DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O Meu Primeiro Day-Date Empty O Meu Primeiro Day-Date

Dom 30 maio 2021, 20:20
O Meu Primeiro Day-Date ERPVUT6


Aaaaahhhhh!!!! Foram enganados. lol!

Admitam lá. Quantos de vós pensaram que iam ver um "banal" Rolex?

Quem me dera que fosse um Rolex, mas até que é parecido: tem janela com dia do mês e da semana, ciplote e até um aro serrilhado! Razz




Foi uma compra mais ou menos por impulso, pois o que eu queria mesmo era um Citizen Jet de 23 Jewels, de preferência um sem janela da data como este...

O Meu Primeiro Day-Date 3XXg4d6



Mas como encontrei este "day-date" a um preço razoável, arrisquei e acabei por ganhar o leilão.


O que é que este, ou estes, Citizen têm de especial para os desejar?
Entre outras coisas o movimento, em especial o seu rotor incomum.

Já tinha um relógio automático com um rotor "bumper" (não necessariamente o da imagem), vários com um rotor "comum". Faltava um rotor circular e um micro rotor.


O Meu Primeiro Day-Date UIDhENx

Um rotor "comum" à esquerda e um "bumper" à direita.



Vamos então às apresentações. O que foi que eu comprei?...


CitizenAutoDater Seven para40Mwater day-date
de Maio de 1964.

O Meu Primeiro Day-Date ZERkFCp


Como é possível prever pelo logótipo estilizado de um avião a jacto (Jet - em inglês), este relógio encontra-se equipado com um movimento Jet da Citizen. Mas o que é um movimento Jet?

O movimento Jet é um movimento automático "in-house" da Citizen. Aliás, é o segundo movimento automático desenvolvido por esta marca (o primeiro foi o cal. 3KA de 1958 a 1961), tendo sido produzido apenas entre Outubro de 1961 e 1967.

A grande particularidade do Jet é possuir uma massa oscilante circular, sem eixo central como nos rotores convencionais.




Os movimentos Jet agrupam-se em 3 famílias: os modelos 03xx que surgiram em Outubro de 1961, seguidos pelos 11xx (em Janeiro de 1962) e os 41xx (a partir de 1964). Sendo todos muito parecidos e operando a 18.000A/h, diferenciando-se apenas no número de rubis, na existência ou não de um mecanismo de ajuste rápido da data e julgo que também na capacidade de dar corda manualmente.


O Meu Primeiro Day-Date 2gtMnpq   O Meu Primeiro Day-Date Oibkm9b

À esquerda um Super Jet (com 39 rubis) e à direita um "normal" Jet (com 19 rubis).



O Meu Primeiro Day-Date Do9je0X

O meu veio equipado com o movimento 4111, 4112 ou 4113 (não são conhecidas diferenças entre eles),
com 19 rubis e indicação do dia e da data.


Quanto ao sistema de ajuste rápido da data, também é muito peculiar, pelo menos para mim.
Basta puxar a coroa para a posição 2 e empurrá-la de novo para a posição 1 para que o dia mude. Contudo é necessário alguma atenção, especialmente quando estamos a acerta a hora. Se puxarmos a coroa com muita força, ela pode passar da posição 1 para a 2 e inadvertidamente mudamos a data.

Mudar o dia da semana é algo mais aborrecido. Temos de usar o velho método de rodar sucessivamente o ponteiro das horas Rolling Eyes .


Como já foi referido, a Citizen produziu este movimento apenas durante 6 anos. Os rumores dizem que apesar de ser de qualidade superior, optaram por o substituir por um movimento mais tradicional (com um rotor de eixo central), por ser mais fácil e barato de produzir. Enquanto outra teoria aponta a crescente tendência do público por relógios mais finos, o que seria impossível de obter com este movimento de rotor circular.


Quanto ao termo ParaWater...

No início do século XX, relógios e água eram duas coisas que não combinavam lá muito bem. O simples acto de lavar as mãos requeria cuidados especiais, sendo sempre aconselhável retirar primeiro o relógio do pulso.

Por volta da década de 1920, os suíços resolveram este problema inventando e patenteando sistemas "water-resistance" para os seus relógios. Contudo, seria necessário esperar até 1959 para a Citizen se tornar no primeiro construtor japonês a produzir um relógio resistente à água, baptizado de ParaWater.


O Meu Primeiro Day-Date A9AGRLJ
Citizen ParaWater de 1961.



O relógio era resistente à água apenas até uma profundidade de 50m, o que parece pouco nos dias de hoje, mas na altura no Japão só havia duas opções: relógios com protecção até 50m ou relógios sem nenhuma protecção.

A Citizen estava tão orgulhosa do seu feito, que em alguns modelos colocava o termo "ParaWater" no local de destaque onde habitualmente estaria o nome da marca.

Algures entre 1970 e 1973, a Citizen iria abandonar o "parawater" e optar pelo universalmente mais reconhecível "water resistent".


O Meu Primeiro Day-Date HIeUj8c

O Meu Primeiro Day-Date KNDRF9p

O Meu Primeiro Day-Date IzYSMOc


O relógio tem 39 mm de diâmetro, 48 mm de asa a asa e 12 mm de espessura. Já não estou habituado a relógios tão grandes Razz . Mas de facto tem umas dimensões algo avantajadas para a época ou é impressão minha? :confusion-scratchhe



Obrigado.

Locutus sum



--- X x X ---



Algumas fontes de consulta:
https://sweep-hand.org/the-jet-automatic/
[url= https://vintagecitizenwatches.com/jet/]https://vintagecitizenwatches.com/jet/[/url]
https://vintagecitizenwatches.com/2015/08/24/citizen-auto-phynox-the-first-automatic-citizen/
https://vintagecitizenwatches.com/2014/11/02/citizen-parawater-the-parawater/
https://www.thewatchhand.com/news/citizen-parawater-the-first-ever-water-resistant-japanese-watch-revived-as-the-kuroshio-64/

Sansoni7, bladerunner68 e Duca749 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Dom 30 maio 2021, 21:18
Admito que fui enganado 😄 imaginei um "banal" Rolex.
Mas ainda bem que não é, pois assim fiquei a conhecer mais umas coisitas.😉

O relógio está impecável, terá sido restaurado, é que está num estado fantástico, não conhecia este modelo mas é muito giro, parabéns!

SquareWatch gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Dom 30 maio 2021, 22:52
Duca749 escreveu:Admito que fui enganado 😄 imaginei um "banal" Rolex.
Mas ainda bem que não é, pois assim fiquei a conhecer mais umas coisitas.😉

O relógio está impecável, terá sido restaurado, é que está num estado fantástico, não conhecia este modelo mas é muito giro, parabéns!


No anúncio o vendedor só referiu que trocou o vidro e isso notasse pois o ciclope deveria ser maior Rolling Eyes, mas quem não sabe é como quem não vê, nem se repara.

Creio contudo que a caixa tenha sido polida e o aro tenha também sofrido algum tipo de restauro. Tem duas linhas finíssimas de cor acastanhada, dá a impressão que a dada altura se partiu por algum motivo e as partes voltaram a ser soldadas/coladas scratch .


Quanto ao mostrador e aos ponteiros não encontro nada suspeito.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Seg 31 maio 2021, 08:16
Bonito! Obrigado pela «aula». Thumbs Up

SquareWatch gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Seg 31 maio 2021, 08:53
Bem bonito e interessante do ponto de vista da coleção. Já tinha visto movimentos com micro-rotor mas com o sistema "bumper" é o primeiro.

Gostei do detalhe da Citizen o chamar de "Jet", sinal de como voar - em especial num jato na altura - era sinónimo de refinação. O logotipo está também muito bem conseguido.

Uma pequena questão, quando fala em leilões, é exatamente o quê? Ebay?

Obrigado!

SquareWatch gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Seg 31 maio 2021, 11:12
@SquareWatch, quando tu compras um relógio, nós aprendemos sempre muito! E agradecemos muito também!!  Thumbs Up

Muito giro, desconhecia estes modelos da Citizen! São modelos a considerar, para quem gosta daqueles anos, que é o meu caso! Haja tempo e euros! 

@c0mpu73r, este sistema do Citizen do @SquareWatch é um rotor circular, ou seja, o rotor não tem eixo central. O bumper é outro sistema, não é este, consiste num rotor que só gira 240 ou 170 graus (? não me lembro se são exatamente estes ângulos) e atua por bater de um lado e de outro, daí o nome.  Wink

Abraço

m84, SquareWatch e c0mpu73r gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Seg 31 maio 2021, 11:33
Parabéns @SquareWatch pela bela compra ,,, e mais uma vez obrigado pela maravilhosa apresentação deste menino e movimento .....  Thumbs Up

SquareWatch gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Seg 31 maio 2021, 22:18
c0mpu73r escreveu:Uma pequena questão, quando fala em leilões, é exatamente o quê? Ebay?
Na maioria das vezes é no Ebay, mas neste caso foi no Catawiki.

c0mpu73r gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Qua 02 Jun 2021, 14:31
Realmente não conheço nada de relogios, pois nem sabia deste modelo, e mais um pouco de história a acompanhar, no fundo eu senti e acho que todos aqui tambem que fizemos parte dessa compra, pois o modelo em si ficou mais perto de nós.

SquareWatch gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Qui 03 Jun 2021, 12:59
Paulo Rijo escreveu:Realmente não conheço nada de relogios, pois nem sabia deste modelo, e mais um pouco de história a acompanhar, no fundo eu senti e acho que todos aqui tambem que fizemos parte dessa compra, pois o modelo em si ficou mais perto de nós.

Giro dizeres isso, eu também já o tinha pensado! Quando o amigo @SquareWatch compra um relógio e o põe aqui, é como se todos nós ficássemos com um bocadinho dele também!  Very Happy

bladerunner68 e c0mpu73r gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Sáb 19 Jun 2021, 23:07
PArabens pela compra e pela partilha do post muito informativo! Thumbs Up

A Citizen desta época tem coisas muito giras e interessantes. Tanto nos relógios mais clássicos, como nos mais desportivos. Acaba é por ser um pouco menos conhecida/falada que a Seiko, por exemplo. Tenho um ou outro debaixo da mira, mas nunca cheguei a atacar Wink
Conteúdo patrocinado

O Meu Primeiro Day-Date Empty Re: O Meu Primeiro Day-Date

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos