DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 09:47
Aqui deixo fotos de mais um relógio de bolso, dos poucos que tenho, é um simples e humilde Latino, com um movimento Unitas 6497, de 15 jóias e 18 ah, e com 50 horas de reserva de marcha!

Segundo o arquivo do site Ranfft, este movimento terá sido criado em 1950, mas este relógio cheira-me muito mais a anos 60.

PS: Bom, em minha defesa, tenho de dizer que nem só de relógios "ricos" e raros reza a história e são feitas as coleções. Uma coleção rica que não inclui as peças mais humildes e comuns, fica seguramente pobre!  tongue pirat Very Happy

Um humilde Latino Img_2676
Um humilde Latino Img_2677
Um humilde Latino Img_2678
Um humilde Latino Img_2679
Um humilde Latino Img_2680
Um humilde Latino Img_2681
Um humilde Latino Img_2682
Um humilde Latino Img_2683

Sansoni7 e Nuno Graça gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 10:34
Boas @JPP é bastante interessante este Latino ,,, e claro que estás correto,, as coleções são feitas de relógios bonitos e feios grandes e pequenos de homem ,senhora , rapas e criança e claro de relógios baratos e caros e quem pode de muito caros também  lol!

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 10:46
Nuno Graça escreveu:Boas @JPP é bastante interessante este Latino ,,, e claro que estás correto,, as coleções são feitas de relógios bonitos e feios grandes e pequenos de homem ,senhora , rapas e criança e claro de relógios baratos e caros e quem pode de muito caros também  lol!

Pois  Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 13:30
Thumbs Up

JPP gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 15:32
Relógio interessante, principalmente pelo execelente movimento Unitas.

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 16:46
JPP escreveu:PS: Bom, em minha defesa, tenho de dizer que nem só de relógios "ricos" e raros reza a história e são feitas as coleções. Uma coleção rica que não inclui as peças mais humildes e comuns, fica seguramente pobre!  tongue pirat Very Happy

Esse é o mote e a filosofia da minha colecção, pelo menos é o que eu tento Laughing.


Há por aí muitos relógios "baratos" com histórias incríveis. Só temos de estar atentos e pesquisar, pesquisar, pesquisar.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 19:16
Relógio interessante, principalmente pelo execelente movimento Unitas.

Obrigado @floijdt, realmente este movimento está surpreendentemente bem conservado, brilhante e a manter muito bem o tempo!  Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 19:35
PS: Bom, em minha defesa, tenho de dizer que nem só de relógios "ricos" e raros reza a história e são feitas as coleções. Uma coleção rica que não inclui as peças mais humildes e comuns, fica seguramente pobre!  tongue pirat Very Happy

Esse é o mote e a filosofia da minha colecção, pelo menos é o que eu tento Laughing.


Há por aí muitos relógios "baratos" com histórias incríveis. Só temos de estar atentos e pesquisar, pesquisar, pesquisar.

Claro que tomáramos todos nós poder ter peças cheias de história, raras e faustosas, ou então muitos relógios NOS, mas enquanto esperamos a "nossa oportunidade" de ter relógios desses, estas são seguramente peças que também nos trazem felicidade e também têm lugar cativo em qualquer coleção ou ajuntamento!   Wink (no meu caso é mais "ajuntamento, com alguns embriões de coleção", como costumo dizer)

JVeiga gosta desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 19:48
Bela "cebola"  @JPP...  Very Happy

A malta do antigamente é que chamava assim os relógios, principalmente os de bolso.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 19:53
JVeiga escreveu:Bela "cebola"  @JPP...  Very Happy

A malta do antigamente é que chamava assim os relógios, principalmente os de bolso.

Tu não nos chames velhos pá!  Razz Há aqui malta bem mais nova que nós que também utilizou esse termos, ou não há?  Shocked

SquareWatch gosta desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 19:57
JPP escreveu:
JVeiga escreveu:Bela "cebola"  @JPP...  Very Happy

A malta do antigamente é que chamava assim os relógios, principalmente os de bolso.

Tu não nos chames velhos pá!  Razz Há aqui malta bem mais nova que nós que também utilizou esse termos, ou não há?  Shocked
 
Quais velhos??? Nunca... temos só algum desgaste, mas de resto ainda estamos para as curvas e até envergonhamos alguns mais novos... olha nós com as PAN, por exemplo...  Laughing Laughing Laughing

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 20:18
JVeiga escreveu:
JPP escreveu:
JVeiga escreveu:Bela "cebola"  @JPP...  Very Happy

A malta do antigamente é que chamava assim os relógios, principalmente os de bolso.

Tu não nos chames velhos pá!  Razz Há aqui malta bem mais nova que nós que também utilizou esse termos, ou não há?  Shocked
 
Quais velhos??? Nunca... temos só algum desgaste, mas de resto ainda estamos para as curvas e até envergonhamos alguns mais novos... olha nós com as PAN, por exemplo...  Laughing Laughing Laughing

Very Happy Very Happy ... Tadinha da minha! Estou a ver se para a semana que vem vai para a oficina!  Wink
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 20:43
JVeiga escreveu:Bela "cebola"  @JPP...  Very Happy

A malta do antigamente é que chamava assim os relógios, principalmente os de bolso.
Cebola, (onion) eram chamados os antigos relógios de bolso dos séculos XVI, XVII e XVIII devido ao seu formato, grandes e arredondados para conseguirem alojar o grande mecanismo, que não tinha as dimensões de agora. Também tinham o nome de "caldeirões". Os que ainda existem em bom estado, e são muito poucos, são muito caros e raros e só se conseguem encontrar em museus ou coleções particulares.

Orgulho-me de ter um na minha colecção. Logo o primeiro que vos apresentei aqui no Forum, o Markwick, Markham, Perigal de 1720.

Sansoni7, JPP e JVeiga gostam desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 20:50
floijdt escreveu:
JVeiga escreveu:Bela "cebola"  @JPP...  Very Happy

A malta do antigamente é que chamava assim os relógios, principalmente os de bolso.
Cebola, (onion) eram chamados os antigos relógios de bolso dos séculos XVI, XVII e XVIII devido ao seu formato, grandes e arredondados para conseguirem alojar o grande mecanismo, que não tinha as dimensões de agora. Também tinham o nome de "caldeirões". Os que ainda existem em bom estado, e são muito poucos, são muito caros e raros e só se conseguem encontrar em museus ou coleções particulares.

Orgulho-me de ter um na minha colecção. Logo o primeiro que vos apresentei aqui no Forum, o Markwick, Markham, Perigal de 1720.


Ora aí está... obrigado pelo insight mais erudito  @floijdt

floijdt e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ter 23 Fev 2021, 22:20
Sim, claro @floijdt, essa é a explicação histórica e correta, que até há poucos anos atrás eu confesso que desconhecia, mas quando éramos mais novos era vulgar apelidarmos os relógios de "cebolas", com um certo ar depreciativo brincalhão, tipo "diz lá aí que horas marca essa tua cebola!"  Very Happy pirat

floijdt e Sansoni7 gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Qua 24 Fev 2021, 08:18
Cebola, para mim, foi sempre sinónimo de relógio «fracote» que não media bem o tempo.
Sim, também já sou entradote. Very Happy

JPP gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Um humilde Latino Empty Re: Um humilde Latino

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos