DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Ter 04 Jan 2022, 17:09
Como sou destro, relógio no esquerdo. Fica mais longe do braço que executa tarefas, corre por isso menos riscos.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Ter 04 Jan 2022, 18:13
Para mim que sou destro faz mais sentido usar no esquerdo, mas conheço quem também seja destro e use no direito, porquê não sei, mas para mim não faz sentido.

VS gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Ter 04 Jan 2022, 22:15
Também sempre tive a ideia que os destros usam no pulso esquerdo e os canhotos no pulso direito. Sou destro e uso sempre no esquerdo.

VS gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 05 Jan 2022, 09:45
Confere comigo também! No direito não dá jeito nenhum!

VS gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 05 Jan 2022, 12:11
Esquerdo e, para proteção do Vidro, deveria ser com este virado para dentro.... Very Happy

VS gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Sex 07 Jan 2022, 11:49
95% dos relógios de pulso são construídos para usar no pulso esquerdo.

A coroa e os botões de controlo do cronógrafo, se for esse o caso, estão colocados no lado direito da caixa do relógio. Sendo assim, facilita o manuseamento desses controlos com a mão direita. Se estes relógios forem colocados no pulso direito, torna-se muito difícil, ou quase impossível, dar corda a um relógio, se for de corda manual, ou acertar as horas, sem ter que o tirar do pulso. 

Portanto não faz sentido usar estes relógios no pulso direito.

JCF, JPP, Nuno Graça e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Sex 07 Jan 2022, 11:56
@floijdt, bem visto!

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Sáb 08 Jan 2022, 23:26
floijdt escreveu:95% dos relógios de pulso são construídos para usar no pulso esquerdo.

A coroa e os botões de controlo do cronógrafo, se for esse o caso, estão colocados no lado direito da caixa do relógio. Sendo assim, facilita o manuseamento desses controlos com a mão direita. Se estes relógios forem colocados no pulso direito, torna-se muito difícil, ou quase impossível, dar corda a um relógio, se for de corda manual, ou acertar as horas, sem ter que o tirar do pulso. 

Portanto não faz sentido usar estes relógios no pulso direito.

@floijdt, tens razão, claro, mas experimenta dizer isso ao meu filho, que, como é meio canhoto, habituou-se a usar no pulso direito!  Razz Very Happy

floijdt e VS gostam desta mensagem

Voltij
Voltij
Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/05/2021

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Ter 11 Jan 2022, 10:01
Sou canhoto e uso no braço esquerdo exactamente porque 99% dos relógios estão desenhados para ser usados no braço esquerd ( o Tudor Pelagos LHD e o Hamilton X-wind são desenhados para o pulso direito). Relativamente a danificar o relógio, para mim é simples (aplicável a destros e canhotos), não uso se for executar algo que claramente irá danificar o relógio.

m84, floijdt, JPP, milhazes e VS gostam desta mensagem

pfad
pfad
Mensagens : 211
Data de inscrição : 11/09/2017

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Ter 11 Jan 2022, 21:53
Obrigado @Voltij, respondeste à qustão que coloquei no tópico do "Relógio do Dia", sobre o Pelagos do @Nuno Graça

Voltij gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Seg 24 Jan 2022, 12:31
Nunogoncalves escreveu:Também sempre tive a ideia que os destros usam no pulso esquerdo e os canhotos no pulso direito. Sou destro e uso sempre no esquerdo.

Eu sou canhoto e sempre usei no pulso esquerdo!

floijdt escreveu:95% dos relógios de pulso são construídos para usar no pulso esquerdo.

A coroa e os botões de controlo do cronógrafo, se for esse o caso, estão colocados no lado direito da caixa do relógio. Sendo assim, facilita o manuseamento desses controlos com a mão direita. Se estes relógios forem colocados no pulso direito, torna-se muito difícil, ou quase impossível, dar corda a um relógio, se for de corda manual, ou acertar as horas, sem ter que o tirar do pulso. 

Portanto não faz sentido usar estes relógios no pulso direito.

Epa, isso de fazer essas operações com os relógios no pulso é que não é recomendado! Pelo menos é o que já li em muitos sitios, pela pressão/força que se faz em angulo na tige, por ex.


Voltij escreveu:Sou canhoto e uso no braço esquerdo exactamente porque 99% dos relógios estão desenhados para ser usados no braço esquerd ( o Tudor Pelagos LHD e o Hamilton X-wind são desenhados para o pulso direito). Relativamente a danificar o relógio, para mim é simples (aplicável a destros e canhotos), não uso se for executar algo que claramente irá danificar o relógio.

é isto Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

JMagrus
JMagrus
Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/01/2024
Idade : 63
Localização : Maia

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 17 Jan 2024, 15:56
Apesar de ser um tópico com 1 ano, gostaria de deitar uma acha para a fogueira.
Como já disse noutro local, gosto essencialmente de usar relógios de bolso.
Mas também usei relógios de pulso em puto e nestes últimos anos também vou usando.
E sempre no pulso direito, apesar de ser dextro e assim ficarem muito maltratados.
E vou dizer porquê: no pulso esquerdo, começam ou a atrasar-se ou a adiantar-se muito, enquanto que no direito não.
Explicação para isto? Talvez as pulsações, não sei...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 17 Jan 2024, 17:09
A explicação para isso tem a ver com os erros posicionais. Os relógios lowcost são geralmente regulados em três posições, mostrador para cima, mostrador para baixo e posição vertical com a coroa para baixo. Quando se muda o relógio de braço, do esquerdo para o direito, a coroa fica virada para cima quando o braço está paralelo ao corpo, o que leva a que os valores possam ficar absurdos se comparado ao outro braço (se o relógio estiver no braço esquerdo a coroa está virada para baixo). Regulando o balanço resolve o problema na maioria dos casos. Em relógios com um bom movimento e com as revisões em dia isso não acontece pq os erros gerados pela posição em que está o relógio são mínimos. Os relógios são como tudo na vida : a qualidade tem preço.

m84, Sansoni7, pfad e Nunogoncalves gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 17 Jan 2024, 17:17
Excelente pedaço de sabedoria, @VS!

VS gosta desta mensagem

JMagrus
JMagrus
Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/01/2024
Idade : 63
Localização : Maia

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 17 Jan 2024, 19:48
VS escreveu:A explicação para isso tem a ver com os erros posicionais. Os relógios lowcost são geralmente regulados em três posições, mostrador para cima, mostrador para baixo e posição vertical com a coroa para baixo. Quando se muda o relógio de braço, do esquerdo para o direito, a coroa fica virada para cima quando o braço está paralelo ao corpo, o que leva a que os valores possam ficar absurdos se comparado ao outro braço (se o relógio estiver no braço esquerdo a coroa está virada para baixo). Regulando o balanço resolve o problema na maioria dos casos. Em relógios com um bom movimento e com as revisões em dia isso não acontece pq os erros gerados pela posição em que está o relógio são mínimos. Os relógios são como tudo na vida : a qualidade tem preço.
Boa explicação, sem dúvida, mas porque é que o mesmo relógio (mecânico) funciona mal no pulso esquerdo (e já experimentei isso com bastantes) e sem o regular, funciona bem no direito?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 17 Jan 2024, 20:50
Tal como expliquei, tem a ver com os erros posicionais e utilização do braço. Um relógio qdo passa de um braço para outro roda 180°, se você usa o braço direito para trabalhar terá valores diferentes de alguém que usa o braço esquerdo. Isto para relógios lowcost ou que passem na mão de mais relojoeiros. Experimente usar um Rolex ou um qualquer q tenha um EtA 2824, 2836, 2892... e pode pendurá-lo no braço direito, esquerdo, andar com ele no tornozelo, ao peito, e blá blá..que não terá esse problema. Um mau relógio ou com falta de manutenção pode estar certo no meu braço e completamente desregulado no seu! Num desses relógios q diz funcionarem de forma diferente no braço esquerdo/direita deixe-o durante a noite na vertical com a coroa para baixo e noutro dia com a coroa para cima e vai ver os valores contraditórios a que chega.

Os erros posicionais são o que destingue o movimento de um Rolex e de um seiko 5.

Sansoni7, Voltij e JMagrus gostam desta mensagem

JMagrus
JMagrus
Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/01/2024
Idade : 63
Localização : Maia

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Qua 17 Jan 2024, 22:14
Ok, obrigado, ainda bem que me lembrou disso - 3 posições e temperatura é o mais normal, logo a posição vertical com a coroa para baixo, adaptada à posição do pulso, faz sentido.
No entanto, friso que já experimentei com relógios do meu Pai, que andam certos no pulso dele (o esquerdo) e no meu esquerdo desatinam completamente, e se os usar no direito não se passa nada. Mania minha? Talvez, mas testada na prática.

E, como já estou habituado, vou continuar a usá-los à direita.

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Seg 19 Fev 2024, 10:23
JMagrus escreveu:Ok, obrigado, ainda bem que me lembrou disso - 3 posições e temperatura é o mais normal, logo a posição vertical com a coroa para baixo, adaptada à posição do pulso, faz sentido.
No entanto, friso que já experimentei com relógios do meu Pai, que andam certos no pulso dele (o esquerdo) e no meu esquerdo desatinam completamente, e se os usar no direito não se passa nada. Mania minha? Talvez, mas testada na prática.

E, como já estou habituado, vou continuar a usá-los à direita.

Acho que o @VS já explicou bem a questão das posições etc. Quanto ao que referes acima, há também que perceber que cada pessoa se mexe de maneira diferente durante o dia — tipos de habitos, trabalho, etc etc. — e isso pode afetar a maneira que o relójio se comporta. Por exemplo, eu tenho relógios automaticos que devido ao facto de estar maior parte do dia sentado à frente do computador durante o trabalho, perdem carga muito mais rapidamente do que durante o fim de semana, por não me mexer tanto. Wink

VS gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito? Empty Re: Assunto fracturante : relógios no braço esquerdo ou no direito?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos