DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Empty Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage

Seg 11 Mar 2019, 23:49
Foi no fim do ano passado que a Oris lançou uma edição especial do seu Big Crown Ponter Date, em parceria/homenage. à nossa TAP.

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Soldad2

Adequadamente, foi no Museu do Ar – em Pêro Pinheiro, nos arredores de Sintra – que a TAP Air Portugal e a Oris escolheram apresentar o resultado de uma interessante colaboração entre a Transportadora Aérea Portuguesa e a firma relojoeira suíça baseada em Hölstein: o Big Crown Pointer Date ‘TAP Heritage’, dedicado não só aos primórdios da companhia de aviação mas também ao seu futuro. Essa dicotomia entre o ontem e o amanhã está bem presente no relógio, com diversos detalhes de inspiração vintage no mostrador e a gravação de um moderno Airbus no fundo da caixa.

Já tive com um em mãos (pertencente a um dos pilotos que o compraram) e é um relógio muito bem equilibrado e conseguido, que junta uns detalhes muito interessantes.

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Untitled-9

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Untitled-21

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Untitled-31

Apesar das individualidades presentes, o grande protagonista do evento foi mesmo… o relógio, cujos primeiros exemplares – numerados e personalizados com o respetivo nome do comprador – foram entregues aos muitos pilotos e funcionários da transportadora que fizeram questão de estar presentes.

A ler mais em: http://espiraldotempo.com/2018/12/19/lancamento-oris-big-crown-pointer-date-tap-heritage-voo-historico/
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Empty Re: Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage

Ter 12 Mar 2019, 00:15
Excelente, se tivesse possibilidades, ainda tentava comprar um ... nem está caro! scratch
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Empty Re: Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage

Ter 12 Mar 2019, 09:05
Gosto!
setipicoiticoisanovital
setipicoiticoisanovital
Mensagens : 88
Data de inscrição : 12/03/2019

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Empty Re: Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage

Ter 12 Mar 2019, 22:17
Lindissimo este relogio.

Se me permitem partilhar  a minha  perspectiva no que diz respeito a pointer dates ou pointing date ou calendario mensal, faz mais sentido num dress watch, um classico estilo um blancpain leman, villeret, um cellini, um calatrava, master calendar a completar um calendario anual ou perpetual ou ate moonphase. No fundo algo mais classico. Uniforme classico.

No que diz respeito a este tipo de relogios profissionais, uniforme militar ou de trabalho ou ate desportivos se quiserem chamar, neste caso aviacao, nesta situacao em particular um Tributo a uma companhia aerea. Acho que fazia muito mais sentido um dual time zone, gmt, world timer, em ultima instancia um chronograph. Acho que um tipo de complicacao deste genero esta muito mais relacionada com o proposito do relogio e o proposito do tributo em questao do que propriamente o modelo pointer date.

Podemos facilmente argumentar que o pointer date e um pilot watch porque e um big crown e o proposito do big crown e ajustar o tempo ou mudar a time zone on the flight sem tirar o relogio do pulso e sem tirar as luvas, isto em 1938. De citar que muitos deles neste tempo passavam a maior parte do tempo no bolso do que propriamente no pulso.

Mais adequadamente a oris tem o modelo GMT Rega que na minha opiniao e mais apropriado a altura e ao proposito deste tributo, esse sim para mim um verdadeiro Pilot watch e tambem um big crown.

Sera a coleccao pointer date em modelos profissionais nomeadamente nas linhas de aviacao um erro por parte da Oris? Talvez nao tenha sido em 1938.

Evidentemente que estamos a falar de mercados, estamos a seccionar o mercado Portugues, mas que tipo de segmento de coleccionador o perfil esta a ser tracado por parte da Oris? Alguem que nao vale a pena "investir numa complicacao mais cara do que um pointer date"? Alguem que nao merece um GMT ou um chronograph a que um verdadeiro Pilot watch tem direito? Ou ate as 2 complicacoes dentro da mesma caixa como por exemplo a breitling fez com o Navitimer? Porque o preco pode disparar em mais 30 a 40 por cento e deixa de existir mercado?

Sendo assim entao era so tirar o calendario e colocar no date ou window date.

Um pilot watch e um relogio de instrumento e um painel de leitura facil! Nao e uma complicacao dress watch.

Na minha opiniao nao estao a dirigir aos coleccionadores, mas sim aos que compram porque e Cool! Palavra como termina o artigo.

Como apreciador de relogios dou valor a pequenos pormenores, assim como bom Portugues que sou, tambem gosto de ser exigente com o que e nosso. Acho que mereciamos algo mais apropriado a causa. O unico tributo feito alguma vez para a nossa companhia aerea em relojoaria internacional publicamente.

Evidentemente que isto sao mesquinhices de coleccionador e os coleccionadores nao sao perfeitos, nos nao somos perfeitos, mas temos que ter a nocao de uma coisa extremamente importante. Embora a relojoaria seja feita de perfeicao, porque nao ha numeros imperfeitos, a industria em si nao e perfeita, todos eles buscam o mesmo, precisao, exatidao e perfeicao, mas muitos deles a nivel de gestao estao longe de o ser.

Gosto do relogio? Sim gosto. Compro? Nao.

Porque?

Porque da mesma casa e da mesma linha, se formos por questao de Look com design gosto mais do bronze com o mostrador verde.

Prefiro o design do GMT rega? Mentira! Por acaso ate prefiro o design do Pointer date, embora ache que o Pointer date neste modelo e tributo em questao nao faca sentido absolutamente nenhum. Para mim era so tirar um ponteiro e o relogio era perfeito.

Apesar disto, tivesse a Oris feito este tributo a nossa TAP com o Modelo GMT rega, com o simbolo da nossa companhia aerea la carimbado e eu ja tinha um encomendado ou se calhar ja estava aqui.

Neste aspeto e dentro deste tipo de segmentos sem entrar em altos voos, ninguem pode criticar a Tudor por exemplo, nao inventa, mas o que faz, faz bem!

E dentro desta perspectiva, assim algumas crescem outras mingam. Por pequenos detalhes, pequenos pormenores.

E assim se vai fazendo uma coleccao, um pouco daqui e um pouco dali. Uns mal e outros menos mal.

Nada contra o relogio, e um relogio lindissimo que terei todo o gosto em ver e elogiar no pulso ou na caixa de alguem, mas nao na minha e com muita pena, porque da TAP nao tenho nada e gostava de ter, mas isso so nao chega.


melhores cumprimentos...
Conteúdo patrocinado

Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage Empty Re: Oris Big Crown Pointer Date TAP Heritage

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos