DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O meu projecto EPHEMERA Empty O meu projecto EPHEMERA

Qua 15 Dez 2021, 02:30
Uma das minhas resoluções de Ano Novo será gastar menos, muito menos em relógios. Por isso comecei a elaborar uma lista (que já vai extensa Rolling Eyes)  de compras e "caçadas" para 2022, para não cair em tentações.

Mas isso não bastava, tinha de arranjar forma de controlar o impulso de "caçador recolector" que todos os coleccionadores possuem.

Pus-me a pensar: para além de relógios de que é que eu gosto mais? Gosto de velharias, antiguidades, história, história da minha cidade... e fez-se luz!!!!

Inspirado pelo EPHEMERA - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, comecei a coleccionar coisas relacionadas com relógios e a minha cidade (Porto).

Os principais requisitos é que o artigo ocupe pouco espaço e que seja barato.


Segue agora o resultado da primeira semana de "caça" Very Happy :

O meu projecto EPHEMERA V50btDj  O meu projecto EPHEMERA SxOVwdV
Calendário de 1984 e 1983, respectivamente

O meu projecto EPHEMERA WqXIkrT O meu projecto EPHEMERA Ka4O2yK
1983 e 1988, respectivamente

O meu projecto EPHEMERA TSm9QOq
Ainda hoje passei à porta desta relojoaria.
Infelizmente fechou no final de 2019 (penso eu) e nem tive oportunidade de ir investigar
se haveria "monos" para despachar a bom preço Rolling Eyes .


O meu projecto EPHEMERA TGHkcSi O meu projecto EPHEMERA 8XT0fXN
1982


O meu projecto EPHEMERA TbtSKduO meu projecto EPHEMERA SzKp2jT
1981


O meu projecto EPHEMERA YiAqU1t
Este não é de uma relojoaria, mas está dentro da temática.


Assim se começa uma colecção, com peças a rondar os 0,05€ e os 0,20€ .


E agora os meus pequenos tesouros. O lote já custou algumas dezenas de euros, mas nada que se compare ao preço de uma relógio Wink .

O meu projecto EPHEMERA Ldxjtqt
(espólio do autor)



Desde o séc. XVIII, até ao início do séc. XX, o relógio da Sé do Porto encontrava-se alojado no topo de uma empena gigante mandada construir pelo Cabido ao tempo das reformas da Sede Vacante de 1717-1741.

O meu projecto EPHEMERA Ooh6P1g


Numa das campanhas de conservação e restauro da Sé (1927-1946) a AGEMN, posteriormente DGEMN (Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais), que procurava libertar os edifícios românicos de todas as "excrescências" não mediévicas, resolveu demolir a referida estrutura que coroava a fachada principal da igreja, ficando o templo sem relógio.

Foi então que um grupo de portuenses se uniu com o intuito de voltar a equipar a velha catedral com um relógio.

O meu projecto EPHEMERA PmSTDdl
Neste postal ainda é possível observar, entre as torres, a casa do sineiro
e por cima desta a "casa"onde se encontrava o mecanismo do relógio (espólio do autor).


O meu projecto EPHEMERA 0picmnx
Nesta fotografia temos, muito possivelmente, o Sr. Andrade Mello,
dono da empresa responsável por fornecer o relógio (espólio do autor).



A Andrade Mello, Lda era um estabelecimento do Porto. Relojoeiro importador e depositário de relógios de torre e outros, originários de França, que eram vendidos e montados por todo o país.

O meu projecto EPHEMERA Andrade+Mello+1910


O meu projecto EPHEMERA S3uTum6
O mostrador do relógio a ser elevado até ao topo da torre norte (espólio do autor).



O meu projecto EPHEMERA Pnt9l6E
Imagem da Sé na década de 1930, vendo-se o relógio no topo da torre norte.

(Vê-se mesmo que quem legendou o postal não é do Porto carago!!!
Embora a câmara fotografia esteja alinhada no sentido nascente poente,
este é o lado norte e não o poente).


O meu projecto EPHEMERA 42KjFyI



Sei que em 1985 o relógio instalado por Andrade Mello já não funcionava. Actualmente está operacional, tendo sido substituído provavelmente por um mecanismo de quartzo. Desconheço qual a data em que se realizou a intervenção.


O meu projecto EPHEMERA C8nS9hw

Para além de ter sido restaurado, o relógio foi também reposicionado, encontrando-se agora ligeiramente mais abaixo da sua posição inicial.

cuica, Duca749, c0mpu73r, VS e BELMONDO gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qua 15 Dez 2021, 07:37
Excelente ideia...excelente tópico!
Parabéns.
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qua 15 Dez 2021, 09:15
Excelente ideia @SquareWatch e ótimo espólio inicial. Força nisso e vai mostrando as novas aquisições da coleção.

SquareWatch gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qua 15 Dez 2021, 10:19
Que a vontade não esmoreça. Isso é iniciativa de louvar, é dar memória ao tempo. Força.

SquareWatch gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qua 15 Dez 2021, 23:00
Bela iniciativa!

Quando era miúdo colecionava calendários e lembro-me que tinha a "panca" de sempre que ia com os meus pais ao Porto, o que naquela altura sendo eu de Gaia, era motivo de festa, ir à cidade grande, aproveitava para em todas as lojas que passava perguntar se tinham calendários, e safava-me bem, talvez tivesse alguns de relojoarias, já não me lembro, pena que já não tenho nada.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qui 16 Dez 2021, 09:34
Bela ideia @SquareWatch, acho que pode vir a ser uma coisa interessante e poderá vir a contribuir para a 'nossa' ou tua história relojoeira.

Quando li o titulo lembrei-me claro do projecto de José Pacheco Pereira, mas sabias que já existe um Núcleo do Tempo dentro do Ephemera?

Não sei qual o grau de responsabilidade mas o Fernando Correia de Oliveira está envolvido nisso:
https://estacaochronographica.blogspot.com/2020/01/contibua-para-o-nucleo-do-tempo-no.html

O site do Ephemera é super confuso, mas deixo um link para os artigos publicados do Núcleo do Tempo: https://ephemerajpp.com/category/noticias-do-arquivo-e-da-biblioteca/nucleo-do-tempo/


Vai partilhando as descobertas! Thumbs Up

SquareWatch gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qui 16 Dez 2021, 23:24
Olá @m84.

Obrigado pela dica, por acaso já conhecia esse projecto do Pacheco Pereira, foi aí que fui buscar o nome Ephemera.

Efêmera (em inglês, Ephemera) é uma matéria impressa ou escrita, transitória, que não é feita com a intencionalidade de ser guardada ou preservada por longo período

Wikipédia



Gostava de saber é como é que eles funcionam e mantêm tudo organizado. Coleccionam tudo e mais alguma coisa. Parecem o Smithsonian, mas com um milésimo do orçamento.



@M84 escreveu:Bela ideia @SquareWatch, acho que pode vir a ser uma coisa interessante e poderá vir a contribuir para a 'nossa' ou tua história relojoeira.

Definitivamente para a nossa, pois o tópico está aberto ao acervo de todos os membros Smile.

m84 gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Sáb 18 Dez 2021, 00:02
Boa noite.

Na minha busca por novos "ephemera", deparei-me com esta foto:

O meu projecto EPHEMERA 6FcIomO

Segundo o vendedor esta é uma fotografia de 1953 no Jardim Zoológico de Lisboa.

Algum dos colegas de Lisboa confirmar que a foto é mesmo no Jardim Zoológico e tem alguma informação extra sobre o relógio?

Em Lisboa relógio da hora legar só conheço o do Cais do Sodré.


Entretanto descobri que o relógio foi vendido por Aurélio Romero, com estabelecimento na rua Nova do Almada em Lisboa.

O meu projecto EPHEMERA S5KROuu
Fonte



Última edição por SquareWatch em Sáb 18 Dez 2021, 00:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : informação complementar)
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Ter 21 Dez 2021, 12:08
Muito bom trabalho e excelente reviravolta no teu percurso horológico @SquareWatch! Muito menos dispendioso, seguramente, e muito enriquecedor, para ti e para nós, obrigado pela partilha! 
Thumbs Up

m84 e SquareWatch gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Ter 21 Dez 2021, 15:32
SquareWatch escreveu:

O meu projecto EPHEMERA S5KROuu
Fonte


"Telefone 811", espetáculo! Nesta altura era fácil memorizar os números das pessoas  Laughing Laughing

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Dom 13 Fev 2022, 16:54
Mais umas peças adicionadas à coleccção  Very Happy.


O meu projecto EPHEMERA TUMWpYF
Se isto foi uma venda a um particular, 2 contos de relógio em 1935 era muita fruta!


O meu projecto EPHEMERA B4qe2LQ

António Correia de Oliveira, maior importador nacional, nos anos 40 e 50, em quantidade, de relógios e movimentos. Representante das marcas Helvetia, Argus, Zoty, entre outras.


E uns poucos de calendários...

O meu projecto EPHEMERA FkUqTM7O meu projecto EPHEMERA B9i8CMX


O meu projecto EPHEMERA I8FpjAX
Ourivesaria / Relojoaria Marques na Póvoa de Varzim


O meu projecto EPHEMERA 9FZgRJQ

Ourivesaria Marques em Cascais.

Casio na Póvoa de Varzim e Cartier em Cascais, será que foi coincidência  Wink ?



O meu projecto EPHEMERA HQtD5Sg


O meu projecto EPHEMERA BSMOd9B

 A paisagem faz-me lembrar Oliveira do Douro, mas não tenho a certeza.

Sansoni7, Duca749, JPP, Nuno Graça e c0mpu73r gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Seg 14 Fev 2022, 09:36
Boas @SquareWatch a ourivesaria Marques em Cascais era uma referencia em relógios de luxo ,,, vendia Cartier , Rolex entre outras , hoje já não tem nenhuma destas marcas . 
Mas o seu antigo relojoeiro que já está reformado ainda tem muitas peças de meninos destes da década de 70 a 90 e desenrasca a malta que conhece   Laughing ....

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Seg 14 Fev 2022, 17:58
Maravilha @SquareWatch, adoro ver estas coisas!  I love you Mas tu só encontras na net e guardas, ou estás mesmo a colecionar os documentos?

@Nuno Graça, e esse Senhor já não tem relógios para venda?  Suspect Wink
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Seg 14 Fev 2022, 18:28
JPP escreveu:Maravilha @SquareWatch, adoro ver estas coisas!  I love you Mas tu só encontras na net e guardas, ou estás mesmo a colecionar os documentos?

@Nuno Graça, e esse Senhor já não tem relógios para venda?  Suspect  Wink
Boas @JPP não tem nada  Crying or Very sad  nem um para amostra !!! nem sequer material de montras de POS ,,,,, nada , o pouco que tinha quando foi assaltado ou levaram ou estragaram Sad

Quanto a marcas que trabalha na atualidade são só 2 de media alta mas desconhecidas "microbrands , Swiss "

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qua 16 Fev 2022, 21:52
JPP escreveu:Maravilha @SquareWatch, adoro ver estas coisas!  I love you Mas tu só encontras na net e guardas, ou estás mesmo a colecionar os documentos?

Estou mesmo a coleccionar.
Estou mortinho que chegue o 3.º Domingo do mês, prometeram-me mais umas peças  Very Happy.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qui 17 Fev 2022, 09:29
3º domingo do mês? Andas em feiras de velharias também? Eu ando meio viciado nisso, mas não encontro quase nada de memorabilia relojoeira!  Sad
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Qui 17 Fev 2022, 21:51
JPP escreveu:3º domingo do mês? Andas em feiras de velharias também? Eu ando meio viciado nisso, mas não encontro quase nada de memorabilia relojoeira!  Sad

Sim, tenho andado pelas feiras todas. Já sentia saudades, foram quase 2 anos sem feiras.

Calendários ainda se vai vendo com facilidade, embora já comece a encontrar muitos repetidos  Rolling Eyes em que só muda o ano o que para mim já não interessa.

Quanto ao resto, procurar nas bancas de postais e onde vir papel velho. Às vezes num monte de "lixo" encontram-se coisas giras, no meio de uma revista velha um anúncio interessante.

E mesmo fora das feiras, ir visitar os alfarrabistas. Por vezes alguns também têm para venda velhos papeis comerciais (facturas, recibos, cartões de visita, etc.), o chato é que nunca está nada organizado é preciso sujar as mãos.

E claro, não esquecer a nossa já velha amiga internet.

m84, JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Sáb 19 Fev 2022, 15:15
@SquareWatch, as revistas nas feiras chateiam-me um bocado, também já andei a pensar comprar, por várias vezes, para apanhar anúncios antigos, mas os tipos pedem 2 euros ou mais por cada revista (Século Ilustrado, Motor e outras que tais, antes dos anos 80), para depois não encontrar nada ou só encontrar um único anúncio ... por isso, nunca me decidi por essa ideia! Mas se calhar ainda começo a trazer duas ou três de cada vez e aos poucos vai-se encontrando coisas! Enfim, é mais uma coisa para andar à cata nas feiras!  Wink
Conteúdo patrocinado

O meu projecto EPHEMERA Empty Re: O meu projecto EPHEMERA

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos