DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se me contassem não acreditava

+15
joaosilvaeu
JVeiga
JPP
ji_heivs
Nuno Graça
filipe cunha
lourenofre
Duca749
JCF
nmfl
milhazes
Nunogoncalves
c0mpu73r
m84
VS
19 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Qua 17 Jan 2024, 17:16
Há os relógios e os G-shocks que salvam vidas...

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/01/07/pescador-da-nova-zelandia-caiu-no-mar-ao-fisgar-um-marlim-ficou-23-horas-na-agua-e-foi-salvo-por-causa-do-reflexo-do-relogio-de-pulso.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Se me contassem não acreditava - Página 10 Scree107

bladerunner68 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Sex 01 Mar 2024, 12:30
Um gajo está sempre a aprender. Não fazia a mínima ideia que isto pudesse existir. Ontem estava a ver um vídeo a desmanchar um heur cal 15, onde o tipo mostra o relógio sem tampa e depois mostra o mostrador onde diz "Automatic"...mas,...onde é que está o rotor??? pensei, mais um chinesice! Mas não, o rotor está no meio do movimento!!!! (debaixo das componentes do cronómetro) Ele há coisas....Se me contassem não acreditava - Página 10 Tagheu10Se me contassem não acreditava - Página 10 Tagheu11

Sansoni7 gosta desta mensagem

bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Sex 01 Mar 2024, 12:54
Os micro-rotor são todos assim, criados pela Buren e depois usados como imagem de marca pela Universal Geneve e pela Heuer, Hamilton, etc, etc na versão Cronógrafo.
 
Atualmente também existem "novos" projetos de Micro-Rotor como o caso da:
 
Bulgary Octo:
 
https://www.bulgari.com/en-int/watches/mens/automatic-watches
 
Yema:
 
https://eu.yema.com/pages/calibre-manufacture-morteau-cmm20
 
Parmigiani Fleurier:
 
https://www.parmigiani.com/en/
 
LAURENT FERRIER:
 
https://laurentferrier.ch/collections/micro-rotor
 
 

Agora cronógrafos com micro-rotor como eram os calibres 12 e calibres 15 da Buren não conheço modelos recentes.

m84 e Sansoni7 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Sex 01 Mar 2024, 12:58
Boa, @bladerunner68! Um gajo está sempre a aprender!
Thanks!

PS: o meu espanto não está no micro-rotor, a admiração é estar metido no meio do movimento e não na parte traseira.

bladerunner68 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Sex 01 Mar 2024, 14:30
VS escreveu:Boa, @bladerunner68! Um gajo está sempre a aprender!
Thanks!

PS: o meu espanto não está no micro-rotor, a admiração é estar metido no meio do movimento e não na parte traseira.

@VS se não estou em erro, isso deve-se simplesmente ao facto do movimento dos 'chronomatic' (os calibres 11/12/14/15) ter sido construído de forma modular. Ou seja, combinando um movimento de relógio simples com micro-rotor da Buren, com um módulo de cronógrafo desenvolvido pela Dubois Depraz (acoplado à parte traseira do mecanismo).

Aqui vê-se bem, os dois modulos:
Se me contassem não acreditava - Página 10 Calibre-11-automatic-chronograph-technical-drawings-2
foto: Monochrome Watches

Não sei se isso foi a primeira vez que se fez um mecanismo modular assim, mas hoje em dia ainda se vê bastantes modelos com construção modular, em especial cronografos, ao invés de uma construção integrada.

Por ex tens o Speedmaster Reduced automático — que até há uns exemplares aqui pelo fórum —, que leva um calibre ETA com um modulo de cronografo da Dubois Depraz em cima.

E isto resulta numa das maneiras mais simples de identificar este tipo de construção: desalinhamento entre coroa e botões do crono Smile

Modular em cima, vs integrado em baixo:
Se me contassem não acreditava - Página 10 Omega_SpeedMaster_20JM9551-Edit-2-1
foto:bobs watches

Sansoni7 e bladerunner68 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Sex 01 Mar 2024, 15:35
Pois, nitidamente resultou da junção de um módulo por cima de um movimento automático, mas não deixa de ser engraçado o rotor estar "afiambrado" no meio do movimento. Nunca tinha visto e se houver mais casos, não devem abundar. Estas estruturas modulares já não têm cabimento naquilo q se procura hj em dia na relojoaria : "horas" com identidade e exclusividade.

O reduced da omega é uma aberração da natureza, não no funcionamento, só pode funcionar bem devido ao movimento q tem, mas aquilo parece um frankstein feito com pedaços de carne premium, Hj em dia aquilo não faz sentido, nem na utilização do ETA nem no malabarismo q foi adicionar o módulo. Mas nesse o rotor está na parte externa, não tem o encanto do heur.

Thanks @M84 pela compilação da info

m84 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Se me contassem não acreditava - Página 10 Empty Re: Se me contassem não acreditava

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos