DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relógios Militares — Sempre às ordens

+15
Miguel
Tempus fugit
outoftime
SquareWatch
Pedro Pereira
JPP
m84
Goodstuff
Rlopow
Sansoni7
bladerunner68
nmfl
altc
MFerreira
Markku
19 participantes
Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 11 Mar 2019, 23:16
Bem giro esse @bladerunner68! Thumbs Up
Nunca ouvi falara da marca, sabes alguma coisa?
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1809
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 30 Abr 2019, 19:04
m84 escreveu:Bem giro esse @bladerunner68! Thumbs Up
Nunca ouvi falara da marca, sabes alguma coisa?

Muito pouco, além de algumas peças que aparecem na Internet, bastante bonitas apenas a seguinte referencia a uma [Liga watch factory Ltd ]:

"The FABRIQUE D'HORLOGERIE LIGA S.A established in Solothurn in Switzerland produced watches in the 50's under the brands LIGA, ARTA, RENOVA, REVIDA, SOLORA, and STADION."
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 18:12
O relógio é muito interessante!

Aqui há uns anos quando andava a correr as feiras não resisti a um ou dois, parecidos com este ARTA,que entretanto voltei a trocar...

Também não me lembro das marcas,mas eram daquelas marcas,que só se encontra uma vez na vida...

É precisamernte esta variedade de marcas e sub marcas que a pouco e pouco me fizeram ficar um bocado desgosotoso com os Suiços...

Uma vez num fórum Espanhol,alguem tentava fazer o levantamento do universo de marcas Suiças e eram centenas... E uma lista incompleta,porque aparece sempre mais uima,que nunca ninguém ouviu falar antes...

E desgostoso porquê? Em primcipio não há mal nenhum nisso e tem a sua piada,,encontrar um relógio de uma marca que nunca se tinha ouvido falar e tentar saber mais sobre a marca,história,etc...

Mas a pouco e pouco fui-me apercebendo que na maioria dos casos,não há história nenhuma e o máximo que encontramos é um link a uma marca,grupo ou nome maior...

E o desgosto é esta sensação de confusão,de nos querermos agarrar a algo e não existe nada... Fica aquela sensação de uma linha de montagem,em que uns levam um selo de uma marca,outros de outra...

Há inúmeros casos de partilhas de caixas entre várias marcas ( marcas muito conhecidas )

Os calibres são de várias origens,porque a maioria das marcas,nem sequer é fabricante...

Ficamos sem saber se a máquina que está dentro da caixa, é a original,porque não há qualquer informação adicional na tampa...

E a informação disponível é sempre muito pouca,mesmo quando temos o nome de um modelo,por exemplo o Seastar da Tissot...

Mas Seastar da Tissot,existem dezenas de caixas e mostradores diferentes

E depois temos aquelas coisas do estilo... um Cauny cronógrafo com um Valjoux 7733/7734 vale 250 euros,mas se for um Breitling com o mesmo calibre ou um Landeron por exemplo,já vale 1500 euros...

Afinal estamos a pagar o quê? á vista desarmada,nem sequer se percebe que um seja melhor que o outro em termos de acabamentos...

No Universo Nipónico as coisas são um bocado mais fáceis...





JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 18:40
@Pedro Pereira, partilho plenamente dessa sensação relativamente aos vintage, daí que hoje em dia ando mais de olho em marcas conhecidas e de que gosto do que nas marcas desconhecidas, já perdi tempo demais a procurar informação que não existe, a confusão e a profusão de marcas é enorme e realmente decepcionante!

Mas olha que um Cauny Chrono com Valjoux não encontras na net por menos de 500 euros ... tenho estado atento, já tentei negociar um ou outro pelos 350 e não consegui!

Abraço
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1809
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 18:49
JPP escreveu:@Pedro Pereira, partilho plenamente dessa sensação relativamente aos vintage, daí que hoje em dia ando mais de olho em marcas conhecidas e de que gosto do que nas marcas desconhecidas, já perdi tempo demais a procurar informação que não existe, a confusão e a profusão de marcas é enorme e realmente decepcionante!

Mas olha que um Cauny Chrono com Valjoux não encontras na net por menos de 500 euros ... tenho estado atento, já tentei negociar um ou outro pelos 350 e não consegui!

Abraço

"Mas olha que um Cauny Chrono com Valjoux não encontras na net por menos de 500 euros ... tenho estado atento, já tentei negociar um ou outro pelos 350 e não consegui!"

É uma questão de procurar, ser paciente e estar atento ao momento certo, sem pressas..  tenho 2 Cauny muito bons  c/ Valjoux 7733 & 7734 e os 500 euros sobraram para os dois (compras em 2018). Temos é que evitar precipitação e decisões de impulso, que às vezes é dificil.. Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 18:58
bladerunner68 escreveu:
JPP escreveu:@Pedro Pereira, partilho plenamente dessa sensação relativamente aos vintage, daí que hoje em dia ando mais de olho em marcas conhecidas e de que gosto do que nas marcas desconhecidas, já perdi tempo demais a procurar informação que não existe, a confusão e a profusão de marcas é enorme e realmente decepcionante!

Mas olha que um Cauny Chrono com Valjoux não encontras na net por menos de 500 euros ... tenho estado atento, já tentei negociar um ou outro pelos 350 e não consegui!

Abraço

"Mas olha que um Cauny Chrono com Valjoux não encontras na net por menos de 500 euros ... tenho estado atento, já tentei negociar um ou outro pelos 350 e não consegui!"

É uma questão de procurar, ser paciente e estar atento ao momento certo, sem pressas..  tenho 2 Cauny muito bons  c/ Valjoux 7733 & 7734 e os 500 euros sobraram para os dois (compras em 2018). Temos é que evitar precipitação e decisões de impulso, que às vezes é dificil.. Wink

Acredito, há que ter paciência! Eu tenho um, com 7734, que me custou 400 euros, mas numa loja de confiança (Relojoaria Portuguesa) e que face ao que tenho visto me pareceu um bom preço. Mas agora gostava de encontrar outro, mas com dial panda, e não vejo nada por menos de 500/600 ou mais!
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 19:18
Eu tambem concordo que se encontram abaixo dos 350,procurando com tempo... há ainda muitos à venda,uns em melhor estado que outros,claro...

Não sei se há grande diferença de preços entre os equipados com Valjoux ou Landeron... Ambas as marcas equiparam dezenas de cronografos de todas as marcas....

Eu acho que nisto dos relogios ou naquela parte do ter que ter,fazemos um percurso... No meu caminho,já passei essa fase Very Happy

Há os Cronos Emblematicos das marcas que todos nós conhecemos e depois há aqueles únicos,de marcas desconhecidas,mas que são muito bonitos...

Eu ainda tenho um Cauny Crono... este em particular,por causa da caixa....

Hoje em dia,troco por um Seiko Diver Laughing
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 19:22
Pedro Pereira escreveu:Eu tambem concordo que se encontram abaixo dos 350,procurando com tempo...   há ainda muitos à venda,uns em melhor estado que outros,claro...

Não sei se há grande diferença de preços entre os equipados com Valjoux ou Landeron...   Ambas as marcas equiparam dezenas de cronografos de todas as marcas....

Eu acho que nisto dos relogios ou naquela parte do ter que ter,fazemos um percurso...   No meu caminho,já passei essa fase Very Happy

Há os Cronos Emblematicos das marcas que todos nós conhecemos e depois há aqueles únicos,de marcas desconhecidas,mas que são muito bonitos...

Eu ainda tenho um Cauny Crono...   este em particular,por causa da caixa....

Hoje em dia,troco por um Seiko Diver  Laughing

Eu não troco, um Seiko diver é uma coisa, um Cauny chrono panda com uma máquina Valjoux, em bom estado - e este é que é o problema, os que estão em bom estado estão sempre muito caros - é outra coisa ... outra coisa muito bonita! Very Happy
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 22:30
Encontra-los em bom estado não é fácil... Refiro-me mais ao estado da máquina,porque de aspecto um ou outro ainda encontro nas feiras...

O Panda de que tipo? Os mostradores mais pe
quenos com cor e fundo branco ou inverso?
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 03 maio 2019, 23:59
Pedro Pereira escreveu:Encontra-los em bom estado não é fácil...  Refiro-me mais ao estado da máquina,porque de aspecto um ou outro ainda encontro nas feiras...

O Panda de que tipo?  Os mostradores mais pe
quenos com cor e fundo branco ou inverso?

Exacto! São dos meus preferidos! Eu só tenho ido à Feira da Bagageira em Benfica, não tenho visto grande coisa ... talvez em outras, tenho de ir procurando!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 10 maio 2019, 22:11
O meu contributo para o engrossamento do pelotão.

Este gosto de acreditar que possa ter prestado serviço militar na Primeira Grande Guerra.

De acordo com o número de série, o mecanismo foi feito entre 1910-1915 e a caixa entre 1913-1918. A caixa, em prata, tem o contraste de verificação da comuna francesa de Pontarlier, a 8 km da fronteira suíça.

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 DBcyyxq

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 O8VLZh9
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 11 maio 2019, 18:56
@SquareWatch É bonito, mas é um "marriage watch", certo? O mostrador parece demasiado perfeito para um relógio com 100 anos - conseguiste confirmar a origem?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 11 maio 2019, 20:04
Olá @nmfl.

Com excepção da correia, o relógio parece-me ser 100% original. Não há nada que me deixe com um pé atrás.

Tanto a caixa como o mecanismo têm o punção do fabricante (nitidamente e perfeitamente gravados) e os números de série estão concordantes com o período.

Além disso, infelizmente, o mostrador não está assim tão bonito.
Está ligeiramente lascado entre as 4 e as 5 horas (pelo que dá para ver que é de porcelana) e a substância fosforescente já se desprendeu de quase todos os números.

Talvez um dia peça um extracto dos arquivos da Omega para este relógio, mas para já não estou disposto a abdicar de 100 e tal euros para isso.

Deixo-lhe algumas imagens de mostradores semelhantes.
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 JzRmuqF
http://waterstonewatches.com/shop/rarities-oddities/omega-trench-watch/

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 POWVvUI
https://watches83.com/en/omega/958-omega-ww1-vintage-trench-officer-watch-mechanical-1915-porcelain-dial-collector-s-oversize.html

Abraço

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 11 maio 2019, 20:12
Muito bem, parece realmente tudo em ordem Thumbs Up Bela peça! Quando têm história por detrás, os relógios tornam-se ainda mais interessantes. Parabéns pela aquisição!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 13 maio 2019, 10:05
Tenho, no Mestre Girão, um Cyma muito parecido com este Omega.
Tenho esperança que venha de lá a trabalhar e com o mostrador «retocado»....
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 14 maio 2019, 10:20
Sansoni7 escreveu:Tenho, no Mestre Girão, um Cyma muito parecido com este Omega.
Tenho esperança que venha de lá a trabalhar e com o mostrador «retocado»....

Nas últimas semanas tenho-me cruzado com o anúncio de um Cyma muito parecido com o seu, aparenta bom estado geral, funciona e o preço parece-me razoável (pouco mais de 100€).

Já estive a ponto de comprar (mais que uma vez) mas o tamanho reduzido dessas peças (32mm) recorda-me que dificilmente o usarei.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 14 maio 2019, 10:27
O meu não funciona e o mostrador está mal tratado....é o preço de comprar online. Crying or Very sad
Vou manter a pulseira, por isso duvido que alguma vez o vá usar...mas hei de olhar para ele e vou imaginar a sua história.....

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Cyma_Trincheira_I
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Cyma_Trincheira_III

Paulo Rijo gosta desta mensagem

outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 14 maio 2019, 10:37
O que andei a equacionar é este. O dial está ligeiramente melhor mas falta-lhe a coroa original e a pulseira.

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Ek0qHyz
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 14 maio 2019, 10:43
O sistema de abertura da tampa do meu é diferente.
Creio que já vi pela net pulseiras destas á venda.....
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 14 maio 2019, 11:13
Sansoni7 escreveu:O sistema de abertura da tampa do meu é diferente.

É de facto interessante ter um sistema de abertura semelhante ao dos relógios de bolso Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 14 maio 2019, 11:18
E os ponteiros também são diferentes.
Esse mostrador dáva-me jeito.... Very Happy
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 18 maio 2019, 12:06
A caminho: CWC G10 Tritium, "issued" de 2006 Cool

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 S-l1600
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 18 maio 2019, 13:19
Está completamente novo, realmente, aqui vê-se melhor! Thumbs Up
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 18 maio 2019, 13:54
Completamente não estará, mas a julgar pelas fotos do vendedor, estará perto disso. Vem de um lote emitido nos últimos anos da CWC enquanto fornecedora do exército britânico. Em teoria pode ter ido ao Iraque ou ao Afeganistão, mas a julgar pelo bom estado, é pouco provável Suspect O trítio é que provavelmente já não terá força, ainda assim acho piada a ter esta versão por oposição à versão com "lume".

Claro que preferia ter adquirido uma unidade dos anos 80, por já ter algo de vintage, mas aí o risco e o preço seriam consideravelmente superiores.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 18 maio 2019, 20:18
nmfl escreveu:Claro que preferia ter adquirido uma unidade dos anos 80, por já ter algo de vintage, mas aí o risco e o preço seriam consideravelmente superiores.

Tem alguma dica para distinguir um verdadeiro de um falso? Só mesmo vendo o mecanismo, correcto?





Conteúdo patrocinado

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 8 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos