DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Qui 02 Fev 2023, 10:07
Xhevdet Rexhepi, irmão do fundador da AkriviA e que nos últimos anos esteve ligado à marca, fundou a sua própria companhia relojoeira e apresentou esta semana a sua primeira criação: o ‘Minute Inerte’. Uma mistura de clássico com inovação que promete quebrar alguns códigos…

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Xhevdet-Rexhepi-Minute-Inerte_abertura-1

Xhevdet Rexhepi apresentou esta semana o ‘Minute Inerte’, um relógio que apresenta uma complicação que faz com que o ponteiro dos minutos fique inerte, saltando instantaneamente para o minuto seguinte quando o ponteiro dos segundos completa a sua volta e atinge os 60 segundos. Para além disso, o ponteiro dos segundos roda até aos 58 segundos antes de parar nos 60 por 2 segundos a cada volta, mas mantendo a cronometria do movimento.

Mais info e fotos em:
https://espiraldotempo.com/xhevdet-rexhepi-minute-inerte/

Sigam o link para o Instagram dele que dá para perceber a origem do conceito e também ver um video que ajuda a explicar melhor. É muito interessante Thumbs Up

Sansoni7 e ji_heivs gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Re: Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Qui 02 Fev 2023, 10:14
Pensava que essa complicação era típica dos Mondaine, devido ao sistema de sincronização dos relógios das estações de comboios.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Re: Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Qui 02 Fev 2023, 10:22
É bem visto e também me passou isso pela cabeça. A diferença é que este é mecanico (entre outras coisas). Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Re: Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Qui 02 Fev 2023, 11:49
Os relógios das torres das igrejas funcionam, num princípio parecido, certo?
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Re: Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Qui 02 Fev 2023, 13:56
É uma característica engraçada e sem dúvida "cópia" dos Mondaine stop2go, mas que não passa disso, objetivamente não faz o relógio mais preciso e a mim faz-me confusão tal como nos Mondaine, ver o ponteiro dos segundos chegar aos 60 que devia querer dizer que está a completar um minuto, e parar 2 segundos até efetivamente o minuto contar, seria mais lógico parar aos 58 e aí então após 2 segundos avançar para os 60 ao mesmo tempo que o ponteiro dos minutos conta o minuto, ou não?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Re: Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Qui 02 Fev 2023, 14:20
Duca749 escreveu:É uma característica engraçada e sem dúvida "cópia" dos Mondaine stop2go, mas que não passa disso, objetivamente não faz o relógio mais preciso e a mim faz-me confusão tal como nos Mondaine, ver o ponteiro dos segundos chegar aos 60 que devia querer dizer que está a completar um minuto, e parar 2 segundos até efetivamente o minuto contar, seria mais lógico parar aos 58 e aí então após 2 segundos avançar para os 60 ao mesmo tempo que o ponteiro dos minutos conta o minuto, ou não?

Não me parece que "objectivamente" a precisão seja o objectivo aqui.

Eis o que o próprio diz:

[...]I’ve created a watch that is classic, innovative and timeless with a complication that allows you to read the time precisely « to the minute ».

I broke the codes by making the second hand turn in 58 seconds before pausing at 60 for 2 seconds at each lap, while keeping the chronometry of the movement.

Ou seja, é um conceito pseudo-artistico/romantico pare se conseguir uma leitura 'ao minuto' (sem afetar a cronometragem global do relógio, naturalmente), dando a impressão que o tempo 'parou'.
Conteúdo patrocinado

Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’ Empty Re: Xhevdet Rexhepi ‘Minute Inerte’

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos