DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Tissot Navigator 40532

Qua 31 Mar 2021, 18:30
No tópico dos relógios Alter falaram lá de um Tissot Navigator com calibre Lemania 872 e eu lembrei-me que, há pouco tempo, "sequestrei" o Tissot Navigator 40532 do meu pai, que tem uma máquina Valjoux 7734 e é do início dos anos 70.

Tissot Navigator 40532 Tissot11

Sequestrei o relógio porque, como podem ver na foto, o rapaz está em muito má forma e o objetivo é restaurá-lo em toda a sua glória.

Nem falo da parte estética (além dos riscos normais e esperados na caixa e no cristal, o trítio sumiu há muito, e o taquímetro também sumiu há muito), mas o próprio cronógrafo não funciona. Além disso, o meu pai meteu-lhe a bracelete mais ordinária que encontrou e acho que a coroa também não é de origem, mas posso estar enganado.

Grandes questões - vale a pena restaurar isto ou está para lá de salvação? Imagino que um Valjoux 7734 não seja a máquina mais difícil de servir, mas irão tentar reparar e substituir peças específicas ou substituir o mecanismo diretamente?

Será que vão substituir tantas peças que a única coisa original que fica é a caixa?

Deve-se substituir o mostrador ou manter o original com a sua mistura de patina e sujidade?

E depois... onde levar o relógio para fazer isto? O meu impulso inicial era ir à Analógico, que é o reparador autorizado. Há sugestões?

Obrigado e peço desculpa se devia ter colocado este tópico no forum das reparações...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qua 31 Mar 2021, 19:40
@Nunogoncalves, não sou o mais avalizado para te dar uma opinião sobre esse belíssimo Navigator, mas se fosse meu, faria o seguinte:

- Punha-lhe um vidro novo;
- Mandava polir a caixa;
- Tentava encontrar uma coroa original, pois essa não tem nada a ver com o relógio;
- Tentava encontrar um bisel original em bom estado, ou pelo menos, que ainda se visse;
- Pode ser que ao tirares o vidro, tenhas uma bela surpresa e o mostrador esteja em bom estado, mas se não estiver, não será difícil fazer uma limpeza;
- Os submostradores, escala, ponteiros e índices estão bem e ficam melhor com uma limpeza, não vejo necessidade de ir tudo para um restauro;
- Um revisão e reparação à máquina, que pode necessitar de alguma peça nova;

Para o vidro, coroa e besel e outras peças que possam ser necessárias, consegues comprar um para peças no Ebay, é uma questão de procurar, valia a pena!

Com uma bracelete racing a condizer, ficavas aí com um relógio cinco estrelas!  Thumbs Up


Última edição por JPP em Qui 01 Abr 2021, 11:28, editado 1 vez(es)
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qua 31 Mar 2021, 19:45
Obrigado @JPP! Boas dicas.

Também já pensei na bracelete racing, mas o meu pai gosta mesmo é das de aço e isto é para voltar à origem Smile
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qua 31 Mar 2021, 20:10
Nunogoncalves escreveu:Obrigado @JPP! Boas dicas.

Também já pensei na bracelete racing, mas o meu pai gosta mesmo é das de aço e isto é para voltar à origem Smile

De nada. Mas olha que há quem pense diferente, e que as marcas de "guerra" não se devem tirar. É uma lógica também válida, se bem que para mim não dá, gosto de ver o meu pulso com peças antigas, sim, mas a brilhar!

Se é para voltar à origem, azar teu!  Very Happy Mas depois podes sempre sequestrá-lo de novo!  Wink Very Happy
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qua 31 Mar 2021, 20:42
@Nunogoncalves se fosse meu fazia quase tudo o que o @JPP disse, com a exceção de cromar a caixa, para mim não faz sentido cromar uma caixa que é em aço inox, se não gostas das marcas de guerra manda polir/escovar a caixa, cromar não!

A escala parece-me o mais difícil de arranjar, mas se a polires ao ponto de "espelho" e escovares a caixa fica um aspeto bonito e usável enquanto não aparece uma escala.

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qua 31 Mar 2021, 22:54
Eu também concordo com o @Duca749, não me agrada a ideia de cromar essa caixa.

Se fosse meu só trocava o vidro, a coroa e fazia a imprescindível revisão ao mecanismo.

O mostrador parece ter uma patina tão bonita, sem arranhões ou tinta lascada.
E o taquímetro, se não dissesse nem notava que ele faltava. Se conseguisse arranjar um até poderia trocar, mas só se estivesse num estado de conservação coincidente com o do relógio. Mas se não o encontrasse não ficaria preocupado com isso.


Como já foi referido (embora eu pessoalmente não o fizesse), acho que uma caixa escovada com aro polido ao ponto de "espelho" ficaria muito bem.


Tissot Navigator 40532 2VgaIsU
Neste o aro não está polido, mas dá para imaginar o efeito.

Tissot Navigator 40532 UhrAtUs
fonte


Nunogoncalves escreveu:Também já pensei na bracelete racing, mas o meu pai gosta mesmo é das de aço e isto é para voltar à origem

E se fosse uma racing em metal? Very Happy



Tissot Navigator 40532 Qf4Ucsf


Última edição por SquareWatch em Qua 31 Mar 2021, 23:00, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar umas imagens)

m84 gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qui 01 Abr 2021, 00:07
Boas @Nunogoncalves que belo relógio este do teu pai ,, 

Bem em relação à tua questão eu para mim vale sempre a pena arranjá-lo , e polo como ele merece , principalmente por ser do teu pai ....

Quanto ao restauro a  questão de cromar está fora de questão pois o relógio é de aço ,,, quanto ao vidro se for bem polido em principio fica bom ,, as marcas na caixa é uma questão de gosto como já foi dito ...o bisel pode ficar o que está e quanto á coroa tem mesmo que ser trocada por uma original que ainda é fácil de encontrar, o mostrador parece estar bem .!!

Bem aqui no fórum tens o membro Paulo @Girão que fica para os lados de Sintra que te pode por este menino como pretendes !,è só falares com ele e dizeres o que pretendes .... Wink

m84 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qui 01 Abr 2021, 11:17
@Nunogoncalves se fosse meu fazia quase tudo o que o @JPP disse, com a exceção de cromar a caixa, para mim não faz sentido cromar uma caixa que é em aço inox, se não gostas das marcas de guerra manda polir/escovar a caixa, cromar não!

A escala parece-me o mais difícil de arranjar, mas se a polires ao ponto de "espelho" e escovares a caixa fica um aspeto bonito e usável enquanto não aparece uma escala.

Eia o que eu fui dizer!!  cheers

Não @Duca749 e @SquareWatch e @Nuno Graça ! É óbvio, isso seria uma heresia, claro! 

Quando eu digo "cromar" eu quero dizer, cromar se for o caso, ou polir, se for o caso. Foi uma "generalização" mal feita! Nem reparei no que estava a dizer! Mas então fazia algum sentido cromar uma caixa de aço?!  Shocked alien

Quanto ao bisel, de facto, concordo convosco, ficaria bonito o bisel polido a contrastar com a caixa escovada. Mas eu não deixaria de tentar encontrar um bisel em boas condições e, para mim, nem precisaria que estivesse "como novo"! O bisel dá muita personalidade ao relógio, sem ele o relógio fica mais pobre!  Wink

PS: Já fui alterar em cima, cromar por polir, está a heresia desfeita!  Very Happy

SquareWatch gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qui 01 Abr 2021, 14:18
Obrigado a todos pelas sugestões! Estou a ver que o grande consenso é que não é para cromar a caixa  Laughing

Nunca tinha pensado em substituir a escala por um bisel polido, mas, agora que fizeram a sugestão, caso não seja possível encontrar uma escala nova, é, de facto, uma excelente ideia.

Para a semana, espero ter mais novidades.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Qui 08 Abr 2021, 23:51
Olá @Nunogoncalves acho que os comentários gerais já foram ditos, e em ultima analise resume-se ao teu gosto pessoal.

Em jeito de opinião, eu estou de acordo com o @Nuno Graça, em fazer o minimo necessário ao relógio (muito menos mexer na caixa e mostrador). Concordo que o bisel está lá embora esbatido, e tenho que discordar em poli-lo etc, não me faz sentido, e acredito que com alguma paciência e tempo encontras um decente para substituir.

Quanto o levar a Analogico e sobre a revisão do mecanismo, também sigo a opinião do @Nuno Graça e acho que para um relógio destes, talvez seja mais adequado levar a um relojoeiro independente que tenha experiência em relógios vintage. O mecanismo dificilmente será substituído por um novo (a não ser que esteja mesmo mau!)

Boa sorte com o processo e vai dando noticias!
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Seg 12 Abr 2021, 17:04
Obrigado @m84!

Posso dizer que, neste momento, já está com o colega de fórum @Girão para ele fazer o seu diagnóstico e orçamento.

Em retrospetiva, também fiquei a pensar nisso em relação à escala. Se calhar mais vale deixá-la sumida do que tentar poli-la e transformá-la numa coisa que ela não é. Sem mexer, fica mais fiel ao original. Duvido é que apareçam escalas destas aos pontapés para comprar...
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Sex 16 Abr 2021, 10:50
Boas @Nunogoncalves aqui está o meu que foi ontem levantar ao Paulo @Girão pois para estar a 100% de origem faltava a tije pois a que tinha não era a correta !! e o Paulo consegui-o arranjar uma de origem deste relógio 
È um Tissot  navigator com o movimento lemania cal 872 a caixa é em plaque de ouro e mostra algumas marcas do tempo , podia ser polida e ficava como novo pois as marcas são ligeiras mas eu prefiro como está  Razz  

Este menino foi todo revisto pelo Paulo e ficou impecável e está só a adiantar 4s por dia ! espero que o teu fique também impecável como este  Wink 

Aqui ficam umas fotos ...

Tissot Navigator 40532 Scree107
Tissot Navigator 40532 Scree108

m84 gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Sex 16 Abr 2021, 18:06
Impecável, @Nuno Graça! Parabéns pela máquina e parabéns ao @Girão pelo trabalho!

As minhas expetativas acabaram de ficar mais altas Very Happy
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Seg 19 Abr 2021, 10:15
Belíssimo @Nuno Graça

Quando as marcas de uso são ligeiras e não afetam a beleza global do relógio, também concordo que não vale a pena mexer! Parabéns! A ti e ao @Girão, claro!  Very Happy
Conteúdo patrocinado

Tissot Navigator 40532 Empty Re: Tissot Navigator 40532

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos