DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Alfonsoseiko
Alfonsoseiko
Mensagens : 293
Data de inscrição : 06/06/2018
Idade : 47
Localização : Vila Nova de Gaia

Relógios números romanos (numero 4) Empty Relógios números romanos (numero 4)

Qui 05 Jul 2018, 12:52
Olá a todos.
A pouco tenho um zenith a venda e vi que tinha o numero 4 assim (IIII) quando o correto é (IV) chamou-me a atenção e descubri que todos os zenith tem ese erro. Mas depois para A MINHA SORPRESA descubri que a maioria de marcas tem ese erro, so poucas tem o número romano correto.
A minha pregunta é se alguma pessoa sabe o motivo de por (IIII) quando o correto é (IV)
0brigado desde ja pela minha pequena curiosidade Smile
Bom dia a todos Smile
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Qui 05 Jul 2018, 13:04
Olá @Alfonsoseiko

Confesso que NUNCA tinha reparado nisso e acho lindo ahahahaha  Laughing

No entanto, não sei se podemos considerar um 'erro' algo tão crasso e obvio como isso...

Quero pensar que será uma escolha estética para equilibrar a mancha de cor do mostrador do lado direito (criada pelos numero 2, 3, 4, 5) com a mancha do lado esquerdo (7, 8 ,9, 10 ) que são numeros mais 'cheios', mais especificamente o 4 e o 8 que estão na mesma linha visual. Será? Não sei...

Relógios números romanos (numero 4) Iwc-international_watch_company_schaffhausen_roman_numeral_vintage_wristwatch
Relógios números romanos (numero 4) TpATbrYJQFUQjTh3ZSz3reh2FxYBezapG7dK4Z5HxJyQqLaXQa
Relógios números romanos (numero 4) 5f88cb175b7a4c91aa3b6381cdc6a22a18dcb1ab

Mas folgo em saber que há muitos casos com a numeração correcta.

Cumprimentos,

interessante artigo que suporta a minha teoria no final do texto: http://mentalfloss.com/article/24578/why-do-some-clocks-use-roman-numeral-iiii


Última edição por m84 em Qui 05 Jul 2018, 13:08, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : fotos e artigo)
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Qui 05 Jul 2018, 13:39
Também vou pelo sentido estético da «coisa»....
Alfonsoseiko
Alfonsoseiko
Mensagens : 293
Data de inscrição : 06/06/2018
Idade : 47
Localização : Vila Nova de Gaia

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Qui 05 Jul 2018, 15:16
m84 escreveu:Olá @Alfonsoseiko

Confesso que NUNCA tinha reparado nisso e acho lindo ahahahaha  Laughing

No entanto, não sei se podemos considerar um 'erro' algo tão crasso e obvio como isso...

Quero pensar que será uma escolha estética para equilibrar a mancha de cor do mostrador do lado direito (criada pelos numero 2, 3, 4, 5) com a mancha do lado esquerdo (7, 8 ,9, 10 ) que são numeros mais 'cheios', mais especificamente o 4 e o 8 que estão na mesma linha visual. Será? Não sei...

Relógios números romanos (numero 4) Iwc-international_watch_company_schaffhausen_roman_numeral_vintage_wristwatch
Relógios números romanos (numero 4) TpATbrYJQFUQjTh3ZSz3reh2FxYBezapG7dK4Z5HxJyQqLaXQa
Relógios números romanos (numero 4) 5f88cb175b7a4c91aa3b6381cdc6a22a18dcb1ab

Mas folgo em saber que há muitos casos com a numeração correcta.

Cumprimentos,

interessante artigo que suporta a minha teoria no final do texto: http://mentalfloss.com/article/24578/why-do-some-clocks-use-roman-numeral-iiii


Agora que comentastes debe ser seguro pela estetetica. Agora posso ver tres grupos parecidos ( I II III IIII) (V VI VII VIIII ) e ( IX X XI XII )

Jajaja a vosa ajuda ajudou-me a descubrir este misterio Smile Very Happy
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Qui 05 Jul 2018, 16:00
Viva

O número IV se visto rápido, ou de um ângulo diferente pode causar confusão, existem modelos de relógios que levam esta marcação na luneta(catraca) , e esta a maioria das vezes não é fixa, podendo assim ser girada, e dependendo da posição observada, o IV pareceria com o VI, trazendo assim uma certa dúvida, desta forma os engenheiros e fabricantes suíços, optaram por fazer o IV em romanos desta forma IIII, para não confundir evitar certa confusão ao consultar as horas...

A historia que eu sei é sobre um acidente entre 2 trens na Inglaterra... Um dos maquinistas quando "tirou" horas, viu o numero e trocou o VI por IV e bateu em outro trem, depois do ocorrido fizeram um acordo e os numero 4 teria que ser escrito assim "IIII" para que ninguém possa confundir...

Porem, nem todos utilizam o IIII na face do relógio. O famoso BIG-BEN, em Londres, utiliza o tradicional IV.

Boa continuação a todos
Alfonsoseiko
Alfonsoseiko
Mensagens : 293
Data de inscrição : 06/06/2018
Idade : 47
Localização : Vila Nova de Gaia

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Qui 05 Jul 2018, 18:59
Girão escreveu:Viva

O número IV se visto rápido, ou de um ângulo diferente pode causar confusão, existem modelos de relógios que levam esta marcação na luneta(catraca) , e esta a maioria das vezes não é fixa, podendo assim ser girada, e dependendo da posição observada, o IV pareceria com o VI, trazendo assim uma certa dúvida, desta forma os engenheiros e fabricantes suíços, optaram por fazer o IV em romanos desta forma IIII, para não confundir evitar certa confusão ao consultar as horas...

A historia que eu sei é sobre um acidente entre 2 trens na Inglaterra... Um dos maquinistas quando "tirou" horas,  viu o numero e trocou o VI por IV e bateu em outro trem, depois do ocorrido fizeram um acordo e os numero 4 teria que ser escrito assim "IIII" para que ninguém possa confundir...

Porem, nem todos utilizam o IIII na face do relógio. O famoso BIG-BEN, em Londres, utiliza o tradicional IV.

Boa continuação a todos

Obrigado Girão. Que boa explicação. Sem duvida cada dia se aprende alguma coisa nova Smile A historia dos comboios nunca a tinha ouvido. Sim. Algums relogios famosos tem o IV por ese motivo tinha mais duvidas Smile
Obrigado a todos por em poucas horas fazer que a minha ignorancia seja um bocado mais pequena Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Sex 06 Jul 2018, 08:16
Este tópico tem pelo menos uma virtude..... Laughing
A partir de agora, em tudo que é relógio com mostrador «romano» vou estar atento ao "IIII" e ao "IV". Cool
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Sex 06 Jul 2018, 13:27
O Sekonda tambem é "IIII" Laughing
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Sex 24 Ago 2018, 10:15
Nem de proposito a Monocrome Watches lançou um artigo que tenta explicar este mesmo 'fenomeno', tocando em muitos dos aspectos falados aqui também Smile
https://monochrome-watches.com/why-do-clocks-and-watches-use-roman-numeral-iiii-instead-of-iv

No fim dão uma ultima possivel explicação que lhes parece mais racional:

The last possible explanation is the most rational of them all – and thus, probably the most plausible too. Commonly, clocks and watches display time on 12 hours. 12 numerals are thus printed on their dials. One of the reasons for the use of IIII instead of IV could easily be to obtain a greater visual balance.

Entretanto nos comentáros há uma pessoa que falou em como aparentemente em 1907 a emperador da Austria fez uma votacao para novos relogios na cidade e que a populção votou para a eliminação dos numeros romanos usados até então. Começou então a nova era de marcadores/indices que conhecemos hoje.

Tem um link de um video de uma marca que ajuda a explicar melhor e até é interessante.

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Sex 24 Ago 2018, 11:12
Só «curiosidades»...
Obrigado pela partilha.
Conteúdo patrocinado

Relógios números romanos (numero 4) Empty Re: Relógios números romanos (numero 4)

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos