira que é com Espanha. Sair daqui só por ela ou de barco para qualquer outro lado, ou ... de avião, que pode puder passar por ela , ... ou não.

A razão dos relógios Cauny's serem de propriedade de Espanhóis (concerteza situacionistas), embora que construídos na Suiça, tem a ver com a situação politica que se vivia na altura, não nos devemos esquecer contudo que a origem da Cauny é muito anterior à Época de Franco e da WW2.

Melhores cumprimentos
MV

Muito interessante!

Cumprimentos,
avatar
Convidado
Convidado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Ter 20 Fev 2018, 22:34
Já agora:

http://www.ancienne.es/en/cauny-prima-chronodiver-luxe-210-metres-285-02457/
https://www.ebay.fr/itm/Cauny-Landeron-248-Vintage-Sixties-Divers-Chronograph-watch/391905458004?hash=item5b3f62b754:g:3fkAAOSwZYdZ37xi
https://www.ebay.ie/itm/Cauny-chronograph-submariner-Landeron-watch-/323041400315?hash=item4b36c495fb
https://encheres.catawiki.eu/kavels/15067927-cauny-chronograph-submarine-homme-1960-1969
https://watches83.com/en/cauny/710-vintage-swiss-manual-winding-watch-cauny-submarine-17-jewels-diver.html




post scriptum - aconselho a consulta do topo para baixo Wink
Conteúdo patrocinado

Cauny - O que é que aconteceu? - Página 7 Empty Re: Cauny - O que é que aconteceu?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos