DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Zeno Watch Basel Empty Zeno Watch Basel

Sex 14 maio 2021, 15:36
Boas,

Estava a postar os meus relógios quando lembrei-me de procurar referências aos mesmos no fórum. E ainda bem, já que encontrei todos... menos um. Ninguém possui um Zeno?

A Zeno Watch Basel é um relojoeiro suíço fundado em 1868 na região de Chaux-de-Fonds. Faziam relógios de bolso até que em 1922 passaram a fabricar relógios de pulso militares sob a marca "Zeno". Em plena crise do quartzo, a marca foi adquirida pelo sr. Huber, funcionário na altura, que desenhou muitos dos relógios da marca. A Zeno produz relógios de pilotagem, divers (utilizados pelos mergulhadores do exército) e cronógrafos. Não produz mecanismos in-house e utiliza ebauches da ETA/ronda/sellita/valjoux, automáticos e quartzo, com vários níveis de qualidade e alguns certificados COSC. Já não via o site deles à algum tempo, verifico que produzem agora relógios minimalistas e com design mais atualizado. Continuam definidos como fabricante independente.

Tenho um Pilot Magellano Big Day, com o detalhe dos dias da semana virem em Português em honra do navegador que lhe dá o nome. É um relógio automático, com 43mm de diâmetro, vidro safira, transparente atrás e caixa em aço. O movimento é o ETA 2834 de 28800bph. É utilizado regularmente como comprovam os riscos e mantém o tempo corretamente com -1+9seg/dia de acordo com a APP do telemóvel. Efetivamente só o acerto quando fica mais dos dois dias de reserva na gaveta.

Zeno Watch Basel Dscf3810

Zeno Watch Basel 20210510

Foi adquirido em 2006 e nunca fez manutenção  Shocked

Alguém conhece a marca?


Última edição por c0mpu73r em Sex 14 maio 2021, 15:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : errata)

Duca749 e Nuno Graça gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Sex 14 maio 2021, 20:55
Conheço a marca, gosto de alguns dos vintage, destes mais recentes acho que são demasiado grandes, a puxar claramente para o lado dos "fashion" watches.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Sex 14 maio 2021, 21:45
Gostei do pormenor dos dias em português.
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Sáb 15 maio 2021, 11:12
Duca749 escreveu:Conheço a marca, gosto de alguns dos vintage, destes mais recentes acho que são demasiado grandes, a puxar claramente para o lado dos "fashion" watches.

Claro, noto que algumas marcas têm puxado as coleções para algo mais contemporâneo (e efémero) para se manter.

Estou de olho noutro pilot, talvez da Sinn ou Stowa, mas para outras núpcias.. gosto muito do design deste Zeno, tanto o detalhe de efetivamente ter um avião no mostrador, como terem fabricado relógios para aviação e, óbvio, ter os dias em português. É engraçado.

Por outro lado, preferia um polimento escovado para tirar algum brilho e os numerais maiores (com lume era pedir demasiado). Não se pode ter tudo Smile
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Sáb 15 maio 2021, 11:23
@c0mpu73r, esse teu é de facto um belo relógio! Eu já tinha reparado num ou outro modelo com os dias em Português e até pensava que havia alguma relação da marca com o nosso país! Mas pelos vistos não há, pelo que escreves!

Pessoalmente, só acho os relógios bastante grandes para o meu gosto, mesmo alguns mais antigos que se veem na Catawiki, mas tem modelos bonitos, sem dúvida!  Wink
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Sáb 15 maio 2021, 11:46
JPP escreveu:@c0mpu73r, esse teu é de facto um belo relógio! Eu já tinha reparado num ou outro modelo com os dias em Português e até pensava que havia alguma relação da marca com o nosso país! Mas pelos vistos não há, pelo que escreves!

Pessoalmente, só acho os relógios bastante grandes para o meu gosto, mesmo alguns mais antigos que se veem na Catawiki, mas tem modelos bonitos, sem dúvida!  Wink

Caro @JPP não me parece que tenha relação com Portugal efetivamente, pelo menos pela informação da própria marca. Este modelo vem igualmente com as datas em Inglês e alemão, terem incluído o português é que foi o "real deal" na altura Smile

É grande sim, até para mim. Lembro-me que passei várias vezes na Boutique dos Relógios cá no Funchal e experimentei durante semanas para desgosto da funcionária. Era este ou o Tissot le Locle que estavam no orçamento. Acabou por vir este, aquele avião no mostrador, o facto de ser uma marca independente (o idiota do c0mpu73r em 2006 pensava que fugir da Swatch era coisa boa.. e o movimento é um ETA Very Happy ) e o meu desejo em ter algo menos formal (leia-se numerais romanos) foram decisivos.

Foi boa compra? Com o meu conhecimento de hoje provavelmente não o comprava. Mas tendo-o usado por mais de 10 anos na rotação habitual adoro-o. É de longe a peça que tenho mais respeito da coleção. Os restantes já foram por um motivo ou outro ao relojoeiro, este... É uma máquina.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Dom 16 maio 2021, 10:22
@c0mpu73r, é assim mesmo, assim se criam os nossos grandes e mais acarinhados relógios! 

Eu também andei uns bons 10 anos com um Timex quartz e um Camel Trophy, relógios que hoje não compraria, mas que são das peças mais valiosas no meu "ajuntamento"! 

E ainda um Cauny, que foi o meu primeiro relógio, mas depois disso, desde relógios dos chineses sem marca, até um Tag Heuer também dos chineses, passando por vários Swatch, usei de tudo e muita coisa que hoje nunca usaria!  Very Happy

c0mpu73r gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Zeno Watch Basel Empty Re: Zeno Watch Basel

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos