DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

+7
bladerunner68
outoftime
Markku
m84
Sansoni7
nmfl
Tempus fugit
11 participantes
Ir para baixo
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Sex 12 Out 2018, 22:44
Como achei que faltava um tópico dedicado aos relógios do Império do Meio, aqui vai a minha contribuição.

A relojoaria chinesa não goza de grande popularidade, fruto certamente de alguma desconfiança face aos artigos de baixa qualidade (e preço) que grassam pelo eBay, Aliexpress, Amazon e afins. Há, no entanto, que saber distinguir o trigo do joio. Houve, há e, certamente, haverá qualidade nos relógios chineses.

A história começa nos anos 50 quando o estado chinês decide começar a produzir relógios e adapta tecnologia suíça (FHF, AS, MST) para o efeito. Talvez o calibre mais icónico acabe por ser o ST3, baseado no Venus 175, hoje transformado no ST19 que equipa, entre outros, a reedição do Seagull 1963 (excelente review @nmfl, por falar nisso).

Em 1966, surge finalmente o primeiro calibre desenhado de raiz na China, o ST5. Mais tarde, no princípio dos anos 70, o governo decidiu massificar a produção de relógios com a abertura de fábricas em praticamente todas as províncias, como a particularidade de, todas elas, produzirem um único movimento, o Tongji. Houve poucas excepções a esta regra, tanto que, em meados dos anos 80, o Tongji ainda correspondia a mais de 80% da produção nacional nas mais de 100 fábricas existentes.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Baihua
Baihua com calibre Tongji fabricado na Fábrica de Relógios de Shenyang

Tudo veio a mudar com o quartzo e também com as reformas económicas no país. Grande parte das fábricas encerraram e começaram a ser produzidos relógios de quartzo em parceria com empresas japonesas e de Hong Kong (território inglês, na altura). Os relógios mecânicos sobreviveram a custo - das mais de 100 fábricas existentes, sobraram pouco mais de dez.

Entre elas, subsistem as três "grandes": Beijing, Shanghai e Tianjin (SeaGull), onde normalmente se encontram os movimentos mais complexos e de maior qualidade, incluindo grandes complicações e tourbillons.

As marcas vintage mais reconhecidas são coincidentes com as três grandes fábricas já referidas (de notar que a SeaGull, enquanto marca, apenas surgiu em 1973, antes disso chamava-se DongFeng).

Para além dessas, as marcas que tiveram a possibilidade de produzir movimentos diferentes (o já referido ST5, Nanjing SN2 ou ZuanShi SM1A) são naturalmente também bastante procuradas.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Diamond
Diamond (ZuanShi em chinês) com calibre SM1A fabricado em Shanghai pela Fábrica ZuanShi

Ao contrário dos ST5 e SM1A que eram considerados modelos de luxo, o SN2 era o modelo para as pessoas que não tinham capacidade financeira para comprar o Tongji. Máquinas mais modestas mas com uma resistência a toda a prova e uma reserva de 50 horas  Shocked  A versão original tinha 9 jóias, mas houve versões que chegavam até às 17 como o meu Kuihua.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Kuihua
Kuihua com calibre Nanjing SN2 fabricado na Fábrica de Relógios de Jieyang

Hoje em dia, para além das marcas tradicionais já referidas, há um conjunto de novas opções no mercado. Fiyta, Rossini, Memorigin, Ebohr, Tian Wang, Longio, Perpetual, todas elas oferecem boa qualidade embora nem sempre ao gosto ocidental e cada vez mais frequentemente recorrendo a mecanismos não-chineses, sobretudo japoneses, mas também suíços.

Uma última palavra ainda para a alta relojoaria. Se olharem para a lista de membros da AHCI (Académie Horlogère des Créateurs Indépendants), para além dos mestres com que todos reconhecemos como F.P. Journe, Peter Speake-Marin, Kari Voutilainen ou Philippe Dufour (a quem discretamente homenageio com o meu avatar  :bow-blue: ) começamos a ver nomes como Ma Xushu ou Xu Jiabao. Mais pertinente ainda, dos actuais 7 candidatos, 3 são chineses. Sinais do tempo.

E pronto chega de conversa. Venham de lá as fotos dos vossos chineses.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Sáb 13 Out 2018, 10:24
Bom post! Os relógios chineses são um mundo a explorar. Aqui fica o meu único chinês, SeaGull 1963. Para já, só posso dizer bem deste relógio (e obrigado pelo elogio à review  Thumbs Up   )

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 2018-07-13-13-03-48
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Sáb 13 Out 2018, 11:07
Obrigado pelo tópico que teve o condão de aumentar ainda mais o meu desejo de ter um Made in China. Very Happy
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Dom 14 Out 2018, 15:21
Obrigado @nmfl e @Sansoni7

Sansoni7 escreveu:teve o condão de aumentar ainda mais o meu desejo de ter um Made in China. Very Happy

Uma nota acerca do "onde comprar". Para relógios novos de fabricantes mais conhecidos (e não só) existem várias possibilidades na Internet: Aliexpress, Amazon, distribuidores europeus, etc. O eBay só tem praticamente mushrooms de qualidade dúbia.

Para os vintage só há uma hipótese, que é comprar no Taobao.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 07:53
Obrigado @Tempus fugit pelas dicas.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 10:29
Obrigado pelo tópico e partilha desta informação @Tempus fugit! Thumbs Up

Os relógios chineses são uma categoria que desconheço por completo e é sempre bom ficar a saber um pouco mais.

Em termos de mecanismos, o melhorzitos, comparam-se a quais outros? Russos, por exemplo, ou suiços mais baratos (FHF etc) ou melhor ainda?
Tens fotos dos mecanismos?

Continuo a achar esse Baihua lindo e o logo do Diamond um máximo! Smile

Abraço
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 11:34
Mais um excelente tópico do @Tempus fugit
Confesso que o único relógio de qualidade que conhecia era o SeaGull. Abriu-se um novo Mundo para mim Very Happy
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 13:26
Markku escreveu:Mais um excelente tópico do @Tempus fugit
Confesso que o único relógio de qualidade que conhecia era o SeaGull. Abriu-se um novo Mundo para mim Very Happy

Idem por aqui.
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 16:25
Markku escreveu:Mais um excelente tópico do @Tempus fugit
Confesso que o único relógio de qualidade que conhecia era o SeaGull. Abriu-se um novo Mundo para mim Very Happy

O Sea-Gull Ocean Star é muito interessante.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Oceanstar16-1024x683
中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Oceanstar19-1024x684
中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Oceanstar10-1024x684
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 21:13
Obrigado @m84 e @Markku.

Quanto aos mecanismos, os ST5 e SM1A estão em par de qualidade com os suíços da época e tinham especificações nada desprezíveis: 21600 bph, 50h reserva e nunca menos de 17 jóias (19 no ST5).

Alguns teardows (o mecanismo do ZuanShi é igual ao meu Diamond e segundo dizem, quando bem regulado, está perto da performance de um cronómetro Exclamation ):

https://www.tapatalk.com/groups/theasianwatchforum/zuan-shi-tear-down-and-service-t2237.html
https://www.tapatalk.com/groups/theasianwatchforum/another-awf-first-t1464.html
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 15 Out 2018, 21:48
outoftime escreveu:
O Sea-Gull Ocean Star é muito interessante.

É sim senhor. A Sea-Gull (e não só) estão a lançar alguns modelos que acho muito bonitos. Por exemplo, nunca achei grande piada a skeletons mas este está a tentar-me:

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses O1CN011jvQK4ugVVqXrX2_!!699724610

E depois tens também os Beijing, muito mais discretos e elegantes, como os Beihai, com uns guillochés que me dão a volta à cabeça:

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 3402214053090818

E depois há os Fiyta Roadster e Spacemaster, o Golgen Jiaolong ou o mais arrojado Rossini Medal 8633. Enfim, muita coisa que não me importava que me passasse pelo pulso Very Happy
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 16 Out 2018, 08:04
Este Beihai é elegantíssimo....e azul. Wink
Pena as lojas dos chineses, no que a relógios diz respeito, só terem «sucata»
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 16 Out 2018, 08:16
Tens em branco também, para fazer o conjunto Laughing
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 16 Out 2018, 08:18
Tempus fugit escreveu:Tens em branco também, para fazer o conjunto Laughing

Um em cada pulso...óptima ideia. Razz
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 06 Nov 2018, 10:31
Recentemente fui informado por um membro do fórum sobre o mestre relojoeiro chines Kiu Tai Yu (1946-).

É membro da prestigiosa AHCI (Académie Horlogère des Créateurs Indépendants) e  produziu uma série de 'primeiros' na relojoaria moderna asiática, incluindo primeiro tourbillon chines e o enigmático 'mystery tourbillon' sem gaiola e pontes.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 2_37


As suas criações têm um estilo nitidamente chinês e de relojoeiro independente.

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 002456-003.772


Última edição por m84 em Ter 06 Nov 2018, 10:36, editado 1 vez(es)
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 06 Nov 2018, 10:33
Não engana......
avatar
Convidado
Convidado

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 17 Dez 2018, 18:00
Para enriquecimento do tópico, a ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=EVgU_GIqdlI [Relógios Chineses Valem a Pena? em GMT Menos 3 por Leandro Amorim]
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Seg 17 Dez 2018, 21:50
Gostei do vídeo - expõe bem as questões do mercado dos relógios baratos produzidos em massa na China. Servem um mercado que é o maior que há: as pessoas que só querem algo no pulso para ver as horas, sem grandes (ou com nenhumas) preocupações com qualidade, estética, durabilidade ou tradição em termos de relojoaria. É o tipo de relógio que não me diz nada - já por várias vezes estive para comprar relógios de 20, 30 ou 40 euros em sites tipo "aliexpress" mas nunca o fiz porque sei que acabaria por arrepender-me.

Mas o que é realmente interessante e creio que ele não aborda é que atualmente há relógios chineses de suposta boa qualidade - digo "suposta" porque ainda serão precisos alguns anos para termos avaliações sérias, a médio prazo, e não meras "primeiras impressões" - e preço comparável aos de gama de entrada suíça e alemã. Este tópico tem alguns exemplos. Eu gosto muito do meu Seagull 1963, mas é um modelo que ainda precisa de alguns anos para dar provas. Por valores na ordem dos 200 a 400 Euros, estes relógios têm a obrigação de ter boa qualidade e durabilidade, mas só o tempo o dirá.

A China está claramente a expandir-se em termos de gamas dos produtos, não só na relojoaria, mas também na eletrónica e noutras áreas. Atualmente alguns dos melhores modelos de telemóvel são de marcas chinesas, por ex. Será que vai acontecer o mesmo com a relojoaria, pelo menos na gama baixa da relojoaria "a sério"?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 18 Dez 2018, 07:45
Eu ainda não desisti de ter um.... Very Happy
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Qua 02 Jan 2019, 13:39
Um artigo muito interessante
http://www.eastwatchreview.com/blog/2015/12/27/2nd-china-horologe-design-competition
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Qua 02 Jan 2019, 18:25
Não tinha visto esse artigo. Obrigado pela partilha. Curiosamente tenho dois desses debaixo de olho há algum tempo: o Jiaolong Diver e o Fiyta Roadster...
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Qui 02 maio 2019, 10:59
Veio parar cá a casa  num lote, mas esta impecável Surprised  Surprised .. Sabem algo desta marca? Creio ser um produto Chinês de um fabricante com alguma historia e não uma réplica?

VGASY... Toda a info será bem vinda..

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 00025

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 0234

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses 1213
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Qui 02 maio 2019, 14:33
Lamento mas não posso ajudar, chineses não é comigo Crying or Very sad @bladerunner68
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ter 28 maio 2019, 23:45
bladerunner68 escreveu:Veio parar cá a casa  num lote, mas esta impecável Surprised  Surprised .. Sabem algo desta marca? Creio ser um produto Chinês de um fabricante com alguma historia e não uma réplica?

De acordo com o site (www.vgasywatch.com), a marca foi fundada nos anos 90. Já tinha visto alguns relógios deles, mas acho que nunca tinha visto um tão antigo e com um mecanismo Tongji.
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Qua 29 maio 2019, 09:18
Thumbs Up @Tempus fugit
Como identificas o movimento? Não localizo referencias?
Conteúdo patrocinado

中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses Empty Re: 中国手表 ou, se preferirem, Relógios Chineses

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos