DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sáb 28 Nov 2020, 22:32
Antes de mais peço desculpa, pois o tópico não é sobre relógios mas não encontrei um sitio mais apropriado onde o criar.


Andavam eu a "navegar" quando dei de caras com esta notícia:

TODAS AS COMPRAS EXTRA-COMUNITÁRIAS VÃO PARAR NA ALFANDEGA A PARTIR DE 2021

“A partir de 1 de janeiro de 2021, a atual isenção de IVA para compras até 22€ vai desaparecer. Para permitir a cobrança do IVA, todas as importações na UE deverão ser declaradas na fronteira usando uma declaração aduaneira eletrónica”.

Embora no site do Ekonomista diga que só entra em vigor em Julho de 2021.


Não sei se os colegas já sabiam, mas eu fiquei branco como a cal pale.

Lá se vão as pechinchas... é que se só fosse pagar o IVA ainda estou como o outro. Mas agora ter de pagar também os 12€ de taxa de desalfandegamento.

E não é só isso...
Tantos relógios e outras coisas que comprei em países de leste, que me custaram mais de 22€, mas que não pararam na alfândega pois o funcionário tinha muito serviço para aviar ou porque no entender dele eram simples bagatelas!

Agora com as novas regras tudo vai ter de parar na alfândega. Já não há estrelinha que nos valha e salve do papão chamado Autoridade Tributária e Aduaneira Sad.

A manter-se o número de funcionários, estão a imaginar quais serão os prazos para o desalfandegamento?


Já não faltava o Brexit e o Covid, agora é mais este assalto aos nossos bolsos Evil or Very Mad.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2057
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sáb 28 Nov 2020, 23:08
Sinceramente não são as compras fora da UE que me chateiam, o que me preocupa é como irá ser com as compras em UK, que é onde eu mais compro e não me estou a referir apenas a relógios, que até agora não são taxadas mas tenho receio que venham a ser tributadas como qualquer outra compra fora da UE.

fil_coelho gosta desta mensagem

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Dom 29 Nov 2020, 13:18
Do Reino Unido, creio que passam a ser taxadas como extra-UE a partir de janeiro (se não estou em erro...).´

Espero que a isenção até 22 euros não acabe, porque dá muito jeito para as compras ao aliexpress... nem é pelo IVA, porque são trocos, mas pela demora/burocracia da coisa... 

Estas medidas acabaram por ser aceleradas pela Covid porque muita gente passou das compras em lojas físicas para as lojas online, incluindo estrangeiras... e os governos já perceberam que estão a perder muitas receitas fiscais com isso...
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Seg 30 Nov 2020, 22:39
Hoje li a noticia de que só "faltam 32 dias para o Brexit". E tanta coisa vai ficar por comprar até lá Sad.

A saída do Reino Unido vai ser um grande rombo no bolso de todos nós. Para além do mercado deles ser enorme, possui muita coisa que só se consegue comprar lá ou nos Estados Unidos. E com eles na União Europeia sempre se poupava em tempo, burocracia e euros.

Ainda este verão comprei uma pilha especial para o meu Bulova Accutron, que só encontrei à venda nos USA e no UK. Obviamente mandei vir do UK. Mas agora com o Brexit, o fim da isenção do IVA e a obrigatoriedade do desalfandegamento uma coisa que antes já saía cara (7,5 € por uma pilha de relógio que só dura 6 meses Rolling Eyes) vai ficar estupidamente cara (21,225 €) depois de somar todas as taxas.

Vamos ter de voltar ao antigamente. Ir de férias para o estrangeiro e trazer as malas cheias de contrabando.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Ter 01 Dez 2020, 10:32
Pois não tenho a certeza de o IVA sobre produtos vindos da UK ser uma realidade, já estar decidido, pois as regras de mercado ainda estão a ser negociadas e o IVA é um dos seus aspetos principais. A UE pretende estabelecer relações comerciais dinâmicas com eles e o IVA vai atrapalhar. Pode ser que esteja enganado, não li nada sobre o assunto, mas é o que me parece ...

@SquareWatch, olha que 12 euros de desalfandegamento seria muito bom, pois mau mesmo é quando a encomenda vem pela DHL, pois esses cobram 30 e tal! Não faço ideia porque é que umas encomendas entram via CTT e outras pela DHL, qual será o critério?
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 165
Data de inscrição : 16/03/2015
https://dezdez.forumeiros.com

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Qua 02 Dez 2020, 23:25
Para a malta do Spaceview Wink 

https://dezdez.forumeiros.com/t1553-bulova-accutron-spaceview


Obrigado,
Equipa do Fórum DezDez

JPP e SquareWatch gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Qui 03 Dez 2020, 05:06
Admin escreveu:Para a malta do Spaceview Wink 

https://dezdez.forumeiros.com/t1553-bulova-accutron-spaceview


Obrigado,
Equipa do Fórum DezDez

Obrigado pelo ponto de ordem, é que um gaijo vai falando e a conversa descamba!  Very Happy Wink
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 01:49
JPP escreveu:Pois não tenho a certeza de o IVA sobre produtos vindos da UK ser uma realidade, já estar decidido, pois as regras de mercado ainda estão a ser negociadas e o IVA é um dos seus aspetos principais. A UE pretende estabelecer relações comerciais dinâmicas com eles e o IVA vai atrapalhar. Pode ser que esteja enganado, não li nada sobre o assunto, mas é o que me parece ...

@SquareWatch, olha que 12 euros de desalfandegamento seria muito bom, pois mau mesmo é quando a encomenda vem pela DHL, pois esses cobram 30 e tal! Não faço ideia porque é que umas encomendas entram via CTT e outras pela DHL, qual será o critério?

Já me aconteceu duas vezes a situação "estranha" de me mandarem um envio por serviço postal normal (lá do país de origem, equivalente ao nosso CTT) e, por motivo que desconheço, chegar cá e subitamente passa a ser um envio DHL...

Nesses dois casos recusei pagar o desalfandegamento (mais caro) e dei instruções para devolverem os envios à origem, precisamente alegando que não tinha pedido nada via DHL e por isso não ia pagar por algo que não tinha pedido nem comprado (o serviço da DHL).

Em ambos os casos, por "milagre", as encomendas vieram cá parar, entregues pela DHL, sem qualquer custo.

"Cenas" lá deles...  Shocked
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 10:50
SeaUrchin escreveu:
JPP escreveu:Pois não tenho a certeza de o IVA sobre produtos vindos da UK ser uma realidade, já estar decidido, pois as regras de mercado ainda estão a ser negociadas e o IVA é um dos seus aspetos principais. A UE pretende estabelecer relações comerciais dinâmicas com eles e o IVA vai atrapalhar. Pode ser que esteja enganado, não li nada sobre o assunto, mas é o que me parece ...

@SquareWatch, olha que 12 euros de desalfandegamento seria muito bom, pois mau mesmo é quando a encomenda vem pela DHL, pois esses cobram 30 e tal! Não faço ideia porque é que umas encomendas entram via CTT e outras pela DHL, qual será o critério?

Já me aconteceu duas vezes a situação "estranha" de me mandarem um envio por serviço postal normal (lá do país de origem, equivalente ao nosso CTT) e, por motivo que desconheço, chegar cá e subitamente passa a ser um envio DHL...

Nesses dois casos recusei pagar o desalfandegamento (mais caro) e dei instruções para devolverem os envios à origem, precisamente alegando que não tinha pedido nada via DHL e por isso não ia pagar por algo que não tinha pedido nem comprado (o serviço da DHL).

Em ambos os casos, por "milagre", as encomendas vieram cá parar, entregues pela DHL, sem qualquer custo.

"Cenas" lá deles...  Shocked

@SeaUrchin, tens toda a razão, fizeste MUITO BEM, faz todo o sentido fazer isso e agora sou eu que me sinto estúpido por nunca me ter lembrado de o fazer também!!! (é sempre aquela ânsia parva de recebermos as coisas e nem se raciocina!)  Embarassed Rolling Eyes  :angry-banghead: :text-+1:
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 13:00
Não sei se isto funciona sempre assim, mas das duas vezes em que o fiz correu bem, até fiquei surpreendido Very Happy

Claro muitas vezes quando são coisas que queremos muito e estamos ansiosos, acabamos por aceitar as condições apresentadas... também já o fiz para não correr o risco de perder algo por que esperei meses.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 13:12
SeaUrchin escreveu:Não sei se isto funciona sempre assim, mas das duas vezes em que o fiz correu bem, até fiquei surpreendido Very Happy

Claro muitas vezes quando são coisas que queremos muito e estamos ansiosos, acabamos por aceitar as condições apresentadas... também já o fiz para não correr o risco de perder algo por que esperei meses.

Sim, mas a questão é que de facto, como muito bem disseste, estamos a pagar a uma empresa que não contratámos por um serviço que não pedimos. Se eles depois devolvem a encomenda e o remetente tem de voltar a expedi-la ou se a entregam sem custos, isso já é secundário. Isto, falando racionalmente. Agora quando estamos mortinhos por meter as mãos no relógio ...  drunken

SeaUrchin gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2057
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 13:48
Estou á espera de um relógio de EUA, que comprei com o tal global shipping em que paguei logo á cabeça as taxas e envio, então será que se quando chegar cá for entregue pela DHL vou ter que pagar mais esses 30 e tal euros?
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 13:58
Duca749 escreveu:Estou á espera de um relógio de EUA, que comprei com o tal global shipping em que paguei logo á cabeça as taxas e envio, então será que se quando chegar cá for entregue pela DHL vou ter que pagar mais esses 30 e tal euros?

Penso que nesse caso deve passar sem problema pois tecnicamente já está desalfandegado electrónicamente (lá pelo protocolo EAD/GlobalShipping), mas se pedirem algum pagamento extra vale a pena reclamar.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2057
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 14:01
Espero que sim. Obrigado
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 20:02
Duca749 escreveu:Espero que sim. Obrigado

Não costuma ser a DHL, dos EUA para a Europa é Pitney Bowes e depois é tratado como correio normal pelo que costuma ser entregue pelos CTT. Costuma demorar 15 dias.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2057
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 20:50
cuica escreveu:
Duca749 escreveu:Espero que sim. Obrigado

Não costuma ser a DHL, dos EUA para a Europa é Pitney Bowes e depois é tratado como correio normal pelo que costuma ser entregue pelos CTT. Costuma demorar 15 dias.
Se for assim óptimo, devo receber na próxima semana.😉
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 821
Data de inscrição : 11/11/2017

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 04 Dez 2020, 21:41
Era comprador assiduo de relogios da Ucrania/Russia e passava tudo na alfandega até há um mês atrás, a partir daí pára tudo e tem-se que juntar comprovativo de compra e paypal, paga Iva e direitos aduaneiros a partir de 22€, o processo é todo online e um pouco moroso.
Agora sou comprador apenas de paises ex-Russia. Very Happy
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sáb 05 Dez 2020, 16:31
filipe cunha escreveu:Era comprador assiduo de relogios da Ucrania/Russia e passava tudo na alfandega até há um mês atrás, a partir daí pára tudo e tem-se que juntar comprovativo de compra e paypal, paga Iva e direitos aduaneiros a partir de 22€, o processo é todo online e um pouco moroso.
Agora sou comprador apenas de paises ex-Russia. Very Happy

Era o que eu dizia e temia.

Antigamente o vendedor declarava que o relógio tinha um valor diminuto e como muitos dos vintages russos têm um ar pouco apelativo, mesmo que a encomenda fosse aberta na alfandega o funcionário olhava para aquilo e deixava passar. Agora isso vai acabar Evil or Very Mad.
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 821
Data de inscrição : 11/11/2017

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sáb 05 Dez 2020, 22:23
SquareWatch escreveu:
filipe cunha escreveu:Era comprador assiduo de relogios da Ucrania/Russia e passava tudo na alfandega até há um mês atrás, a partir daí pára tudo e tem-se que juntar comprovativo de compra e paypal, paga Iva e direitos aduaneiros a partir de 22€, o processo é todo online e um pouco moroso.
Agora sou comprador apenas de paises ex-Russia. Very Happy

Era o que eu dizia e temia.

Antigamente o vendedor declarava que o relógio tinha um valor diminuto e como muitos dos vintages russos têm um ar pouco apelativo, mesmo que a encomenda fosse aberta na alfandega o funcionário olhava para aquilo e deixava passar. Agora isso vai acabar Evil or Very Mad.
Eu ainda compro muitos a menos de 22€ vindos desses paises, só que agora demora mais uma semana na alfandega para juntar comprovativos, tenho um a sair da alfandega sem custos e outro prestes a entrar que deverei pagar algo, ambos da ucrania.
A partir de janeiro é que se pensa que pára tudo e paga tudo, mas mesmo assim compensa Thumbs Up.
Agora estou a mandar vir 2 da estonia Very Happy
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Qui 10 Dez 2020, 22:19
filipe cunha escreveu:
Eu ainda compro muitos a menos de 22€ vindos desses paises, só que agora demora mais uma semana na alfandega para juntar comprovativos, tenho um a sair da alfandega sem custos e outro prestes a entrar que deverei pagar algo, ambos da ucrania.
A partir de janeiro é que se pensa que pára tudo e paga tudo, mas mesmo assim compensa Thumbs Up.
Agora estou a mandar vir 2 da estonia Very Happy

Se não fôr indiscreto onde os compras? Eu costumo mandar vir pelo Ebay ou pelo Etsy.
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 11 Dez 2020, 16:31
Só um pequeno aparte, esta legislação só entra em vigor em Julho de 2021.
Este adiamento foi originado pelo Covid 19.

SquareWatch gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2057
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sex 18 Dez 2020, 21:34
Já recebi o relógio que estava à espera há uns dias mas só agora me lembrei de deixar aqui o meu testemunho em relação aos envios efetuados pelo Global Shipping no ebay.

Comprei e paguei o relógio no dia 24 de Novembro e foi dado como enviado no dia 25, chegou a minha casa no dia 16 de Dezembro exatamente no último dia que estava prevista a entrega, 3 semanas.

O envio não veio diretamente dos EUA para Portugal, fez uma passagem na Holanda e só depois foi encaminhado para cá, penso que a Holanda deverá ter um valor de taxas de importação menor do que Portugal, caso contrário não sei o porquê de não vir direto.

Como previsto e aqui foi dito, não paguei mais nada além do valor de quando fiz a compra que me deu logo à cabeça as taxas de importação, desalfandegamento e envio, o que para quem pretende optar por relógios nessas condições sabe logo o que vai gastar sem surpresas.

Quanto ao relógio, fiquei muito contente com a escolha, mas quando tiver tempo vou criar um tópico para o apresentar. Wink

cuica, SeaUrchin e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sáb 19 Dez 2020, 11:43
Obrigado pela partilha, é bom saber que correu bem. Eu já fiz compras por esse programa, mas confesso que nem dei especial atenção.

Estou a aguardar um relógio dos EUA também, compra normal, ainda quero ver quanto vou ter de pagar na alfândega! já percorreu vários estados durante 10 dias e agora está a caminho de NY para Lisboa, desde há 5 dias! 

Uma coisa que por vezes funciona - eu confesso que já o fiz, a primeira vez por confusão, mas se alguém me acusar eu nego  Embarassed Cool - é, quando se faz uma compra de um relógio de mais valor, comprar no mesmo dia um outro relógio de 5 euros do mesmo país e, quando nos pedirem as faturas, levam com estas últimas ... comigo já funcionou, como disse, por confusão  Suspect
Duca749
Duca749
Mensagens : 2057
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Sáb 19 Dez 2020, 13:21
Bem pensado 😊
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Qui 31 Dez 2020, 15:28
Bem, como já todos devem saber, o Reino Unido e a União Europeia chegaram a acordo. Isso significa que podemos continuar a comprar relógios em terras de Isabel II sem pagar IVA ou taxas aduaneiras cheers .

https://www.jn.pt/mundo/brexit-concluido-o-que-muda-a-partir-desta-sexta-feira-13184786.html


Só falta mesmo agora desistirem desta ideia de acabar com a isenção do IVA e das taxas aduaneiras para compras extra comunitárias até 22€ Neutral.

nmfl gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA Empty Re: Compras extra-comunitárias e o fim da isenção do IVA

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos