DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Seiko a produzir lixo para as massas

Dom 04 Dez 2022, 22:45
Movimentos descartáveis. Os Roskopf do séc XXI. Ao menos fossem baratos qd comparados com a concorrência. Para andar com isto no pulso preferia um smartwatch chinês.

É ver o vídeo e perceber ao que chegaram as tão adoradas maquinetas.

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 09:06
Não percebo bem onde queres chegar (ou o autor do video)... Que se deve esperar mais dum mecanismo que nem 5eur deve custar a uma marca qualquer?

Como este há milhares de outros, tanto da Seiko como de outros fabricantes, e servem um proposito simples: ser barato. Não é para reparar, é para trocar e mandar fora.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 10:30
Não viste o vídeo até ao fim. No mesmo segmento tens o Myota 2115 q custa 3 euros e tal e este da Seiko (pior q o myota) custa 14,99€. Isto para compradores finais, para marcas de relógios q queiram incorporar este movimento deve ficar abaixo dos 3 euros. Quero ver daqui a 30 anos quantos hobbyistas vão poder brincar aos relojoeiros com estes relógios...
Para quem gosta de relógios isto pior que lixo, o lixo sabemos onde o colocar, este como tem pilha, tem plástico e tem metal, não sabemos se vai para o pilhão, para o saco azul ou para o amarelo.

As marcas precisam disto para baixar os custos de produção e competir pelo preço? Claro que sim, a relojoaria é que não tem culpa.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 12:11
De facto nao tinha visto o video completo até ao fim, mas agora que o fiz, não retirei mais nada dele, e o meu ponto mantem-se.

E isso do modulo custar 15e é relativo pois metes no google o modulo e aparece-te, em espanha, a 6e, por exemplo, e noutros ainda mais barato. E como dizes e bem, isto para cliente final, pois para as marcas o preço deve ser literalmente tostões.

Mas enfim, o custo ao euro/centimo não é critico aqui, apenas o facto que — como disse no meu ponto anterior — isto não é um mecanismo para ser reparado. Tal como esses miyota ou outra coisa assim que dizes, ou mesmo um tão afamado Swatch qualquer (moonswatch a 250eur, alguem?? Razz )
Não é um mecanismo para durar 30 anos ou passar aos filhos, como diz o autor, e ele sabe-o bem, mas se não fosse dito/feito o video assim, não haveriam likes nem views suficientes Wink

Atenção que não estou a dizer que concordo ou discordo com a prática, apenas que é a triste realidade dos dias de hoje — a chamada obsolescência programada.

milhazes gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 12:43
Certo. Estás a defender uma prática de negócio para viabilizar um produto no mercado, não estás a defender os relógios. Se fosse administrador disto bania-te, és um avençado da indústria do plastico que queres destruir a relojoaria!

Agira a sério, percebo o teu ponto de vista, percebo a do fabricante, percebo a de quem usa relógios só para ver as horas e quer coisa barata com horas certas, mas defendo acérrimamente a posição do gajo (hobbyst) que fez o vídeo: relógios têm de ter mecanismos de metal e ser passiveis de montagem, desmontagem e reparação. Um relógio não pode ser uma peça descartável, se o fosse eu não tinha este hobby.

A seiko tem alimentar os accionistas, como nós temos de pagar hipotecas, é a vida. Sabemos que é assim, mas não tem de ser necessariamente assim. Morte ao plástico! Fogo nele.

Dúvido q Seiko venha a usar estes movimentos em máquinas com a marca Seiko, tal como faz com os NHX, mas era escusado. Isto é mesmo lixo.

Longa vida à Seiko, q continue a inovar e a fazer belíssimos relógios, mas de preferência sem esta sucata!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 13:09
VS escreveu:Certo. Estás a defender uma prática de negócio para viabilizar um produto no mercado, não estás a defender os relógios. Se fosse administrador disto bania-te, és um avençado da indústria do plastico que queres destruir a relojoaria!

Laughing

VS escreveu:Agira a sério, percebo o teu ponto de vista, percebo a do fabricante, percebo a de quem usa relógios só para ver as horas e quer coisa barata com horas certas, mas defendo acérrimamente a posição do gajo (hobbyst)  que fez o vídeo: relógios têm de ter mecanismos de metal e ser passiveis de montagem, desmontagem e reparação. Um relógio não pode ser uma peça descartável, se o fosse eu não tinha este hobby.

A seiko tem alimentar os accionistas, como nós temos de pagar hipotecas, é a vida. Sabemos que é assim, mas não tem de ser necessariamente assim. Morte ao plástico! Fogo nele.

Dúvido q Seiko venha a usar estes movimentos em máquinas com a marca Seiko, tal como faz com os NHX, mas era escusado. Isto é mesmo lixo.

Longa vida à Seiko, q continue a inovar e a fazer belíssimos relógios, mas de preferência sem esta sucata!

Estou contigo @VS, por mim podiam e deviam a continuar a fazer disto, que tenho e gosto (vintage de 40+ anos):

Seiko a produzir lixo para as massas 7548-calendar
Seiko 7548/49 via adventuresinamateurwatchfettling.com

Thumbs Up

Sansoni7 e VS gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 15:49
Boas,

Como novato nestas coisas, pensava que isto era de conhecimento geral, ou percebi mal a intenção do tópico?

A Seiko tem a TMI que pelo que percebi nos meus primeiros Lorus e Pulsares desta vida, produzem e vendem mecanismos para outsourcing (outras marcas) com diversos graus de acabamento (tal como a ETA/sellita?).

Por exemplo: os meus lorus eram todos com movimentos VD - que provavelmente tem peças também de plástico. São relógios de 100€, feitos para usar todos os dias e jogar para a gaveta quando não gostamos deles (o que costuma acontecer com relógios de 100€) ou jogar fora. Curiosamente o meu primeiro lorus ainda está na gaveta do meu irmão  Laughing e já conta com.. 25 anos (?) para não mentir. É antes de 2000, isso posso garantir.

A TMI também produz os famosos VK, os "meca quartz", muito usados pelas micro-brands. Estes últimos desconfio muito que usem plásticos e são reparáveis pelo que entendi. A minha procura pela Dan Henry recentemente fez-me ler sobre estes VK e fiquei com a sensação que são de facto boa maquinaria incluindo o circuito lógico.

Já os relógios da marca Seiko não encontrei referências a VD ou VK, mas apenas V e parece que vêm mesmo gravado seiko no mecanismo. Não são de plástico, exceto talvez coisas como o PCB ou coisas do género.

Sobre o video, parece-me um mecanismo para um relógio de moda qualquer e igualmente descartável. Isso é bom para quem gosta de relógios? Bem, quem realmente gosta de relógios não compra marcas que usem aquele tipo de mecanismo. Ou se compra (como por exemplo para a/o companheiro especialmente com marca MK ou diesel ou gant....) doi-lhe a carteira e o coração...  Laughing

EDIT: imagens do VK63. A base será mesmo plástico? Os relógios com este movimento a base plaque parece metal.

Seiko a produzir lixo para as massas 20210810
Seiko a produzir lixo para as massas 16293310
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 16:03
@c0mpu73r, a maioria dos relógios de quartz, mesmo os rascas, pq tb há bons, dão para fazer uma revisão e não têm tanto plástico dentro. Não é o caso deste. Este parece para relógios de brincar. O problema dos relógios de quartz não é a durabilidade ou a precisão, é uma questão de gosto. Nada contra, cada um gere a sua carteira e alimenta os gostos q bem entender. É isso q traz riqueza ao mundo: a diversidade!

Depois deste discurso de tolerância e inclusão....sejamos ecológicos, morte ao plástico!... 😁

m84 e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 16:44
Sou a favor do repto: morte ao plástico!

De resto... já tivemos as picardias de mecânico VS quartzo, cada ave no seu galho! Very Happy
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Seg 05 Dez 2022, 17:20
Apenas um add-on: nesta coisa de pesquisar por movimentos de quartzo com plástico, andei a ver se algum da coleção cai na esparrela.

Cheguei ao Edifice EF-527D, que mostrei neste tópico. Tem o movimento Casio 4369 que na realidade - e descobri hoje - que é o miyota Cal.0S10.

Sempre pensei que era um meca-quartz devido ao reset quase instantâneo (flyback, mas nem tanto) dos ponteiros e o "clique" nos botões do cronógrafo. Achei estranho do botão de reset só fazer "clique" quando faz reset e não quando se ativava o modo normal, onde os small seconds indicam os segundos e não os décimos do cronógrafo. Bem, alguma coisa que a Casio estaria a fazer bem a nível mecânico.

Afinal.. é uma função do movimento da Miyota para e cito "dar a sensação de valor".  Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

m84 e VS gostam desta mensagem

CasaTaipina
CasaTaipina
Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/01/2023

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Dom 08 Jan 2023, 12:51
VS escreveu:Não viste o vídeo até ao fim. No mesmo segmento tens o Myota 2115 q custa 3 euros e tal e este da Seiko (pior q o myota) custa 14,99€. Isto para compradores finais, para marcas de relógios q queiram incorporar este movimento  deve ficar abaixo dos 3 euros.  Quero ver daqui a 30 anos quantos hobbyistas vão poder brincar aos relojoeiros com estes relógios...
Para quem gosta de relógios isto pior que lixo, o lixo sabemos onde o colocar, este como tem pilha, tem plástico e tem metal, não sabemos se vai para o pilhão, para o saco azul ou para o amarelo.

As marcas precisam disto para baixar os custos de produção e competir pelo preço? Claro que sim, a relojoaria é que não tem culpa.



Mesmo o grupo swatch na parte da eta criou já à uns anos movimentos do genero desta pc33.

Referencias como a G10-212/715 , G15-212 etc são movimentos caros , vêm em relógios caros ,  mas são lixo.

VS gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Seiko a produzir lixo para as massas Empty Re: Seiko a produzir lixo para as massas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos