DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste de relógios mecânicos modestos

+9
Paulo Rijo
ElMuchacho
Tónio
m84
outoftime
JPP
Duca749
nmfl
JCF
13 participantes
Ir para baixo
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 13:19
Olá boa tarde

Tenho vários relógios mecânicos automáticos baratos que estão desajustados. Tenho um Presage com o 4r35 que atrasa uns 10 a 15 segundos por dia e tenho um Citizen super titanium que adianta uns 15 a 20 segundos por dia.

Gostava de saber onde em Lisboa os poderia levar para serem melhor ajustados. Qualquer deles são bastante precisos e consistentes.

O Seiko pousado na secretária até nem atrasa muito mas depois usado lá está, vai perdendo 10 a 15 segundos em 24h. Não consegui identificar nenhuma posição em que acelere.

O Citzen também parece ser muito preciso, as diferenças de dia para dia são muito pequenas. Está mesmo a precisar de um ajuste.

Quem puder aconselhar um relojoeiro de confiança agradeço. Passei na loja em que comprei o Seiko e solução era mandar para o representante mas no minimo ia levar 1 mês e nem me disseram quanto custa.

Ambos os relógios são recentes e estão na garantia.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 14:11
Os 10 a 15 segundos não podem ser considerados problemáticos em termos de pontualidade. Pessoalmente, não mandaria ajustar, porque são valores aceitáveis para os relógios que são. É bem provável que acabes por gastar dinheiro e que os relógios venham de lá quase iguais e/ou acabam por voltar ao mesmo passado algum tempo.

Há relógios mecânicos bastante pontuais (os meus Seikos SKX, SARB e Turtle e o meu Tissot PRS 516 são muito pontuais, todos com 3 a 5 segundos de diferença diária), mas a pontualidade extrema não é normalmente uma prioridade de quem compra relógios mecânicos (a menos que se vá para as gamas altas). Tenho relógios que perdem mais de meio minuto por dia e não me incomoda, sinceramente. Pontualidade é mais a área do quartzo e do eletrónico.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 14:26
Realmente essa diferença não é nada de mais, eu nem sei se os meus relógios mecânicos atrasam ou adiantam muito ou pouco, como ando quase sempre com um diferente todos os dias acabo por não me aperceber da diferença.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 14:32
Pois, eu também não me preocupo muito com isso. João, 10 a 15 segundos por dia num relógio mecânico é perfeitamente normal, tal como disseram o @nmfl e o @Duca749.

Curiosamente, de todos os meus relógios, acho que são os meus Seikos os que mais se adiantam ou atrasam, com exceção do SPB051, que atrasa só 2 a 3 segundos por dia.

Se mandares o Seiko para a revisão, o melhor que te pode suceder é passar o atraso de 15 a 20 segundos, para 5 ou 10 segundos ... achas que compensa? Eu não o faria, quando quero muita precisão uso os meus Casios  Wink
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 14:45
O meu Seiko Sea Urchin está a ganhar mais de 40 segundos por dia Rolling Eyes  Laughing  Já o regulei, eu próprio, várias vezes mas nunca consigo melhor. Mas como é um relógio para "bater" e já sei com o que (não) posso contar, pouco me interessa.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 15:07
Obrigado pelas respostas Very Happy

Bem sei que estas diferenças estão dentro dos parâmetros normais para estes relógios e estes movimentos. Contudo tenho outros relógios mecânicos que são mais precisos. Por exemplo tenho outros relógios com o Powermatic 80 e ambos são mais preciso e inclusivamente dependente de estarem adiantados ou atrasados sei mais ou menos as posições em que consigo atenuar ou anular a diferença o que faz que consiga estar 1 semana ou mais sempre com um erro inferior a 10 segundos.

De facto tinha de ser assim um relojoeiro picuinhas como eu para lhes dar um toque Embarassed

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 15:20
Mas o Powermatic não é eletrónico? Ou seja, mecânico mas alimentado por pilha? Se é será normal que seja mais preciso.

Quanto a relojoeiros, temos aqui no Fórum o Mestre Girão, da zona de Sintra, que é bastante reconhecido por toda a gente aqui no Fórum, e eu tenho ainda a Relojoaria Portuguesa, na Avenida Julio Diniz, CC Arco-Íris, que também aconselho. Mas já sei que este último pelo menos te vai dizer que a revisão é dinheiro mal gasto e que provavelmente não te vai melhorar mais de 5 ou 10 segundos  Wink
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 15:26
O Powermatic 80 não é eletrónico... É um ETA-2824 modificado. É a máquina do meu PRS 516 e confirmo que é muito preciso, consigo sempre menos de 5 seg. de atraso em 24h.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 15:38
Sim é uma evolução do ETA 2824 e é usado por varias marcas do grupo Swatch como a Tissot, Certina e a Hamilton tem um igual ou muito parecido também com uma reserva de marcha de cerca de 80 horas.

Os meus são Tissot. Um Le locle e um Seastar. Ambos variam muito poucos segundos por dia e se eu durante a noite os deixar de forma adequada podem variar menos de 3 segundos/dia. Gosto bastante deles Very Happy
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 17:25
Ok, ignorância minha, o nome Powermatic faz-me lembrar a era dos electrónicos  Very Happy
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 05 Dez 2019, 18:49
JPP escreveu:Mas o Powermatic não é eletrónico? Ou seja, mecânico mas alimentado por pilha? Se é será normal que seja mais preciso.

Quanto a relojoeiros, temos aqui no Fórum o Mestre Girão, da zona de Sintra, que é bastante reconhecido por toda a gente aqui no Fórum, e eu tenho ainda a Relojoaria Portuguesa, na Avenida Julio Diniz, CC Arco-Íris, que também aconselho. Mas já sei que este último pelo menos te vai dizer que a revisão é dinheiro mal gasto e que provavelmente não te vai melhorar mais de 5 ou 10 segundos  Wink

Viva
Esse no CC Arco Iris por acaso acho que sei onde é. Eu trabalho aí perto e algumas vezes vou almoçar a um self service que fica mesmo ao pé da loja. Tem vários relógios assim antigos na montra. Tenho ideia que uma boa parte das vezes que passo por lá está fechado mas lá está, é normalmente à hora do almoço.

Obrigado pela dica.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Sex 06 Dez 2019, 00:13
JCF escreveu:
JPP escreveu:Mas o Powermatic não é eletrónico? Ou seja, mecânico mas alimentado por pilha? Se é será normal que seja mais preciso.

Quanto a relojoeiros, temos aqui no Fórum o Mestre Girão, da zona de Sintra, que é bastante reconhecido por toda a gente aqui no Fórum, e eu tenho ainda a Relojoaria Portuguesa, na Avenida Julio Diniz, CC Arco-Íris, que também aconselho. Mas já sei que este último pelo menos te vai dizer que a revisão é dinheiro mal gasto e que provavelmente não te vai melhorar mais de 5 ou 10 segundos  Wink

Viva
Esse no CC Arco Iris por acaso acho que sei onde é. Eu trabalho aí perto e algumas vezes vou almoçar a um self service que fica mesmo ao pé da loja. Tem vários relógios assim antigos na montra. Tenho ideia que uma boa parte das vezes que passo por lá está fechado mas lá está, é normalmente à hora do almoço.

Obrigado pela dica.

É esse mesmo João, vai tentando que ele agora tenta estar lá à hora de almoço. Eu também trabalho aí perto, ando por lá muitas vezes, se calhar já nos cruzámos.
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Sex 06 Dez 2019, 10:36
Como os colegas disseram essas variações são normais, ainda que nos deixem a roer as unhas Very Happy

O ajuste às máquinas em princípio não fará mal algum, mas caso o ganho não seja tão satisfatório quanto a expectativa também não pode ficar desiludido. Se Se conseguir uma variação +/- 3 a 5 segundos neste tipo de máquinas é excelente. O meu Samurai com o mesmo calibre do seu Presage (4r35) anda nestes valores.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Ter 21 Abr 2020, 12:43
Voltando a esta questão do meu Seiko Presage com o modesto 4R35. Já li algures que estes movimentos por vezes padecem de falta ou de deficiente lubrificação do vários pontos de fricção.

A pensar que pode ser uma situação destas e que uma manutenção e lubrificação do movimento pode custar praticamente tanto ou até mais do que o próprio movimento (já lí que um movimento destes pode custar bem menos do que os 90 euros que pediram pela lubrificação) e porque o relógio está a fazer 2 anos ou fez recentemente, resolvi aplicar-lhe uma terapia de choque Shocked

Quer dizer, não foi de choque, foi mais chocalhante. Andei a abanar o relógio como se lhe quisesse dar corda mas fui alternando as direcções do relógio, incluindo até na perpendicular ao plano do relógio e movimentos de rotação.

Estive alí uns 2 ou 3 minutos a abanar o relógio e no fim de tudo o relógio tinha adiantado uns 5 ou mais segundos com a operação.

Será que isto é normal? será que faz mal ao movimento? Será que ele tem mesmo falta de lubrificação?

Estou agora a usar o relógio para ser como ele se comporta. Very Happy
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Ter 21 Abr 2020, 13:24
O abanar a partida não deveria danificar o mecanismo, só se algo já estivesse solto, ao comprar um relógio mecânico já se sabe que mais tarde ou mais cedo vamos ter que gastar dinheiro na sua revisão, isto é claro, se o queremos manter por muitos e bons anos a funcionar sem problemas.
Agora, 90€ por uma revisão de um mecanismo simples como o 4R35 parece-me caro.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Ter 21 Abr 2020, 19:08
JCF escreveu:Voltando a esta questão do meu Seiko Presage com o modesto 4R35. Já li algures que estes movimentos por vezes padecem de falta ou de deficiente lubrificação do vários pontos de fricção.

A pensar que pode ser uma situação destas e que uma manutenção e lubrificação do movimento pode custar praticamente tanto ou até mais do que o próprio movimento (já lí que um movimento destes pode custar bem menos do que os 90 euros que pediram pela lubrificação) e porque o relógio está a fazer 2 anos ou fez recentemente, resolvi aplicar-lhe uma terapia de choque Shocked

Quer dizer, não foi de choque, foi mais chocalhante. Andei a abanar o relógio como se lhe quisesse dar corda mas fui alternando as direcções do relógio, incluindo até na perpendicular ao plano do relógio e movimentos de rotação.

Estive alí uns 2 ou 3 minutos a abanar o relógio e no fim de tudo o relógio tinha adiantado uns 5 ou mais segundos com a operação.

Será que isto é normal? será que faz mal ao movimento? Será que ele tem mesmo falta de lubrificação?

Estou agora a usar o relógio para ser como ele se comporta. Very Happy

Foi na RP que te deram esse orçamento?
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Ter 21 Abr 2020, 19:38
Sim, foi, mas não foi por escrito, foi na sequência de ver o relógio e o colocar no timegrapher
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Ter 21 Abr 2020, 23:36
JCF escreveu:Sim, foi, mas não foi por escrito, foi na sequência de ver o relógio e o colocar no timegrapher

Ok, de facto ele a mim leva-me um bom bocado menos, em regra, por uma revisão, mas ... já gastei lá muitos milhares de euros e tenho sempre umas 10 peças em reparação a cada momento, quando levanto uma, ponho lá outra ... acho que ganhei legitimamente o direito a preços mais em conta Smile Mas em todo o caso, se fosse eu punha lá, pode ser mais caro, mas tenho ouvido de outros ainda mais caros e este é de confiança!

E já tentaste um pequeno ajuste na regulação? Wink
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qua 22 Abr 2020, 10:51
Sim acredito que tenhas preços mais em conta se és habitual e bom cliente. Eu os relógios mecânicos que tenho são todos recentes e não são relógios caros de modo que estar a pagar 90 euros por uma revisão a um relógio com dois anos e que nem é muito usado pois tenho outros, está fora de hipotese.

Seja como for os abanões que levou fizeram-no espevitar e neste momento até está quase 15 minutos adiantado mas a perder lentamente. O que achei estranho é o relógio ganhar assim rapidamente uns 5 ou 10 segundos só com uns abanões e rotações... mas já sei o que fazer se ele começar a atrasar. Se calhar ele preferia uma existência mais agitada Very Happy
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Sáb 09 maio 2020, 00:04
JCF escreveu:Sim acredito que tenhas preços mais em conta se és habitual e bom cliente. Eu os relógios mecânicos que tenho são todos recentes e não são relógios caros de modo que estar a pagar 90 euros por uma revisão a um relógio com dois anos e que nem é muito usado pois tenho outros, está fora de hipotese.

Seja como for os abanões que levou fizeram-no espevitar e neste momento até está quase 15 minutos adiantado mas a perder lentamente. O que achei estranho é o relógio ganhar assim rapidamente uns 5 ou 10 segundos só com uns abanões e rotações... mas já sei o que fazer se ele começar a atrasar. Se calhar ele preferia uma existência mais agitada Very Happy

Voltanto a este tema, o preço naturalmente varia de sitio para sitio, mas embora não seja 'barato', nao me parece fora do valor se for um serviço de qualidade e não um simples abre-tampa-mete-umas-gotas-oleo-fecha-tampa... se me faço entender.

Normalmente, um bom relojoeiro, desmonta a maquina toda, limpa e volta a montar, lubrificar e afinar. Só assim se garante um bom serviço. Se não é como estares sempre a por oleo no motor do carro, sem mudar o filtro nos intervalos adequados Smile

Quanto aos abanões, não percebi: tu consegues ver com os teus olhos que o relógio adianta 5/10 segundos imediatamente após abanoes, é isso?
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Sáb 09 maio 2020, 00:54
Sim ele adianta rapidamente, mais se os safanões forem em jeito de rotação. Vejo quanto é que está atrasado pelo time.is dou-lhe os safanões e volto a comparar com o time.is

Em 1 ou 2 minutos de movimentos ele adianta tipo 5 ou 10 segundos. É uma forma de o acertar sem lhe tocar na coroa 😀
Tónio
Tónio
Mensagens : 59
Data de inscrição : 16/02/2021

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Sex 26 Fev 2021, 21:21
Boas. Sei que este tópico já tem vários meses,mas foi devido a este ultimo "problema" do JCF que aqui cheguei. O meu Orient ray 2 hoje estava 5 segundos atrasado pelo time.is. Dei uns abanões em modo circulatório , porque hoje andei pouco com ele. e este adiantou 7 segundos depois de umas agita-delas nao mais de 1 minuto. Com isto ficou na hora certa !! Ele tem 2 semanas, pelo que nao deve ser falta de lubrificação...estranho ou talvez nao...

Actualização: Ao que pesquisei em vários fóruns internacionais, este problema é "comum" em muitos movimentos. E nao só nos Seikos. Á relatos de testes feitos por coleccionadores e isto acontece em várias marcas. A força ao agitar muito rápido, faz com que a mola altere a sua amplitude naquele momento e pode alterar, adiantar alguns segundos. Nao é recomendado de todo agitar os relógios automáticos com vigor. A Oriente no manual até diz que se deve tirar o relógio,ao fazer certos exercícios como por exemplo jogar golfe.Coloquei este "problema" se é normal adiantar se agitado vigorosamente a um excelente relogoeiro   ( para mim)   que sigo no youtube (Nekkid Watchmaker) e ele respondeu dizendo para evitar fazer isso e dar corda manualmente caso este necessite.
ElMuchacho
ElMuchacho
Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/12/2019
Localização : Porto

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qua 03 Mar 2021, 22:25
O orient ray 2 tem a função de corda manual, pelo que acho que o agitar (como se faz nos seiko com 7s26) não é necessário
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 18 Mar 2021, 18:05
Boas , pegando no tema inicial, e pareçe ser o sitio mais indicado para isso "alinhando " o titulo com a minha pergunta... Tenho um Cauny Submarine que me adianta umas 13 horas por dia, o que poderá ser ? Pois no regulador do balanço já está no "menos".
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Qui 18 Mar 2021, 18:09
Paulo Rijo escreveu:Boas , pegando no tema inicial, e pareçe ser o sitio mais indicado para isso "alinhando " o titulo com a minha pergunta... Tenho um Cauny Submarine que me adianta umas 13 horas por dia, o que poderá ser ? Pois no regulador do balanço já está no "menos".

13 horas? Por dia?  Shocked

Acho melhor, em primeiro desmagnetizares, mas prepara-te para o levar ao médico antes que dê um ataque de coração ao bichinho!  Razz Very Happy
Conteúdo patrocinado

Ajuste de relógios mecânicos modestos Empty Re: Ajuste de relógios mecânicos modestos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos