DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Timex 1975 - Manutenção Empty Timex 1975 - Manutenção

Qua 19 Set 2018, 15:33
Boa tarde caríssimos,

Após uma primeira experiência com relógios vintage (Certina dos anos 40), acabo de adquirir mais uma peça oldschool. Um Timex de 1975 com a caixa em excelentes condições, bracelete para ser trocada e a precisar de serviço...

O ponteiro dos segundos parece-me ok, corre os 60 segundos lado a lado com o meu Casio digital. No entanto o dos minutos parece-me que fica preso e/ou move-se devagar. Acaba por atrasar imenso! O movimento é o M24.

Alguém tem alguma ideia de como tratar desta relíquia? Ou recomenda algum sítio para fazer a manutenção?

A ref completa do relógio é 2606002475.

Timex 1975 - Manutenção 42088710
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Qua 19 Set 2018, 17:51
Convinha levar a um relojoeiro...
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Qua 19 Set 2018, 18:38
filipe cunha escreveu:Convinha levar a um relojoeiro...

Correto, mas a minha pergunta era no sentido de alguém ter alguma recomendação específica ou ideia do que pudesse causar o problema...
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Qua 19 Set 2018, 19:12
Bem, isso só mesmo abrindo o mecanismo para inspeção por alguém entendido. Sou leigo e apenas posso especular que o problema esteja na falta de lubrificação e/ou sujidade no movimento, ou mesmo nalguma avaria numa peça do mecanismo.

Não sei onde vives mas não deve ser difícil encontrares um relojoeiro que trate do problema. Aqui no fórum temos o colega @Girão que é relojoeiro e também poderá ajudar.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Qui 20 Set 2018, 08:26
Fábio de Sousa escreveu:
filipe cunha escreveu:Convinha levar a um relojoeiro...

Correto, mas a minha pergunta era no sentido de alguém ter alguma recomendação específica ou ideia do que pudesse causar o problema...

Sou cliente do amigo @Girão...recomendo!
Relativamente ao «problema» pode até não passar de um ....ponteiro algo solto, de q qualquer dos modos, entendo que o relógio «merece» uma revisão antes de ser regularmente usado.


Última edição por Sansoni7 em Qui 20 Set 2018, 10:03, editado 2 vez(es)
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Qui 20 Set 2018, 09:48
Olá @Fábio de Sousa, esse Timex aparenta estar em bastante bom estado!

A minha opinião já foi dita pelo @nmfl, mas acho que o nosso amigo @bladerunner68 é quem tem mostrado mais conhecimento em Timex por estas bandas. Talvez ele veja este tópico e dê a sua opinião.

Boa sorte!
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Sáb 22 Set 2018, 16:22
Olá Fábio
O teu Timex/Kelton tem um problema muito comum neste fabricante. Na Timex os ponteiros não tem a clássica "gola" de ajuste ao eixo e entram sobre ligeira pressão apenas na espessura da própria lâmina dos mesmos ponteiros. O que algumas vezes acontece é que com algum bloqueio ou por exemplo numa manutenção descuidada forçar a rotação do ponteiro, este perdem ajuste e ficam algo soltos. Depois ao rodar em função do atrito ou posição no mostrador, tanto aderem como não aderem ao eixo e ficam "malucos" com atraso aleatórios.
Podes tentar alguns soluções simples: retirar o movimento da caixa e o ponteiro segundos + minutos e voltar a montar, pois pode apenas estar algo solto do eixo e com um pouco de ajuste retome? Buscar num relógio para peças igual ao teu ponteiro(s) em melhor estado (estes relógios à bastante oferta)? ou, tentar "com muito jeitinho e bricolage" no mesmo ponteiro moldar no sentido de "fechar" um pouco o orifício para que depois o ajuste sobre pressão no eixo seja + efectivo.. Com algumas destas já consegui salvar alguns timex/kelton mas nem sempre é garantido..

Se não estás confortável com as sugestões, consulta um relojoeiro para te ajudar, que é sempre a solução + limpa e segura. Não haverá é muita oferta de relojoeiros para pegar em Timex mecânicos, mas ainda se encontram.

P.S: São conselhos de "amador & curioso" sem qualquer aspiração a ser profissional, mas se puder ajudar fico satisfeito..




bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Seg 24 Set 2018, 19:09
Se aprecias Timex convido-te a visitares o tópico aqui no fórum dedicado..

https://dezdez.forumeiros.com/t806-timex-kelton-que-dizer-sobre-esta-marca
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Ter 25 Set 2018, 11:38
nmfl escreveu:Bem, isso só mesmo abrindo o mecanismo para inspeção por alguém entendido. Sou leigo e apenas posso especular que o problema esteja na falta de lubrificação e/ou sujidade no movimento, ou mesmo nalguma avaria numa peça do mecanismo.

Não sei onde vives mas não deve ser difícil encontrares um relojoeiro que trate do problema. Aqui no fórum temos o colega @Girão que é relojoeiro e também poderá ajudar.

Obrigado! Eu vivo em Lisboa. Se o colega @Girão for deste lado e tiver disponibilidade, terei todo o gosto em confiar-lhe o relógio.
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Ter 25 Set 2018, 11:43
bladerunner68 escreveu:Olá Fábio
O teu Timex/Kelton tem um problema muito comum neste fabricante. Na Timex os ponteiros não tem a clássica "gola" de ajuste ao eixo e entram sobre ligeira pressão apenas na espessura da própria lâmina dos mesmos ponteiros. O que algumas vezes acontece é que com algum bloqueio ou por exemplo numa manutenção descuidada forçar a rotação do ponteiro, este perdem ajuste e ficam algo soltos. Depois ao rodar em função do atrito ou posição no mostrador, tanto aderem como não aderem ao eixo e ficam "malucos" com atraso aleatórios.
Podes tentar alguns soluções simples: retirar o movimento da caixa e o ponteiro segundos + minutos e voltar a montar, pois pode apenas estar algo solto do eixo e com um pouco de ajuste retome? Buscar num relógio para peças igual ao teu ponteiro(s) em melhor estado (estes relógios à bastante oferta)? ou, tentar "com muito jeitinho e bricolage" no mesmo ponteiro moldar no sentido de "fechar" um pouco o orifício para que depois o ajuste sobre pressão no eixo seja + efectivo.. Com algumas destas já consegui salvar alguns timex/kelton mas nem sempre é garantido..

Se não estás confortável com as sugestões, consulta um relojoeiro para te ajudar, que é sempre a solução + limpa e segura. Não haverá é muita oferta de relojoeiros para pegar em Timex mecânicos, mas ainda se encontram.

P.S: São conselhos de "amador & curioso" sem qualquer aspiração a ser profissional, mas se puder ajudar fico satisfeito..


Excelente! Muitíssimo obrigado, mesmo. Não quero entrar em grandes bricolages para não o deixar pior, mas retirar o movimento e os ponteiros é fazível. Se a coisa não funcionar, opto por um relojoeiro (obrigado pela recomendação pessoal).
Conteúdo patrocinado

Timex 1975 - Manutenção Empty Re: Timex 1975 - Manutenção

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos