DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qua 01 Dez 2021, 17:31
Vem aí o Linux dos Mecânicos. Se for para a frente quem factura são os Chineses

https://openmovement.org/
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 10:34
VS escreveu:Vem aí o Linux dos Mecânicos. Se for para a frente quem factura são os Chineses

https://openmovement.org/

Tinha ideia que isto já tinha sido concretizado ha uns meses, mas pelos vistos o financiamento não foi suficiente. Vamos ver se é desta que conseguem!

Não creio que os chineses precisam de movimentos openssource para 'faturar'. Além dos vários que têm com identidade própria, também já têm há muito tempo alguns outros que são cópias de movimentos originalmente suíços. Talvez um dos casos mais conhecidos será o do Seagull ST19, onde reza a lenda que foi a própria Venus (suíça) vendeu aos chineses toda a maquinaria e planos para estes poderem ter um crono próprio.

No entanto são boas noticias no geral, pois pode potenciar a produção de outras coisas mais interessantes!


Última edição por m84 em Qui 02 Dez 2021, 11:02, editado 1 vez(es)

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 10:56
@m84, acho que os Chineses vão facturar pq vão ter um movimento suiço que os liberta da Seiko, dos NH35/6. As microbands com um movimento de qualidade vão brotar como cogumelos, tal como aconteceu com a benesse que foi o Android para os smartphones sucata que produziam. A Seagull é um empresa com muita história, mas quem quiser produzir os movimentos dos gajos tem de pagar, com um movimento opensource qualquer um pode produzir a coisa, até os fabricantes de réplicas podem entrar no mercado legalmente. Já agora, a Seagull tem o 1963, um ícone, um dia ainda gasto 200 paus com a sucata chinoca.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 14:16
Queres dizer então: chineses = microbrands no geral, é isso? Ou chineses como a industria relojoeira da China?

Acho que para mim são coisas distintas, daí a minha resposta acima.

Sim, as microbrands poderão ter interesse. Mas atualmente não têm só acesso a movimentos Seiko. A grande outra fatia será Citizen/Miyota, e depois as Sellitas da vida, entre outros. Claro que os Japoneses por norma serão mais baratos mas isso não os faz de menor qualidade. Ou melhor dizendo, um mecanismo por ser "suíço" não o faz de melhor qualidade automaticamente.

Dizem os entendidos que só se sabe se um mecanismo é verdadeiramente bom ou mau ao fim de vários anos 5/10/15... Isto porque só passado esse tempo é que se poderá ver com qualquer certeza como se comporta, como é a sua fiabilidade e qualidade de construção etc. Por isso é que os mecanismos mais populares hoje em dia são já 'velhos'.
Ex. ETA2824 é dos anos 70 (50 anos de idade) ou um 6497 é dos anos 50, contando já 70 anos de idade! Isto quer dizer alguma coisa...

E isto é muito importante para uma marca, seja ela grande ou pequena. Alias, arrisco a dizer que para uma microband mais importante será ainda, porque as margens são mais reduzidas e a capacidade de resolução de problemas será menor. Ou seja, preferem coisas com provas dadas para não terem chatices no pós-venda.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 15:03
Não acho que as microbrands chinesas irão querer adoptar este novo mecanismo, cada vez mais para uma microbrand vingar num mercado cada vez mais competitivo, tem inevitavelmente que apresentar modelos com calibres mais que confirmados no mercado.

Agora toda aquela industria ligada às réplicas e mesmo as marcas que se veem à venda no aliexpress que atualmente usam calibres chineses de fraca performance e qualidade, poderão aí ter algum interesse.

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 15:05
Já agora, como complemento, aqui vai uma lista de movimentos chineses, desde os mais básicos manuais a repetidores e turbilhões pirat

http://chinesewatchwiki.net/List_of_Chinese_watch_movements
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 15:05
Quando falei das microbrands estava a referir-me à tonelada de marcas Chinesas que encontras no Aliexpress, pagani, lige, phylida, etc, etc, marcas q recorrem aos unbranded da seiko, myotas e seagull para, de forma legal através dos "homages", venderem pirataria transvestida de relógios homenagem. Há microbrands (ocidentais) em segmentos específicos que produzem relógios originais e que não necessitam tanto de um movimento opensource como os chineses. O que os chineses necessitam para ganhar músculo é de movimentos aceites internacionalmente, que eles tratam do resto a preço de bananas. Fizeram isso com os telefones android, estão a fazer isso com os smartwatches wear OS e não tenho a mais pequena dúvida que o farão com os automáticos, consigam eles ter a aceitação ocidental de um movimento de jeito. Sem custos de inovação e desenvolvimento, ninguém bate os custos de fabrico dos gajos.

Obviamente que as marcas de referência (rolex's, omegas, e blá blá) passam ao lado disto, esses já estão no segmento joalharia, mas os citizen/myotas, seikos/orient/unbranded é que levam no pelo.

O movimento opensource tem provado ao longo do tempo que consegue inovar mais que a equipa de desenvolvimento de uma empresa X (geralmente têm recusrsos humanos limitados, enquanto a comunidade opensource é dinâmica). Dou-te o exemplo do Linux, sistema operativo Opensource e livre, os 500 computadores com maior capacidade de processamento, todos eles, usam esse sistema operativo, nenhum vai em cantigas com o Windows, Apple IOS ou outro.

Espero que a iniciativa consiga o financiamento e que se construa uma comunidade à volta dos mecanismos automáticos e que consigam bater a tecnologia Spring Drive da Seiko ou então criarem um sistema mecânico que substitua os balanços!!! Esses cabrões de balanços que me dão cabo da cabeça e da carteira.

A questão da confirmação da qualidade de um movimento demorar anos.. isso é questão de tempo, que assim seja, que daqui a 20 anos tenhamos um movimento que não seja preciso fazer revisão e que tenha um desvio de +0/-0 segundos dia ( e low cost). A magia das marcas de referência não se perde, continuaria a haver gajos a dar milhares de euros por maquinetas que se atrasam/adiantam e que precisam de atenção de tempos a tempos. Os relógios mecânicos são um encanto.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Qui 02 Dez 2021, 15:29
VS escreveu:...que daqui a 20 anos tenhamos um movimento que não seja preciso fazer revisão e que tenha um desvio de +0/-0 segundos dia ( e low cost). ...

Em relação ao desvio de +0/-0 segundos dia, acho impossível um relógio mecânico conseguir algum dia atingir isso, quanto à parte de não necessitar de fazer manutenção, já tens o Sistem51 da Swatch, o primeiro mecanismo montado totalmente por máquinas, tenho um à 5 anos e até agora mantem-se a funcionar perfeitamente igual ao dia que o comprei, até quando não sei, mas também pelo valor que custou é uma questão que não me preocupa nada.

VS gosta desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Sáb 04 Dez 2021, 21:15
nem mesmo o quartz conseguem +0/-0
Conteúdo patrocinado

Openmovement  - World’s first open source mechanical Swiss watch movement Empty Re: Openmovement - World’s first open source mechanical Swiss watch movement

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos