DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Critérios para coleccionar  Empty Critérios para coleccionar

Seg 02 maio 2022, 15:36
Alguém me consegue dizer como estrutura a colecção, quais os critérios de aquisição? É comprar tudo o que seja barato? Bonito? Por País? Marca? Ano? .....

Vejo por aqui muito relógio, mas torna-se difícil perceber o racional por detrás da compra ou pq faz parte da colecção.

Nota : eu não faço colecção de relógios, só me interessa aprender como funcionam as maquinetas, por isso, tudo o que compro é para servir de campo de batalha às pinças e chaves de fenda.Os meus critérios de compra são, e por ordem: se é mecânico, se é a preço de bananas, se é suíço, se funciona...
Não faço colecção para já, mas se calhar, daqui a uns tempos, qd perceber alguma coisa disto, talvez comece a gastar uns cobres com máquinas decentes (esta é a razão da pergunta aos prós na matéria)

ji_heivs gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Seg 02 maio 2022, 21:54
Não sou pro na matéria mas vou mandar o meu bitaite na mesma 😎
O meu principal critério (óbvio) é o gosto pelo relógio, mas procuro aplicar alguns critérios auxiliares:
- Prefiro marcas tradicionais e com história;
- Prefiro modelos clássicos e icónicos, mas contemporâneos;
- Procuro não repetir marcas. Há imensas para descobrir e desfrutar e €€ limitados, pelo que prefiro ir variando;
- Também prefiro mecânicos, mas não tenho qualquer aversão a quartzo; 🤣
- Diâmetros preferenciais entre os 35 e 38 mm, no máximo 40 mm. Abro algumas exceções para cronógrafos, nomeadamente, o meu Speedy;
- E, last but not least, tem de ser algo que eu consiga comprar confortavelmente, a nível financeiro, sem colocar em causa o meu bem-estar e o da minha família.

Sansoni7, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Seg 02 maio 2022, 22:07
@Nunogoncalves, a última condição faz de ti um colecionador racional e não um acumulador guiado pela emoção. Há uma máxima no mercado de ações que diz "nunca metas na bolsa o dinheiro da mercearia", basicamente é o q tu dizes.

Nunogoncalves e ji_heivs gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Seg 02 maio 2022, 22:14
@VS e, mesmo assim, por vezes, há compras que me pesam um pouco na consciência. É sempre dinheiro que podia ter outro propósito, como uma poupança ou um investimento.


Última edição por Nunogoncalves em Ter 03 maio 2022, 09:37, editado 1 vez(es)
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 03 maio 2022, 08:32
Gosto pessoal/antiguidade, mecânico/automático, de preferência,  marca/oportunidade do negócio...eis alguns dos meus «critérios», sem esquecer que qualquer compra não pode implicar «uma não ida á mercearia»....

nmfl, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 03 maio 2022, 21:29
Revejo-me em alguns dos pontos aqui referidos, mas não me considero colecionador, tenho alguns tipos de relógios para onde me inclino mais e outros que simplesmente me afasto, também dou preferência a mecânicos mas sem nunca descorar os quartzo.
Normalmente se à primeira vista o relógio me cativa é difícil resistir a comprar, mesmo que depois de o ter me arrependa.

nmfl, Nunogoncalves e VS gostam desta mensagem

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Qua 04 maio 2022, 22:01
No meu caso, o fio condutor da minha "coleção" (mais ajuntamento) é a história ou histórias associadas a cada modelo, sobretudo se essa história ultrapassar a relojoaria. A grande maioria dos meus relógios tem alguma história ou contexto sobre o qual posso falar ao mostrar o relógio às outras pessoas, e isso por vezes permite iniciar conversas interessantes. E muitas vezes até os relógios mais baratos são assim.

Por ex. tenho um Casio MRW-200 de 15 € aparentemente banal - mas tem outro significado e interesse para mim por ser um modelo usado pela NASA nos testes em altitude. 

Tendo disto isto, também tenho de gostar do relógio, porque só compro um relógio se o vier a usar mesmo  Smile

Nunogoncalves, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Sex 06 maio 2022, 08:50
Engraçado! Todos nós temos lógicas diferentes, não há dois malucos iguais por aqui!  Razz O que não é novidade nenhuma:

O meu ajuntamento:

- Enorme preferência a tudo o que for anterior aos anos 80 (os anos 80 são horríveis ... mas tenho vários, claro)!
- Relógios novos, só me tentam muito poucos!
- Excluo algumas marcas (por exemplo, Oris, Fortis);
- Olho muito pouco para alguns tipos de relógios (por exemplo, militares e dress watches que não sejam os antigos);
- Sou um pouco compulsivo a comprar, tenho de fazer grandes esforços para me conter e às vezes não consigo ...  Suspect
- Sou quase incapaz de vender relógios;
- Tenho vários subajuntamentos no meu ajuntamento: por exemplo, "relógios dos 10 aos 100 euros dos anos 70", ajuntamento de quartzos digitais, de Seikos, Casios, Soviéticos, etc (claro que estes subgrupos são obrigatórios, pois, se não tivesse critérios para os dividir, como os iria arrumar? Não dá para ter todos arrumados/organizados da mesma forma)

MAS, acima de tudo, o principal critério, é que me façam o pulso feliz! 

Este tópico está giro, é um bom exercício de sistematização mental  Very Happy

nmfl, Nunogoncalves, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Sex 06 maio 2022, 12:30
JPP escreveu:- Tenho vários subajuntamentos no meu ajuntamento: por exemplo, "relógios dos 10 aos 100 euros dos anos 70", ajuntamento de quartzos digitais, de Seikos, Casios, Soviéticos, etc (claro que estes subgrupos são obrigatórios, pois, se não tivesse critérios para os dividir, como os iria arrumar? Não dá para ter todos arrumados/organizados da mesma forma)

Eu tenho um único subajuntamento, que surgiu meio por acaso Smile, a que eu chamo os meus sub-cem (relógios que custaram menos de 100€). Este grupo está numa caixa à parte, com capacidade para cinco relógios, que alberga neste momento quatro!

Ando há anos a pensar qual será o quinto elemento dos sub-cem e não me consigo decidir! Portanto, ando a adiar a aquisição de um relógio acessível porque não sei mesmo qual comprar. Acresce a isto o facto de não poder ser Timex, Casio ou Seiko (seriam marcas repetidas) e a decisão é mesmo difícil Smile

JPP e VS gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 10 maio 2022, 13:02
Bem em relação a este tema praticamente já aqui foi tudo dito ... 

Mas á quem os colecione por modelo ! só relógios de um determinado modelo e marca o que a bem dizer facilita muito a coisa ... cheers 

No meu caso , no meu pequeno ajuntamento há um pouco de tudo mas a grande pancada é mesmo nos NOS e se forem com o conjunto completo melhor ,,,  claro que nos de marcas montadas em Portugal nas décadas de 50-60-70 , a maior parte deles eram fornecidos só o relogio e uma etiqueta ,não tinham caixa nem nenhum documentos ! mas era o que tínhamos na altura .... scratch

VS gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 10 maio 2022, 13:18
@Nuno Graça, então e esta marca Portuguesa com caixa e tudo? (esta encontrei perdida de antiga numa gaveta em casa dos meus pais, mas, infelizmente, do relógio nada! 

Critérios para coleccionar  Img_2908Critérios para coleccionar  Img_2909Critérios para coleccionar  Img_2910
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 10 maio 2022, 13:21
Curiosamente o relógio que arranjei para um dia experimentar as lides do desmonte é um Zoty.
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 10 maio 2022, 14:28
JPP escreveu:@Nuno Graça, então e esta marca Portuguesa com caixa e tudo? (esta encontrei perdida de antiga numa gaveta em casa dos meus pais, mas, infelizmente, do relógio nada! 

Critérios para coleccionar  Img_2908Critérios para coleccionar  Img_2909Critérios para coleccionar  Img_2910
Boas @jpp é bem gira ,,, mas como sabes são muito poucas as marcas Portuguesas com caixas !!! infelizmente ou não  Wink....

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ter 10 maio 2022, 18:07
Claro @Nuno Graça, eu sei bem, só meti esta por piada!  Very Happy
Conteúdo patrocinado

Critérios para coleccionar  Empty Re: Critérios para coleccionar

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos