DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alfândega FAQ

+11
Duca749
cuica
SquareWatch
fm1971
filipe cunha
Sansoni7
lucatorelli
Goodstuff
Girão
Shiver
m84
15 participantes
Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Ter 20 Jul 2021, 15:45
Já me sucedeu o mesmo, mais que uma vez, no trabalho e em casa!  Rolling Eyes
TIMEXpert
TIMEXpert
Mensagens : 89
Data de inscrição : 05/05/2021

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Ter 27 Jul 2021, 01:05
malta se tiverem um contentor no porto de Lisboa nao há alfandegas para ninguem é tudo limpo, façam isso
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qua 18 Ago 2021, 12:43
Este país pára no verão.

Tenho um relógio na alfândega desde 14 de Julho. Evil or Very Mad

Veio de Inglaterra, comprei através do Ebay.
No momento da compra paguei logo o IVA e agora na alfândega querem que eu volte a pagar o imposto.
Relógio, IVA e transporte ficou por menos de 150€, logo não tenho de pagar mais nenhum imposto Evil or Very Mad .

Já apresentei o caso, mandei para lá os comprovativos todos e não há meio de o processo andar para a frente Rolling Eyes.

Só a mim!
TIMEXpert
TIMEXpert
Mensagens : 89
Data de inscrição : 05/05/2021

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qua 18 Ago 2021, 23:34
companheiro @SquareWatch tens que pagar taxas aduaneiras nao basta o IVA é assim
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 19 Ago 2021, 14:57
TIMEXpert escreveu:companheiro @SquareWatch tens que pagar taxas aduaneiras nao basta o IVA é assim

Eu sei, mas julgo que as taxas aduaneiras só se aplicam se o valor ultrapassar os 150€ scratch . E antes da aplicação do IVA o artigo valia menos do que esse valor.

Antes de submeter o processo de desalfandegamento fiz a simulação e o valor que eles me estavam a pedir era exactamente o valor que eu já tinha pago de IVA no momento da compra.

Supostamente já me enviaram um segundo aviso para desalfandegamento há um semana, mas ainda não recebi nada nem na caixa de correio, nem no telemóvel e também não obtive ainda resposta à exposição que efectuei através do site dos CTT.

Acho que só se vai resolver através do portal da queixa Neutral.
TIMEXpert
TIMEXpert
Mensagens : 89
Data de inscrição : 05/05/2021

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 19 Ago 2021, 16:18
pelo que sei eles estão a barrar tudo o que vem do UK deve ser por cenas politicas
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 26 Ago 2021, 14:34
Olá a todos.

O meu caso acabou mal, por isso venho pedir a vossa ajuda.

Qual é o melhor sítio para apresentar uma queixa on-line contra os CTT, sem ser no site deles?

Portal Consumidor
Livro de Reclamações
Portal da Queixa


Descrição do caso para memória futura:



Com o fim da isenção da taxa do IVA para compras extra comunitárias de valor inferior a 22€, várias plataformas (Ebay, Aliexpress, Etsy, etc.) estão já a cobrar o pagamento do imposto no momento da compra para que o cliente receba a sua encomenda o mais rápido possível e como o mínimo de burocracias. 

No início de Julho efectuo uma compra no Ebay, onde me é logo cobrado o IVA. Entretanto a encomenda chega a Portugal e a alfandega exigi-me outra vez o pagamento do IVA. O mesmo valor já pago, não eram taxas aduaneiras nem nada.

Tentei falar com eles via telefone, mas como é habitual, fiquei uma eternidade ao auscultador sem sucesso. Optei pela segunda via e expus o caso via formulário existente no site dos CTT, mandei todos os printscreens como já tinha pago o IVA e que considerava que estávamos perante um caso de dupla tributação. Isto foi no dia 25 de Julho e até hoje ainda não obtive resposta (e não tenho nenhum e-mail no spam).
Entretanto, enquanto esperava por uma resposta, o prazo para o desalfandegamento terminou.
Esta segunda-feira depois de 1h e 3 min. (cronometrados), onde andei de departamento em departamento lá consegui falar com uma operadora, que julgava eu, me ia resolver o problema.
Dado a encomenda ainda se encontrar em Lisboa iria pedir uma suspensão do processo por 10 dias (para evitar que a mesma fosse devolvida) e uma reabertura do processo de desalfandegamento para que eu pagasse  (embora contrariado) o IVA e recebesse a encomenda.
Hoje recebo um e-mail a informar que o processo era irreversível e a encomenda iria ser devolvida.


Acho esta situação inadmissível, se existia um processo de reclamação/pedido de informação aberto por um consumidor, o prazo para realizar o processo de desalfandegamento deveria ter sido suspenso enquanto não houvesse uma resposta por parte dos CTT!!!
Moral da história: "primeiro pagas e depois é que reclamas".
 
Agora se quiser receber outra vez a encomenda vou ter de voltar a pagar os portes de envio e esperar não sei quantos meses mais.


LADRÕES!!! Evil or Very Mad

----------------------------------------------------

Obrigado pela ajuda.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 26 Ago 2021, 16:17
Mas que bela embrulhada @SquareWatch Neutral

Não tenho experiencia nesse tipo de reclamações, mas tentaria ver se a Deco tem alguma sugestão de como agir.
Existe alguma sede central onde se por ir reclamar em pessoa? Suponho talvez assim seja mais eficaz...
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 26 Ago 2021, 17:21
Isso é que foi azar @SquareWatch...

Quando precisei de efetuar uma reclamação junto dos CTT foi através do sistema deles, demorou uma eternidade é certo mas obtive resposta e até foi resolvido o problema.

Quanto aos sites que apresentas não te sei dizer qual o melhor pois desconheço a sua forma de operar, mas se fosse eu ia direito ao Portal do Consumidor e fazia lá a reclamação.

https://www.consumidor.gov.pt/formularios/reclamacao.aspx

Depois tens sempre o Centro Europeu do Consumidor

https://cec.consumidor.pt/

Acho que estes terão mais força na ajuda à resolução do problema.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 26 Ago 2021, 19:47
Obrigado pelas respostas.

São tantos sites que supostamente fazem a mesma coisa que uma pessoa fica confusa.

Acabei por optar pelo https://www.livroreclamacoes.pt/inicio/reclamacao pois supostamente é a versão on-line do livro físico e segundo eles seguiu uma cópia da reclamação para os Ctt e para a Acacom.

Comigo os Ctt demoraram 24 dias úteis a dar uma resposta foi por isso que o prazo de desalfandegamento expirou.



Já sei que não vai dar em nada, mas fica para as estatísticas Twisted Evil .

Sansoni7 gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 26 Ago 2021, 20:05
Pela experiência que tenho do livro de reclamações físico tenho receio que o digital não te resolva nada, mas também ainda não disseste o que realmente pretendes obter por parte dos CTT em concreto.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Sex 27 Ago 2021, 09:46
Quando reclamo dos CTT é pelo Livro de Reclamações digital e tenho resposta.
As reclamações Via CTT, actualmente demoram uma eternidade a serem respondidas....quando são.
Sim, os serviços dos CTT estão francamente piores....
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 02 Set 2021, 11:20
Ontem recebi um SMS dos CTT onde diziam que a minha encomenda tinha chegado a portugal e para ir ao site dos CTT tratar do desalfandegamento.

O artigo em causa são umas pilhas que ao todo com portes ficaram por 3.13€, após preencher os dados no site deles no final deu a pagar uma taxa de 0,43€, nada demais mas o pior é ao finalizar o processo aparece mais uma taxa dos CTT de 2€ mais uma taxa de sei lá o quê de mais uns cêntimos e no fim tenho que pagar mais 3,2€, mais do que me custaram as pilhas com envio.

O curioso é que quando comprei tal como aconteceu com o amigo @SquareWatch paguei logo o valor do IVA de 23% e agora voltei a pagar.

Outro aspeto curioso é que na fatura do comprador refere que o valor cobrado da taxa a 23% está de acordo com a lei na Holanda, ora penso eu que eles teriam enviado para a Holanda para que depois da Holanda para Portugal não passasse na Alfândega, mas afinal acabou por ir lá parar.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 02 Set 2021, 13:13
E quanto custariam cá essas pilhas?
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 02 Set 2021, 13:55
Sansoni7 escreveu:E quanto custariam cá essas pilhas?

São pilhas da Sony, cá já paguei 2€ por uma, comprei pack de 10, acaba por compensar comprar fora da UE mas a poupança diminuiu muito.

Sansoni7 gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 16 Set 2021, 21:42
Saudações companheiros.

Vamos actualizar as noticias...


Sempre acabei por reclamar através do "Livro de Reclamações Virtual".
No dia a seguir, logo de manhãzinha, recebi mensagem dos CTT a dizer que iam analisar o meu caso.

O que eu pretendia no imediato era que eles reabrissem o processo de desalfandegamento, para que eu pudesse pagar (embora contrariado) o IVA e receber a mercadoria.

O processo de análise demorou quase duas semanas mas lá acabaram por desbloquear a coisa. Paguei outra vez o IVA e recebi o meu tão querido relógio (tenho de arranjar tempo para fazer a apresentação do bichinho  Laughing).

Anteontem recebi um e-mail dos CTT a informar que o meu processo de queixa tinha sido encerrado e que a origem disto tudo foi o facto de alegadamente não terem recebi o IVA por parte do EBAY. 

Desta vez vou deixar passar, pois já estou cansado deste imbróglio. Mas para a próxima já sei como hei-de agir: pago outra vez o Iva, para receber a encomenda e depois meto o Ebay e o Paypal ao barulho pois alguém vai ter de assumir a despesa  Twisted Evil .


Outro facto curioso foi que da primeira vez, quando me recusei a pagar o IVA, o valor a pagar era apenas o referente ao imposto. Mas da segunda vez, para além do imposto já tinha mais uma taxa de 2€ dos CTT para pagar  Rolling Eyes.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 16 Set 2021, 21:57
Ainda bem que mais ou menos bem acabaste por receber o menino, mas realmente a tua história é um abrir de olhos.

Só tenho uma dúvida, a tua encomenda foi enviada através de alguma transportadora tipo DHL, UPS... ou foi pelo correio nacional do país de origem?

Será que se a encomenda vier por uma dessas transportadoras elas também vão exigir novamente o pagamento do IVA?
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qua 10 Nov 2021, 18:21
Por cá a mesma coisa, felizmente não é um relogio, e o valor do IVA é mais baixo, foi um cartão SD de gps, que paguei VAT de 23% e ao desalfandegar pelo site, não deixa em lado algum mencionar o iva pago, apenas juntar documentos para justificar a compra, mas não conseguem ver já o IVA/VAT pago. Não será pelo valor de 6€ que já foram pagos para receber o cartão, mas a luta continua e as desculpas dadas tambem são muitas, temos que ser duros.....
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qua 10 Nov 2021, 23:00
Aperte com eles  Twisted Evil.


Última edição por SquareWatch em Qua 10 Nov 2021, 23:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 11 Nov 2021, 17:10
filipe cunha escreveu:Por cá a mesma coisa, felizmente não é um relogio, e o valor do IVA é mais baixo, foi um cartão SD de gps, que paguei VAT de 23% e ao desalfandegar pelo site, não deixa em lado algum mencionar o iva pago, apenas juntar documentos para justificar a compra, mas não conseguem ver já o IVA/VAT pago. Não será pelo valor de 6€ que já foram pagos para receber o cartão, mas a luta continua e as desculpas dadas tambem são muitas, temos que ser duros.....

Tenho varias reclamações a correr pelo mesmo.. dupla tributação de IVA (retenção eBay + Alfandega)..  No
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Qui 11 Nov 2021, 17:14
Creio que todos que temos reclamações apresentadas recebemos isto:

"O novo processo de desalfandegamento depende, portanto, da qualidade da informação submetida pelo expedidor. Quando esta informação está completa e comprova a liquidação do IVA devido, a encomenda é remetida ao destinatário sem mais intervenções. Sempre que a informação seja incompleta ou inconsistente, os CTT têm de contactar o destinatário para assegurar o pagamento dos encargos devidos e completar a informação em falta.


De forma a responder a este novo desafio, os CTT investiram num novo centro de tratamento de tráfego internacional, bem como num novo Portal de Desalfandegamento disponível em www.ctt.pt onde pode efetuar o desalfandegamento das suas compras extracomunitárias, assim como o pagamento do IVA e Serviços de Alfândega, se aplicáveis."


O problema é que no site dos CTT np processo de desalfandegamento, nao tem opções de evidenciar o IVA ja paga, apenas pela fatura ebay.

filipe cunha gosta desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Sex 12 Nov 2021, 09:59
bladerunner68 escreveu:
filipe cunha escreveu:Por cá a mesma coisa, felizmente não é um relogio, e o valor do IVA é mais baixo, foi um cartão SD de gps, que paguei VAT de 23% e ao desalfandegar pelo site, não deixa em lado algum mencionar o iva pago, apenas juntar documentos para justificar a compra, mas não conseguem ver já o IVA/VAT pago. Não será pelo valor de 6€ que já foram pagos para receber o cartão, mas a luta continua e as desculpas dadas tambem são muitas, temos que ser duros.....

Tenho varias reclamações a correr pelo mesmo.. dupla tributação de IVA (retenção eBay + Alfandega)..  No

As respostas dadas são iguais, copy/paste, pelo menos é conhecida uma reclamação com avanços efetuada atraves da DECO....
Nem com os IVAs em duplicado o pais  endireita Sad
Aguardo uma resposta até ao final do dia por parte dos CTT, depois seguirá uma no Portal das Reclamações e para a http://www.centroarbitragemlisboa.pt/form_reclamacao.php

bladerunner68 gosta desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Sex 12 Nov 2021, 17:46
m84 escreveu:Mas que bela embrulhada @SquareWatch Neutral

Não tenho experiencia nesse tipo de reclamações, mas tentaria ver se a Deco tem alguma sugestão de como agir.
Existe alguma sede central onde se por ir reclamar em pessoa? Suponho talvez assim seja mais eficaz...

o problema é que a deco só mete as patas se fores subscritor deles, de resto nem se dão ao trabalho de fazer qualquer esclarecimento, é certo que não é uma fortuna a mensalidade mas ao menos podiam dar informações mínimas a quem os contacta no sentido de se desenmerdarem...
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Dom 14 Nov 2021, 17:34
bladerunner68 escreveu:Creio que todos que temos reclamações apresentadas recebemos isto:

"O novo processo de desalfandegamento depende, portanto, da qualidade da informação submetida pelo expedidor. Quando esta informação está completa e comprova a liquidação do IVA devido, a encomenda é remetida ao destinatário sem mais intervenções. Sempre que a informação seja incompleta ou inconsistente, os CTT têm de contactar o destinatário para assegurar o pagamento dos encargos devidos e completar a informação em falta.


De forma a responder a este novo desafio, os CTT investiram num novo centro de tratamento de tráfego internacional, bem como num novo Portal de Desalfandegamento disponível em www.ctt.pt onde pode efetuar o desalfandegamento das suas compras extracomunitárias, assim como o pagamento do IVA e Serviços de Alfândega, se aplicáveis."


O problema é que no site dos CTT np processo de desalfandegamento, nao tem opções de evidenciar o IVA ja paga, apenas pela fatura ebay.

Exactamente a mesma resposta que obtive e curiosamente a compra também foi feita via Ebay.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Seg 15 Nov 2021, 09:54
Conteúdo patrocinado

Alfândega FAQ - Página 2 Empty Re: Alfândega FAQ

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos