DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Certina antigo > ajuda na identificação correta

Seg 21 maio 2018, 21:23
Boa noite a todos,

Adquiri recentemente um Certina antigo, funcional, mas do qual tenho poucas informações. Gostaria da vossa ajuda na identificação do ano, modelo e/ou qualquer outra coisa que possam acrescentar. Ao longo da minha pesquisa tenho conseguido algumas informações (no entanto algumas um pouco contraditórias como irão perceber). Mais abaixo poderão ver as fotografias (Ref. - 43006 2 / N.S. - 1050339)

As informações que consegui recolher:
- Segundo o vendedor, o relógio será de 1940-1949;
- O movimento é um calibre KF 330 (que segundo sei, começou a ser produzido nos anos 50);
- O logotipo no mostrador, terá sido utilizado até 1953 (o que daria uma margem de 3 anos para a produção do relógio);
- Segundo uma tabela que encontrei, os números de série a partir de 1948 começam em 1.300.000 (por esta lógica, o meu teria de ser anterior);
- Após pesquisa, encontrei um modelo muito similar que data de 1948, cujo número de série é 1.021.319 (contradiz o ponto anterior);

Conclusão... está a ser muito difícil saber mais sobre esta peça. O relógio é lindíssimo e será muitíssimo bem estimado, mas gostava de saber mais sobre ele. Agradeço a todos desde já, espero que regalem os olhos e me consigam ajudar.

Certina antigo > ajuda na identificação correta 33038610
Certina antigo > ajuda na identificação correta 32960510
Certina antigo > ajuda na identificação correta S-l16010
Certina antigo > ajuda na identificação correta 33097310
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ter 22 maio 2018, 09:05
Olá Fábio
Bonito relógio, sim senhor.
Bem vindo dá uma vista de olhos pelo que por cá temos e...participa.
______
Relativamente ás tuas dúvidas, certamente aparecerá alguém para te ajudar a esclarece-las.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ter 22 maio 2018, 10:00
Bom dia Fábio!

Antes de mais bem vindo.

Estou contigo, tens aí um relógio muito bonito sem dúvida, gosto bastante! Thumbs Up

Quanto às tuas perguntas, não conheço bem a marca mas acho que já tens bastante informação sobre o mesmo.
Ou seja, marca, referência, aproximação de ano, e mecanismo... Com relógios dessa idade, já é muito bom ter essa informação! Não te esqueças que antigamente não haviam tantos descritivos de modelos como hoje. Principalmente em marcas mais pequenas. Eram catalogados por referências e/ou calibres, ambos que tu já tens.

Quanto ao ano de produção/número de série: igualmente são poucas as marcas que consegues ter uma lista definitiva e 100% correcta para decifrar o ano pelo numero de série. Acho que o mais 'realista' são aproximações de anos.
Outra coisa que deverás ter em conta é se por acaso o mecanismo (ou até mesmo a caixa!) já não foi substituído por outro em alguma altura na vida do relógio. Não estou a dizer que tenha sido, mas não é invulgar em relógios com mais de 50 anos de vida isso ter acontecido (numa manuntenção de rotina por ex.)

Resumindo, talvez não ajudei nada, mas a não ser que procures alguma informação mais específica (por qualquer razão que seja) acho que já estás muito bem encaminhado!  Smile

No entanto, sei que temos por cá alguns mais entendidos da marca que espero possam ajudar um pouco mais.

Cumprimentos,



ps. já agora, uma coisa que não me parece 'original' ao relógio será a coroa. Mas é uma opinião apenas.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ter 22 maio 2018, 19:23
Não consigo ajudar com mais informações, mas que é uma bela peça, é. Vi há alguns dias, curiosamente, um utilizador de um grupo do Facebook com um igualzinho - gostei especialmente dos ponteiros em azul.
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Sáb 26 maio 2018, 00:22
nmfl escreveu:Não consigo ajudar com mais informações, mas que é uma bela peça, é. Vi há alguns dias, curiosamente, um utilizador de um grupo do Facebook com um igualzinho - gostei especialmente dos ponteiros em azul.

Terá sido no grupo do UGWC? Se sim, fui eu Smile
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Sáb 26 maio 2018, 00:27
m84 escreveu:Bom dia Fábio!

Antes de mais bem vindo.

Estou contigo, tens aí um relógio muito bonito sem dúvida, gosto bastante! Thumbs Up

Quanto às tuas perguntas, não conheço bem a marca mas acho que já tens bastante informação sobre o mesmo.
Ou seja, marca, referência, aproximação de ano, e mecanismo... Com relógios dessa idade, já é muito bom ter essa informação! Não te esqueças que antigamente não haviam tantos descritivos de modelos como hoje. Principalmente em marcas mais pequenas. Eram catalogados por referências e/ou calibres, ambos que tu já tens.

Quanto ao ano de produção/número de série: igualmente são poucas as marcas que consegues ter uma lista definitiva e 100% correcta para decifrar o ano pelo numero de série. Acho que o mais 'realista' são aproximações de anos.
Outra coisa que deverás ter em conta é se por acaso o mecanismo (ou até mesmo a caixa!) já não foi substituído por outro em alguma altura na vida do relógio. Não estou a dizer que tenha sido, mas não é invulgar em relógios com mais de 50 anos de vida isso ter acontecido (numa manuntenção de rotina por ex.)

Resumindo, talvez não ajudei nada, mas a não ser que procures alguma informação mais específica (por qualquer razão que seja) acho que já estás muito bem encaminhado!  Smile

No entanto, sei que temos por cá alguns mais entendidos da marca que espero possam ajudar um pouco mais.

Cumprimentos,



ps. já agora, uma coisa que não me parece 'original' ao relógio será a coroa. Mas é uma opinião apenas.

Muito obrigado de qualquer forma! O movimento é completamente original, quanto à coroa ainda não consegui confirmar 100%.

À partida o relógio será de 1946-48, é de facto quase impossível confirmar o ano exato. Já estou satisfeito com o que consegui, foi uma aventura engraçada Smile
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ter 29 maio 2018, 11:33
Boa! Depois temos que ver umas fotos de pulso! Wink

Cumprimentos,
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Qui 31 maio 2018, 10:23
Olá, em 1 lugar as minhas desculpas por andar pouco activo aqui no forum Embarassed
Aproveito ainda para dizer que seja bem vindo Amigo Fábio de Sousa
Parabéns pela peça.

Concordo com o M84 em tudo, já tem muita informação, saliento para o facto e segundo informação técnica que detenho, o KF330 de 15 jóias, foi patenteado em 1948. Pouco ajuda mas...


Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ter 19 Jun 2018, 12:46
Certina antigo > ajuda na identificação correta 20180610
Certina antigo > ajuda na identificação correta 20180611

Cá está ele, finalmente! Estou deliciado com esta máquina. Confirma-se também que a coroa não é original, destoa um pouco da caixa e é até algo desconfortável. O próximo passo será mesmo arranjar uma coroa antiga, de preferência uma original. Nem sei por onde começar sinceramente...

Tinha pensado em fazer uma limpeza ao mostrador mas acho que vou deixar essa ideia de lado. Gosto muito da personalidade que o relógio tem no estado em que está. Vou ficar-me pela limpeza/manutenção do movimento Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ter 19 Jun 2018, 13:41
Manutenção do movimento...e substituição da coroa.
Já agora, se arranjasses uma bracelete lisa da cor dos ponteiros/números....
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Qui 21 Jun 2018, 12:16
Olá @Fábio de Sousa,

Parabéns pelo relógio outra vez, é muito bonito! Só não consigo perceber se a caixa é dourada ou prateada! Em todas as fotos sai uma versão diferente Razz

Pessoalmente deixava o mostrador como está, pelas razões que dizes. Claro que pode ser limpado superficialmente caso seja necessário (sujidade/poeiras) mas não restaurá-lo.

Quanto à coroa, podes sempre colocar um anuncio de Procura nos classificados, pode ser que algum membro tenha ou saiba onde arranjar. Podes não conseguir uma original ao modelo em si, mas não me parece uma coisa muito complicada de conseguir uma correcta para a época e relógio.

A revisão do mecanismo é que é essencial! Thumbs Up
Conteúdo patrocinado

Certina antigo > ajuda na identificação correta Empty Re: Certina antigo > ajuda na identificação correta

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos